Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AP vs OHC

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • AP vs OHC

    Eu particularmente nao gosto dos motores AP, AT, EA, todos esses.
    Mas a maioria dos brasileiros idolatram esse motor e existem muitos fuscas AP, Pumas AP, Brasilias AP, etc.

    Agora vem a pergunta/discussao:

    o motor ford OHC dos mavericks nao sao melhor do que eles???
    Ainda mais se voce fizer doideras e colocar injeção da ford ranger neles, bomba eletrica, etc.

    Eles e os motores do opala 6cil nao caem melhor do que o AP num fusca??? O criterio dessa duvida é que na minha rural com esse motor, ele da 120 numa boa, com a pick up carregada com uns 800kg mais o peso dela, que é MUITO EXTREMAMENTE PESADA! E eu ja dirigi Gol 1.8 carbirado e MI injetado, e nao acho que os AP dariam conta dessa pick up


    (nao quero fazer, pois eu AMO meu 1600 moderno a alchool e quero dar uma preparadinha nele ja que meu outro fusca preparado foi roubado. JAMAIS colocaria um AP. Mas um OHC se eu ganhace o motor e um fusca pronto pra adaptar...quem sabe)
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

  • #2
    O problema e arrumar pecas de preparacao pros OHC no Brasil, talvez no exterior encontre a precos nem um pouco convidativos.

    Pra por Opala 6 cil e muita adaptacao, basicamente se faz um chassis especial e coloca-se uma carroceria de fusca em cima, ai nao tem graca.

    Abracos
    Wagner Luis
    BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
    INTERESSADOS MANDAR MP

    http://www.fastpowerperformance.com.br

    Comment


    • #3
      O OHC numa versão mais forte equipou oMustang 4 cil nos USA inclusive com turbo.
      Um belo motor sem dúvida.
      Além disto chegou a equpar alguns Dragster tupiniquins (estilo top Fuel).
      Com certeza seria um bom concorrente para o AP,assim como o Motor do Opala 4cilindros, que sempre foi deixado de lado pois preferiram sempre o 6cilindros.
      Este com kit de vira de maior curso chegava fácil a 3.0 litros e podia ainda ultrapassar as 6500rpms sem chances de quebra. Mesmo aspirado, porém "bem feito" gerava mais de 250cv!
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Então Wag realmente o AP sai mais barato mesmo. Mas pra quem poem o AP e depois um Turbo nele (pois uma adaptação no minimo boa do AP + o turbo bem feito) pode sair o mesmo preço de importar as peças pro OHC.

        Opa mestre, agora até me entusiasmei hehe.
        Mesmo se nao montar o OHC no fusca, me entusiasmei em abrir o meu da Rural e dar um belo boost nele.
        Mas voltando ao assunto, pelo que eu vi, o 4cil do opala e o OHC ford sao bem parecidos, entao sera possivel montar um 3 litros no OHC também ne???

        E outra duvida que tenho sobre uma possivel adaptação:
        Radiador com cooler eletronico na frente no lugar do estepe.
        E pra montar o motor atraz, fica melhor e mais facil na transversal? (eu nao entendo, mas eu acho que sim pois o peso fica mais distribuido).

        como voce faria essa loucura??? Que cambio usaria também?
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por 1300l
          Então Wag realmente o AP sai mais barato mesmo. Mas pra quem poem o AP e depois um Turbo nele (pois uma adaptação no minimo boa do AP + o turbo bem feito) pode sair o mesmo preço de importar as peças pro OHC.

          Opa mestre, agora até me entusiasmei hehe.
          Mesmo se nao montar o OHC no fusca, me entusiasmei em abrir o meu da Rural e dar um belo boost nele.
          Mas voltando ao assunto, pelo que eu vi, o 4cil do opala e o OHC ford sao bem parecidos, entao sera possivel montar um 3 litros no OHC também ne???

