Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de óleo

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Filtro de óleo

    Pessoal encontrei algumas informações sobre a utilização de filtro de oleo no motor refrigerado a ar; gostaria de opnioes a respeito, tenho o esquema por fotos , mas basicamente eh uma bomba externa com mangueiras aeroquip e suporte de filtr e filtro do ka...


    Dado que para melhor resfriamento do nosso possante deveriamos usar um oleo de menor viscosidade, sera que a inclusao dessa novo obstaculo comprometeria , ajudaria ou seria indiferente a refrigeração e boa lubrificação?

    qual o oleo mais indicado para a nossa fuzaka? e ainda na questão oleo, gostaria de opnioes sobre aqueles reservatorios extras de oleo para o bom funcionamente e otimização do motor! !!!


    obrigado
    Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

  • #2
    imagens e mais info!

    As mangueiras são Aeroquip de teflon (referência 2807-10) de 1/2 polegada

    um dissipador de calor (Refrix)

    um cooler de cpu 8,0x8,0x2,5 cm

    lembrando que a motagem foi feita por um buggeiro chamdo José carlos.
    Espero que ele me permita divulaga-las aqui! hehehe

    não acho que o uso do cooler faça alguma diferença com o carro em movimento, mas segue ai o esquema como foi encontrado e feito pelo josé carlos.

    Obrigado
    Arquivos Anexos
    Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

    Comment


    • #3
      mais fotos
      Arquivos Anexos
      Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

      Comment


      • #4
        AEEEE LORD TD BM !!!!

        Cara esse esquema de filtro de óleo externo é mais simples do que se pensa, eu mesmo instalei o meu mas utilizo o da SCAT, vc só precisa arrumar um local "o mais indicado p/ fixar nos fuscas é embaixo do paralama", e prestar bastante atenção porq tem entrada e saida de óleo se ligar invertido bummmm !!!!
        A utilização do cooler de cpu eu acho dispensavel já que eu uso radiador no parachoque dianteiro e tendo em visto que nos fuscas receberá ventilação natural sendo fixado no paralama agora o uso do cooler da refrix é recomendavel até agora não fiz a medição da Tº , mas eu uso mais p/ proteger o filtro de possiveis pancadas de pedras ou outras coisas....segue algumas fotos do meu fusca

        bomba com os niples

        filtro instalado

        filtro com o cooler

        mais uma do filtro com o cooler



        na minha opinião o 20W50 mineral é o mais indicado...

        agora imagine a sujeira que vai fazer quando esse camarada for trocar esse filtro de óleo fixado ae !!!! affff

        vai escorrer óleo p/ caramba em cima do motor, ou ele instalou ae porq nunca vai trocar o filtro e o óleo...?????
        Last edited by sedan74turbo; 19-11-2007, 02:38 PM.
        Fernando / German Look 74
        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

        Comment


        • #5
          o meu tá fixado no lugar onde fica preso o cinto de segurança do banco traseiro ...

          já que não anda ninguem lá mesmo hehehe
          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por felipedmori
            o meu tá fixado no lugar onde fica preso o cinto de segurança do banco traseiro ...

            já que não anda ninguem lá mesmo hehehe

            o filtro ou o reservatório de óleo em cima do câmbio !!??
            Fernando / German Look 74
            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

            Comment


            • #7
              SEDAN meu velho!

              nao achas que o aeroquip daria uma segurança adicional em relação as mangueiras de borracha? principalmente na regiao onde vc instalou o filtro q esta propensa a muitas pedras e desniveis de asfalto?

              bom realmente achei q deixar o filtro de lado foi infeliz, mas gostei da ideia do filtro. Meu problema eh que uso o carro diariamente , anda e para no transito e apesar d o1600 "original" gostaria de aumentara eficiencia ao maximo do meu motor. nesse caso vc acha q o sistema de filtros contirbui para algo?

              outro item q vc nao comentou e nao sei se pode me ajudar eh a questao do reservatorio de oleo adicional, util? inutil? (lembre-se q o meu motor eh "original)"

              Felipe bixo!, se ta me dizendo q puxou as mangueiras pro lado de dentro do carro e o filtro tb? q loucura!
              abraços
              Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

