Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indice de Mach-by Master Vader

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Indice de Mach-by Master Vader

    Olá família F4E
    Pensei durante dias, antes de "desenterrar" este tópico, pois cada um de nos tem uma maneira de pensar.
    Estou postando aqui uma planilha que fiz, que servirá pra auxiliar no correto dimensionamento de motores para quem tiver interesse em respeitar o Índice de Mach e a relação entre Lift e diâmetro das válvulas de admissão ao projetar e montar seus motores.
    Espero que seja útil.

    Indice de Mach.xslx
    Last edited by Brasa74; 23-07-2023, 08:48 PM.
    D O U G L A S
    Brasilia 1974 - "Marrom"

    São Miguel do Oeste - SC
    ++++++++++++++++++++
    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

    ++++++++++++++++++++

    RUMO AOS 1000 POSTS,
    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

    Comment


    • #32
      Re: Indice de Mach-by Master Vader

      Obrigado Douglas, valeu por compartilhar! é bom pra quem não sabe pq o motor "grandão" não tá rendendo...rs

      Abraço!

      Comment


      • #33
        Re: Indice de Mach-by Master Vader

        Planilha atualizada hoje...
        Várias melhorias...
        Abraço a todos.
        D O U G L A S
        Brasilia 1974 - "Marrom"

        São Miguel do Oeste - SC
        ++++++++++++++++++++
        FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

        ++++++++++++++++++++

        RUMO AOS 1000 POSTS,
        MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

        Comment


        • #34
          Re: Indice de Mach-by Master Vader

          Posta esta sua atualizada para nós...

          Abraços e Obrigado!!!
          Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

          Comment


          • #35
            Re: Indice de Mach-by Master Vader

            ok Juliano,
            O anexo por algum motivo havia "sumido".
            inclui ele novamente hoje.

            http://www.fusca4ever.com.br/attachm...1&d=1387648938
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

            São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

            ++++++++++++++++++++

            RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

            Comment


            • #36
              Re: Indice de Mach-by Master Vader

              Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
              ok Juliano,
              O anexo por algum motivo havia "sumido".
              inclui ele novamente hoje.

              http://www.fusca4ever.com.br/attachm...1&d=1387648938


              Muito boa a planilha.
              parabéns pela iniciativa!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #37
                Re: Indice de Mach-by Master Vader

                Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                Muito boa a planilha.
                parabéns pela iniciativa!
                V A L E U M E S T R E ! ! ! !

                Muito bom ter o prazer de trocar ideias contigo!
                Gostaria muito de fazer um up na minha tabela... quero fazer ela ONLINE... em php...
                Mas pra isso quero ter tudo em Excel antes, pra ter as formulas e assim poder programar em web.
                Você poderia compartilhar a sua planilha "completa" comigo?
                Já to dizendo que gostaria muito de ter os códigos dela... mas é claro... nunca vou deixar de referencia-lo... sou professor universitário e não tenho nenhuma vontade de PLAGIAR ninguém! hehe
                Tudo que é bom tem de ser referenciado e não COPIADO...
                Grande abraço! Muito bom contar contigo novamente em nossa família F4E
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

                São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                ++++++++++++++++++++

                RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                Comment


                • #38
                  Segue o anexo novamente...

                  http://www.4shared.com/get/Le-qYOvzc...e_de_Mach.html
                  D O U G L A S
                  Brasilia 1974 - "Marrom"

                  São Miguel do Oeste - SC
                  ++++++++++++++++++++
                  FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                  ++++++++++++++++++++

                  RUMO AOS 1000 POSTS,
                  MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                  Comment


                  • #39
                    Me desculpem por estar ressurgindo esse tópico das cinzas. Acompanho o fórum a bastante tempo, porem nunca fui ativo, sempre que precisei sanar minhas duvidas encontrei posts que me ajudaram bastante, fico até que meio intimidado por tanto conhecimento e vejo que não tenho muito a acrescentar, por isso, contemplo! Mas, pelo pouco conhecimento que tenho sobre preparação, me deparei com algo que me deixou intrigado nesse calculo. Na equação onde se refere ao lift da válvula é colocado como o lift máximo. não seria correto ser o lift médio? tendo em vista que o came tem a rampa e o flanco. Por exemplo, um comando de 10 mm de abertura máxima não abre instantaneamente 10 mm, tem que passar pela rampa e pelo flanco, para assim chegar ao nariz e é la que se encontra o levante máximo, ou seja, esse parâmetro de 10 mm é considerado incorreto, pois durante o ciclo de admissão a válvula não se mantem aberta todo o tempo em 10 mm. Sem falar dos perfis assimétricos... Não sei se consegui ser claro, porém vejo que somos carentes dessa informação (levante medio). A questão é: o calculo é realmente eficiente apenas com a informação de levante máximo? Poderia me dar uma luz? Mestre Vader.