          E outra duvida que tenho sobre uma possivel adaptação:
          Radiador com cooler eletronico na frente no lugar do estepe.
          E pra montar o motor atraz, fica melhor e mais facil na transversal? (eu nao entendo, mas eu acho que sim pois o peso fica mais distribuido).

          como voce faria essa loucura??? Que cambio usaria também?
          Não digo que sejam bem parecidos, a não ser no tamanho.
          Na configuração são bem distintos, pois o OHC tem comando no cabeçote e o do Opala no bloco, mostrando uma diferença bem grande em relação ao desenvolvimento e modernidade entre eles.
          Não conheço nenhum kit para transformar o 2300OHC da Ford em maior cilindrada, porém existem comandos de válvulas mais fortes para este motor e para o GM 4 cil. inclusive da Engle. veja a tabela anexa
          Arquivos Anexos
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            1º - São motores de epocas diferentes (qualidade combustivel e tecnologia mudam muito).
            O motor Ford tem muito torque em baixa rodação e precisa disso para puxar os grandes pessos, enquanto o Ap é mais um motor para veiculos de passeio.

            Dos Aps que eu já usei (todos originais é claro) o meu preferido é o 2.0 apesar de vibrar bastante é verdade a pontencia é grande e seu potencial é muito bom ... dos carros originais ele é um dos que na minha opinião tem um melhor rendimento pra andar (motor + cambio) a faixa de torque me agrada bastante...

            Agora de você partir para modificações não importa o motor o ceu é o limite um CHT pode ter uma potencia F#dida ...

            Uma modificação para montar um 6 cilindros GM que deve ser muito forte é abrir o bloco por os pistões do 4 cilindros, taxar o motor fazer os cabeçotes e webers ...

            O problema que ue vejo em colocar um motor OHC na trazeira do fusca é que você vai precisar colocar umas rodinhas extra pq o motor é PESADOOOOOO ... bem mais que um AP ...

            O fato é que não gosto de motor nenhum que não seja Boxer no fusca, mas gosto do AP e dos motores de Opala mas cada um em seu carro ...
            A unica experiencia que tenh ocom motores ford é carregando no ofincina hahahaha !!!

            O povo poem AP sempre pq é barato e resistente ...

            Abraços

            Mitsuo
            Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
            São Paulo - SP

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Master Vader
              Não digo que sejam bem parecidos, a não ser no tamanho.
              Na configuração são bem distintos, pois o OHC tem comando no cabeçote e o do Opala no bloco, mostrando uma diferença bem grande em relação ao desenvolvimento e modernidade entre eles.
              Não conheço nenhum kit para transformar o 2300OHC da Ford em maior cilindrada, porém existem comandos de válvulas mais fortes para este motor e para o GM 4 cil. inclusive da Engle. veja a tabela anexa
              Legal essa tabela mestre, inclusive eu tava atraz de uma assim.
              Não sabia desse detalhe do comando do opala, eu jurava que era no cabeçote!
              Aliaz, isso pra mim são muitos pontos negativos para o do opala

              E quanto a config dos OHC, o unico kit de maior cilindrada que conheço é um que muda de 23000 para 25000. Não é muito, mas pode fazer duferença.

              Eu acho que o que cairia legal nesse motor seria:
              Comando de valvula maior (nao sei se precisa de molas mais resistente)
              Trabalho nas valvulas (44x45)
              Taxa de 9,2 (pra gasolina podium)
              Balanceamento estatico
              Carburação WEBER 48 dupla ou uma injeção quadrijet ou até mesmo a da ranger
              Escape bem feito
              Além desse kit de 2.5cc




              Postado originalmente por imitsuo
              1º - São motores de epocas diferentes (qualidade combustivel e tecnologia mudam muito).
              O motor Ford tem muito torque em baixa rodação e precisa disso para puxar os grandes pessos, enquanto o Ap é mais um motor para veiculos de passeio.

