Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

    Bem, confraria,

    Cá estou eu novamente iniciando mais uma bravata.

    Desta vez de uma forma mais concatenada, sem muitos tropeços.

    O caso é o seguinte, minha idéia original era colocar duas TBI's monoponto (uma de cada lado, como se fosse uma carburação dupla) juntamente com um ecodrive para repetir o pulso, simultaneamente de um bico injetor para o outro no Verruga.

    Só que ao fazer as devidas medições, percebí que a TBI monoponto, por ser bem bojuda, não caberia na lateral do cofre do motor, sem cortes na lata e dificuldades maiores.

    Então partí para soluções alternativas e resolví utilizar TBI's de uno fire (borboleta de 32 mm) por já ter uma estourada na oficina, pela relativa facilidade de conseguir mais uma e pela compatibilidade de sensores, segundo meu eletricista.

    Por esse motivo inicio este tópico para não bagunçar e desvirtuar o anterior, que tratava da adaptação de TBI's monoponto para dupla IE.

    Acrescento que estou utilizando TBI's de uno fire apenas por comodidade minha, nada impede que sejam utilizadas outras mais parrudas e tal.

    Vamos em frente.

    Abraços a todos

  • #2
    Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

    Linhas gerais do projeto:

    Coletores de cano curto para dupla carburação (já adquiridos) onde serão adaptadas flanges (a confeccionar) para assentar as TBI's do Uno fire multiponto (uma já adquirida -queimada - e outra a adquirir), nessas flanges será feito um orifício para encaixar bicos injetores de monza monoponto, um de cada lado (já tenho um, estou na caça do outro) direcionados exatamente para a bifurcação dos coletores.

    Para a adaptação dos bicos, retirarei seus estojos originais das TBI's monoponto, encaixarei niples neles para a alimentação de combustível e esses estojos serão soldados as flanges para o encaixe dos bicos. O retorno de combustível será feito antes das TBI's, nos moldes de carros mais modernos.

    A centralina será a do uno ELX monoponto que já tenho em funcionamento.

    Uma das TBI's fará todas as leituras de sensores (TPS, Temperatura do ar, motor de passo, sensor MAP) e repetirá o sinal para a outra, dessa forma a injeção será simultânea e não sequêncial. Utilizarei um repetidor de sinal para esse processo.

    Confesso que não sei se dará certo, mas não custa tentar né? Vai que...

    Abs.

    Comment


    • #3
      Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

      Postado originalmente por celojr
      Linhas gerais do projeto:

      Coletores de cano curto para dupla carburação (já adquiridos) onde serão adaptadas flanges (a confeccionar) para assentar as TBI's do Uno fire multiponto (uma já adquirida -queimada - e outra a adquirir), nessas flanges será feito um orifício para encaixar bicos injetores de monza monoponto, um de cada lado (já tenho um, estou na caça do outro) direcionados exatamente para a bifurcação dos coletores.

      Para a adaptação dos bicos, retirarei seus estojos originais das TBI's monoponto, encaixarei niples neles para a alimentação de combustível e esses estojos serão soldados as flanges para o encaixe dos bicos. O retorno de combustível será feito antes das TBI's, nos moldes de carros mais modernos.

      A centralina será a do uno ELX monoponto que já tenho em funcionamento.

      Uma das TBI's fará todas as leituras de sensores (TPS, Temperatura do ar, motor de passo, sensor MAP) e repetirá o sinal para a outra, dessa forma a injeção será simultânea e não sequêncial. Utilizarei um repetidor de sinal para esse processo.

      Confesso que não sei se dará certo, mas não custa tentar né? Vai que...

      Abs.
      Bom,

      A impedância dos bicos é compatível com a central ou vai demandar resistores?

      Os valores de temperatura do óleo de um VW a Ar são substancialmente mais altos em condições normais de operação que a da água de refrigeração de um motor Fiat...
      Já pensou em como adequar os valores de forma a conseguir uma curva de correção por temperatura que atenda seu motor?

