Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com câmbio

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ajuda com câmbio

    Olá amigos Fusqueiros, venho aki humildemente pedir ajuda com meu carrinho.
    Tenho um Fusca 72 amarelo 1500 com cambio de Brasília (trocado recentemente). Logo que meu mecânico montou o câmbio eu instalei o câmbio JET da Empi nele, rodei uns 2 meses com ele justinho. Um certo dia, ele deu uma travada em 1º e forcei a alavanca para desengatar, e a mesma ficou com folga, logo em seguida fui engatar 1º novamente e a alavanca pulou do cachimbo. Fui trabalhar com o carro desse jeito mesmo, e no dia seguinte retirei o câmbio Jet e estou sem ele até hoje. Como gostei muito dos engates mais curtos, queria saber de vocês oque poderia ter acontecido com meu câmbio.Estou analisando a possibilidade da bucha do varão ter rompido, já comprei uma nova e um trambulador novo também e vou fazer akele reforço nele que vi num tópico no tutorial. Será que com esses procedimentos meu cambio voltará a ficar justinho novamente. Lembrando que já comprei também uma alavanca, chapa-guia, mola novas. Outro sintoma também, que quando vou passar de 1º pra 2º ele naum entra direto, tem que dar uma levadinha de lado e e puxar pra entrar 2º. Se puderem me ajudar vou ser muito grato.
    85 Käfer 1600cc + Dual solex 32 + 4x1 Silenautto.

  • #2
    Re: Ajuda com câmbio

    Postado originalmente por David Yellow 72
    Olá amigos Fusqueiros, venho aki humildemente pedir ajuda com meu carrinho.
    Tenho um Fusca 72 amarelo 1500 com cambio de Brasília (trocado recentemente). Logo que meu mecânico montou o câmbio eu instalei o câmbio JET da Empi nele, rodei uns 2 meses com ele justinho. Um certo dia, ele deu uma travada em 1º e forcei a alavanca para desengatar, e a mesma ficou com folga, logo em seguida fui engatar 1º novamente e a alavanca pulou do cachimbo. Fui trabalhar com o carro desse jeito mesmo, e no dia seguinte retirei o câmbio Jet e estou sem ele até hoje. Como gostei muito dos engates mais curtos, queria saber de vocês oque poderia ter acontecido com meu câmbio.Estou analisando a possibilidade da bucha do varão ter rompido, já comprei uma nova e um trambulador novo também e vou fazer akele reforço nele que vi num tópico no tutorial. Será que com esses procedimentos meu cambio voltará a ficar justinho novamente. Lembrando que já comprei também uma alavanca, chapa-guia, mola novas. Outro sintoma também, que quando vou passar de 1º pra 2º ele naum entra direto, tem que dar uma levadinha de lado e e puxar pra entrar 2º. Se puderem me ajudar vou ser muito grato.
    david ;

    bem vindo ao forum..

    aqui vc vai encontrar a solução dos seus problemas com o fuca ou aumentar eles um pouquinho ..

    então.. vou te falar algumas causas que poderiam ter ocorrido.

    - quebra da bucha do varão. ( só trocar ela )

    - folga excessiva no acoplamento do varão lá atras debaixo do banco.
    ( trocar o acoplamento ou melhorar ele conforme o pessoal aqui fez na seção tutoriais.)

    - o fato das enroscadas nas marchas é só questão de ajuste da chapinha e a posição da alavanca .
    eu achei uma vez um '' meio termo '' que ficou bão demais ..

    qualquer coisa dá um grito ai..

    abraço.

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



    Comment


    • #3
      Re: Ajuda com câmbio

      Blz parceiro, obrigado pelas boas vindas. Então, procurei aqui na minha cidade a bucha do varão, e achei somente a bucha, sem aquele anelzinha que vem com ela, o trambulador também achei mais de varias marcas. Teria alguma com melhor qualidade que outras? Em todas as lojas que fui, me disseram que aquele anelzinho da bucha não vem mais, teria algum modo de adaptar algo parecido? Pretendo desmontar meu varão segunda-feira mas sem a bucha não adianta nem eu mexer. Vocês acham necessário eu fazer o reforço no trambulador novo? Vi também num tópico do Dalton em outro fórum, uma ilustração ensinando como instalar o cambio jet, e vi essa ilustração.



      Reparem na peça 12, essa chapa oque é? É necessário a instalação dela? VLW
      Arquivos Anexos
      85 Käfer 1600cc + Dual solex 32 + 4x1 Silenautto.

      Comment


      • #4
        Re: Ajuda com câmbio

        Postado originalmente por David Yellow 72
        Blz parceiro, obrigado pelas boas vindas. Então, procurei aqui na minha cidade a bucha do varão, e achei somente a bucha, sem aquele anelzinha que vem com ela, o trambulador também achei mais de varias marcas. Teria alguma com melhor qualidade que outras? Em todas as lojas que fui, me disseram que aquele anelzinho da bucha não vem mais, teria algum modo de adaptar algo parecido? Pretendo desmontar meu varão segunda-feira mas sem a bucha não adianta nem eu mexer. Vocês acham necessário eu fazer o reforço no trambulador novo? Vi também num tópico do Dalton em outro fórum, uma ilustração ensinando como instalar o cambio jet, e vi essa ilustração.

