Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fibra de Carbono

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fibra de Carbono

    Olá amigos...

    Tínhamos um tópico aqui no F4E que falávamos bastante sobre as peças em FC e até os adesivos de FC, aproveitando
    minhas férias resolvi colocar minha vontade já em prática ao invés de esperar meu fusca voltar para casa para começar e vamos ver no que da tentar fazer peças simples e de acabamento com o tecido de fibra de carbono...

    Irei começar amanhã e vou tentar colocar bastante fotos para quem também desejar fazer mais um passatempo fora o de mexer e preparar motores..rsrsrs







    Essas serão as primeiras vítimas...

    Irei tentar fazer as capinhas de seta


    e andei vendo algumas imagens e tive uma idéia para otimizar a captação de ar nos dutos laterais que irei utilizar...


    vamos ver se dá certo...

    abssss a todos...
    Fernando / German Look 74
    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

  • #2
    Re: Fibra de Carbono

    Profundamente interessado ...
    Fusca - 1968
    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

    Comment


    • #3
      Re: Fibra de Carbono

      Opa ... mais um ...

      da trabalho ein, mas vale muito a pena, comprei os materiais com eles também
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

      Comment


      • #4
        Re: Fibra de Carbono

        Bom pessoal...

        Vamos começar a brincadeira...

        Bom esse kit é composto por resina, endurecedor e desmoldante..
        O desmoldante serve para aquelas peças que serão usadas como base para fazer a sua em FC ou seja a peça “molde” será retirada depois e o desmoldante cria uma camada protetora na peça para que a resina não grude nela, já se forem deixar a peça molde recoberta pela FC não há necessidade de usar o desmoldante.


        Esses são as ferramentas que utilizei...

        Os pincéis grandes se puderem comprar uns 3 ou 4 acho melhor porque ainda não descobri algum produto que possa limpa lôs após o uso ou seja até o momento uso até quando posso mas no final vai pro lixo.. O pincel menor é para passar o desmoldante nas peças que utilizei..
        A máscara comprei porque achei que essa resina teria um forte odor mas não tem, pude trabalhar sem a mesma tranquilamente, mas é recomendado efetuar o serviço em local arejado..


        O desmoldante mesmo em temperatura ambiente o mesmo virá uma cera pastosa então é necessário colocar o mesmo em banho maria para voltar ao seu estado líquido.


        Enquanto o desmoldante derrete fiquei na dúvida se era necessário ou não mas mesmo assim resolvi lixar a parte cromada das capas de seta, para o desmoldante aderir melhor a peça acredito que não tinha necessidade, mas em todo caso lixei.


        Cortei o pedaço de FC com dimensões para cobrir tranquilamente a capa de seta..
        Se você achar que uma camada só de FC resolverá ótimo, mas fica bem fina neste caso é melhor já cortar os pedaços que irá utilizar, eu resolvi que iria cobrir com 2 camadas de FC então já cortei os 4 pedaços que iria utilizar.


        Um dos problemas do tecido de FC é esse, se não tomar cuidado as “fitas ou tiras” começam a se soltar e se não tomar cuidado principalmente na hora de cobrir a peça você acaba perdendo o pedaço que recortou ou o que sobrou.


        Após passar o desmoldante, deixar secar por uns 10 minutos não é necessário uma camada grossa o importante e passar na peça toda ou seja em toda parte onde a resina entrará em contato.

        E após isso vem a outra parte que achei um pouco complicada que é misturar a resina com o endurecedor, se colocar muita resina a peça demora muito para secar, como fiz a mistura a olho posso dar um exemplo que utilizei uma diferença pequena entre resina e endurecedor
        100ml de resina e 70ml de endurecedor, as medidas acredito que não foram essas mas usei as apenas como exemplo.. Pelo que percebi o tempo e secagem também varia conforme o tanto de resina que você utiliza ou seja quanto mais resina maior é o tempo de secagem, por isso utilizei uma pequena margem entre um produto e outro. Mas também é perigoso porque dependendo do tamanho da peça que irá utilizar o endurecedor começará a secar antes de você conseguir manejar bem a peça.. Mas esse tempo é grande mesmo assim o que percebi fica em torno de 1 hora.


        Após fazer a mistura de resina + endurecedor passe uma camada fina na peça que irá usar, essa camada ajuda a fixar o tecido e ajuda que o mesmo não comece a soltar as “fitas” e ajuda a fixar melhor a FC na peça.



