Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #76
    Re: cambio 5 marchas

    Novidades no front.

    A caixa AP está desmontada, estou abortando o plano de retrabalho na coroa. O eixo piloto da transmissão impede que a coroa entre invertida, daí não adianta nem pensar em uma solução (não tem como mexer no eixo piloto).

    Partindo para o plano B, vamos checar, agora a tarde, a possibilidade das engrenagens do AP entrarem na caixa do fusca, uma dificuldade já diagnosticada é que os garfos de seleção de marchas são diferentes, dessa forma precisamos avaliar se é interessante algum tipo de retrabalho na carcaça da caixa do fusca para fazer os encaixes dos garfos do AP.

    Por último, ainda temos um plano C, que é manter as marchas do fusca, utilizando o pinhão e o eixo piloto do AP, colocando a quintra por fora, mas ainda vamos verificar essa possibilidade posteriormente.

    Tirei algumas fotos, depois edito a mensagem e as coloco aqui para ilustrar o que estou falando e termos uma melhor visualização da problemática.

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Pessoal,
    Desculpem-me a enrola, mas onetm o dia foi corrido. Tô mudando de casa..daí jah viu. Se der, ligarei lá hj.

    Abraço a todos.
    Diga aí Rafael, já fiz algumas mudanças e sei como é que é, não é fácil não...

    Gde abs
    Last edited by celojr; 07-10-2008, 12:45 PM.

    Comment


    • #77
      Re: cambio 5 marchas

      Muito bem, seguindo com as informações da área de combate:

      Não tenho certeza ainda, mas acho que as engrenagens do cambio AP não entram no fusca por alguns motivos, primeiro porque elas estão organizadas de forma diferente dentro do cambio, de trás para frente e no fusca da frente para trás, beleza, seria somente inverter a ordem de entrada das marchas no cambio do fusca, Ok, seria se não fosse pelo fato dos garfos seletores das marchas do cambio AP serem completamente diferentes dos garfos do fusca (problema sem solução ainda) e não poderem ser invertidos dentro da carcaça por falta de encaixe.

      Outra coisa que me chamou muito a atenção foi que o pinhão no cambio AP é fixado a carcaça em sua parte mais fina e na caixa do fusca logo abaixo da cabeça dentada, também não sei ainda como solucionar isso, não sei nem se da para utilizar esse pinhão na carcaça do fusca.

      A ponta do eixo piloto que encaixa na embreagem no cambio AP tem 20 mm enquanto que no fusca tem 21, não sei se isso teria algum significado mais importante em relação ao conjunto todo.

      Por enquanto o que tenho são essas informações, mas num tá fácil não viu?

      Vou ver o que consigo com a caixa do motor CHT...

      Abs.

      PS: Ainda tô devendo as fotos, quando chegar em casa as posto.

      Comment


      • #78
        Re: cambio 5 marchas

        Celojr,
        Eh..ninguém disse que seria fácil! hehehehe
        bacana o fato do projeto estar indo bem! Espero que tenhamos mais sorte com o cambio CHT.

        Qaunto ao uso dos garfos do AP no cambio de Fusca, você fala de usar apenas o garfo ou a haste que o liga ao acionamento do cambio também? Se for apenas o garfo(parte que fica em contato com os sincronizadores, dá para adaptálos no que liga os garfos do fusca ao acionamento do cambio?

        Abraço!

        PS: espero ter tempo amanhã par aligar lá...aesperem um pouco pessoal! hehehehe
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #79
          Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celojr,
          Eh..ninguém disse que seria fácil! hehehehe
          bacana o fato do projeto estar indo bem! Espero que tenhamos mais sorte com o cambio CHT.

          Qaunto ao uso dos garfos do AP no cambio de Fusca, você fala de usar apenas o garfo ou a haste que o liga ao acionamento do cambio também? Se for apenas o garfo(parte que fica em contato com os sincronizadores, dá para adaptálos no que liga os garfos do fusca ao acionamento do cambio?

          Abraço!

          PS: espero ter tempo amanhã par aligar lá...aesperem um pouco pessoal! hehehehe
          Realmente, se fosse para ser fácil não seria Dark...:evil:...

          Ainda vou insistir um cadin com a caixa AP...

          Me referi ao conjunto completo dos garfos, os que vão no sincronizador e suas hastes de acionamento, caber dentro da carcaça do câmbio do fusca, até que eles cabem, o problema é que faltam encaixes de suporte para eles. Ainda não desmontamos as engrenagens, por isso não temos uma posição definiva em relação as engrenagens, pinhão e aos garfos.

