Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barra De Torção

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Barra De Torção

    Uns amigos meus (loucos por sinal), usavam a mola (só a mola) do amortecedor da CG no lugar do batente, para segurar a suspensão um pouco mais alta para poder rodar, e nos encontros, tirava essa mola fora.

    A mola relativamente segurava a traseira (quanto a o peso), mas no quesito estabilidade era péssimo.
    Fusca 1974
    1600cc Tork Dupla Solex 32
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

    Comment


    • Re: Barra De Torção

      Postado originalmente por Fusquero
      Uns amigos meus (loucos por sinal), usavam a mola (só a mola) do amortecedor da CG no lugar do batente, para segurar a suspensão um pouco mais alta para poder rodar, e nos encontros, tirava essa mola fora.

      A mola relativamente segurava a traseira (quanto a o peso), mas no quesito estabilidade era péssimo.
      Pois então, curiosamente uma CG titan estacionou atras do meu fusca e uma FAZER 250 na frente e pude observar bem ambos os sistemas de amortecimento delas.

      Muito bem, ambos amortecedores tem 3 regulagens de altura, a inclinação do amortecedor da FAZER é bem desprezível a olho nú, diria eu que no olho grande sua posição em relação ao quadro da moto beira os 90º, assim como os da CG também. A grande diferença entre ambos consiste nas molas, que na FAZER tem praticamente o dobro da espessura das molas da CG.

      Já o curso e o comprimento de ambas, vou ficar devendo, pois apesar de eu ter uma trena no carro, não daria para explicar o porquen de eu estar medindo os amortecedores de ambas as motos, ficaria bem estranho, daí, melhor evitar problemas.

      Se eu tivesse que escolher, diria que o amortecedor da FAZER 250 cumpriria melhor a função de sustentar os facões do fusca, podendo talvez até eliminar a atuação das barras de torção e os da CG se prestariam para ocupar uma posição na suspensão dianteira ... de qualquer forma, um estudo mais detalhado a respeito do curso e da carga de cada um precisa ser feito. Fica a idéia...

      Vou ver o que consigo por aqui.

      Abs.

      Comment


      • Re: Barra De Torção

        Segue imagem explodida do amortecedor traseiro da FAZER 250 para vermos seu jeitão.

        Abs

        Arquivos Anexos

        Comment


        • Re: Barra De Torção

          Postado originalmente por celojr
          Segue imagem explodida do amortecedor traseiro da FAZER 250 para vermos seu jeitão.

          Abs

          pela figura da p/ ver que o curso dele deve ser curto tbém hein !!???
          Fernando / German Look 74
          2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

          Comment


          • Re: Barra De Torção

            Postado originalmente por sedan74turbo
            pela figura da p/ ver que o curso dele deve ser curto tbém hein !!???
            Pois é, foi exatamente isso que não deu para saber visualmente. A mola ocupa praticamente toda a extensão do amortecedor e eu dei aquela olhadinha discreta para não ter problemas depois de explicar porque estava olhando tão interessado para a moto, caso o dono chegasse... Mas pedi a um amigo meu, que é mecânico, para sair a caça de um desses, mesmo que chumbado, para termos um noção melhor.

            Agora, vc já pensou numa coisa? a gente pega um desses, tira o pino de regulagem de altura, torqueamos uma rosca no corpo do amortecedor e por dentro do suporte da mola... taí nosso coil-over by F4E...

            Esse amortecedor da FAZER eu não sei, mas já vi um muito parecido de uma Honda Tornado 250 por 180,00, só que não tem regulagem de altura e seu curso livre é de parcos 5 a 6 cm... mas já da pra brincar né? Aumentar o curso dele ficaria bem mais fácil...

            Abs.

            Só para completar, algumas ponderações que fiz a respeito do amortecedor da tenerè 600: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...7&postcount=21
            Last edited by celojr; 05-02-2009, 12:23 PM.

            Comment


            • Re: Barra De Torção

              Eu tenho uma CG.

              Vou medir e fotografar os amortecedores.
              Fusca 1974
              1600cc Tork Dupla Solex 32
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

              Comment


              • Re: Barra De Torção

                Amortecedor da CG KS

                Na posição mais alta da regulagem tem 33cm (de uma parafuso à outro)




                Andando eu + meu irmão na garupa, aprox 160kg + 100kg da moto (com tanque cheio), dá final de curso nas ondulações mais fortes.
                Arquivos Anexos
                Last edited by Fusquero; 05-02-2009, 02:14 PM.
                Fusca 1974
                1600cc Tork Dupla Solex 32
                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

                Comment


                • Re: Barra De Torção

                  Pois então, os amortecedores da CG não tem carga para aguentar a traseira do fusca, principalmente nas arrancadas, onde praticamente todo o peso do carro é deslocado para trás... já como amortecedor dianteiro... talvez dê certo, exceto no caso de freadas mais bruscas, quando o deslocamento do peso segue direção inversa.Com esses amortecedores, as barras de direção devem permanecer ativas, daí, não vejo qual a vantagem sobre o original.

                  Ainda estou procurando os amortecedores de motos mais pesadas, está um pouco difícil, mas vou seguir procurando.

                  Abs.

                  Comment


                  • Re: Barra De Torção

                    Postado originalmente por celojr
                    Pois então, os amortecedores da CG não tem carga para aguentar a traseira do fusca, principalmente nas arrancadas, onde praticamente todo o peso do carro é deslocado para trás... já como amortecedor dianteiro... talvez dê certo, exceto no caso de freadas mais bruscas, quando o deslocamento do peso segue direção inversa.Com esses amortecedores, as barras de direção devem permanecer ativas, daí, não vejo qual a vantagem sobre o original.