      Solução sempre existe, mas difícil é uma que não envolva remapeamento da cetral (o remapeamento é perdido toda vez que se muda algum Set Up do motor, seja um simples ajuste de folga de válvulas, um aumento de taxa, um filtro de ar diferente...)
      Veja se não é vantagem partir direto para uma programável.

      Comment


      • #4
        Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

        Repetiu o post !!

        Comment


        • #5
          Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

          Postado originalmente por azeitona
          Bom,

          A impedância dos bicos é compatível com a central ou vai demandar resistores?

          Os valores de temperatura do óleo de um VW a Ar são substancialmente mais altos em condições normais de operação que a da água de refrigeração de um motor Fiat...
          Já pensou em como adequar os valores de forma a conseguir uma curva de correção por temperatura que atenda seu motor?

          Solução sempre existe, mas difícil é uma que não envolva remapeamento da cetral (o remapeamento é perdido toda vez que se muda algum Set Up do motor, seja um simples ajuste de folga de válvulas, um aumento de taxa, um filtro de ar diferente...)
          Veja se não é vantagem partir direto para uma programável.
          Então Azeitona,

          A impedância é compatível, na verdade já estou usando a central do uno com esse bico injetor, o que pretendo é simplesmente duplicar o sinal e fazer com que um bico desses alimente apenas dois cilindros e não os quatro como está atualmente. Alias, a escolha desse bico é exatamente pela questão da compatibilidade.

          Já a curva de temperatura não tem como adequar posto que a central não é, teoricamente, "programável", mas o que pensei foi que, ora, se está funcionando tranquilamente com um bico injetor em uma TBI monoponto, porque não duplicar/repetir o sinal do bico já em uso para outro e montar uma IE dupla?As chances de funcionar são bem grandes, já que todo o resto do sistema de injeção já está em funcionamento.

          Não tenho dúvida alguma que partir para uma central programável seria estratosfericamente melhor, dois pontos mem impedem, um é que já tenho praticamente tudo pronto para a modificação, faltando apenas alguns detalhes, o outro é o custo e a minha ignorância a respeito das configurações dessas centrais.

          Olha como está atualmente:


          E vídeos dele funcionando: http://www.fusca4ever.com.br/showpos...&postcount=160
          http://www.fusca4ever.com.br/showpos...&postcount=167

          Gde Abraço

          Comment


          • #6
            Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

            Diga para mim,

            Como ficaram consumo, partidas a frio, comportamento ao longo da faixa de giro?
            Será que a curva de mistura desta central casa tão direitinho assim com as necessidades do VW? Se a resposta for sim, que ótimo!

            Passe mais informações celojr!

            Um aBRaço

            Comment


            • #7
              Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

              Postado originalmente por azeitona
              Diga para mim,

              Como ficaram consumo, partidas a frio, comportamento ao longo da faixa de giro?
              Será que a curva de mistura desta central casa tão direitinho assim com as necessidades do VW? Se a resposta for sim, que ótimo!

              Passe mais informações celojr!

              Um aBRaço
              Bem, informações precisas não tenho, mas vamos lá...

              Não notei muita diferença no consumo, meu odômetro está travado, mas me parece que melhorou um pouco o consumo, estimo uns 8-10 Km/l na cidade.

              Partida a frio não preciso (rodo na gasolina) o fato é que bato na chave e ele liga.

              O comportamento nas faixas de giro é muito bom, embaralha um pouco até algo em terno de 2500 RPM, mas acredito que seja por conta do comando w120, mas é muito gostoso de acelerar, giro sobe bem rápido, com respostas bem precisas ao movimento do acelerador.

              http://www.fusca4ever.com.br/showpos...&postcount=280

              Brother, vou te falar, sei lá se a curva de mistura dessa central casa com meu motor, mas que esse fusca é famoso por aqui, isso ele é, tem mais de um ano que fiz a preparação dele e até hj, volta e meia, me param na rua para perguntar que motor que ele tem. Lógico que digo:"Ué, motor de fusca..." aí mando abrir o capô... hehehe... muito divertido... fora que visitas ao meu mecânico, somente para manutenções preventivas (o que deixa ele um pouco amoado, mas fazer o que?)

