Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

    Senhores,

    Alguns dos amigos devem lembrar ainda do 1300 que preparei e com o qual consegui alcançar meus objetivos, massss...
    Meu outro Briquedo, o "maiorzinho", foi roubado no dia 07 de Setembro e destruido por um maldito infeliz (depenado e incendiado).
    Até agora não me recuperei do trauma.
    Para falar a verdade, o fusca não é meu, o "azeitona" foi feito como presente para minha esposa e esta foi um dos motivos de eu ter insistido tanto em construi-lo 1300 e não 1600, 1800 ou maior.
    Algo por volta dos 70 CV já fica de bom tamanho para uma motorista não muito experiente e eu acho que consegui até mais um pouco que isto com o projeto.
    Minha esposa se encantou com o Honda Fit de uma amiga e achou que necessitava de um carro zero kilômetro para ter mais conforto, optando pela 1ª opção do mercado, o Gol 1. nada pé de boi.
    Eu, que sou um pouco mais "experiente", levei-a para ver um Gol G IV 0 Km na concessionária e fui mostrando tudo que o carro NÃO tem, sendo o golpe de misericórdia a hora em que perguntei (de propósito) a cor do tapete de borracha que vinha no carro e o vendedor disse:

    - O carro por este valor que passei é básico, o valor dos acessórios é a parte!

    A patroa ficou triste em ver que não basta um carro ser zero para propiciar conforto.
    No momento em que ela estava desolada eu a peguei pela mão e levei até a concessionária Honda, onde lhe mostrei seu sonho, um Fit.
    Óbvio que não era um New Fit, mas um LX 2004 (1.4, 80 Hp, ar, direção, trio elétrico...).
    Consegui ainda um sensor de estacionamento instalado como brinde e juros de 0 Km! Excelente negócio, posto que custou o mesmo que o gozinho custaria!
    A compra do Fit se deu antes do roubo do meu carro e nem em sonho eu pensei de algum diabo querer roubar um Passat 1986, independente do estado de conservação.
    Então ficamos com dois carros com a mesma relação peso/potência, porém com um financiamento.
    O Fit é um excelente carro, mas fora a aura de "carro de mulher" tem um custo para modificações elevado.
    O fusca é da minha esposa também, mas ela prefere dirigir o Honda (ar, direção, o escambau...)
    Veio a idéia de comprar um Vira importado, um Kit com pistões 87 ou 88 mm e montar na outra carcaça de motor para brincar nos finais de semana, mas isso implica em gastos para construir outro motor inteiro e o trabalho de trocar o motor na sexta e no domingo a noite.
    Um Virabrequim CB performance custa menos de R$ 400,00, mas com os impostos e frete pula para os R$ 1000,00.
    então um jovem soprou a idéia...

    POR QUE NÃO TURBINAR O AZEITONA???

    O motor está com menos de 6000 Km, tem tudo do bom e do melhor em termos de lubrificação (bomba de 30mm, casquilhos refurados, vira de 1600), vira e bielas 1980 (não tork), refrigeração de motor Tork (capela com radiador deslocado)...
    Entrei com os dados na planilha do Master Vader de sacanagem e eis a surpresa!
    Com 0,4 Bar de sobrealimentação o motor pulou dos 80 para os 103 CV e subindo a pressão para 0,75 Bar vieram 127!
    A idéia seria rodar justamente com 0,4 "no pé" e 0,75 no booster, obtendo um motor durável, econômico (penso em uma Fueltech mais a diante...) e com potência de sobra.
    Segundo a planilha elaborada pelo Vader, com 0,6 de pressão eu já teria o mesmo torque máximo que um 1800 a 3800 RPM.
    Se eu trocasse o Comando W-100 por um TCS-10 aí mesmo que a coisa ficaria interessante, mas não pretendo fazê-lo (...por enquanto!)
    Posto que o coletor de descarga para um fusca turbo e a pressurização são relativamente longos, haveria bastante turbo leg, porém, eu preferiria uma configuração em que só viesse pressão após os 3000 RPM, propiciando um motor econômico em velocidades de até 90 Km/h.

    Então vem as questões...

    Estou meio desatualizado, quais seriam as melhores opções de turbina para minha proposta de preparo?

