Anúncio

Collapse
No announcement yet.

como legalizar motor ap

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • como legalizar motor ap

    bom pessoal ... presizo de ajuda. alguem sabe me dizer oq faço e oq é presizo para legalizar o motor ap no fusca?
    Last edited by rafaelpokoloko; 27-10-2009, 03:11 PM.

  • #2
    Re: como legalizar motor ap

    Rapaz, se tu quer realmente fazer isso, lá vai:
    Após o AP instalado, você vai ao Detran fazer uma solicitação de mudança de motor para outro de potência superior.
    Aqui em Brasília -DF eles agendam o dia desse tipo de vistoria de te dão um documento para você levar o carro até o Detran sem ser pego em blitz.
    Você precisará da nota fiscal do motor, contendo o número do motor; se for proveniente de outro veículo este tem que estar baixado no sistema do Denatran.
    Após a vistoria do Detran, que é uma vistoria como a de transferência de veículo;

    checagem de numeração de motor e chassi.
    luzes (farol tem que ter luz branca ou amarela, se for xenon vai dar pepino).
    buzina.
    cintos quanto ao número de passageiros.
    estepe, triângulo, macaco, chave de rodas.
    nível de transparência dos vidros.
    escape escadaloso e emitindo fumaça dá problema.

    Após a primeira vistoria será emitido um documento para encaminhamento a um órgão credenciado pelo INMETRO indicado pelo Detran, com validade de 30 dias, vencendo o prazo você paga nova vistoria (eu paguei).
    No orgão do INMETRO, vai ser verificado;
    A eficiência dos freios quanto ao peso do veículo.
    Eficiência do freio de estacionamento.
    A eficiência da suspensão quanto ao peso do veículo.
    A eficiência dos faróis (branco ou amarelo) e todo sistema de iluminação.
    Numeração de chassis e motor.
    Número de cintos de segurança quanto ao número de passageiros.
    Pontos de ferrugem no assoalho do veículo.
    Fechaduras externa das portas.
    Estepe, chave de rodas e triângulo.
    Emissão de poluentes.
    Emissão de ruído.
    Fixação de párachoques e radiador.
    Buzina.
    Verificação quanto a vazamentos na parte inferior do veículo.
    Se rebaixado, não podem ser molas cortadas e todos os ítens alterados tem que estar em nota fiscal de loja credenciada pelo Detran (complicado).

    Se houverem pendências você terá 30 dias para resolver, caso contrário paga outra vistoria.

    Para carros carburados é uma boa solução usar um giclagem bem baixa para passar na emissão de poluentes, se tiver hallmeter coloque uma mistura pobre. Para carros a injeção a sonda lambda faz a correção.

    Eu usei todo o sistema de escape do Gol: 1 catalizador, 1 abafador intermediário e 1 abafador final. Várias curvas e algumas soldas.

    O freios e suspensão originais do veículo passam se estiverem bem regulados.

    Os pontos de ferrugem do assoalho podem ser corrigidos com massa plástica e pintados por tinta preta, depois de rodas sobre a poeira fica imperceptível.

    Caso falte o miolo de alguma fechadura, compre uma qualquer, só pra colocar no lugar pois apesar de não testar eles increncam com isso.

    Os bancos tem que estarem bem presos.

    Se houver pontos de solda próximos ao número do chassis, procure dá um "ótimo e perfeito" acabamento para que eles não mandem seu carro para perícia na polícia civil.

    Se for turbo coloque a pressão mínima e a mistura bem pobre e vá devagar pra não torrar tudo, como dizem os preparadores "vai com um motor bem magrinho e mucho".

    Não tendo pendências, conseguirá o laudo, que levará ao Detran onde farão nova vistoria e não havendo pendências, te darão protocolo de pagamento da vistoria e depois de alguns dias chega seu documento novo, com a potência alterada e um código de observação.

    O código brasileiro de trânsito diz ter um limite de alteração de potência mas, no meu documento tinha 56cv agora tem 111cv, bem além da limite estipulado.

    É chato, moroso, dispendioso, muitas vezes dá vontade de abandonar tudo, mas se estiver disposto... Vai fundo!

    Agora se sua intenção é só dispensar os playboys nos carros do ano, vale a pena investir numa preparação no boxer, tem vários kits "bravos" tanto pra aspirado como para turbo, no caso de aspirado nem precisa ir em Detran e dá pra render próximo aos 200cv.

    Espero ter ajudado.
    Jorge Costa
    Kombi 96 AP 2.0
    Brasília - DF

    Comment


    • #3
      Re: como legalizar motor ap

      ajudo e muito cara.......
      to pensando em turbina meu boxer... aki em curitiba naum fazem mais aduteração de motor nem legalizão turbo....