              Bão, não sei se confundí mais que ajudei com as respostas, mas mem faltam conhecimentos mais profundos para te responder de forma mais técnica...me desculpe... espero ter ajudado.

              Abs.

              PS: detalhes desse projeto, incluindo a montagem do motor e injeçao em:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5299

              Comment


              • #8
                Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                Celojr

                Estava com um camarada num churrasco ainda a pouco e ele se aposentou trabalhando na Bosch gerenciando a area de injeção.
                Imagina o que manja de injeção...

                O cara é pumeiro e estava pensando em converter a puma para injeção dupla, mas queria partir com base de algo existente.. lembrei do teu projeto e mencionei pra ele que era possivel adaptar duas tbis do Uno.. ele me falou que era dificil adaptar por causa do tamanho...que iria bater na lateral do cofre ..

                Vc tem alguma foto mostrando onde vc colocou os injetores?

                Saludos e boa sorte no projeto

                Odair
                Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                VW Fusca 1986 2.2
                Megasquirt V2.2
                Radiador de oleo Flex´o´Lite
                Modulo Iginição MSD
                Discos Powerbrakes

                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                Comment


                • #9
                  Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                  Postado originalmente por Odair Teixeira
                  Celojr

                  Estava com um camarada num churrasco ainda a pouco e ele se aposentou trabalhando na Bosch gerenciando a area de injeção.
                  Imagina o que manja de injeção...

                  O cara é pumeiro e estava pensando em converter a puma para injeção dupla, mas queria partir com base de algo existente.. lembrei do teu projeto e mencionei pra ele que era possivel adaptar duas tbis do Uno.. ele me falou que era dificil adaptar por causa do tamanho...que iria bater na lateral do cofre ..

                  Vc tem alguma foto mostrando onde vc colocou os injetores?

                  Saludos e boa sorte no projeto

                  Odair
                  Excelente colocação meu caro Odair,

                  Então, é praticamente impossível adaptar duas TBI's de uno monoponto nas laterais do cofre do motor sem cortes na lata, já medí, não cabe, daí, resolví modificar um pouco, não colocarei duas TBI's monoponto e sim duas TBI's de uno fire, veja abaixo a diferença de tamanho entre elas, e isso sem a tampa do filtro e ar da monoponto:



                  O que acontece? a TBI de uno fire não tem estojo para a colocação do bico injetor, e de uma forma ou de outra, tem que ter uma flange para adaptá-la nos coletores, certo? Então, nesta flange será feito um furo diagonal com rosca, com seu centro apontando exatamente para a bifurcação dos coletores onde será adaptada essa peça:



                  onde irão os bicos monoponto, esguichando a mistura para os cilindros.

                  Minha escolha pelos bicos monopontos se deu por eu já saber que com um funciona, por que não funcionaria com dois, além de como já ter meio caminho andado, não preciso esquentar a cabeça tentendo fazer uma central monoponto trabalhar com bicos multiponto, não é mesmo?

                  A leitura dos sensores será toda feita por uma das TBI's cabendo a outra repetir tudo o que a primeira realizar, para a repetição do sinal de pulso de injeção utilizarei o seguinte componente:



                  Feito isso, o resto fica mole: filtros esportivos cônicos por cima das TBI's, dosador de pressão de combustível externo, C.A.I., etc.

                  Convide esse seu amigo para entrar no nosso clã, tenho certeza que ele vai se amarrar nas informações daqui e certamente também terá muito para contribuir conosco.

                  Gde Abraço pra ti.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                    Bem amigos...

                    Sem muitos avanços por aqui, a não ser que surgiu a possibilidade de colcar uma outra TBI (acho que de estrada 2.0 se não me falha a memória agora) com uma borboleta que apesar de eu não ter medido, me parece ser de 40mm.