    Intercooler, tudo de bom, porém, onde instalar em um fusca para obter o melhor aproveitamento sem cortar o carro ou mudar significativamente seu aspecto externo?

    Turbina no cofre ou sobre o câmbio?


    Vamos sonhar amigos! Isso ainda não custa nada! (e se o preparo couber no orçamento...)
    Last edited by azeitona; 08-12-2010, 03:37 PM. Razão: gramática

  • #2
    Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

    Creio que seria uma otima opção...
    Abrços
    Luby
    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

    Rio de Janeiro - RJ

    Comment


    • #3
      Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

      Poxa conterrâneo....me desculpa a falta de informação! Não sabia o que houve com vc!!! Sinto muito cara!!!!
      Vai estar este fds em Macaé?
      SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

      Comment


      • #4
        Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

        Postado originalmente por juliocezar.lee
        Poxa conterrâneo....me desculpa a falta de informação! Não sabia o que houve com vc!!! Sinto muito cara!!!!
        Vai estar este fds em Macaé?
        Não Julio, Macaé para mim só daqui a uns 13 dias...
        Valeu pela força!

        Um grande aBRaço!

        Comment


        • #5
          Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

          Desculpe perguntar, comprou o Honda em Rio das Ostras?
          No final tudo dá certo!
          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

          Comment


          • #6
            Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

            eu li ,e oq vc quer saber exatamente?
            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
            www.trimilika.kit.net
            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
            trimilika1@hotmail.com.br
            tel 035-91420977 poços de caldas MG

            Comment


            • #7
              Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

              Azeitona,

              Uma pena quanto ao passat....

              Cara, gosto muito do seu projeto 1300 do azeitona, acompanhei o tópico e sei do carinho que você botou nesse motor.

              A idéia do turbo é legal, mas cuidado. Geralmente quem ussa carro turbo tem que partir para um radiador de óleo externo, logo, terá que trocar a tampa da bomba de óleo, fazer retorno da turbina no bloco.... e por aí vai.

              Quanto ao coletor, tentaria algum que deixasse a turbina embaixo das latas do motor. Como a turbina pra um 1300 será pequena, eu tentaria achar um 4x1 do tipo aranha mesmo, com a flange o mais recuada possível, e tentaria colocar a turbina alí mesmo, escondida pela saia trazeira. Não sei se daria certo, por causa do espaço, mas é questão de tirar umas medidas e gastar um tempinho pensando.

              Intercooler acho que, dependendo do tamanho, dá pra colocar do lado do cambio. Seria interessante colocar uma chapa, embaixo, direcionando o fluxo de ar para o intercooler. E quem sabe um reservatório de água com um pulverizador apontado para o intercooler, para quando for dar aquela acelerada brutal....

              Forte abraço!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                tenho um motor 1.8 sobrando aqui, querendo um fusca p/ ser instalado
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

                Comment


                • #9
                  Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                  Postado originalmente por RickRock
                  Desculpe perguntar, comprou o Honda em Rio das Ostras?
                  Isto mesmo, Hayasa!
                  Tem o Marcos que joga doído, mas tem jogo de cintura para não perder a venda.
                  Já na Automac, onde fiz estágio quando saí da Escóla técnica em 1900edeixapralá, due um show de mau atendimento e preço alto.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                    Postado originalmente por trimilika
                    eu li ,e oq vc quer saber exatamente?
                    Não é segredo para ninguém que se o assunto é preparação sua opinião é fundamental Trimilika.
                    Eu ando meio desatualizado quanto a turbinas e acessórios. Sou do tempo que amortecedor bom era Nakata HG, turbina boa para AP era a da Pick Up Ford F1000, o Kit HishiTurbo ou Larus...
                    Sei que muita coisa mudou e que não acompanhei.
                    Outros aspectos são o dimensionamento da turbina para que a pressão surja próximo as 3000 RPM, sabendo que coletor de admissão e pressurização para VW a ar são sempre relativamente longos e onde alojar turbina, intercooler, etc.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Azeitona,

                      Uma pena quanto ao passat....

                      Cara, gosto muito do seu projeto 1300 do azeitona, acompanhei o tópico e sei do carinho que você botou nesse motor.