                    Comment


                    • #40
                      Seja bem vindo!!!

                      Acho válida a sua dúvida!! Pelo que já li por ae, o perfil do came (rampa + bico + etc) vai ditar o quão agressiva vai ser a resposta do motor/comando!

                      Afeta diretamente a dirigibilidade, mas não sei dizer se afeta o índice de mach!

                      Essa eu deixo para o Walter Junior responder, pois ele anda estudando sobre comandos e manja muito!!!

                      Vou deixar uma matéria pra você queimar ainda mais os neurônios hehe!

                      https://www.flatout.com.br/comando-d...nico-do-motor/

                      https://www.flatout.com.br/comando-d...rios-e-outros/

                      https://www.flatout.com.br/como-func...l-de-valvulas/

                      Abraço!
                      Last edited by Delriobr; 10-11-2017, 09:55 PM.

                      Comment


                      • #41
                        já li todas essas matérias. essa duvida me veio primeiramente ao traduzir algumas paginas do livro "design and simulation of four-stroke engines de Gordon P. Blair". Como meu inglês é péssimo e o tempo é curto (estou trabalhando 12hs por dia) dei uma pausa nos estudos, mas este levantamento foi uma ressalva que foi gerado por minha curiosidade, acredito que no mínimo gerará alguma discussão que poderá engrandecer o conhecimento não só meu, mas de outros entusiastas.
                        Estou reformando um fusca 66 (meu primeiro carro) estou com um motor de kombi 2001 com injeção, vou precisar muito da ajuda de vocês, pois não entendo muito de injeção eletrônica e nem de parte elétrica, falo que não entendo muito para não dizer que não entendo nada, ja peguei esse projeto para adquirir conhecimento. Quanto a mecânica eu sempre estudei aqui e acolá experiência com motor de carro é a primeira vez, só tive experiência com preparação de motores de motos, já li muito, porém acho que absorvi pouco kkkk, o pouco que eu puder contribuir ficarei feliz em repassar. Quando eu estiver com um tempo disponível irei fazer minha apresentação e abrirei um tópico para o meu projeto. Tenho muito material bom que consegui com um amigo engenheiro e garimpando pela net, vou separar algo bacana para disponibilizar para download. Obrigado pelas boas vindas Delriobr. abraço!

                        Comment


                        • #42
                          O motor já está no carro e funcionando? Cuidado que a ECU da kombi não aceita motor mexido não heim! Eu até tenho um módulo mexido que dizem entregar até 20% a mais de potência.. mas sei lá.. devem ter passado os mapas do motor a álcool pra ele e boa hehe! Não cheguei a rodar assim pois minha sonda era diferente da original, aí deu zica! Larguei pra lá e voltei pra Pandoo.. :P

                          Material é sempre bem vindo!!! Cheguei a baixar este livro mas não deu tempo nem de folhear ainda,.. sem falar que em inglês, é tenso!

                          Quando se sentir confortável, abre o tópico do projeto lá!

                          Abraço ae!!

                          Comment


                          • #43
                            Então... O motor ainda esta fora. Preciso revisar todo o chicote, pois esta bem judiado, varios fios perderam a capa de proteção próximo aos conectores, preciso corrigir isso e entender todo o sistema para depois montar tudo e pôr no fusca. Primeiro ele vai rodar original, depois de instalado vou mexer no resto do fusca, suspensao, freios... quando estiver com uma estrutura boa vou mexer no motor. Projeto a longo prazo, a não ser que as coisas melhorem $$... Mas isso fica para a publicação direcionada ao projeto, daqui a pouco iremos ser chamado a atenção por sair do foco da postagem. O forum tem grupo no whatsapp?

                            Comment


                            • #44
                              Eu também tenho procurado informações mais seguras para tentar fazer uma preparação na minha kombi injetada, mas mantendo a ECU original. O que todo mundo diz é: num adianta tentar reprogramar ou quebrar limite de giros. Ela é difícil de trabalhar. Recentemente, alguém me passou em um outro fórum a informação de que vai turbinar uma, mantendo o módulo e comando originais, com pressão de 0,6. Corri para a planilha do Vader para simular. Parece que serão utilizados os bicos originais com duplicadores e os novos bicos controlados "por fora". Confesso que gostei da proposta, mas é para quem tem maior vivência na área. Me disseram que a proposta foi do Sandro da Sportsystem. Vou aguardar para ver novos resultados.

                              Comment


                              • #45
                                FINO!!!!!!

                                Valeu mano!!

                                Comment

                                Working...
                                X