Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por kito
    Amigo Ricardo...
    ...
    Meu voto é pela adaptação do AP.
    Kito encurtei a citação para não ficar muito longo, e confesso, dá muito trabalho responder dentro da citação.

    Então, entendí tudo que vc disse e concordo, a não ser pelo fato da adaptação com a caixa AP que será quase impossível de acontecer, os ovos dessa gemada me parecem que são de avestruz, enormes e dificílimos de serem quebrados, agoras, que fique registrado, não estou nem um pouco satisfeito de não utilizar a caixa do AP, seria a melhor forma de termos esse cambio com relações de marchas projetadas de forma correta, mas como diria Mick Jagger: "you can't always get what you want", daí, paciência né?

    Concordo com tudo que vc disse.

    Só pra concluir, em relação a esse projeto, vc tá melhor que eu, que não sou engenheiro, não estudo engenharia, nem tenho experiências grandes com mecânica de automóveis.

    As vezes me pergunto porque cargas d'água fui me meter nessa aventura...hehehe.

    Abs.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por fabricio.vergetti
      na verdade celo , nao sao eixos , sao astes de perfuracao , mas acho o exemplo valido sim .
      Fabrício, "ó nóis aqui otra veis"

      Preciso esclarecer mais uma dúvida a respeito desse caso de hastes alongadas por rosca e para isso vou abusar da sua experiência mais uma vez... desculpe.

      É o seguinte, vc explicou como são feitas as perfurações, os alongamentos da haste e tal... depois falou da dificuldade de desenroscar o conjunto, daí me surgiu uma dúvida, que é a seguinte: e para retirar a haste de dentro do solo, basta puxá-la para cima com algum tipo de guindaste ou é necessário algum movimento de rotação do eixo? caso seja necessária a rotação do eixo, em que sentido ela e feita?

      Sacou onde quero chegar?

      desculpe abusar assim de seus conhecimentos...

      Abs.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Vou tentar fazer uma última tentativa com a tampa do AP,

        Tentarei inverter apenas seus garfos e colocá-los na posição que estão na caixa do fusca, antevejo problemas com o garfo da ré, mas quem sabe?

        Se não der certo, partirei para o prolongamento dos eixos por rosca, bolando uma forma de travamento reversível do mesmo, se não der certo, farei a solda do prolongamento e se não der certo...

        Dai vai demorar um pouco, mas vou juntar dinheiro e comprar o danado do câmbio de 5 marchas do ML, então, quando a garantia acabar, desmonto ele interinho e descubro como foi feito e falo para todos aqui, só que como a garantia é longa e ainda tenho que juntar a grana... vai demorar um bocado.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por celojr
          Fabrício, "ó nóis aqui otra veis"

          Preciso esclarecer mais uma dúvida a respeito desse caso de hastes alongadas por rosca e para isso vou abusar da sua experiência mais uma vez... desculpe.

          É o seguinte, vc explicou como são feitas as perfurações, os alongamentos da haste e tal... depois falou da dificuldade de desenroscar o conjunto, daí me surgiu uma dúvida, que é a seguinte: e para retirar a haste de dentro do solo, basta puxá-la para cima com algum tipo de guindaste ou é necessário algum movimento de rotação do eixo? caso seja necessária a rotação do eixo, em que sentido ela e feita?

          Sacou onde quero chegar?

          desculpe abusar assim de seus conhecimentos...

          Abs.

          celo entendi sim , mais nesse caso de desaceleracao , teriamos que bolar realmente uma trava eficiente , pois mesmo quando ha movimento de hastes para retirada , ela e feita no sentido da perfuracao.

          acho que um ,ou dois pinos que traspassem a rosca , seria uma trava eficiente, sendo que nao haveria fragilizacao da rosca pois a trava tambem funcionaria na aceleracao, afinal , as antigas cruzetas , funcionavam assim, no caso da transmissao de forca em sondas , existem modelos que teem o eixo motriz quadrado , sendo posivel o movimento nos dois sentidos , tambem seria uma opcao , afinal o prolomgamento estaria dentro do seu involocro , e desta forma nao seria lancado pra frente ou pra tras , , poderia ainda ser feito uma combinacao dos dois metodos , usando-se um encaixe macho/femea tipo sextavado ( chave alen) no centro do eixo, e uma porca ou uma luva por cima do encaixe , almentando a capacidade de transmissao e retencao de torque nesse ponto.
          black hot metal

          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Já estive até conversando com meu mecânico a respeito do prolongamento por rosca e fizemos algumas medidas.