              Dos Aps que eu já usei (todos originais é claro) o meu preferido é o 2.0 apesar de vibrar bastante é verdade a pontencia é grande e seu potencial é muito bom ... dos carros originais ele é um dos que na minha opinião tem um melhor rendimento pra andar (motor + cambio) a faixa de torque me agrada bastante...

              Agora de você partir para modificações não importa o motor o ceu é o limite um CHT pode ter uma potencia F#dida ...

              Uma modificação para montar um 6 cilindros GM que deve ser muito forte é abrir o bloco por os pistões do 4 cilindros, taxar o motor fazer os cabeçotes e webers ...

              O problema que ue vejo em colocar um motor OHC na trazeira do fusca é que você vai precisar colocar umas rodinhas extra pq o motor é PESADOOOOOO ... bem mais que um AP ...

              O fato é que não gosto de motor nenhum que não seja Boxer no fusca, mas gosto do AP e dos motores de Opala mas cada um em seu carro ...
              A unica experiencia que tenh ocom motores ford é carregando no ofincina hahahaha !!!

              O povo poem AP sempre pq é barato e resistente ...

              Abraços

              Mitsuo
              Eu também acho o boxer perfeito. Mas se eu tivese um fusca reserva, de bobeira e querendo fazer experiencia eu colocaria o OHC (e nao colocaria o ap).
              É questao de gosto, como voce disse, eu particularmente ODEIO o motor AP. E concordo com vc que a maioria dos fords só servem para ir pro concerto e sairem caro pq pra trocar uma peçinha minima tem que desmontar o ford inteiro!!!

              Porém, esses OHC e os V8 canadences sao uma exeção pra mim (e minha ligeira experiencia com os OHC ao menos).
              Outro ponto muito bem tocado é a nessecidade de colocar rodinhas para o carro nao impinar na trazeira (seja por potencia ou por exesso de peso mesmo)

              Mas ja que tamos aqui para viajar, nao tem jeito de cortar a chapa que separa o chiqueiro do cofre do motor, e montar o motor quase encostado no banco traseiro (seguindo ao conceito das ferraris que tem os motores mais na metade do carro do que na trazeira para melhorar o ponto zero)?





              A ideia que eu tive a usar nesse motor, é dar uma modificada parecida com as que damos no fusca (taxa, valvola, balanceamento, alimentação) colocar montado na transversal com um cambio bem curto mais pro centro do carro (perto do banco trazeiro). E o radiador bateria e resto pra frente do carro.
              Queria viajar nessa experiencia, mesmo se nao for executar, mas pra pensar em um fusca "com mecanica esportiva"

              Entende? O AP é um motor bom de adaptação relativamente barata em comparação a os outros, mas nao acho que ele da conta de um "desempenho esportivo"
              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

              Comment


              • #8
                Opa 1300L,

                Qto a sua invenção o que vai dar trabalho mesmo é colocar o motor mais para frente ... o cambio não tive ideias para deslocar as pontas de eixo huahuah talvez com uma homocinetica de sim ...

                Quanto ao fuçar em motor todos os motores dão rendimento com a receita taxa+ cabecote + valvulas e etc... tudo bem que uns mais outros menos !!

                Os motores mais antigos mudam da agua para o vinho que imagine um motor que originalmente rode com 6 de taxa e aumentemos para 10 ... e invez de um carburador corpo simples se coloque uma Weber ...

                Quanto ao seu odio pelo AP rssss ele aguenta sim na verdade ele é um dos que mais aguenta... e mesmo com cilindrada relativamente pequena (comparada por exemplo com um 6 cilindro ou 8 ) é o terror nas arrancadas junto com os Fuscas ... Os opalas e os Mavericks que o digam ...

                mas deixemos esse por detalhes de lado vou pensar em algo para jogar o motor pra frente ...