      Comment


      • #4
        Re: como legalizar motor ap

        Postado originalmente por jorgecosta
        Rapaz, se tu quer realmente fazer isso, lá vai:
        Após o AP instalado, você vai ao Detran fazer uma solicitação de mudança de motor para outro de potência superior.
        Aqui em Brasília -DF eles agendam o dia desse tipo de vistoria de te dão um documento para você levar o carro até o Detran sem ser pego em blitz.
        Você precisará da nota fiscal do motor, contendo o número do motor; se for proveniente de outro veículo este tem que estar baixado no sistema do Denatran.
        Após a vistoria do Detran, que é uma vistoria como a de transferência de veículo;

        checagem de numeração de motor e chassi.
        luzes (farol tem que ter luz branca ou amarela, se for xenon vai dar pepino).
        buzina.
        cintos quanto ao número de passageiros.
        estepe, triângulo, macaco, chave de rodas.
        nível de transparência dos vidros.
        escape escadaloso e emitindo fumaça dá problema.

        Após a primeira vistoria será emitido um documento para encaminhamento a um órgão credenciado pelo INMETRO indicado pelo Detran, com validade de 30 dias, vencendo o prazo você paga nova vistoria (eu paguei).
        No orgão do INMETRO, vai ser verificado;
        A eficiência dos freios quanto ao peso do veículo.
        Eficiência do freio de estacionamento.
        A eficiência da suspensão quanto ao peso do veículo.
        A eficiência dos faróis (branco ou amarelo) e todo sistema de iluminação.
        Numeração de chassis e motor.
        Número de cintos de segurança quanto ao número de passageiros.
        Pontos de ferrugem no assoalho do veículo.
        Fechaduras externa das portas.
        Estepe, chave de rodas e triângulo.
        Emissão de poluentes.
        Emissão de ruído.
        Fixação de párachoques e radiador.
        Buzina.
        Verificação quanto a vazamentos na parte inferior do veículo.
        Se rebaixado, não podem ser molas cortadas e todos os ítens alterados tem que estar em nota fiscal de loja credenciada pelo Detran (complicado).

        Se houverem pendências você terá 30 dias para resolver, caso contrário paga outra vistoria.

        Para carros carburados é uma boa solução usar um giclagem bem baixa para passar na emissão de poluentes, se tiver hallmeter coloque uma mistura pobre. Para carros a injeção a sonda lambda faz a correção.

        Eu usei todo o sistema de escape do Gol: 1 catalizador, 1 abafador intermediário e 1 abafador final. Várias curvas e algumas soldas.

        O freios e suspensão originais do veículo passam se estiverem bem regulados.

        Os pontos de ferrugem do assoalho podem ser corrigidos com massa plástica e pintados por tinta preta, depois de rodas sobre a poeira fica imperceptível.

        Caso falte o miolo de alguma fechadura, compre uma qualquer, só pra colocar no lugar pois apesar de não testar eles increncam com isso.

        Os bancos tem que estarem bem presos.

        Se houver pontos de solda próximos ao número do chassis, procure dá um "ótimo e perfeito" acabamento para que eles não mandem seu carro para perícia na polícia civil.

        Se for turbo coloque a pressão mínima e a mistura bem pobre e vá devagar pra não torrar tudo, como dizem os preparadores "vai com um motor bem magrinho e mucho".

        Não tendo pendências, conseguirá o laudo, que levará ao Detran onde farão nova vistoria e não havendo pendências, te darão protocolo de pagamento da vistoria e depois de alguns dias chega seu documento novo, com a potência alterada e um código de observação.

        O código brasileiro de trânsito diz ter um limite de alteração de potência mas, no meu documento tinha 56cv agora tem 111cv, bem além da limite estipulado.

        É chato, moroso, dispendioso, muitas vezes dá vontade de abandonar tudo, mas se estiver disposto... Vai fundo!

        Agora se sua intenção é só dispensar os playboys nos carros do ano, vale a pena investir numa preparação no boxer, tem vários kits "bravos" tanto pra aspirado como para turbo, no caso de aspirado nem precisa ir em Detran e dá pra render próximo aos 200cv.

        Espero ter ajudado.
        blz ,correto,mas tem uma resolução do contran que tá dificultando isso ae.Ela diz que a potencia do novo motor não pode exceder 10% do motor original.Turbo tb ,no momento não está podendo legalizar.Solução é manter o motor boxer e prepara-lo sem deixar muito na vista.Ele tem que ser forte,mas com aparencia de original.Isso não é difícil de ser feito,basta juntar todas as dicas daqui.Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #5
          Re: como legalizar motor ap

          Firula.... legalizei o meu a dois meses e tem tudo que foi citado acima e muito mais de performance... a questão é que está bem feito.
          Turbo não está podendo legalizar? Repotenciamento de motor é o que então? Claro que pode! Somente o limite escrito é que fica 10% o que inclusive é bom porque o IPVA continua barato.