            A ideia é utilizar os eixos das árvores do AP como prolongamento, vejam nas fotos:

            pinhões lado a lado, adivinhem quem é quem...


            Medida da bitola do AP


            Medida da bitola do fusca


            Prévia de como vai ficar


            A bitola do fusca mede 23 mm e a do AP, 25 mm, daí da para fazer a rosca por dentro dela sem maiores problemas.

            O mesmo raciocínio será utilizado para as pontas dos eixos pilotos.

            Desejem-me sorte.

            Abs a todos.
            Arquivos Anexos

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por fabricio.vergetti
              celo entendi sim , mais nesse caso de desaceleracao , teriamos que bolar realmente uma trava eficiente , pois mesmo quando ha movimento de hastes para retirada , ela e feita no sentido da perfuracao.

              acho que um ,ou dois pinos que traspassem a rosca , seria uma trava eficiente, sendo que nao haveria fragilizacao da rosca pois a trava tambem funcionaria na aceleracao, afinal , as antigas cruzetas , funcionavam assim, no caso da transmissao de forca em sondas , existem modelos que teem o eixo motriz quadrado , sendo posivel o movimento nos dois sentidos , tambem seria uma opcao , afinal o prolomgamento estaria dentro do seu involocro , e desta forma nao seria lancado pra frente ou pra tras , , poderia ainda ser feito uma combinacao dos dois metodos , usando-se um encaixe macho/femea tipo sextavado ( chave alen) no centro do eixo, e uma porca ou uma luva por cima do encaixe , almentando a capacidade de transmissao e retencao de torque nesse ponto.
              Muitíssimo obrigado pelas informações, pena que a retirada das hastes seja feita no mesmo sentido da perfuração, se fosse em sentido contrário estava resolvido nosso dilema.

              Excelentes sugestões as suas, as levarei para o palco de operações ou, talvez, com mais propriedade, campo de batalhas, para análise de qual será o melhor meio de travar a rosca.

              Abs.
              Last edited by celojr; 02-11-2008, 01:48 AM.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Celojr,
                Eu sinceramente, insistiria na idéia de usar eixos e engrenagens e AP, com os garfos invertidos( para que eles fiquem no lugar dos originais), como você disse que iria tentar. A ré, o garfo dela, a gente inverte, se for o caso. Qualquer coisa, não aproveita-se a carcaça do AP, faz-se uma tampa traseira do cambio nova, para casar com os eixos e com os garfos (estes, invertidos de lado).

                Acho que a utilização de um conjunto de outro carro, sem adaptações, assim, ficaria mais confiável, digo eu. Mas reforçando, é minha opinião pessoal.

                Abraço e boa sorte na busca da solução desse problema!!!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,
                  Eu sinceramente, insistiria na idéia de usar eixos e engrenagens e AP, com os garfos invertidos( para que eles fiquem no lugar dos originais), como você disse que iria tentar. A ré, o garfo dela, a gente inverte, se for o caso. Qualquer coisa, não aproveita-se a carcaça do AP, faz-se uma tampa traseira do cambio nova, para casar com os eixos e com os garfos (estes, invertidos de lado).

                  Acho que a utilização de um conjunto de outro carro, sem adaptações, assim, ficaria mais confiável, digo eu. Mas reforçando, é minha opinião pessoal.

                  Abraço e boa sorte na busca da solução desse problema!!!
                  Rafael, o bom mesmo seria se desse para virar a tampa do AP pelo avesso como fazemos com nossas roupas, resolveria o problema, mas como isso não é possível... tentarei algo de outra forma.

                  Parece que eu estou empolgado com a idéia de prolongar o eixo, não é? Na verdade, não, não estou nem um pouco satisfeito com isso.