                      A idéia do turbo é legal, mas cuidado. Geralmente quem ussa carro turbo tem que partir para um radiador de óleo externo, logo, terá que trocar a tampa da bomba de óleo, fazer retorno da turbina no bloco.... e por aí vai.

                      Quanto ao coletor, tentaria algum que deixasse a turbina embaixo das latas do motor. Como a turbina pra um 1300 será pequena, eu tentaria achar um 4x1 do tipo aranha mesmo, com a flange o mais recuada possível, e tentaria colocar a turbina alí mesmo, escondida pela saia trazeira. Não sei se daria certo, por causa do espaço, mas é questão de tirar umas medidas e gastar um tempinho pensando.

                      Intercooler acho que, dependendo do tamanho, dá pra colocar do lado do cambio. Seria interessante colocar uma chapa, embaixo, direcionando o fluxo de ar para o intercooler. E quem sabe um reservatório de água com um pulverizador apontado para o intercooler, para quando for dar aquela acelerada brutal....

                      Forte abraço!
                      O problema da turbina embaixo da saia traseira é que a altura pode não insulficiente para o retorno de óleo.
                      Há desnível suficiente com a turbina alí?
                      Já viu alguém montando a turbina alí?
                      Se o intercooler for para o lado do câmbio, seria bom que a turbina fosse junto, ficando oculta e diminuindo o comprimentos da pressurização...




                      ...e as idéias vem!
                      Last edited by azeitona; 09-12-2010, 06:43 AM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                        Azeitona eu tentaria colocar acima do cambio, mesmo sendo longe, daí poderia utilizar turbinas menores a aproveitar o lag para manter a entrada turbina acimas das 3000rpm, na verdade não entendo nada disso, só tenho noção e pesquisei a respeito, nunca tive carros turbinados, na minha brasa AP estou tentado a montar um aparelho respiratório também, só que meu motor é alcool/alcool entãos estarei fazendo um retrabalho no cabeçote para diminuir a taxa pelo cabeçote e não pelo miolo como de costume, e o intercooler ao lado do cambio com uma ventoinha, acho que a do uno/palio daria certo em um intercooler de gol 1000 16v turbo desta maneira tem tudo pra dar certo, outra adaptação que vi o Magrão fazer foi de andar o carbura na entrada da turbina, não sei se temos turbinas que funcionem perfeitamente desta maneira devido ao óleo mas não necessitava de intercooler e sim de aquecimento pois a mistura congelava o coletor e como para turbo isso é melhor ficou top, simples e funcional, é so montar um coletor pequeno e aquecido na entrada da turbina, este aquecimento feito através de óleo resolveria outro problema o de aquecimento do óleo, que trocando calor com o coletor se mantem em patamar muito bom.
                        Como sei que você manda bem em adaptações posso sonhar um pouco aqui no teu tópico e sei que aproveitarás somente o que importa.


                        abs

                        Comment


                        • #13
                          Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                          ...turboaspirado como nos velhos Kits Ishiturbo (IHI).
                          Seria Top para potência, mas complicaria até o motor chegar a temperatura ideal.
                          Tenho estado inclinado a adotar a turbina nobre o câmbio.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                            Postado originalmente por azeitona
                            O problema da turbina embaixo da saia traseira é que a altura pode não insulficiente para o retorno de óleo.
                            Há desnível suficiente com a turbina alí?
                            Já viu alguém montando a turbina alí?
                            Se o intercooler for para o lado do câmbio, seria bom que a turbina fosse junto, ficando oculta e diminuindo o comprimentos da pressurização...




                            ...e as idéias vem!
                            Azeitona,
                            Não havia pensado no retorno. Talvez dê para usar a a turbina, como comentei, junta com um sobre-carter, para receber o retorno. Mas não sou muito fâ de sobre-carters.

                            Acho que a melhor opção pravocê é turbina do lado do câmbio mesmo, e do outro lado do cambio, iria o intercooler. Se não me engano, os de Audi/Golf 1.8 turbo não são muito grandes, devem caber alí do lado sem problemas.

                            Eu usaria a borboleta(ou carbura) depois da turbina, Acho mais coerente.

                            Forte abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

                              Mas azeitona me fala aí....e depois pra vc regularizar o karango !!!!! Macaé tá fogo hein cara!
                              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                              Comment

                              Working...
                              X