          Uma boa notícia é que a coroa do AP cabe, e com folga, dentro da carcaça do fusca, falta saber se ela se ajusta ao platô da planetária do fusca. Uma outra possibilidade que pensamos também foi utilizar o conjunto interno do diferencial do gol AP dentro do diferencial do fusca, a parte interna do conjunto cabe tranquilamente, mas não conseguí as tampas do diferencial do fusca e, por isso, não sei se as caixas deslizantes do gol são compatíveis com a furação da tampa do diferencial do fusca, se forem, estamos no céu......(IRS a caminho bem mais facilmente...)

          Ainda não postei fotos porque acabou a bateria do meu celular ontem a noite, posto hj.

          Gde Abs...

          e vamu qui vamu....
          Last edited by celojr; 08-10-2008, 09:53 AM.

          Comment


          • #80
            Re: cambio 5 marchas

            As prometidas fotos, na primeira, a carcaça desmontada do AP onde nota-se um pequeno ressalto no alto a esquerda, é por onde o eixo piloto passa e mesmo sem ele atrapalha a entrada da coroa invertida, imagine com o eixo...


            A segunda é uma tentativa infrutífera de atochar, na bruta mesmo, o conjunto todo das engrenagens na carcaça do fusca, percebe-se, pela foto, que não deu certo, obviamente... e por último, mas não menos importante uma visão dos eixos dos garfos, são aquelas tres hastes no alto, a foto ficou um pouco tremida, mas da pra ver o tamanho da encrenca, se eles não ficarem fixos em um encaixe, as marcha vão acavalar uma por cima da outra nas mudanças...

            É mole???

            Abs
            Arquivos Anexos
            Last edited by celojr; 08-10-2008, 12:39 PM.

            Comment


            • #81
              Re: cambio 5 marchas

              Próximo passo:

              Desmontar as engrenagens e tentar montá-las na carcaça do fusca, utilizando, a princípio, os garfos do do gol; se não der, tentaremos com os garfos do fusca, o garfo seletor da ré seria compartilhado com a 5ª marcha e mudaria de posição... pretendemos utilizar o conjunto de coroa pinhão do gol nesta fase, independentemente dos semieixos, que serão um problema a ser resolvido a posteriori, e montaremos as engrenagens da 5ª por fora da carcaça, utilizando sua propria carcaça como proteção (através de flange).

              Vamos ver no que vai dar...

              Abs.

              Comment


              • #82
                Re: cambio 5 marchas

                Celojr,

                Bacana!
                Quanto aos suportes de Ap no cambio de fusca, como a carcaça do cambiode fusca é de uma liga de alumínio, com solda, acho que dá pra bolar uns suportes legais para elas....

                Quantoa tntar "atochar" as engrenagens de AP no cambiod e fusca, qual foi o problema? Estava pegando as engrenagens em alfum lugar? Era muita coisa, ou um leve tretrabalhod e dremel já daria conta do recado?

                E uanto as tampas de AP, se não derem certo no cambiod e fusc,a pra suar coroa/pinhão de AP, quem sabe, podemos bolar algumas..( a Sportsystem faz as tampas dos carros dela....)

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #83
                  Re: cambio 5 marchas

                  Rafael,

                  Os suportes que vc fala são os dos garfos né? pois é, realmente esse não será um problema tão difícil de ser solucionado, dá sim para soldar alguma coisa por ali para fixá-los, tipo alguma arruela com a bitola correta, ou até fazer uma furação específica que atravesse até o diferencial, acho que não teria problema,pois as duas partes compartilham da mesma lubrificação.

                  "Atochar" as engrenagens com caixa e tudo não deu porque faltou profundidade, o pinhão nem aparece do outro lado do diferencial, só o eixo piloto. Uma solução para isso seria aquela que citei mais lá prá trás, por incrível que pareça, serrar a carcaça do fusca, fazer a furação correta para a carcaça do AP e juntar as duas partes, o diâmetro é muito parecido, repare na foto, a caixa do fusca ainda está com os parafusos de fixação, mas dá pra ver bem o diâmetro das duas peças.

                  Só achei essa solução muito Dark por enquanto. A idéia tá arquivada para referências futuras.

                  Em relação as tampas do AP, também pensei nessa questão hj a tarde quando dei uma passadinha na oficina, mas pensei em algo diferente, tipo adaptar um flange de alumínio, acho que tem um pessoal aqui que trabalha bem com alumínio, me disseram que basta chegar com o modelo do que se quer que eles produzem, não tinha pensado em uma tampa inteira, mas é algo a ser estudado, vou checar.

                  Infelizmente o trabalho não rendeu muito a tarde, nosso amigo do peito mecânico teve que atender um chamado de urgência de um carro enguiçado numa roça aqui perto... Daí, já viu né?

                  Mas tudo bem, vaminfrente...

                  Novidades informo aqui.