                    Então? O que acham, parto para essa nova TBI ou mantenho a procura pela do Uno Fire?

                    Os sensores são exatamente os mesmos que tenho já em funcionamento, pelo menos aparentemente, sem nenhuma medição mais exata, precisando apenas retirá-los da TBI atual e instalá-los na nova.

                    Abs.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                      Muito bem,

                      Conseguí mais uma TBI de motor AP, agora já tenho duas TBI's para dar seguimento com o projeto.

                      Próximo passo... conseguir outro bico de monza álcool monoponto... algo me diz que não será muito fácil, mas seguirei na caça.

                      Como dizem, devagar se vai ao longe...

                      abraços.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                        Seguindo em frente,

                        Medi a borboleta das TBI's, ela é de 42 mm, , pois é, os coletores são de 32 mm, , mas não creio que isso não chegue a ser um problema, tirarei a diferença na flange (farei a furação em cone)

                        Ainda não conseguí o bendito do bico, mas sigo procurando.

                        Bom, por enquanto é isso, vamo em frente.

                        Abs.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                          Postado originalmente por celojr
                          Seguindo em frente,

                          Medi a borboleta das TBI's, ela é de 42 mm, , pois é, os coletores são de 32 mm, , mas não creio que isso não chegue a ser um problema, tirarei a diferença na flange (farei a furação em cone)

                          Ainda não conseguí o bendito do bico, mas sigo procurando.

                          Bom, por enquanto é isso, vamo em frente.

                          Abs.
                          Celojr,

                          Cuidado com esses bicos!!! Um bicão alimenta bem, dois podem alimentar bem demais!!!

                          Não me recordo, mas vocÊ usa sonda lambda? Tem hallmeter instalado no carro pra acompanhar a mistura? Dependendo, talvez vc irá precisar de bicos menores...

                          Forte abraço.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #14
                            Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,

                            Cuidado com esses bicos!!! Um bicão alimenta bem, dois podem alimentar bem demais!!!

                            Não me recordo, mas vocÊ usa sonda lambda? Tem hallmeter instalado no carro pra acompanhar a mistura? Dependendo, talvez vc irá precisar de bicos menores...

                            Forte abraço.
                            Fala Rafael,

                            Realmente, cheguei a pensar nisso também dos bicos serem parrudos demais. Um bico de Monza álcool alimenta um motor de 110 HP, dois talvez seja realmente muito.

                            Estou pensando em utilizar bicos de kadet 1.8 gasolina em seu lugar, são inclusive mais fáceis de se conseguir, pelo menos por aqui. Esses bicos alimenta um motor de 98 HP, deve dar né?

                            Infelizmente, apesar de ter sonda lambda, ainda não instalei hallmeter para acompanhar a mistura.

                            Vamos ver... vamos esperar passarem os festejos de fim de ano para dar seguimento ao projeto.

                            Grande abraço procê, Bom natal e novo ano pra tí, agora de fuscão injetado hein?

                            Comment


                            • #15
                              Re: Injeção dupla - setup com TBI's Uno Fire...

                              e ai celojr!
                              eu nao entendo muito desse negocio de injeção! mas tenho um pergunta!
                              se vç vai repetir o pulso de injeção de um corpo para o outro! vç nao vai ter problemas de sincronismo nao? acho que vai ficar colocando combustivel fora porque enquanto um cilindro estiver em admisao os outros vao estar nos outros tempos explosao compresao exaustao nao!!!??
                              e como vç fez pra centralina captar a posição dos cilindros! vç colocou roda fonica?

                              minha opiniao de leigo se for pra adaptar teria que ser umacentral multi point e usar 4 bicos com direcionamento pra cada cilindro! acho que dai funcionaria melhor e seria mais eficiente realmente em potencia e consumo! e com sensor hall!

                              Comment

                              Working...
                              X