          Nada que um bom despachante (+ou-R$600,00) e um bom canal no inmetro não resolvam. Ja tem outros topicos aí explicando perfeitamente como deve ser feito e um monte de fusca AP legalizado. (inclusive recentemente!) A diferença é que o "canal" varia de estado para estado.

          Vai fazer um a AR turbo? O problema e burocracia é o mesmo, inclusive o registro do numero do motor caso mude o bloco. Ou então rode assim mesmo!

          Sorte aí!
          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

          Comment


          • #6
            Re: como legalizar motor ap

            No meu caso coloquei um bloco novo, mas o motor fico sem ateração nenhuma ficou " magrinho e mucho ". RSRSRSRSRS. Sera que vou ter que fazer tudo isso? Abraços
            .....__.....
            ....(__)....
            ..(o\|/o)..
            ...U....U...
            ------------------------------------------------
            FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
            Meu Carro Fusca 74 ▼
            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

            Comment


            • #7
              Re: como legalizar motor ap

              no meu caso como não pretendo vender o carro eu só coloquei o motor ap! como uso a flange um dia que eu pensar em vender e só retirar o motor e colocar o velho! (que esta guardado)

              Comment


              • #8
                Re: como legalizar motor ap

                Postado originalmente por luismj
                Firula.... legalizei o meu a dois meses e tem tudo que foi citado acima e muito mais de performance... a questão é que está bem feito.
                Turbo não está podendo legalizar? Repotenciamento de motor é o que então? Claro que pode! Somente o limite escrito é que fica 10% o que inclusive é bom porque o IPVA continua barato.

                Nada que um bom despachante (+ou-R$600,00) e um bom canal no inmetro não resolvam. Ja tem outros topicos aí explicando perfeitamente como deve ser feito e um monte de fusca AP legalizado. (inclusive recentemente!) A diferença é que o "canal" varia de estado para estado.

                Vai fazer um a AR turbo? O problema e burocracia é o mesmo, inclusive o registro do numero do motor caso mude o bloco. Ou então rode assim mesmo!

                Sorte aí!
                Despachante é outra coisa,vc tá pagando pra ele ser um facilitador.Se tivesse podendo legalizar turbo,já teria um no meu carro .Trabalho com inspeção veicular,então seria uma moleza ,
                assim com está sendo pra legalizar ele rebaixado.Abraços
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #9
                  Re: como legalizar motor ap

                  Tens a resolução que diz ser proibido? Em minas faz toda hora um monte de carros... Caso contrario as oficinas de preparação poderiam fechar as portas! (e são muitas!)
                  Com relação ao despachante é óbvio! Mas tem o inmetro tambem, quem tem tempo de olhar tantas coisas e perder dias para resolver isso tudo!
                  Obviamente se é dark o preço é ter um pezinho fora da lei, caso contrario seria fácil! rsrs

                  Turbina logo esse carango aí!

                  O normal é vir escrito Rep. Motor incuindo o numero do mesmo, mas esse cara aqui teve o canal forte!
                  Last edited by luismj; 25-11-2009, 11:13 PM.
                  CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                  GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                  Comment


                  • #10
                    Re: como legalizar motor ap

                    Postado originalmente por luismj
                    Tens a resolução que diz ser proibido? Em minas faz toda hora um monte de carros... Caso contrario as oficinas de preparação poderiam fechar as portas! (e são muitas!)
                    Com relação ao despachante é óbvio! Mas tem o inmetro tambem, quem tem tempo de olhar tantas coisas e perder dias para resolver isso tudo!
                    Obviamente se é dark o preço é ter um pezinho fora da lei, caso contrario seria fácil! rsrs

                    Turbina logo esse carango aí!