                    Ainda estou procurando os amortecedores de motos mais pesadas, está um pouco difícil, mas vou seguir procurando.

                    Abs.
                    Celojr,
                    Vou ver se me lembro...
                    Tenho uma Intruder 800, e instalei na sua suspensão traseira, um par de amortecedor de CB-500. Seu curso é de 9 cms, e seu comprimento aberto é de 31 cms, êle é 1 cms mais comprido que o original da minha moto.
                    Ela pesa 210 kgs, a regulagem é de 5 posições, e eu a uso na posição 3.
                    Com eu peso 88 kgs, e minha garupa oficial, 56 kgs, e a suspensão dá batente e algumas ondulações mais acentuadas.
                    Pensei uma vez em mudar a fixação do olhal superior, instalando rosca, ao invez da solda existente pra fixar o olhal.
                    Com isso daria utilizar o batente do Corsa, que acho que ainda é o menor batente, e por ser macio, acho que mesmo que ele trabalhasse já encostado na base, o impacto seria bem menor. Não fiz isso ainda, mas é um dos projetos que tenho em mente.
                    Acho que dá certo, se alguem tiver como confirmar isso, acho que derepente, é uma alternativa, pois se somar o que tá somado de carga aí em cima já dá uns 350 kgs, prá frente eu acho ser o bastante.
                    Na traseira, eu penso em algo como amortecedor de chevette, molas da teneré endurecidas, batente do corsa, acho que com pequenas modificações, a suspensão ficará bala...
                    Detalhe, em nenhum momento eu pensei em 4 pessoas no carrinho, ok!...
                    Abraço,
                    Carlão
                    Last edited by Carlos Roberto; 05-02-2009, 11:19 PM.

                    Comment


                    • Re: Barra De Torção

                      Senhores,

                      Sabem o que pensei, muito interessante as informações do amigo Carlos Roberto, seus amortecedores aguentam uma carga de 354 Kg, dando final de curso em ondulações mais acentuadas, isso com um curso de 9 cm, correto?

                      Pois bem, acontece que seu curso totalmente aberto é de 31 cm.

                      Então... talvez possamos alterar seu curso de trabalho, modificando o local do batente que sustenta a mola, tansferindo ele para uma posição mais acima, mantendo seu sistema de regulagem. Ou então tornear uma rosca em ambas as peças que sustentam a mola, daí, com 31 cm de curso total, podemos regulá-lo na altura que mais nos convir, no mais autêntico sistema coil-over.

                      Além disso, esse princípio também se aplica aos amortecedores das motos que possuem um amortecedor apenas na traseira, inclusive as de curso curto, como a que citei anteriormente, e eu continuo achando que esses amortecedores, por suportarem uma carga maior, sejam os que mais se aplicam aos nossos propósitos de eliminar a atuação das barras de torção pois estaremos utilizando dois deles, seria como sustentar uma motocicleta em cada lado da traseira dos fusca.

                      Ainda tô na busca de um desses por aqui, ma tá meio difícil de achar um chumbado para fazer testes de comprimento e fazer isso com um novo é covardia...

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: Barra De Torção

                        Ok, mas acontece que OS DOIS AMORTECEDORES JUNTOS sustentam os 300 e poucos kgs...Acho pouco pra andar na traseira do fusca! Muuuito pouco!
                        Para a dianteira talvez servisse, mas na traseira teria de ser algo que sustentasse algo em torno de seus 400 kg
                        2100 aspro

                        Comment


                        • Re: Barra De Torção

                          Postado originalmente por FILIPE A
                          Ok, mas acontece que OS DOIS AMORTECEDORES JUNTOS sustentam os 300 e poucos kgs...Acho pouco pra andar na traseira do fusca! Muuuito pouco!
                          Para a dianteira talvez servisse, mas na traseira teria de ser algo que sustentasse algo em torno de seus 400 kg
                          Então, Filipe,

                          Exatamente por esse pormenor que advogo o uso dos amortecedores de motos monobloco, pois cada um deles suportaos 300 Kg da moto e teoricamente atuando em conjunto na traseira do fusca, suportarão 600 Kg, praticamente o peso seco do fusca.

                          Temos que levar em conta também o movimento do veículo, estamos falando de 300 Kg com a moto parada, quando ela arranca, esse peso aumenta e é jogado integralmente na traseira, fora as empinadas e saltos...imagino que esses amortecedores suportam um peso razoavelmente maior do que pensamos.

                          A pega feia é que não estou achando nenhum desses danados por aqui, mas vou continuar tentando.

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: Barra De Torção

                            Aí no interior eh complicado...
                            Tente em feira de santana
                            2100 aspro

                            Comment


                            • Re: Barra De Torção

                              Postado originalmente por FILIPE A
                              Aí no interior eh complicado...
                              Tente em feira de santana
                              Então, Filipe, até já me deram esse toque, dizem que em Feira, o que vc quiser, vc acha, o duro é tempo de ir lá ou saber de antemão quem daqui está indo até lá...

                              É brother, se fosse fácil, não seria dark... hehehe

                              Abração.

                              Comment


                              • Re: Barra De Torção

                                Postado originalmente por celojr
                                Muito bem, ambos amortecedores (Faser e CG) tem 3 regulagens de altura, .
                                Correção:
                                O dispositivo em questão desses amortecedores, assim como de outras motos regulam a pré carga da mola, tornando-os mais duros ou macios, não acarretam variação da altura ou do curso da suspensão.

                                Comment

                                Working...
                                X