Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porca do Cubo

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Porca do Cubo

    Alguém tem uma dica de como eu faço pra tirar a maldita porca do cubo da roda traseira. Comprei o soquete de 36mm, deu certinho na porca. Tirei a travinha. Coloquei o soquete na alavanca. Subi, pulei, aumentei a alavanca, espirrei desengripante. E no final a alavanca quebrou e a porca continua presa. A mer#%a é que eu estou com todas as peças pra colocar no freio (burrinho, flexível, lonas, fluido) e não consigo tirar essa porca. O cara me cobrou 50,00 pra colocar tudo pra mim. Coisa que eu mesmo posso fazer e já gastei com a ferramenta.

  • #2
    Re: Porca do Cubo

    Alavanca "parruda" embutida em cano de parede grossa de 1,5m a 2m.
    Carro engatado, freio de mão puxado e alguém apertando o pedal do freio.
    Tenho conseguido tirar assim, mas já vi aqui no forum alguém colocar fotos de dispositivo que faz a alavanca no facão.
    Vamos ver se alguém lembra dessa outra forma e coloca aqui.
    saudações

    Comment


    • #3
      Re: Porca do Cubo

      Postado originalmente por pablodemelo
      Alguém tem uma dica de como eu faço pra tirar a maldita porca do cubo da roda traseira. Comprei o soquete de 36mm, deu certinho na porca. Tirei a travinha. Coloquei o soquete na alavanca. Subi, pulei, aumentei a alavanca, espirrei desengripante. E no final a alavanca quebrou e a porca continua presa. A mer#%a é que eu estou com todas as peças pra colocar no freio (burrinho, flexível, lonas, fluido) e não consigo tirar essa porca. O cara me cobrou 50,00 pra colocar tudo pra mim. Coisa que eu mesmo posso fazer e já gastei com a ferramenta.
      isso é normal . as vezes essa porca ficou anos e anos sem desmontar e seca, sem lubrificação nenhuma. ai trava mesmo..

      o ideal seria aquecer essa porca com maçarico pra ela dilatar e sair na boa .

      se vc não conseguir o uso de maçarico, vai regando ela com fluido de freio que tem uma boa penetração nas partes , e tenta novamente sem aquecer.

      agora, se ela começou a espanar e embolou a rosca travando tudo.... só cortando a coitada fora .

      abrass.

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #4
        Re: Porca do Cubo

        Postado originalmente por marcos22
        isso é normal . as vezes essa porca ficou anos e anos sem desmontar e seca, sem lubrificação nenhuma. ai trava mesmo..

        o ideal seria aquecer essa porca com maçarico pra ela dilatar e sair na boa .

        se vc não conseguir o uso de maçarico, vai regando ela com fluido de freio que tem uma boa penetração nas partes , e tenta novamente sem aquecer.

        agora, se ela começou a espanar e embolou a rosca travando tudo.... só cortando a coitada fora .

        abrass.
        Cara, tu me deu uma boa ideia. Ferramenta pra cortar ela fora eu tenho e é bem mais barato comprar duas porcas do que outra alavanca. Porque se passar de 50,00 eu prefiro pagar pro cara se ferrar fazendo o serviço. Vou tentar fazer isso, mas só tenho os finais de semana. Quando ficar pronto mando fotos.

        Comment


        • #5
          Re: Porca do Cubo

          Postado originalmente por pablodemelo
          Cara, tu me deu uma boa ideia. Ferramenta pra cortar ela fora eu tenho e é bem mais barato comprar duas porcas do que outra alavanca. Porque se passar de 50,00 eu prefiro pagar pro cara se ferrar fazendo o serviço. Vou tentar fazer isso, mas só tenho os finais de semana. Quando ficar pronto mando fotos.
          cara.. cortar a porca é só em ultimo caso , correndo o risco de estragar a rosca da ponta de eixo..

          pense bem antes de se aventurar.. hehehe..

          tenta primeiro como o GEDSELLET falou ..

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • #6
            Re: Porca do Cubo

            Postado originalmente por marcos22
            cara.. cortar a porca é só em ultimo caso , correndo o risco de estragar a rosca da ponta de eixo..

            pense bem antes de se aventurar.. hehehe..

            tenta primeiro como o GEDSELLET falou ..

            Claro, pensei nisso depois. Vou tentar as opções de dar um calor, fluido de freio, e só em ultimo caso corto a porca. Valeu!

            Comment


            • #7
              Re: Porca do Cubo

              Pablo, fique tranquilo, se todas as tentativas falharem, voce pode cortar a porca com um arco de serra comum. E so ter cuidado para nao afetar a rosca e basta apenas um corte lateral e uma batida leve com talhadeira para soltar.

              Comment


              • #8
                Re: Porca do Cubo

                O pessoal ja disse tudo...

                Meio off...uma vez fui soltar na alavanca e subiu a roda... maledeto

                Comment


                • #9
                  Re: Porca do Cubo

                  Postado originalmente por Museu
                  O pessoal ja disse tudo...