              Comment


              • #8
                Pô Lord !!! A mangueira que utilizei não é 100% borracha eu esqueci o modelo e especificação dela, ela é revestida de aço mas por dentro seria tipo assim uma camada interna de borracha outra externa de aço é por fora ela parece uma lona ela aguenta 1000psi e vou te dizer uma coisa , o aeroquip vc concorda que nesse caso ae vc só vai estar colocando uma borracha apenas revestida com uma manta de metal se tiver que romper irá romper ou mesmo se desgastar por dentro, da manta de aço, o verdadeiro aeroquip é feito de teflon revestido com a capa de aço, p/ vc ver como essa que comprei é phoda, quando comprei e mandei prensar ela ficou muito grande ae como a loja já tinha fechado e eu não quis esperar até o próximo fim de semana cai na besteira de serrar essa mangueira com serrinha se aço tipo starret, cara foi phoda, além de eu suar p/ caraco simplesmente acabei com os dentes de duas serras, mas quando a terceira serra já tava indo embora consegui !!! putsss foi um sufoco !!!!
                Mas com certeza mesmo sendo original se vc colocar o bomba de circulação schadek 100027 seu motor vai ter uma lubrificação bem melhor e com o filtro p/ limpar o óleo então fica perfeito e se vc colocar um radiador de óleo no parachoque ou acima do câmbio ae fica perfeito, pois ganha na refrigeração....!!!!
                Sobre o reservatório de óleo ou seja o carter seco, num motor original eu acho desnecessário esse reservatório é mais p/ motores de grande cilindrada ou seja de 2000cc p/cima e que atingem altas rotações tipo 7000/8000 rpm !!!!

                ok.....!!!!;)
                Last edited by sedan74turbo; 19-11-2007, 04:43 PM.
                Fernando / German Look 74
                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por lordvellos
                  SEDAN meu velho!

                  nao achas que o aeroquip daria uma segurança adicional em relação as mangueiras de borracha? principalmente na regiao onde vc instalou o filtro q esta propensa a muitas pedras e desniveis de asfalto?

                  bom realmente achei q deixar o filtro de lado foi infeliz, mas gostei da ideia do filtro. Meu problema eh que uso o carro diariamente , anda e para no transito e apesar d o1600 "original" gostaria de aumentara eficiencia ao maximo do meu motor. nesse caso vc acha q o sistema de filtros contirbui para algo?

                  outro item q vc nao comentou e nao sei se pode me ajudar eh a questao do reservatorio de oleo adicional, util? inutil? (lembre-se q o meu motor eh "original)"

                  Felipe bixo!, se ta me dizendo q puxou as mangueiras pro lado de dentro do carro e o filtro tb? q loucura!
                  abraços
                  Lord, Eu não vejo problema nenhum no posicionamento do filtro lateralmente, apesar de concordar que o ideal seria sim, em posição vertical. No meu caso, o que estou para fazer é utilizar além do radiador de óleo fixado na caixa, o filtro do Ford Mondeo, e o scort, com motorização Zetec.
                  O suporte é o mesmo do caminhão, que originalmente é instalado no chassis.
                  Sendo assim, o maior volume do filtro, o dobro do filtro do KA e do fiesta, somado ao volume do radiador e das mangueiras, farão com que o volume total de óleo seja de uns 4 litros aproximadamente.
                  Isso somado à utilização do óleo Mobil 4 tempos, utilizado em motos, penso eu, me trará uma maior confiabilidade no sistema de refrigeração e lubrificação do motor.
                  Eu ia me esquecendo, que o radiador original do motor, aquele que ficará dentro da capela, será trocado pelo radiador do Gol BX, que é um pouco menor, mas que melhorará o fluxo de ar para os cilindros 3 e 4.
                  Penso que, assim, terei uma melhora substancial no sistema.
                  Abraço,
                  Carlão

                  Comment


                  • #10
                    não uso reservatório não, (ainda), o filtro tá lá em cima do cambio, pelo lado de fora do carro mesmo

                    a rosca onde é parafusado o cinto de segurança atravessa a lataria,

                    ali ele fica bem firme e não tem tanto perigo de bater nada, só é meio ruim para trocar, mas da pra soltar o suporte e trazer com mangueira e tudo pra baixo ...

                    e como tenho radiador de óleo na frente do carro, dentro da caixa de estepe, como nos speed, a mangueira passava por lá já ....
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
                    --------------------------------------------------------

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Carlos Roberto
                      Lord, Eu não vejo problema nenhum no posicionamento do filtro lateralmente, apesar de concordar que o ideal seria sim, em posição vertical. No meu caso, o que estou para fazer é utilizar além do radiador de óleo fixado na caixa, o filtro do Ford Mondeo, e o scort, com motorização Zetec.
                      O suporte é o mesmo do caminhão, que originalmente é instalado no chassis.
                      Sendo assim, o maior volume do filtro, o dobro do filtro do KA e do fiesta, somado ao volume do radiador e das mangueiras, farão com que o volume total de óleo seja de uns 4 litros aproximadamente.
                      Isso somado à utilização do óleo Mobil 4 tempos, utilizado em motos, penso eu, me trará uma maior confiabilidade no sistema de refrigeração e lubrificação do motor.
                      Eu ia me esquecendo, que o radiador original do motor, aquele que ficará dentro da capela, será trocado pelo radiador do Gol BX, que é um pouco menor, mas que melhorará o fluxo de ar para os cilindros 3 e 4.
                      Penso que, assim, terei uma melhora substancial no sistema.
                      Abraço,
                      Carlão
                      Carlos roberto ou meu caro amigo Sedan, poderia me passar uma lista das peças? não pretendo usar radiador de oleo externo, acho q não tem necessidade pro meu motor original..