                    O normal é vir escrito Rep. Motor incuindo o numero do mesmo, mas esse cara aqui teve o canal forte!
                    é amigo,com alguém facilitando a vida do pessoal aí em Minas fica molezinha né rsrsrsrsr.E olha que deixei de pegar um kitzinho num precinho tentador ,só pq não ia poder legalizar.Só de pensar em ver o Legacy indo pro depósito que tem perto da minha casa ,já me doi o coração pq sei que vai vir faltando um monte de coisas ,que com muuuuuiiiito sacrificio pus nele.E olha que o processo do rebaixado ,quem deu não conformidade em freio traseiro(tambores novos foram providenciados) e suspensão traseira(amortecedores novos que não aprovaram no ociloscópio ) fui eu mesmo .Pq? Pq quem anda sou eu,e quando tiver que dar uma freiada,não quero passar por susto não .Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #11
                      Re: como legalizar motor ap

                      Ja vi varios fusca AP aqui em Brasilia, como foram feitos não faço idéia, tem até um maluco ai com motor Diesel... Esse eu duvido! rsss

                      Uma turbininha discreta no seu carro aí vái de boa!

                      Sorte ai!
                      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                      Comment


                      • #12
                        Re: como legalizar motor ap

                        puts luiz ,hj no detran já teve cricri implicando com o meu motor.Mas nada que algumas explicaçoes e bom senso,pois o carrinho tá show de bola mesmo,tudo novinho.Estou devendo só o documento emitido pelo organismo de inspeção ,pois com esse apagão ficamos sem luz e sem telefone,neutralizando todos os serviços .Na segumda espero tá com essa conformidade aí e comemorando mais essa vitória ,se Deus quiser .Quem sabe não monto um turbinho escondido ,sem valvula de alívio esporrenta pra dar umas espancadas em uns v8 aqui no Rio .Abraços
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                        Comment


                        • #13
                          Re: como legalizar motor ap

                          Olha o meu aí:

                          Se o IPVA subiu eu não reparei.
                          Arquivos Anexos
                          Jorge Costa
                          Kombi 96 AP 2.0
                          Brasília - DF

                          Comment


                          • #14
                            Re: como legalizar motor ap

                            Hj foi assim.Consegui fazer o Csv .Quando sai do trabalho fui ao detran.Lá peguei outro fila da puliça que já deu cricri com a nota fiscal do documento.Resultado tive que ir na loja pro cara deixar do jeito que eles queriam.Tomara que não tenha mais nenhuma viadagem.Pqp ,vc quer andar na lei mas os caras ,sei lá ,parece que tem inveja,não pode ter carro bonito não,tem que ser iqual jipe alto e com as rodas canelinha .Eu vou conseguir amanha ,se Deus quiser e dou a notícia aqui pra vcs.Abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #15
                              Re: como legalizar motor ap

                              pra quem tá acompanhando a novela,hj é o ultimo capítulo.rsrsrsrss
                              Bom vamos lá,ontem no detran cumprindo uma exigencia(errata da nota fiscal) vem um ´´técnico `` de merda tirar medidas do meu carro com os dedos.Puts aquilo me enfureceu,daí ele me chama e diz que meu carro tá rebaixado.Eu respondi correto,estou aqui pra legalizar.Aí ele falou que não podia e que eu tinha sido enganado no organismo de inspeção.Aí eu respondi :então eu estou enganando a mim mesmo pq eu trabalho lá.Muito sem graça ele tentou se concertar.Aí eu disse baseado em que norma vc tá medindo com os dedos?Cadê seu esquadro e regua pra tirar as medidas?Perguntei se ele conhecia a portaria 30 do contran?ele disse que não.Perguntei sobre as normas do contran pra regularização da suspensão modificada?Ele disse que não conhecia.Vendo que não ia conseguir nada comigo ,me indicou a seção técnica .Explanei toda a situação,todos que me atenderam foram chamados e ele da senhorita Carla tomou um esporro assim:´´tá louco,como vc tira medidas do carro desse senhor com os dedos,como vc contesta o laudo de um engenheiro``.Me pediram desculpas e mandaram voltar com a carta de errata da nota fiscal.Providenciei a carta e levei pro meu amigo da loja assinar e carimbar.Hoje depois do trabalho fui ao detran da barra e com direito a uma garotinha ainda tentar contestas e a muito contra gosto foi me dado o documento com a alteração de característica.Assinei e quando conferi o documento na cara deles eu gritei:Eéeeeeeeeeeeeee,não adiantou ,eu consegui,graças a Deus.Fui embora com todo mundo olhando o carro rebaixado saindo legalizado.Desde já agradeço a Deus ,ao meu amigo Doutor Celso que me ajudou orientando na parte documental e normas,A senhorita Carla do detran que usou de muito bom senso e a minha empresa onde trabalho que me presenteou o laudo sem cobrar os 180 reais .Se o meu fuka pudesse falar ele tb agradeceria,com certeza.Muito bom será mostrar asautoridades quando abordado o documento todo certinho,sem ajuda de despachante ou propina.Abraços
                              Last edited by Antonio carlos; 16-12-2009, 05:27 PM.
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment

                              Working...
                              X