        [ATTACH]21568[/ATTACH]

        Reparem na peça 12, essa chapa oque é? É necessário a instalação dela? VLW

        essa chapa nº 12 ja existe no carro, porem na parte interna e vc não consegue ver.

        é nela que vai fixada a bucha do varão , e quando eu troquei a bucha na minha brasilia 76 , não tinha anel de fixação, montei so a bucha no encaixe e ta perfeito.

        o pessoal que reforçou o acoplamento da ponta do varão gostou do resultado. eu não fiz isso ainda não..

        abraço.

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



        Comment


        • #5
          Re: Ajuda com câmbio

          Ah sim, vou montar sem o anel e reforçar o acoplamento, como meu pai também tem um fusca, vou fazer o serviço com a ajuda dele amanhã. Muito obrigado pela ajuda amigo, assim que terminar posto os resultados. Té + e bom fim de semana.
          85 Käfer 1600cc + Dual solex 32 + 4x1 Silenautto.

          Comment


          • #6
            Re: Ajuda com câmbio

            Galera, coloquei a bucha do varão nova e por incrível que pareça lá estava o anelzinho trava, nem precisei reforçar o acoplamento, os engates ficaram "mais firmes que prego na área" - como disse meu velho -. Ficou simplemente demais os engates, só a posição da chapa-guia que preciso ajustar melhor (o tempo tava curto) . Também aproveitei para alongar o acionador da embreagem, que maravilha, nem parece o mesmo carro. Muito obrigado amigos foristas. Mas agora surgiu um outro probleminha:
            A chapinha que regula a altura dos pedais deu uma mexida e meus pedais ficaram caidos. Meu pai e eu regulamos ela e tals, mas agora o pedal de freio meio que aciona junto com o pedal da embreagem. O que pode ser?
            85 Käfer 1600cc + Dual solex 32 + 4x1 Silenautto.

            Comment


            • #7
              Re: Ajuda com câmbio

              Amigos, mas para trocar a bucha do varão, qual seria o procedimento?
              Me corrijam aonde eu estiver errado...suponho que devo soltar o trambulador lá atras, retirar a alavanca e empurrar o varão sentido a frente do carro, substituir a bucha e remontar. Seria isso? Ou preciso acessar o varão pelo buraco da frente do fusca, acessando o túnel? Podem me ajudar?
              Porsches & VW air cooled, that's what I like!
              www.floripaboxer.blogspot.com

              Comment


              • #8
                Re: Ajuda com câmbio

                Postado originalmente por nando do fusca
                Amigos, mas para trocar a bucha do varão, qual seria o procedimento?
                Me corrijam aonde eu estiver errado...suponho que devo soltar o trambulador lá atras, retirar a alavanca e empurrar o varão sentido a frente do carro, substituir a bucha e remontar. Seria isso? Ou preciso acessar o varão pelo buraco da frente do fusca, acessando o túnel? Podem me ajudar?

                tem tutorial pronto aqui no forum.. busca ai .
                se não achar a noite olho pra vc.. to no trampo..

                Do it yourself !

                Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                VW BRASILIA 1.600 AR.
                Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                Comment


                • #9
                  Re: Ajuda com câmbio

                  Postado originalmente por marcos22
                  tem tutorial pronto aqui no forum.. busca ai .
                  se não achar a noite olho pra vc.. to no trampo..

                  Só encontrei o tutorial com imagens, mas não o passo-a-passo...valeu.Aguardo sua ajuda.
                  Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                  www.floripaboxer.blogspot.com

                  Comment


                  • #10
                    Re: Ajuda com câmbio

                    Postado originalmente por nando do fusca
                    Só encontrei o tutorial com imagens, mas não o passo-a-passo...valeu.Aguardo sua ajuda.

                    ai .. somente passo a passo . sem fotos .

                    http://www.fusca4ever.com.br/showpos...18&postcount=6



                    com fotos .

                    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...+bucha+var%E3o

                    Do it yourself !

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                    VW BRASILIA 1.600 AR.
                    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                    Comment


                    • #11
                      Re: Ajuda com câmbio

                      Jóia, tirou minhas dúvidas. No caso então, o varão precisa ser sacado fora né?
                      Valeu a atenção.
                      Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                      www.floripaboxer.blogspot.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Ajuda com câmbio

                        Postado originalmente por nando do fusca
                        Jóia, tirou minhas dúvidas. No caso então, o varão precisa ser sacado fora né?
                        Valeu a atenção.
                        ok. ele sai pela frente do carro.
                        tem uma janela de visita com dois parafusos M6 no cabeçote .

                        pelo menos na brasilia tem..

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #13
                          Re: Ajuda com câmbio

                          Hoje troquei a bucha do varao e a junta q une o varao a caixa de marchas para colocar a alavanca da empi. A a terceira e quarta marchas, tinha um curso muito grande para entrar, a terceira raspava algumas vezes, tinha q levar a alavanca ate a posicao de uma quinta de carros novos. Agora q esta tudo justo e com a nova alavanca, não entra mais a terceira e quarta em movimento, so parado, o que pode ser?

                          Comment

                          Working...
                          X