Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Várias dúvidas sobre preparação

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Várias dúvidas sobre preparação

    Boa noite! ;)

    Tenho várias dúvidas, inclusive ia postar no fuscafloripa mas tem uns caras lá que são meio chatos, dizendo pra "fazer pesquisa e tal".. faço a pesquisa mas o fórum não deixa eu passar da página 7 ahahah! (de 400 e tantas ocorrências) Enfim, vamos ao que interessa!

    1- os cabeçotes do 1600 podem ser montados no motor 1500 sem NENHUMA adaptação? O que eu teria que fazer pra ficar legal? Pretendo montar um 1500 com carburação dupla ;)

    2- além dos cabeçotes, pretendo usar o virabrequim do 1600 também, pois dizem que tem lubrificação melhor que os 1300/1500. Tem como identificar o vira do 1600 na boa, sem levar manta do mecânico?

    3- dizem que a capela das kombis novas refrigeram melhor porque tem o radiador deslocado e tal.. se eu usar radiador externo, posso manter a capela original?

    4- freio à disco nas 4. Dá pra usar os cubos dianteiros, pinças e discos da kombi na dianteira do fusca? E os traseiros?

    5- escape 4x1 ou 4x2 esportivo, mas com ponteira/abafador. Daria certo? Ou mesmo o original "desmiolado"...

    6- um fusca 68 dá pra instalar a suspensão dianteira a pivô? Quanto fica em média? O que eu preciso?
    Pela lei é proibido rebaixar e alterar a suspensão. Como pretendo instalar freios à disco, será que os homi da lei vão encher o saco, mesmo melhorando a segurança do carro? Pois para isso precisa tirar a suspensão velha e instalar a nova (pivô).

    7- se eu pegar um fusca a álcool e quiser usar gasolina.. basta "destaxar" e trocar as velas? Alguém já fez isso?

    A minha idéia é fazer um 1500, dupla solex 32, comando w100, radiador externo (se possível), bobina de gol, ignição eletrônica, taxa 8,5 e cabeçote trabalhado. Uns 80 cv e 160 km/h de final, teoricamente. O objetivo é chegar a 160 km/h na boa, mas usarei o carro diariamente, na miúda (80, 90 km/h).

    Alguém poderia ajudar? Brigadão ae!
    (desculpa se postei no lugar errado)

    Fusca 68 em breve.
    Last edited by Delriobr; 03-08-2006, 07:49 PM.

  • #2
    Cara, só consigo lhe responder a sua 3ª dúvida.

    É o seguinte, quando se fala que a capela das Kombis tem uma refrigeração melhor por ter o radiador de óleo deslocado, essa "refrigeração" se refere ao cilindro nº3, que em outras capelas tem um probleminha de sobreaquecimento.
    Pelo que você pretentde montar nesse motor, acho que o radiador de óleo deslocado uma boa bomba de óleo, já é o suficiente. Caso sobreaqueça, aí sim estude a instalação de um radiador extra.

    Espero ter ajudado.
    Abraço.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Blz!! Valeu!! É que tenho dúvidas se a capela cabe no cofre do Fusca 68! (a caminho!!!!)

      Comment


      • #4
        Cara, vou te dar uma sugestão.
        Li aqui no Fusca4ever, que as capelas antigas (aquelas arredondadas, e não achatadas na parte de cima como nas Kombis) é melhor do que as de Kombi no sentido de fluxo de ar, mas que o radiador atrapalha.
        A sugestão que li aqui foi usar essa capela arredondada(igual a dos 1200, e outros que vinham na década de 60 se não me engano) com o radiador de óleo deslocado.
        Espero ter ajudado novamente, e só esperar a galera do fórum entrar que irão esclarecer essas dúvidas suas, e me corrigir, se for o caso.
        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr
          Boa noite! ;)

          Tenho várias dúvidas, inclusive ia postar no fuscafloripa mas tem uns caras lá que são meio chatos, dizendo pra "fazer pesquisa e tal".. faço a pesquisa mas o fórum não deixa eu passar da página 7 ahahah! (de 400 e tantas ocorrências) Enfim, vamos ao que interessa!

          1- os cabeçotes do 1600 podem ser montados no motor 1500 sem NENHUMA adaptação? O que eu teria que fazer pra ficar legal? Pretendo montar um 1500 com carburação dupla ;)

          2- além dos cabeçotes, pretendo usar o virabrequim do 1600 também, pois dizem que tem lubrificação melhor que os 1300/1500. Tem como identificar o vira do 1600 na boa, sem levar manta do mecânico?

          3- dizem que a capela das kombis novas refrigeram melhor porque tem o radiador deslocado e tal.. se eu usar radiador externo, posso manter a capela original?