                      Sedan desculpe-me, em nenhum momento quis dizer q vc fez burrada! hehe eh q realmente nao da pra perceber o tipo de mangueira utulizada, fiquei sabendo de um doido q usou mangueira de borracha simples e abraçadeiras!!! esse sim ta arriscando!
                      Last edited by lordvellos; 21-11-2007, 12:18 PM.
                      Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                      Comment


                      • #12
                        Re: Filtro de óleo

                        reanimando o topico, resolvi colocar logo o esquema, pensei em comprar esse kit aqui http://www.sportsystem.com.br/loja/p...cf281375fd4d16 acham que vale a pena? o lugar ainda nao decidi onde vou montar o radiador e nem o filtro, bom bem da verdade primeiro penso so em colocar o filtro e se houver necessidade no futuro ponho o filtro....

                        senao alguem sabe me indicar outro lugar pra comprar o adaptador do filtro e a bomba por um preço melhor pra mim eh melhor ainda!


                        obrigado
                        Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                        Comment


                        • #13
                          Re: Filtro de óleo

                          o $$ que a sportsystem tá cobrando éo equivalente a muitos locais, acho que tá uns r$ 20 mais barato do que eu paguei nas mesmas peças, o radiador tem 3 lugares basicos p/ se colocar...no parachoque diant, na frente da susp diant atrás da caixa de estepe ou acima do câmbio onde é necessário um defletor ou uma mangueira p/ direcionar melhor o ar...acima do câmbio a maior vantagem é utilizar bem menos mangueiras, já lá na frente afff é uma mangueiraiada danada no meu optei pelo parachoque por causa da estética acho muito legal o visual com o radiador alí na frente e tbém e é o local que mais pega ar frio, mas tudo tem seus prós e contras...já se álguem for manobrar a sua frente e encostar um engate alí no radiador hummm já era....

                          qualquer ajuda ao arrefecimento do nosso querido boxer é valída...
                          Last edited by sedan74turbo; 19-08-2008, 01:33 PM.
                          Fernando / German Look 74
                          2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                          Comment


                          • #14
                            Re: Filtro de óleo

                            pois eh sedan, tava precisando trocar umas ideias contigo.. alem de instalar inicialmente a bomba de 30mm com filtro(vou deixar o radiador pra depois) falei com o leo dos freios e precisava de uma mao sua nisso tb,

                            qual filtro eh o mais recomendado? ap 1,6 basta ou maior melhor? pensei nos dos atuais flex tem alguma diferença? e lugar para instalar o filtro, gostei da ideia de colocar o suporte atras do cinto do passageiro!
                            Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                            Comment


                            • #15
                              Re: Filtro de óleo

                              Postado originalmente por lorvellos
                              pois eh sedan, tava precisando trocar umas ideias contigo.. alem de instalar inicialmente a bomba de 30mm com filtro(vou deixar o radiador pra depois) falei com o leo dos freios e precisava de uma mao sua nisso tb
                              belesss oq ue estiver ao meu alcance estamos ae p/ ajudar....

                              Postado originalmente por lordvellos
                              qual filtro eh o mais recomendado? ap 1,6 basta ou maior melhor? pensei nos dos atuais flex tem alguma diferença? e lugar para instalar o filtro, gostei da ideia de colocar o suporte atras do cinto do passageiro!
                              vc sempre tem que utilizar o de um motor de Cc compativél com o seu ou um pouco superior AP1.6 /1.8 ou até o do chevette 1.6 que é menor tá de bom tamanho, oq ue eu uso é de subaru o do chevette é quase desse mesmo tamanho...!!
                              cara sobre o local....fixar atrás do cinto traseiro igual ao do felipe né !? é um lugar legal com fixação facil, mas o ruim é na hora de trocar ou seja vc não consegue trocar o filtro com o carro no chão vc vai ter que colocar no macaco ou levar até um posto e colocar na rampa...o meu troco com o fusca no chão mesmo sem problema algum e ainda pega um pouco de arrefecimento, por exemplo sempre eu mesmo troco o óleo do meu motor, pego uma bandeija de plástico que tenho em casa deixo o óleo escorrer de um dia p/ o outro fecho o bujão coloco a bandeija debaixo do filtro e desrosqueio ele sem problema algum...agora fixado alí atrás do cinto vc terá que deitar debaixo do carro se contorcer todo , passar seu braço por baixo do facão aff é meio trabalhoso...sei lá mas fixado no paralama é babinha p/ trocar....

                              olha só....




                              o suporte da flange eu mesmo fiz, comprei um suporte de parachoque moldei e furei e só troquei os parafusos coloquei de aço inox..
                              ;-)
                              Last edited by sedan74turbo; 20-08-2008, 08:49 AM.
                              Fernando / German Look 74
                              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                              Comment

                              Working...
                              X