                  O que estou buscando é uma alternativa que seja executável, como o Groetaers bem disse, temos que criar um câmbio para o carro e não adaptar o carro a um câmbio muito complexo que seu custo proíba sua execução, por isso é que estou avaliando as possibilidades de alongamento do eixo por rosca, pois seria o caso de retirar uma porca, atarrachar os prolongamentos, encaixar o conjunto da 5ª marcha, pôr a tampa, atarrachar a porca de novo e pronto.

                  É lógico que tem os prolongamentos dos garfos, um garfo para a 5ª e etc. mas acho que estes são mais fáceis de serem produzidos do que a tampa pois neste caso já temos os outros garfos para utilizar como gabarito, já a tampa, tem que ser criada praticamente do zero e além disso tem que possuir medidas perfeitas em três dimensões. Não tenho conhecimento técnico para isso, não saberia colocar nem em um papel milimetrado para melhor avaliar, não saberia calcular os vetores da força a que ela será submetida, não saberia dizer quais reforços estruturais deverão ser feitos...

                  Apesar de tudo o que já fiz, sou apenas curioso e estou me baseando no mais alto grau de empirismo (para não dizer achismo) que você possa imaginar.

                  Agora, garanto a você, quem está mais chateado com essa história sou eu, pois também queria que todo o conjunto de engrenagens fosse casado, pois aí teriamos certeza de que as relações foram bem projetadas.

                  Bom, vamos ver, amanhã é um novo dia e temos algumas tarefas lá na oficina, se eu chegar a tempo de evitar o corte do pinhão do AP, reavalio, novamente... a possibilidade de insistir com o AP... enquanto escrevo essas palavras tortas, algumas idéias novas surgem para engrossar nosso malfadado brain storm...

                  Abs.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Amigos,

                    Acabei de conversar com meu mecânico, e por enquanto não tentaremos nada em relação a colocar apenas a 5ª marcha no câmbio do fusca, seja por rosca ou solda, tentaremos algo mais arrojado. Tô na merda mesmo...

                    Os que acham que estou perdendo tempo me perdoem, mas vou continuar labutando com o cambio AP. Tenho a obrigação de extinguir todas as possibilidades que ele me oferece.

                    A questão é a seguinte, considerei tudo o que foi dito por todos aqui do fórum, e cheguei a conclusão que precisamos de uma adaptação reversível, isto é ponto pacífico para mim, só que além disso, precisamos também de um câmbio confiável, senão não adianta.

                    Eu não saberia dizer qual é a melhor relação para completar as quatro marchas do câmbio original do fusca ao passo que o cambio completo do AP já está devidamente projetado.

                    O que vou fazer é tentar criar uma tampa que compatibilize o miolo do câmbio AP com a urna do fusca, como se eu de fato estivesse virando ao avesso a carcaça do AP e depois enfiando para dentro com o dedão a parte do encaixe da ré. A primeira vista, não vai ser fácil não, mas uma vez feita, resolve o problema de forma simples e objetiva, como é a finalidade do projeto (tira a tampa original do fusca e coloca essa com todo o miolo do cambio AP devidamente encaixado - querem maior simplicidade que essa?). Aí vai depender de cada um se mantem a suspensão original do fusca ou se a troca pelo sistema IRS do cambio AP, porque uma vez fabricada essa tampa, o resto todo a ser feito vira brincadeira de criança, afinal, quem faz uma tampa desse porte, não consegue fazer as tampas laterais da transmissão do jeito que quiser? Ou não descobre como compatibilizar a coroa do AP com a caixa satélite do fusca?

                    Enfim, desejem-me sorte

                    Em tempo, o material escolhido para essa tampa será o alumínio.

                    Me disseram que a carcaça do fusca que temos aqui é feita de antimônio e por isso não pega solda.

                    Abs a todos.
                    Last edited by celojr; 02-11-2008, 01:19 AM.

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Muito bem, qual é a idéia.

                      Revejam esta foto:


                      O que pretendo fazer é realizar cortes seriados na tampa do AP como quem fatia um queijo naquela máquina de cortar queijo da padaria da esquina.