          4- freio à disco nas 4. Dá pra usar os cubos dianteiros, pinças e discos da kombi na dianteira do fusca? E os traseiros?

          5- escape 4x1 ou 4x2 esportivo, mas com ponteira/abafador. Daria certo? Ou mesmo o original "desmiolado"...

          6- um fusca 68 dá pra instalar a suspensão dianteira a pivô? Quanto fica em média? O que eu preciso?
          Pela lei é proibido rebaixar e alterar a suspensão. Como pretendo instalar freios à disco, será que os homi da lei vão encher o saco, mesmo melhorando a segurança do carro? Pois para isso precisa tirar a suspensão velha e instalar a nova (pivô).

          7- se eu pegar um fusca a álcool e quiser usar gasolina.. basta "destaxar" e trocar as velas? Alguém já fez isso?

          A minha idéia é fazer um 1500, dupla solex 32, comando w100, radiador externo (se possível), bobina de gol, ignição eletrônica, taxa 8,5 e cabeçote trabalhado. Uns 80 cv e 160 km/h de final, teoricamente. O objetivo é chegar a 160 km/h na boa, mas usarei o carro diariamente, na miúda (80, 90 km/h).

          Alguém poderia ajudar? Brigadão ae!
          (desculpa se postei no lugar errado)

          Fusca 68 em breve.




          1- Até onde eu sei não pode usar, pois ficaria ruim de vedação, perderia compressão;
          2-Você deve fazer isto se puder, a lubrificação é bem melhor, o do 1600 que um rasgo que distribui melhor o lubrificante pelo mancal;
          3-O rafael falou tudo que sei, talvez reforçaria que hoje em dia os kits de radiador de óleo externo estão mais acessiveis.
          4-Os freios a disco sugiro que voce coloque o do fusca mais moderno, com a suspensão inteira, mas voce vai ter que trocar o cabeçote da frente, pois é diferente. Já os traseiros tem mil e uma formulas de fazer.
          5-Faz um 4X1 com uma curva no final e coloca um abafador, para diminuir um pouco o ruido. Ou coloque direto, assim terá uma perda menor.
          7- É possivel, você para destaxar vai precisar colocar somente uns anéis na camisa.


          Acho que dei uma ajuda, a exemplo do freio a disco, eu nunca me interessei sobre o assunto, por isto não te dei boas ideias.

          Um abraço
          Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

          Comment


          • #6
            Nó.. valeu bagarai! ;)

            Compensa fazer um 1600 então, ao invés do 1500. Tô com medo é desse comando ae, será que fica beberrão?

            Os fuscas até que ano vêm com diferencial 33x8?

            Sobre os freios, foda.. discos de freio frisados do GOL, R$100.. do fusca, R$230!

            http://www.powerbrakes.eng.br/pages/aplicacao.html

            Será que não dá pra adaptar nada do gol não? Santana, sei lá..

            Comment


            • #7
              Com certeza compensa fazer um 1600 o preço que voce vai gastar para fazer um 1500 bom é praticamente o mesmo do 1500. Esta relação saiu nos fuscas com motorização 1600, não sei se o itamar usa esta relação, pois parece que ele usa a 31x8.

              O consumo vai alterar sim, mas vai depender muito mais do seu pé e da sua empolgação do que dele. Até um comando equivalente a um W100 dá para manter o consumo beleza.

              Um abraço
              Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

              Comment


              • #8
                Item 6 - Teoricamente os homi teriam q embaçar se vissem o freio a disco no seu carro pelo seguinte motivo, qq alteração que se faça no carro tem que passar por vistoria no DETRAN, a única coisa q de forma alguma pode-se alterar em carros de passeio é a suspensão. Mas é muito difícil eles verem isso e so o policial tiver um bom censo não vai encrespar com freio a disco, visto que a seguranaça foi aumentada.

                E outra se vc não sacoar muito no chão não pega nada, o meu tá rebaixado e nunca fui parado num comando.

                FLW
                O homem tem 3 fases na vida:

                1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
                2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
                3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr
                  Boa noite! ;)

                  Tenho várias dúvidas, inclusive ia postar no fuscafloripa mas tem uns caras lá que são meio chatos, dizendo pra "fazer pesquisa e tal".. faço a pesquisa mas o fórum não deixa eu passar da página 7 ahahah! (de 400 e tantas ocorrências) Enfim, vamos ao que interessa!

                  1- os cabeçotes do 1600 podem ser montados no motor 1500 sem NENHUMA adaptação? O que eu teria que fazer pra ficar legal? Pretendo montar um 1500 com carburação dupla ;)

                  --> até onde eu sei eles são intercambiáveis, podendo utilizar cabeçotes do 1500 no 1600 e do 1600 no 1500. Isso não vale apenas para o 1300. E quem disse isso não são nada mais, nada menos, que Master Vader e Chico Yoda Biela.

