Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tala 4,5' x Tala 5'

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tala 4,5' x Tala 5'

    Boa noite, pessoal!
    Estou em um certo dilema, até já li e reli vários tópicos sobre pneus e rodas, porém ainda sim não consegui ter uma base para sanar essa dúvida.
    A questão é a seguinte, estou terminando de reformar meu fusca, ele sempre usou as rodas 15 e pneus originais (tala 4,5 e pneus 5.60-15), porém como quero mudar um pouco a estética dele vou fazer as seguintes alterações:
    - Rodas com tala 6' atrás e pneus 195/65 ou 205/60
    - Encurtar 1,5 cm de cada lado do eixo
    - Manter as rodas 4,5' na frente
    - Suspensão catraca (ai que começa a dúvida)

    Como quero rebaixar o min na frente, apenas para o paralama ficar quase 1 dedo do pneu vou colocar catraca, porém li que a catraca pode acabar fazendo o pneu pegar na suspensão e lataria e o ideal seria trocar as mangas de eixo por mangas EMPI, porém as mangas rebaixadas pelo que vi abaixam cerca de 7cm e não queria rebaixar tudo isso.
    Para não pegar na lataria eu estava pensando em pneus 175/60 (que acho que ficariam confortáveis e com um visual legal), porém alguns dizem que nas 4,5 ele ficaria meio "balão" e que usando catraca eles vão pegar na lataria, isso procede? Teria que trocar as rodas da frente pra 5" ou posso usar os 175/60 nas 4,5"?
    Pensei em colocar pneus 155/60, porém achei o modelo muito fino e não casaria com o estilo pois não vou rebaixar tanto.
    O que me dizem?
    Last edited by WellOliva; 30-01-2017, 09:22 PM.

  • #2
    Hum... complicou hehehe!

    Tem preconceito com mangas de eixo trabalhadas (soldadas)? Tem o "Sansão Campos" de Belo Horizonte/MG que faz mangas rebaixadas na medida que você precisar. Realmente as mangas rebaixam 7 cm's e é muita coisa! Deveria ter opção pra rebaixar 4 cm's, ficaria perfeito! Tenta ver com ele. ;)

    Sobre os pneus não posso opinar. Já vi fotos aqui ou no FFB de um fusca verde 72 de um cara chamado Azeitona (não tenho certeza), na época em que eu ficava acompanhando aqueles tópicos sobre o carro de cada usuário lá... lembro que usava manga rebaixada de 7 cm's + pneus 175/60 ou 175/65 R15 nas rodas originais 4,5", rente ao paralama, mas sem pegar e sem encurtar o quadro! Na traseira era roda larga de 5,5 ou 6". Era lindo o visual!!

    Que eu me lembre era isso. Não tenho certeza, ok?!

    E bem vindo hehee!

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Então, hahaha ai que tá, tenho um certo receio com soldas dai logo pensei em pegar as mangas EMPI, só que não achei menos que 7cm rebaixada, e com as mangas de eixo ele rebaixa sem pegar, já a catraca ela empurra os pneus em direção ao bojo do farol e ao paralama, já vi alguns fuscas usando pneus 195/50 com catraca sem pegar, to pensando seriamente nas seguintes alternativas:
      - Me arriscar a colocar os 175/60 nas rodas 4,5 ou
      - 4,5 com 155/60 ou 65
      - 5,0 com 175/60 ou 65
      Eu quero aproveitar as rodas originais que tenho, porém ainda não tenho certeza, meu mecânico disse que poderia até experimentar deixar as originais na frente, porém creio que não vai ficar tão estável já que a traseira vai ficar com perfil mais baixo.

      Muito obrigado! Estou lendo vários tópicos que estão me ajudando.
      Ainda tenho bastante coisa pra fazer no fusquinha. hehehe
      Abraço!

      Edit: os pneus 175/60 nas rodas 4,5 ficam muito largos (a ponto de danificar os pneus) ou não?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por WellOliva Ver Post
        Então, hahaha ai que tá, tenho um certo receio com soldas dai logo pensei em pegar as mangas EMPI, só que não achei menos que 7cm rebaixada, e com as mangas de eixo ele rebaixa sem pegar, já a catraca ela empurra os pneus em direção ao bojo do farol e ao paralama, já vi alguns fuscas usando pneus 195/50 com catraca sem pegar, to pensando seriamente nas seguintes alternativas:
        - Me arriscar a colocar os 175/60 nas rodas 4,5 ou
        - 4,5 com 155/60 ou 65
        - 5,0 com 175/60 ou 65
        Eu quero aproveitar as rodas originais que tenho, porém ainda não tenho certeza, meu mecânico disse que poderia até experimentar deixar as originais na frente, porém creio que não vai ficar tão estável já que a traseira vai ficar com perfil mais baixo.

        Muito obrigado! Estou lendo vários tópicos que estão me ajudando.
        Ainda tenho bastante coisa pra fazer no fusquinha. hehehe
        Abraço!

        Edit: os pneus 175/60 nas rodas 4,5 ficam muito largos (a ponto de danificar os pneus) ou não?
        Que eu me lembre, por foto, não. Lembra do pneu do itamar? É 165 e não fica tão balão! O 175 é apenas 1 cm mais largo. Vai de boa! Nas fotos que o cara mostrou na época, tava perfeito!

        Pra andar com 1 dedo do paralama e com este pneus, não pega no bojo do farol não. Eu ando na catraca com pneu 185/60/R15 e 2 dedos do paralama.. não pega e tem curso ainda! Catraca e um pedaço de tubo cortado servindo como calço para o tubo inferior, afim de corrigir o caster. A mesma função do "caster shims" (alguma coisa assim).