                Mas não vai ser facil ahuahu
                Abraço
                Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                São Paulo - SP

                Comment


                • #9
                  e ai imitsuo blz???
                  ainda bem que nao vai ser facil hahahahahahaha. Pra mim tudo que é dificil é mais legal, pq quando FINALMENTE fica pronto, curtimos em dobro hehe

                  Ao meu odio sobre o AP, é inexplicavel, gosto. Eu até admito e indico o motor pq eu tenho conciencia que é um puta motor, tanto que esta nos VW des da decada de 80, e até hoje sao os top de linha aqui no brasil de mercador popular.
                  As vezes eu até queria gostar deles hehehe. Mas sei la, gosto nao consseguimos mudar tao facil.

                  Voltando a minha paixao (boxer, V8s, e claro, OHC) eu tinha pensado em algo meio improviso que nem sei se daria certo em relação a colocar o motor mais pra frente.
                  Não daria para usar na transversal desse jeito, pois usaria o proprio cambio do fusca. O esquema (nem sei se daria) seria de tirar o eixo trazeiro com o cambio, colocar de ponta cabeças (assim o cambio ficaria virado para dentro do carro) e adaptar pro motor entrar nele.
                  Ai a alavanca de mudança de marcha teria que ir reta até o motor, fazer uma curva para o lado, dar a volta pelo motor e se encaxar atraz do cambio.

                  Não sei se daria certo mas, ai vai uma ideia ;)
                  Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por 1300l
                    e ai imitsuo blz???
                    ainda bem que nao vai ser facil hahahahahahaha. Pra mim tudo que é dificil é mais legal, pq quando FINALMENTE fica pronto, curtimos em dobro hehe

                    Ao meu odio sobre o AP, é inexplicavel, gosto. Eu até admito e indico o motor pq eu tenho conciencia que é um puta motor, tanto que esta nos VW des da decada de 80, e até hoje sao os top de linha aqui no brasil de mercador popular.
                    As vezes eu até queria gostar deles hehehe. Mas sei la, gosto nao consseguimos mudar tao facil.

                    Voltando a minha paixao (boxer, V8s, e claro, OHC) eu tinha pensado em algo meio improviso que nem sei se daria certo em relação a colocar o motor mais pra frente.
                    Não daria para usar na transversal desse jeito, pois usaria o proprio cambio do fusca. O esquema (nem sei se daria) seria de tirar o eixo trazeiro com o cambio, colocar de ponta cabeças (assim o cambio ficaria virado para dentro do carro) e adaptar pro motor entrar nele.
                    Ai a alavanca de mudança de marcha teria que ir reta até o motor, fazer uma curva para o lado, dar a volta pelo motor e se encaxar atraz do cambio.

                    Não sei se daria certo mas, ai vai uma ideia ;)

                    Não se deve colocar o cambio de ponta cabeça, mas sim girá-lo, o que de forma simplificada significa que a roda direita ficará do lado esquerdo e vice versa.
                    Assim o motor ficará mais para dentro do veículo (bye bye banco traseiro hehehe!!) e o cambio voltado para trás, assim como o Porsche 550 (Spyder).
                    Outra vantagem, será a melhor distribuição de peso, deixando o carro mais estável com esta montagem.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por 1300l
                      Então Wag realmente o AP sai mais barato mesmo. Mas pra quem poem o AP e depois um Turbo nele (pois uma adaptação no minimo boa do AP + o turbo bem feito) pode sair o mesmo preço de importar as peças pro OHC.

                      Opa mestre, agora até me entusiasmei hehe.
                      Mesmo se nao montar o OHC no fusca, me entusiasmei em abrir o meu da Rural e dar um belo boost nele.
                      Mas voltando ao assunto, pelo que eu vi, o 4cil do opala e o OHC ford sao bem parecidos, entao sera possivel montar um 3 litros no OHC também ne???