                  2- além dos cabeçotes, pretendo usar o virabrequim do 1600 também, pois dizem que tem lubrificação melhor que os 1300/1500. Tem como identificar o vira do 1600 na boa, sem levar manta do mecânico?

                  --> só comparando os virabrequins. Mas é fácil de ver, pois os virabrequins dos 1300/1500 em relação ao 1600 tem diferenças nos dutos de lubrificação. Os da LEPE são como os dos 1300/1500, sem os dutos de lubrificação. Se tiver um desmanche de confiança e que atenda bem ao cliente, peça um virabrequim de fusca 1300 e peça um de kombi 1600 para servir de comparação. Aproveite para verificar a diferença de preços...

                  3- dizem que a capela das kombis novas refrigeram melhor porque tem o radiador deslocado e tal.. se eu usar radiador externo, posso manter a capela original?

                  --> depende. Você pretende fazer uma preparação mais pesada? Se não exagerar na taxa de compressão ou utilizar sobrealimentação, não precisa de radiador de óleo extra. De qualquer maneira eu sempre recomendo a capela da kombi, pois mesmo o Gene Berg afirma que foi a melhor evolução na refrigeração do motor VW boxer ar.

                  4- freio à disco nas 4. Dá pra usar os cubos dianteiros, pinças e discos da kombi na dianteira do fusca? E os traseiros?

                  --> dá para usar os do próprio fusca, facilmente encontrados nos desmanches.

                  5- escape 4x1 ou 4x2 esportivo, mas com ponteira/abafador. Daria certo? Ou mesmo o original "desmiolado"...

                  --> sim, o escape bem planejado garante melhor funcionamento do motor. Dá uma olhada nas planilhas do Vader.

                  6- um fusca 68 dá pra instalar a suspensão dianteira a pivô? Quanto fica em média? O que eu preciso?
                  Pela lei é proibido rebaixar e alterar a suspensão. Como pretendo instalar freios à disco, será que os homi da lei vão encher o saco, mesmo melhorando a segurança do carro? Pois para isso precisa tirar a suspensão velha e instalar a nova (pivô).

                  --> Dá para instalar sim. Sinceramente acho que ninguém numa vistoria notaria a modificação. De qualquer maneira é uma alteração reversível. Se der zica é só levar a antiga e remontar no fusca.
                  Por outro lado, para evitar qualquer tipo de constrangimento, você pode requerer uma autorização prévia (pelo menos aqui no PR é assim) para realizar a modificação/reparação (aí você informa que o quadro da suspensão dianteira está muito danificado e pede a substituição pela de um outro fusca; se eles liberarem você escolhe a suspensão de um fusca moderno, nota fiscal da peça e do serviço, vai num órgão do inmetro e solicita um certificado de segurança veicular - leva no DETRAN e adeus qualquer problema futuro).

                  7- se eu pegar um fusca a álcool e quiser usar gasolina.. basta "destaxar" e trocar as velas? Alguém já fez isso?

                  --> dependendo dos cabeçotes, a utilização com pistões do 1500 já pode resultar na taxa boa para gasolina.

                  A minha idéia é fazer um 1500, dupla solex 32, comando w100, radiador externo (se possível), bobina de gol, ignição eletrônica, taxa 8,5 e cabeçote trabalhado. Uns 80 cv e 160 km/h de final, teoricamente. O objetivo é chegar a 160 km/h na boa, mas usarei o carro diariamente, na miúda (80, 90 km/h).

                  --> Sim, é possível. Fica um 1500 violento. A vantagem do 1500 é que os pistões são mais leves que o 1600, resultando em melhoria da subida de giro. O que se perde em torque, ganha-se na capacidade de subir giro.

                  Alguém poderia ajudar? Brigadão ae!
                  (desculpa se postei no lugar errado)

                  Fusca 68 em breve.
                  Boa sorte no seu projeto
                  Air Power 4ever!

                  Comment


                  • #10
                    Muitíssimo obrigado!

                    Achei a furação da kombi, 5x112.

                    O lance dos freios à disco (suspensão moderna) é que pretendo usar umas rodas de liga 16", dará pra ver bem os freios à disco nas 4 rodas.. se os homi empaca, tô lascado. Vou fazer do jeito que você disse mesmo, mais garantido! ;)

                    A planilha do Mestre é muito boa! Só não compreendi o lance do escape. Eu não reparei diferenças entre 4x1 e 4x2. Vou de 4x1 com abafador e saída pela lateral mesmo, fica show!

                    Obrigado!

                    Comment

                    Working...
                    X