                  Meio off...uma vez fui soltar na alavanca e subiu a roda... maledeto
                  Vou ter que arrumar uma alavanca. Mas essa coisa da roda subir acabei pensando. Será que a rosca é inversa? É pro outro lado que tenho que afrouxar a porca?

                  Comment


                  • #10
                    Re: Porca do Cubo

                    Postado originalmente por pablodemelo
                    Vou ter que arrumar uma alavanca. Mas essa coisa da roda subir acabei pensando. Será que a rosca é inversa? É pro outro lado que tenho que afrouxar a porca?

                    nãããoooo .. rosca normal. direita .

                    filetes ascendentes da direita pra esquerda - sentido de aperto horario e desaperto anti horario..


                    uma das unicas roscas esquerdas do fuke é a da ponta da manga de eixo lado carona . ( carona ou motorista ? )

                    ok ?

                    Do it yourself !

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                    VW BRASILIA 1.600 AR.
                    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                    Comment


                    • #11
                      Re: Porca do Cubo

                      Senão me engano a porca do semi eixo dianteiro do lado esquerdo(motorista) é rosca esquerda.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Porca do Cubo

                        Postado originalmente por marcos22
                        nãããoooo .. rosca normal. direita .

                        filetes ascendentes da direita pra esquerda - sentido de aperto horario e desaperto anti horario..


                        uma das unicas roscas esquerdas do fuke é a da ponta da manga de eixo lado carona . ( carona ou motorista ? )

                        ok ?
                        Isto mesmo, rosca esquerda lado do motorista.

                        O motivo nao sei mas...

                        Comment


                        • #13
                          Re: Porca do Cubo

                          Postado originalmente por Museu
                          Isto mesmo, rosca esquerda lado do motorista.

                          O motivo nao sei mas...

                          olhando a roda lado carona de frente, imagine o carro andando para frente = rotação sentido horário .

                          olhando a roda lado motorista de frente, imagine o carro andando para frente = rotação sentido anti-horário .

                          a rosca esquerda está no lado motorista justamente para evitar afrouxamentos na porca. ( mesmo ela sendo travada por um parafuso M6 ).


                          explicando :

                          roda lado carona andando pra frente = sentido horário e aperto da porca de rosca direita tambem sentido horário . fechou ..


                          roda lado motorista andando pra frente = sentido anti-horário e aperto da porca de rosca esquerda tambem sentido anti-horário . fechou ..



                          exemplo : ventiladores domesticos - se fosse rosca direita as hélices se desenroscariam e iam dar um passeio por ai.. rsrsrs

                          Do it yourself !

                          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                          VW BRASILIA 1.600 AR.
                          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                          Comment


                          • #14
                            Re: Porca do Cubo



                            Seguindo a logica... e a traseira esquerda?
                            Last edited by Museu; 12-06-2012, 11:58 AM.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Porca do Cubo

                              Postado originalmente por Museu

                              Seguindo a logica... e a traseira esquerda?

                              não encontrei a tabela de torques da VW para o semi eixo traseiro , mas em conjuntos motrizes de veiculos mais novos com homocinetica , é dado um aperto inicial de 200 Nm ,para assentar rolamentos , espaçadores,etc.. afrouxado o conjunto em meia volta e depois aplicado torque final de 20 Nm e depois o travamento da porca. ( amassamento da ponta da porca dentro do canal longitudinal da ponta de eixo .

                              no caso da dianteira de VW a ar, existe o risco de se soltar , pois o conjunto não é travado ,é apenas ajustado com a folga correta para o rolamento . é rotativo .

                              já na traseira o cubo gira junto com o eixo , e o cubo tem encosto na face do anel interno do rolamento que por sua vez , tem apoio no batente do semi eixo.

                              daí pode se aplicar maiores torques , aliado a porca castelo com o uso de cupilha é quase impossivel se soltar .

                              já viu mecânico apertando aquela porca do cubo ? ( marreteiro ) soquete 36 mm com encaixe de 3/4'' + cabo de força de 500 mm + tubo de 1,2 metro .
                              se calcular isso e se o mecanico tiver tomado um café reforçado , dá uns 1.500 Nm .

                              olhando a tabela de torque para roscas finas , e jogando ai uma classe de resistencia mediana olha oque dá :

                              Porca sextavada 36 mm.
                              Ø rosca - M27 ( não sei o Ø correto mas é bem próximo disso )
                              Passo rosca - de 1,5 a 2,0 ( passo bem proximo tbm ) .
                              Classe resistencia aço - 8.8 ( peguei leve aqui, é bem mais que isso )

                              1.133 Nm . não quero dizer que este é o torque correto e recomendado , mas a rosca aguenta isso , desde que eixo e porca estejam perfeitos .

                              existem semi eixos para fuke de arrancada forjados ou até com 4140 ou 4340 . aí a coisa fica séria .
                              Last edited by marcos22; 12-06-2012, 07:27 PM.

                              Do it yourself !

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                              VW BRASILIA 1.600 AR.
                              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                              Comment

                              Working...
                              X