                      E outra duvida que tenho sobre uma possivel adaptação:
                      Radiador com cooler eletronico na frente no lugar do estepe.
                      E pra montar o motor atraz, fica melhor e mais facil na transversal? (eu nao entendo, mas eu acho que sim pois o peso fica mais distribuido).

                      como voce faria essa loucura??? Que cambio usaria também?
                      Só pra dar um tempero na sua idéia...
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #12
                        E ai mestre
                        Obrigado pela correção, a noite fiquei pensando nisso o que voce falou mesmo. E na transversal pra dentro, alguma ideia?

                        Dale marco blz??? Que fotos lindas essas. Deu até vontade de fazer
                        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por 1300l
                          E ai mestre
                          Obrigado pela correção, a noite fiquei pensando nisso o que voce falou mesmo. E na transversal pra dentro, alguma ideia?

                          Dale marco blz??? Que fotos lindas essas. Deu até vontade de fazer
                          Na transversal, o ponto é encontrar um cambio que se adapte a este motor, além de reavaliar posições de pescador do cárter para não ter problemas com lubrificação ( o óleo vai correr em direção diferente no cárter).
                          posição do carburador em função da bóia (pelo mesmo fato).
                          Um cambio VW transversal com flange para este motor pode ser uma idéia inicial.

                          Lembrem!

                          estou comentando para explanar sobre idéias novas, mas abomino uso de motores diferentes no Fusca!
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            grande Master Vader...

                            Inicio meu post com uma dúvida: OHC siginifica On Head Command, correto? Se a resposta for afirmativa, o AP assim se enquadra justamente neste conceito de motor que os Srs. estão debatendo.

                            O Ford 2.300 dos Maverick, Rural e Willys, foram utilizados erroneamente pela Ford do Brasil. Apesar de ter força em baixa, a configuração desse motor não foi feita para o trabalho para o qual fora destinado. A exemplo disso, temos o Mustang nos EUA para demonstrar a real vocação deste motor.

                            Na europa, este motor ainda é utilizado em competições, e chega a grandes potências e RPM's. Salvo engano, esses dias atrás estava lendo uma reportagem justamente sobre esses motores... e na Europa, parece que conseguirem arrancar assustadores 12.300 RPM com cabeçotes multiválvulas... a Robustez desse motor Ford, permite aliviar suas partes móveis de modo que, se bobear, vc tiraria uns 350Kg do motor, de tanto excesso de ferro... huahuahuahua

                            Já o motor GM, é conhecido, em sua versão a álcool, como um dos motores mais duráveis já produzidos e que equipavam veículos brasileiros. Existem relatos de taxistas em São Paulo que esse motor chegavam aos 400.000Km rodados sem realizar uma retífica!!! Contudo, sua vocação é para torque em baixas rotações. Mas já fiquei sabendo que, turbinando e escalonando o câmbio, vira um :evil: o carro que é equipado com esse motor (geralmente 'Chepalas') apesar dos baixos RPM atingidos...

                            Sabe, sempre vejo vcs comentando que não curtem motor AP em Fusca... O que eu não suporto é ver caixa de direção de GM, pinças de FIAT, e outras adaptações no fusca...

                            Eu estou demorando para iniciar a montagem do meu pq estou utilizando tudo da "genitora" do fusca, ou seja, da VW... Pinças de santana na frente, de golf atrás. A caixa de direção estou tentando fugir da de monza, mas está difícil... o meu é um Frankstein com partes de pessoas da mesma mãe... sendo tudo VW pra mim, parece que é menos adaptação, sacam?!?!?! :mrgreen:

                            Abrax!

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Master Vader
                              Na transversal, o ponto é encontrar um cambio que se adapte a este motor, além de reavaliar posições de pescador do cárter para não ter problemas com lubrificação ( o óleo vai correr em direção diferente no cárter).
                              posição do carburador em função da bóia (pelo mesmo fato).
                              Um cambio VW transversal com flange para este motor pode ser uma idéia inicial.

                              Lembrem!