                  Gde Abraço.
                  Celojr

                  Comment


                  • #84
                    Re: cambio 5 marchas

                    Tava relendo o tópico todo para revisar tudo o que discutimos e me veio outra idéia para as tampas do diferencial, veja que viagem:

                    Colocar a tampa do cambio AP por sobre a do fusca, bem alinhada por onde passará o eixo, desenhar seu molde na tampa do fusca e cortar a tampa do fusca para encaixar perfeitamente a tampa do AP no buraco produzido, depois é só soldar e rezar.

                    O que vc acha?:shock::shock:

                    Ou talvez parafusar uma sobre a outra... sei lá, acho que utilizando as duas seria mais fácil do que projetar uma nova...
                    Last edited by celojr; 09-10-2008, 12:23 AM.

                    Comment


                    • #85
                      Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por celojr
                      Tava relendo o tópico todo para revisar tudo o que discutimos e me veio outra idéia para as tampas do diferencial, veja que viagem:

                      Colocar a tampa do cambio AP por sobre a do fusca, bem alinhada por onde passará o eixo, desenhar seu molde na tampa do fusca e cortar a tampa do fusca para encaixar perfeitamente a tampa do AP no buraco produzido, depois é só soldar e rezar.

                      O que vc acha?:shock::shock:

                      Ou talvez parafusar uma sobre a outra... sei lá, acho que utilizando as duas seria mais fácil do que projetar uma nova...
                      Celojr,
                      É uma idéia..ms se dáp ra produzir nova, do zero, e se o preço não forabsurdo, eu otparia pela nova!x

                      Quantoaatoxar as engrenagens do AP na carcaça do Fusca, quem sabe,s e nada der certo.s.eir auma boa....Daí, teria-se que reforçar a caixa(com chapas de alumínio) por fora que fosse, fazendo mais (ranhuras externas..tipo dividindo os quadrdos que aparecer na caixa por fora...entnede?). acredito que assim, se disribua melhor as tensões que o material pode sofrer. E talvez soldarl aguma chapa em volta da superfície cortada..... Enfim, tudo tem que ser estudado. Mas essa idéia é o ultimo e desesperado recurso...hehhee

                      Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #86
                        Re: cambio 5 marchas

                        e põe desesperado nisso...

                        Comment


                        • #87
                          Re: cambio 5 marchas

                          Meu receio é não ter quem faça essa tampa bem feita por aqui... em relação as engrenagens do gol na caixa do fusca, dei uma passada ontem na oficina, não andou muito o projeto, falta de tempo de ambas as partes, mas acho que elas vão caber dentro da caixa do fusca sem maiores problemas e talvez até de para aproveitar parte da carcaça do gol para servir de tampa da 5ª marcha (o tal coxim especial).

                          Outra coisa, os eixos piloto do fusca e do AP são da mesma medida e tem o mesmo nº de dentes, acho que medi errado na primeira vez , então este é um problema resolvido.

                          Quem sabe neste fds consigamos avançar mais...

                          Abs.
                          Last edited by celojr; 10-10-2008, 12:19 PM.

                          Comment


                          • #88
                            Re: cambio 5 marchas

                            Tenho uma notícia que acho que vai ajudar. Saiu na Fullpower desse mês um anúncio de uma oficina que produz câmbio especiais para corridas e etc, que diz fazer coroas e pinhôes por encomenda. Será possível encomendar uma coroa AP invertida e acabar com as adaptações mais grosseiras, apenas adaptando o câmbio AP ao chassis e motor do fusca?
                            Espero ter ajudado

                            Comment


                            • #89
                              Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por Fuscão71
                              Tenho uma notícia que acho que vai ajudar. Saiu na Fullpower desse mês um anúncio de uma oficina que produz câmbio especiais para corridas e etc, que diz fazer coroas e pinhôes por encomenda. Será possível encomendar uma coroa AP invertida e acabar com as adaptações mais grosseiras, apenas adaptando o câmbio AP ao chassis e motor do fusca?
                              Espero ter ajudado
                              Não sei se funcionaria, pois teria que ser uma coroa com um diâmetro muito pequeno porque o eixo piloto passa logo ali por cima, diminuindo consideravelmente o espaço útil para ela daquele lado, alem disso ela teria necessariamente uma espessura razoalvelmente pequena o que talvez comprometa a robustez da peça, mas posta o telefone da oficina para checarmos possibilidade e preço dessa coroa sob encomenda.

                              De qualquer forma valeu pela iniciativa, acho que será dessa forma que evoluiremos com a produção desse cambio.

                              Abs

                              Comment


                              • #90
                                Re: cambio 5 marchas

                                Celojr,

                                Eh, vamos ver o que sai da tentativa de colcoar a engrenagens de AP no cambio de Fusca...

                                E Fuscão 71,
                                muito boa essa dica! Quem sabe sairá dela a nossa resposta!

                                Abraço.
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X