                      Para ilustrar o processo:


                      Mas qual seria a melhor medida para os cortes? Pensei no seguinte: pro dentro da tampa do AP vem o encaixe da ré, então não podemos cortá-lo ao meio, dessa forma, o primeiro corte teria a medida exata da espessura do rolamento de encaixe das arvores primaria e secundaria do AP na tampa, com um paquímetro medimos isso com relativa facilidade. O segundo corte englobaria todo o encaixe tubular da marcha ré, novamente lançamos mão do paquímetro para as medições corretas. O terceiro corte englobará todo o resto da tampa até o local de sua furação de encaixe na outra carcaça, a justificativa dele existir é que talvez seja interessante manter essa parte da tampa mais grossa a fim de usá-la no flange.
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Pois bem,

                        Agora temos quatro blocos no lugar da tampa inteiriça do cambio AP.

                        O que fazer com eles?

                        Minha ideia é rotacioná-los, um por vez, em seu eixo horizontal (tomando como referência a foto), fazendo um giro de 180º.

                        Novamente para ilustrar o processo:


                        Com esse movimento, o que espero é colocar todos os encaixes e furações do lado correto da caixa do fusca, como uma imagem no espelho e daí sim back to the game.

                        Vamos ver no que vai dar.

                        Abs.
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Back to the game:

                          Todo esse movimento servirá para montar o gabarito para a nova tampa do cambio.

                          É trabalhoso, sem dúuuuvida nenhuma É!!! Mas imaginem que se der certo, depois teremos o gabarito para produzir quantas tampas quisermos.

                          E o trabalho que os interessados terão será arrumar o miolo com as engrenagens do câmbio AP e seu trambulador, encaixar em bloco todo esse conjunto na tampa Dark Five, conectar o varão da alavanca de marchas, completar o óleo de câmbio que for necessário... Ignição, debrear, passar a 1ª e acelerar.

                          Transformando isso:

                          Nisso:


                          Abs.
                          Arquivos Anexos
                          Last edited by celojr; 01-11-2008, 02:07 PM.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Celo, vc ja viu o eixo cardan de rocadeiras agricolas(de trator) tem umas que sao ovalizadas, e outras quadradas, nao teria jeito de tornear os eixos de forma ovalizada ou ate quadrada(sentido macho e femea) e dai colocar as tais travas para esses prolongamentos? o fabricio falou das cruzetas e eixo quadrado que da os dois movimentos dai pensei nisso que lhe falo, é só uma sugestao, nao sou entendido no assunto mas deixo minha colaboracao, abraços.
                            Last edited by Joelmuz; 01-11-2008, 05:51 PM.
                            Enfim falta pouco, aff...

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              A bitola do fusca mede 23 mm e a do AP, 25 mm, daí da para fazer a rosca por dentro dela sem maiores problemas.

                              O mesmo raciocínio será utilizado para as pontas dos eixos pilotos.

                              Desejem-me sorte.

                              Abs a todos.
                              Ainda não terminei de ler todas as msg novas do tópico, posto esta para dizer:

                              Segura um pouco essa rosca por dentro, as paredes do AP ficariam com apenas 1mm de espessura, isso é perigoso!

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por kito
                                Ricardo.
                                Enquanto eu estava digitando, você postou sobre o problema de se usar o prolongamento de eixo por rosca durante uma reversão no sentido de giro dos eixos.
                                Novamente concordamos.
                                Só para esclarecer:

                                1- O eixo primário, aquele que é ligado ao motor pelo disco de embreagem, sempre gira num único sentido, no mesmo sentido do motor.

                                2- O eixo secundário, aquele que leva o movimento às rodas e que nos VW-AR ou AP é o eixo do pinhão, é que tem seu sentido de giro invertido quando engrenamos a marcha a ré.

                                Como a transmissão do movimento durante a ré não envolve transmissão de força pelas engrenagens da 5ª, não haverá o risco do desenroscamento dos prolongamentos.

                                Observe que durante a ré as engrenagens da 5ª marcha (primaria e secundaria) girarão no mesmo sentido que girariam se a 5ª marcha estivesse engrenada, considerando, é claro, a primária solidaria ao eixo e a secundária boba.

                                No caso da primaria de 5ª boba e a secundaria solidária, a primaria girará boba em sentido inverso ao eixo primario.


                                O risco do desenroscamento, na verdade uma certeza se uma trava não for prevista, ocorrerá nas desacelerações e sobretudo nas descidas de serra com a 5ª engrenada.

                                Comment

                                Working...
                                X