                              estou comentando para explanar sobre idéias novas, mas abomino uso de motores diferentes no Fusca!
                              E ai mestre blz?? Entendo muito bem que voce abomina o uso de motores diferentes, e acho MUITO legal que mesmo assim voce é cabeça aberta de ajudar os projetos.

                              eu também, sou apaixonado pelo boxer, e ao menos no meu fusca principal nao tirarei esse motor por nada.

                              Mas, se tivese um sobrando até experimentaria o OHC hehe.
                              eu tinha pensado em algum cambio da Volks transversal, mas nao sei qual, talvez o do GOLF e adaptar com flange para caber (como a sua ideia)
                              Quanto a os problemas de alimentação e lubrificação, ainda nao tive ideias de como resolver talvez até só de pra saber o resultado final se o cambio do golf é bom no teste mesmo.

                              Voce colocaria na transversal e acharia algum jeito de arrumar esses problemas, ou voce colocaria na longitudinal do jeito que citei a alguns post anteriores?


                              Postado originalmente por JRBENTO
                              grande Master Vader...

                              Inicio meu post com uma dúvida: OHC siginifica On Head Command, correto? Se a resposta for afirmativa, o AP assim se enquadra justamente neste conceito de motor que os Srs. estão debatendo.

                              O Ford 2.300 dos Maverick, Rural e Willys, foram utilizados erroneamente pela Ford do Brasil. Apesar de ter força em baixa, a configuração desse motor não foi feita para o trabalho para o qual fora destinado. A exemplo disso, temos o Mustang nos EUA para demonstrar a real vocação deste motor.

                              Na europa, este motor ainda é utilizado em competições, e chega a grandes potências e RPM's. Salvo engano, esses dias atrás estava lendo uma reportagem justamente sobre esses motores... e na Europa, parece que conseguirem arrancar assustadores 12.300 RPM com cabeçotes multiválvulas... a Robustez desse motor Ford, permite aliviar suas partes móveis de modo que, se bobear, vc tiraria uns 350Kg do motor, de tanto excesso de ferro... huahuahuahua

                              Já o motor GM, é conhecido, em sua versão a álcool, como um dos motores mais duráveis já produzidos e que equipavam veículos brasileiros. Existem relatos de taxistas em São Paulo que esse motor chegavam aos 400.000Km rodados sem realizar uma retífica!!! Contudo, sua vocação é para torque em baixas rotações. Mas já fiquei sabendo que, turbinando e escalonando o câmbio, vira um :evil: o carro que é equipado com esse motor (geralmente 'Chepalas') apesar dos baixos RPM atingidos...

                              Sabe, sempre vejo vcs comentando que não curtem motor AP em Fusca... O que eu não suporto é ver caixa de direção de GM, pinças de FIAT, e outras adaptações no fusca...

                              Eu estou demorando para iniciar a montagem do meu pq estou utilizando tudo da "genitora" do fusca, ou seja, da VW... Pinças de santana na frente, de golf atrás. A caixa de direção estou tentando fugir da de monza, mas está difícil... o meu é um Frankstein com partes de pessoas da mesma mãe... sendo tudo VW pra mim, parece que é menos adaptação, sacam?!?!?! :mrgreen:

                              Abrax!
                              Belo primeiro post JR hehehe.
                              Eu fazia ideia desse potencial do motor, mas nao tinha nenhuma prova disso (devido a minha temporaria ignorancia nesse assunto).
                              Quanto as adaptações Frankstein, a principio eu tento evitar as peças que nao sao da volks (achei MUITO bem citado de sua parte as pinças do golf e santana e o cilindro mestre do mesmo)
                              Mas se nao tem jeito, eu coloco as de outra marcas (como o melhor filtro de combustivel que ja usei, é o filtro da Ford Ranger V6)

                              Fale mais de seu fusca, é boxer ou voce adaptou outro motor? Se adaptou, fale tudo passo a passo ;)
                              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                              Comment

                              Working...
                              X