        Já vi na prática o seguinte:

        - catracas para nivelar o carro somente = anda de boa, inclusive com amortecedor original

        - catracas pra andar pregado = fode tudo, merda pura, larga pra lá

        - mangas = rebaixa muito mas mantém conforto; necessário encurtar o quadro caso use rodas ou pneus mais largos

        - mangas soldadas = rebaixa na medida que você precisa e mantém o conforto


        O preço de 2 catracas boas da RAZOR + mão de obra .. sai o preço da manga.. mas tem regulagem!

        O ideal é mangas + catracas (pra levantar um tiquinho de nada!).

        No seu caso eu tentaria as mangas, sem encurtar o quadro, com rodas 4,5" e pneus 175 no máximo. Você troca as mangas em casa! Depois manda alinhar e boa!

        Troca idéia com o pessoal da "KATRACA" de SP. ;)

        Abração!!

        EDIT:

        Catracas RAZOR
        http://razorlifestyleperformance.blogspot.com.br/

        Oficina Katraca
        http://katraka.com.br/
        Last edited by Delriobr; 31-01-2017, 11:30 AM.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post

          Que eu me lembre, por foto, não. Lembra do pneu do itamar? É 165 e não fica tão balão! O 175 é apenas 1 cm mais largo. Vai de boa! Nas fotos que o cara mostrou na época, tava perfeito!

          Pra andar com 1 dedo do paralama e com este pneus, não pega no bojo do farol não. Eu ando na catraca com pneu 185/60/R15 e 2 dedos do paralama.. não pega e tem curso ainda! Catraca e um pedaço de tubo cortado servindo como calço para o tubo inferior, afim de corrigir o caster. A mesma função do "caster shims" (alguma coisa assim).

          Já vi na prática o seguinte:

          - catracas para nivelar o carro somente = anda de boa, inclusive com amortecedor original

          - catracas pra andar pregado = fode tudo, merda pura, larga pra lá

          - mangas = rebaixa muito mas mantém conforto; necessário encurtar o quadro caso use rodas ou pneus mais largos

          - mangas soldadas = rebaixa na medida que você precisa e mantém o conforto


          O preço de 2 catracas boas da RAZOR + mão de obra .. sai o preço da manga.. mas tem regulagem!

          O ideal é mangas + catracas (pra levantar um tiquinho de nada!).

          No seu caso eu tentaria as mangas, sem encurtar o quadro, com rodas 4,5" e pneus 175 no máximo. Você troca as mangas em casa! Depois manda alinhar e boa!

          Troca idéia com o pessoal da "KATRACA" de SP. ;)

          Abração!!

          EDIT:

          Catracas RAZOR
          http://razorlifestyleperformance.blogspot.com.br/

          Oficina Katraca
          http://katraka.com.br/
          Boa tarde, Delriobr!
          Obrigado, pelas dicas, vou pesquisar com esse pessoal.
          Problema é que eu ainda não tenho certeza de quanto vou baixar, refazendo meus cálculos vi que terei que baixar uns 4-5 cm, mais que isso pega na subida da minha garagem, apesar que posso mandar algum pedreiro refazer, tem todas essas complicações por isso to afim de colocar catracas, assim consigo alterar a altura quando quisesse.
          Uma outra dúvida, a roda que você usa os 185/60 são qual tala?
          Pois tava olhando minhas rodas hoje e pelo jeito vou ter que trocar as da frente também, logo to pensando e colocar nas dianteiras 5" com os 175/60 ou 65, ficaria bom, sem ter perigo de danificar os pneus?
          Edit: digo danificar não no sentido de pegar nos paralamas mas sim da roda ser muito fina pra largura dele

          Comment


          • #6
            Eu uso aro 15x6 et 40. Mas o quadro é encurtado 1,5 cm de cada lado e o paralama é rebatido na borda. Ando a 2 dedos do paralama, sem problema. Já andei com 1 dedo do paralama e sem problema também.

            Melhor encurtar essa bagaça 1,5 cm de cada lado pois ainda permite usar a barra compensadora original e não precisa mexer nas barras de direção. Não tem possibilidade técnica de encurtar menos que 1,5 cm. Então uso esses espaçadores de roda de 6 mm de espessura. Na prática, fica como se tivesse encurtado 0,9 cm. Perfeito!

            Sobre as rodas, vai de boa!

            Talvez apenas as catracas, as rodas 5 ou 5,5" com pneus 175 e um rebatimento dos paralamas já dê uma montagem legal!!!

            Abraço!

            Comment


            • #7
              Será que com as rodas 5" e deixando uns 2 dedos do paralama ainda precisa fazer rebatimento?
              Aliás achei um fusca muito massa com rodas 4,5" e pneus 175/60R15 o dono dele falou que já roda com esses pneus a um tempo, só ainda não me respondeu quanto a suspensão se pega ou não.
              Link: http://macfuca.blogspot.com.br/

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por WellOliva Ver Post
                Será que com as rodas 5" e deixando uns 2 dedos do paralama ainda precisa fazer rebatimento?
                Aliás achei um fusca muito massa com rodas 4,5" e pneus 175/60R15 o dono dele falou que já roda com esses pneus a um tempo, só ainda não me respondeu quanto a suspensão se pega ou não.
                Link: http://macfuca.blogspot.com.br/
                Só montando pra saber hehe! Como nunca usei, não posso afirmar!

                Troca idéia com a katraka que é mais garantido!

                Abraço!

                Comment

                Working...
                X