Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Som Puma

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Som Puma

    Montei um sistema ai e queria a opinião dos "experts" já q não manjo nada de sistema sonoro.....
    1 Subwoofer de 12" e 250WRMS em uma caixa Dutada de 40L e 1 duto de 5"
    1 Módulo de 400WRMS
    1 Par de 6x9 de 80W ao lado do sub woofer(sub no meio)
    1 Par daquelas caixinhas da porta(nao lembro o nome...hehehe)

    Será que tá bom?Oq posso fazer pra melhorar?
    Abraço

  • #2
    Bom, postei fotos do som e interior atual do meu Puma lá no tópico "Membros".
    Link:http://www.fusca4ever.com.br/forum/viewtopic.php?t=11
    Abraço

    Comment


    • #3
      Um som simples porém de boa qualidade, acaba sendo feito com dois mid bass na frente nas portas ou em pezinhos, dois Tweeters colocados em posição mais alta, preferncialmente no painel (no Fusca dá um pouco de trabalho), e um Woofer na parte traseira.
      O Uso de alto falantes (para sons médios e agudos) na parte traseira ao meu ver não é recomendável, pois a qualidade sonora em geral diminui.
      O que se espera em relação a qualidade numa repordução estereofônica, é a definição do "palco sonoro". O Palco sonoro, é uam região percebida pelos nossos ouvidos, e que deve se encontrar logo a nossa frente e preferencialmente sem estar delocada para nenhum dos lados.
      Quando colocamos alto falantes (triaxiais, coaxiais, tweeteres, mid bass, etc) na parte traseira, deslocamos o palco sonoro para trás, piorando nossa percepção da pos~ção das fontes sonoras da música.
      Além disto, a colocação dos tweeters um pouco mais alta, trás o pouco para cima, melhorando a impressão ao ouvir uma música.
      O efeito obtido é o seguinte, se for uma música orquestrada (a mais difícil e delicada para ser fielmente reproduzida), teremos condição de com "os olhos fechados", dizer a posição de cada instrumento, sem perceber mistura entre eles.

      O alto falante de graves "woofer" (erroneamente chamado de sub Woofer, mas este nome pegou comercialmente, deixa pra lá), pode ficar em qualquer ponto do veículo, pois as frequeências baixas (graves) que ele reprodus]z, são multi direcionais, não prejudicando nos aspectos direcionais das fontes de cada música.

      Renatão, os 6x9 atrás atrapalham na qualidade!

      Só ajudam se o objetivo for potencia sonora, mas qualidade de reprodução sonora... Não.
      Quanto ao volume da caixa e ao duto (diâmetro e comprimento), só sabendo os parÂmetros Thielle Small do Alto falante, para conseguir dimensionar a caixa.
      Faz tempo que eu não calculo caixas acusticas para carro, mas já fiz isto também. É minha segunda paixão em relação a carros. Som de boa qualidade. Pena que nunca tive uma p... grana para investir.

      Detalhe, tem muita empresa que instala som e não tem noção nenhuma, fazendo um som até razoavel, porém a um custo astronômico.
      Meu irmão tinha um KA XR, o qual eu montei um sonzinho simples, porém muitos amigos nossos gastaram mais que o dobro e não tinham a mesma qualidade.
      Receita dois coaxiais Selenium nas portas nos locais originais, um Sub de 10pol numa caixa traseira de mais ou menos 20 litros (não lembro exatamente), e um CD player da Pionneer (nada de sofisticado), mas tinha um P... grave e potência suficiente para defrutar numa viagem.

      Quanto a trios elétricos... HEHEHE!!!

      Não posso opinar... Potência alta pra mim só na Roda.



      []s,

      Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Mestre legal suas observeçoes....
        Os 6x9 foram parar ali pq nao tinha onde colocar.....
        meu pai nao queria colocar no pezinho pq o puma quase já nao tem espaço para as pernas....ainda mais pra mim e pra ele q somos meio "grandinhos"...hehehehe
        E como vcs sabem o puma nao tem espaços na porta da frente e nao tem banco de tras.......hahahah dai foi ali msm.......
        Nao tenho $$$ rpa fazer uma coisa melhor......hahahaha foi tudo no motor... um dia eu faço uma coisa boa......hahahahaha
        Nao ligo mto pra som, só fiz pq tinha as coisas aki em casa q eu comprei no Paragua.....hahaha
        Abraço e Obrigado pela ajuda!!!

        Comment


        • #5
          Litagem

          Beleza Renato?
          Provavelmente vc comprou uma caixa pronta para o sub e ela já venho com duto. e se for este o caso compensa vc fechar ele pois uma caixa dutada feita sem calculos levando em conta parametro de Thielle Small é altamente prejudicial ao falante porque ele fica sem controle do tanto que ele tem que vir para fora e para dentro fazendo a potencia maxima aplicavel ser bem menor, e a vida util tambem ,fora que vc pode ouvir barulhos que não eram para estar lá já que a caixa não tem sintonia.
          em uma selada pode se variar o volume em +ou- 20% para mais ou para menos lembrado que litragem mais baixa é igual a graves mais secos e potencia aplicavel maior. E litragem maior = graves mais estendidos e macil e potencia aplicavel menor.
          Qualquer coisa me passa o modelo do falante que eu te passo a litragem correta.
          Um abraço!

          Comment


          • #6
            Fala Edson!
            Entao , meu woofer é um Buster 12" 250Watts RMS e a caixa o cara q fez pra mim, falou q era ideal para o woofer, ela tem 40L com um duto de 6" em L eu axo.......
            Toca legal, mas como eu disse eu nao sei distinguir um som Bom de um som Otimo.....No encontro quem sabe as pessoas mais entendidas possam dar uma opiniao......
            E meu carro voltou do mecanico e nao sintoniza nenhuma radio...hahahaha
            Abraço

            Comment

            Working...
            X