        Colocando a FC sobre a peça corte com a tesoura os excessos, deixando uma margem razoável para que você consiga dobra a FC e fixa lá.


        Comece a dobrar e fixar as pontas da FC com fita crepe, tente deixar o mais esticada possível..


        Após a fixação..


        Com a ponta do pincel fino fiz a marcação do local do parafuso de fixação..


        Primeira camada de resina já misturada com o endurecedor..


        Com a primeira camada passada em uma das capas deixei aderir e já fui preparando a outra capa. O processo foi o mesmo..


        Aqui as 2 capas recobertas com a 1º camada do tecido, podem ver que olhando bem consegue se ver a parte clara do cromo da peça.


        Então coloquei a 2º camada do tecido e o processo é o mesmo colocar, recortar os excessos e fixar com a fita crepe..


        2º camada já fixa podem observar que já cobrimos 100% da peça e segunda mão de resina com endurecedor já passada, agora é deixar secar um pouco e aplicar a terceira camada, porque como não consegui deixar bem esticada teremos que tentar deixar mais perfeita possível no lixamento..


        Para não correr nenhum risco deixarei as peças secarem dentro do quartinho da bagunça onde guardo minhas ferramentas e peças, porque aqui na vizinhança tem bastante gato e vai que algum resolva passear pelo quintal a noite e derrubar ou pior encher de pêlos as peças...rsrsrs


        Quem quiser pode utilizar luvas de borracha para manejar as peças e não sujar as mãos, eu preferi não usar, e pelo menos não senti nenhuma alergia ou coceira igual se sente quanto trabalhamos com fibra de vidro ou aquelas fitas térmicas de escape.. E para limpar as mãos utilizei querosene..

        E por enquanto é só pessoal, amanhã veremos como as peças ficarão depois de secas e tentar efetuar o acabamento... como é a primeira vez que faço isso críticas e sugestões são bem vindas, tudo ajuda a melhorar ..rsrsrsr

        abss a todos...
        Fernando / German Look 74
        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

        Comment


        • #5
          Re: Fibra de Carbono

          Fernando, eu faria diferente...
          Não lixaria a peça original, somente aplicaria o desmoldante no interior dela.
          Faria uma fôrma, do lado interno da capa da lanterna, aplicando resina e manta de fibra de vidro normal, em camada um pouco mais grossa, que seria o molde positivo.
          Aplicaria o desmoldante por sobre o molde feito, passaria uma camada mais grossa de resina, e então, laminaria a capa com esta manta de fibra de carbono que você quer, umidecendo-a com resina, em quantidade, de modo à encaixa-la nos contornos do molde.
          A consequencia disso é que o interior da capa ficaria exatamente do tamanho da original, o que facilitaria a instalação da lente.
          Espero não ter complicado, só quis te ajudar.
          Um abraço,
          Carlão.

          Comment


          • #6
            Re: Fibra de Carbono

            Postado originalmente por Carlos Roberto Ver Post
            Fernando, eu faria diferente...
            Não lixaria a peça original, somente aplicaria o desmoldante no interior dela.
            Faria uma fôrma, do lado interno da capa da lanterna, aplicando resina e manta de fibra de vidro normal, em camada um pouco mais grossa, que seria o molde positivo.
            Aplicaria o desmoldante por sobre o molde feito, passaria uma camada mais grossa de resina, e então, laminaria a capa com esta manta de fibra de carbono que você quer, umidecendo-a com resina, em quantidade, de modo à encaixa-la nos contornos do molde.
            A consequencia disso é que o interior da capa ficaria exatamente do tamanho da original, o que facilitaria a instalação da lente.
            Espero não ter complicado, só quis te ajudar.
            Um abraço,
            Carlão.
            a laminação não é uma técnica muito fácil não.No caso da fibra de carbono para uma total aderencia e acabamentyo,vi usarem o vácuo dentro de sacos plasticos.......pode ser o pulo do gato pro serviço ficar campeão
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Fibra de Carbono

              Postado originalmente por Antonio carlos Ver Post
              a laminação não é uma técnica muito fácil não.No caso da fibra de carbono para uma total aderencia e acabamentyo,vi usarem o vácuo dentro de sacos plasticos.......pode ser o pulo do gato pro serviço ficar campeão

