Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reinventando as TBIs Fabri

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Reinventando as TBIs Fabri

    Bom pessoal,

    há um bom tempo eu comprei um par de TBIs Fabripower na Crestana pra usar com uma miniMS que está com o amigo Bugtec, porém, no decorrer do tempo, foram surgindo novas soluções em se tratando de TBI e um certo arrependimento foi me tomando... Sem falar que alguns colegas se queixaram da dificuldade de equaliza-las e da facilidade como elas desregulam. Passou-se o tempo, o projeto deu uma atrasada, eu conheci novos métodos de admissão desenvolvidos pelos nossos "cientistas malucos" da vida até que me veio o estalo.

    Após ver um motor 1.9 injetado que o luismj me mostrou, tive a idéia de aproveitar o knohow aplicado naquele setup para agrega-lo às minhas TBIs.

    Bom, a idéia é a seguinte:

    aproveitar os coletores Fabri, os mantendo nos seus devidos locais e remanejar as borboletas para um coletor semelhante aos usados pelos motores turbinados de dupla carburação. As borboletas seriam unidas pelos seus eixos e colocadas no centro do tubo como se fossem uma Weber DCOE. Com isso, eu eliminaria o problema de equalização e ganharia uma pouco de velocidade no fluxo, incrementando o troque em baixa.

    Seguem algumas fotos para ilustrar a minha "vertigem" hehehe..








    Agora quero uma opinião dos amigos. Será que rola?

  • #2
    Re: Reinventando as TBIs Fabri

    Rolar, rola!
    Porém, vc já tem um kit pronto, cara!!! Acho que seria inventar moda sem necessidade...pelo menos na minha reles e mortal opinião.
    No seu lugar, eu tentaria vender o kit e compraria somente os coletores, colocando assim uma só TBI maior (70mm por exemplo).
    Soldar os eixos eu não acho uma boa, a idéia seria fazer um eixo do zero!
    Mas vamos ver, quem sabe não fica bom
    2100 aspro

    Comment


    • #3
      Re: Reinventando as TBIs Fabri

      Mas a idéia não é soldar os eixos. Longe de mim!

      a proposta é unir os eixos com uma bucha de bronze ou algo do tipo.

      E outra. não é que eu esteja inventando moda. Na verdade eu estou procurando uma maneira de deixar o sistema mais simples de afinar e, de quebra, ganhar um pouco mais de torque.

      Comment


      • #4
        Re: Reinventando as TBIs Fabri

        Kaferpilot,

        Acho interessante a sua idéia. Simplifica o acerto, pois as duas tbis vão trabalhar sempre juntas, unidas pelo eixo. Mas tem uns complicantes:
        1) Na posição onde você segurou as tbis, provavelmente terá problemas de filtro batendo na tampa do motor.
        2) Nessa mesma posição, o acionamento das tbis será meuio complicado, o cabo terá que fazer uma bela curva e tudo mais. Se você ver meu projeto(link logo mais abaixo), vai reparar que meu cabo faz uma curva grande, dentro de um conduíte. Funciona, mas não ficou 100%.

        Sei disso pq enfrentei problemas parecidos no meu projeto(dê uma olhada daqui pra frente: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...t=3994&page=22 . Só que meu projeto é bem simples, aproveitando o que eu tinha em mãos. )

        A união do eixo, provavelmente seja complicado de ser feita com uma bucha, pois o furo da buxa não seria redondo, necessitaria de uma ferramenta especial pra esse tipo de geometria. Dá pra tentar algo come ssas chapinhas(onde vão os pinos do acionamento da fabripower). Tenta montar uma do outro lado de uma das tbis, e veja se dá pra travar elas desse jeito. Muitas tbis de moto são travadas por chapinhas, nesse estilo.

        A idéia do filipe_A é boa, de partir para uma só tbi grande. Mais simples, mas vc terá que ir atrás de uma, o que daria certo trabalho.

        Tem que havaliar bem o custo benefício.

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Reinventando as TBIs Fabri

          Olá Rafael. O acionamento eu já não acho tão complicado. Pra falar a verdade eu tenho duas soluções:

          1- Fazer um suporte com uma roldana e usar uma cabo de acelerador de Kombi.

          2- Fazer um suporte com um acionador em 90 Graus de maneira que ele abra as borboletas.

          Comment


          • #6
            Re: Reinventando as TBIs Fabri

            Postado originalmente por kaferpilot
            Olá Rafael. O acionamento eu já não acho tão complicado. Pra falar a verdade eu tenho duas soluções:

            1- Fazer um suporte com uma roldana e usar uma cabo de acelerador de Kombi.

            2- Fazer um suporte com um acionador em 90 Graus de maneira que ele abra as borboletas.
            Kaferpilot,

            Se tem essas possibilidades de fabricação desses suportes e roldanas, sem problemas então. Um problema a menos. Tem que pensar também no sentido de abertura das borboletas. isso que me fez dar aquela volta toda com o cabo.

            É questão de projetar bem e tomar cuidado nos detalhes. E fazer sem pressa(onde foi minha maior falha, creio eu)

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #7
              Re: Reinventando as TBIs Fabri

              Tenho uma W40 DCOE aqui e tive a mesma ideia, retirando os venturis e deixando ela "lisa" o problema e que sem o venturi fica uns degraus de cerca de 1mm.

              Atualmente estou com uma tbi de ranger V6 em standby

              Comment


              • #8
                Re: Reinventando as TBIs Fabri

                Postado originalmente por Museu
                Tenho uma W40 DCOE aqui e tive a mesma ideia, retirando os venturis e deixando ela "lisa" o problema e que sem o venturi fica uns degraus de cerca de 1mm.

                Atualmente estou com uma tbi de ranger V6 em standby
                Museu,
                Mas é fácil. Usina uns"venturis" arrombados, só pra tirar esse degrau, sem limitar a passagem de ar! :P

                abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Re: Reinventando as TBIs Fabri

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Museu,
                  Mas é fácil. Usina uns"venturis" arrombados, só pra tirar esse degrau, sem limitar a passagem de ar! :P

                  abraço.
                  se passar um passarinho na frente dela ele vai passar facil ate pela sonda lambda

                  Comment


                  • #10
                    Re: Reinventando as TBIs Fabri

                    Adquiri essa de mustang para o meu projeto, duas bocas de 58mm.
                    Arquivos Anexos
                    No final tudo dá certo!
                    Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Reinventando as TBIs Fabri

                      Postado originalmente por RickRock
                      Adquiri essa de mustang para o meu projeto, duas bocas de 58mm.
                      ...duas destas vão ficar perfeitas em uma certa TL negra que eu conheço!

                      Parabéns RickRock!

                      Comment

                      Working...
                      X