              Fernando,
              O que o Antonio Carlos disse é verdade...
              Mas vamo lá...
              Uma alternativa é tentar fazer assim:
              Aplicar uma camada de desmoldante, na parte externa do molde da capa, depois uma camada mais generosa de resina por cima do desmoldante.
              Começar a moldar a fibra de carbono à mão, e aplica-la por cima da camada resinada, ainda únida.
              Tentar prensa-la em alguma coisa mais macia, como algum bloco de espuma, ou coisa assim.
              Nessa hora é necessário ter muita sensibilidade, pra corrigir as imperfeições e manter a coisa limpa, de modo a não contaminar com marcas de dedos e ou ferramentas.
              Por último aplicar a camada final de resina, por sobre a capa moldada, que poderá ser mais generosa, pois poderá passar por algum futuro polimento para correção de imperfeições.
              Não quero desanimar, não será muito facil isso, mas se bem feito, valerá cada segundo de trabalho, e você terá um produto exclusivo.
              Acho que vale à pena.
              Boa sorte e deixe aqui um relato do desenvolvimento do trabalho.
              Abraço,
              Carlão

              Comment


              • #8
                Re: Fibra de Carbono

                Aqueles pacotes de vácuo para guardar roupas servem ...
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

                Comment


                • #9
                  Re: Fibra de Carbono

                  Carlos entendi sim, tudo que explicou, estou apenas tentando fazer alguma peças mais simples e com um acabamento que
                  eu ache satisfatório, nada profissional apenas por diversão.. mas muito obrigado por suas dicas e do AC também.. vamos tentar melhorar sim... amanhã eu coloco o resultado dessa brincadeira.. até que ficou bem legal.. claro nem se compara a algumas peças que vemos por ai mas par quem é a primeira vez que põe a mão nisso até que ficou legal...

                  Fernando / German Look 74
                  2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                  Comment


                  • #10
                    Re: Fibra de Carbono

                    Postado originalmente por sedan74turbo Ver Post
                    ... claro nem se compara a algumas peças que vemos por ai mas par quem é a primeira vez que põe a mão nisso até que ficou legal...

                    As vezes o maior prazer está no fato de termos feito nós mesmos ....
                    Fusca - 1968
                    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fibra de Carbono

                      Postado originalmente por fcm Ver Post
                      As vezes o maior prazer está no fato de termos feito nós mesmos ....
                      com certeza, sem sobra de dúvidas !!!!!! essa é minha intenção.. hoje eu combinei com meu mecânico e ele
                      abriu a oficina, não via a hora de ver as capas fixadas... ele não acreditou que era FC de verdade até pegar nas mãos e ver, bater, torcer, apertar....rsrsr e me disse : Fernando vc é phod# mesmo não para de inventar..... kkkkk
                      Fernando / German Look 74
                      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fibra de Carbono

                        Vou invadir um pouco o tópico e postar minhas experiências de hoje. Comecei a cobrir a parte de cima do meu tanque de combustível da ihmor com fibra de carbono. Usei um pacote de vácuo daqueles vendidos para guardar roupas em malas e etc...

                        Primeiro uma lixada na peça


                        Depois passada a resina vai pro saco rsrs

                        Olha o saco de vácuo


                        Embalado a vácuo




                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
                        --------------------------------------------------------

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fibra de Carbono






                          Ainda falta bastante trabalho, mas to gostando do resultado
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP
                          --------------------------------------------------------

                          Comment


                          • #14
                            Re: Fibra de Carbono

                            Felipe... #SHOW
                            Fusca - 1968
                            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                            Comment


                            • #15
                              Re: Fibra de Carbono

                              Grande Felipe !!! Parabéns !!!! Esse é o intuito do tópico, desvendarmos que dependendo da peça trabalhar com a fibra de carbono não é um bicho de 7 cabeças, claro que nossos procedimentos não se comparam a muitos profissionais que vemos por ae, mas como é para nosso uso e não para comercializarmos acredito que conseguimos quebrar esse tabu !!!

                              E os amigos que tiverem mais experiências podem postar aqui, esse é o intuito do tópico...
                              Last edited by sedan74turbo; 20-07-2014, 03:33 PM.
                              Fernando / German Look 74
                              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                              Comment

                              Working...
                              X