Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #91
    Re: cambio 5 marchas

    Diário de bordo:

    Fala aí Rafael...Desculpe a demora...

    Hj conseguimos um tempinho a tarde para dar seguimento ao projeto.

    Muito bem, conseguimos uma caixa de marcha do fusca com as engrenagens completas, ainda não a desmontamos porque o gabarito está emprestado, mas a desmontaremos em breve, seguem as fotos:


    Nessa primeira foto temos a visão do lado do garfo seletor do fusca, essa parte entra na carcaça que termina no diferencial, junto com ela temos a tampa intermediária onde vai encaixado o trambulador, parece incrível, mas acredito que seja somente esse garfo seletor dentro da caixa, ao passo que a do AP tem, se não me engano, três, mas nada que preocupe no momento.


    Essa é a parte de cima da caixa, uma coisa que notei é que é possível sim transpassar tanto o pinhão como o eixo piloto por ela, exatamente onde aparecem os finais dos dois eixos originais acima, precisando apenas de um pequeno retrabalho na tampa para poder adaptar os encaixes da 5ª marcha.


    Já aqui, estamos medindo a tampa do AP que protege a 5ª no cambio do AP em relação a intermediária do fusca, reparem como o local nela por onde passa o eixo piloto (local onde estamos segurando) casa certinho com a projeção do eixo piloto que está no fusca, os diâmetros de encaixe são quase idênticos, já a furação...não...um flange resolverá esse problema sem maiores dificuldades.

    Segue em anexo, ainda, uma foto do outro lado da caixa, apenas a título de ilustração.

    A seguir, cenas do próximo capítulo: Desmontagem do câmbio AP.

    Abs

    continua...
    Arquivos Anexos
    Last edited by celojr; 15-10-2008, 12:41 AM.

    Comment


    • #92
      Re: cambio 5 marchas

      Continuando...

      Como foi visto no capítulo anterior, a caixa de marchas do fusca está a espera de seu gabarito para desmontagem...

      Como nosso tempo dedicado a esse projeto é pequeno, decidímos iniciar a desmontagem da caixa do AP que, graças a Deus, não precisa de gabarito.

      Seguem as fotos:


      Câmbio parcialmente desmontado na mesa de operações aguardando o início da cirurgia.

      Não deu para fotografar a retirada das engrenagens e garfos porque ficou contra o sol e daí a foto ficou ininteligível.


      Engrenagens já devidamente retiradas da carcaça, ainda acopladas ao eixo piloto e ao pinhão, essa pequenininha no canto direito é a ré.


      Essa foto ficou uma melda, eu sei, mas vale o registro fotográfico, essa cabeça de pinhão é a do AP já devidamente colocada na carcaça do fusca, coube como uma luva, até abrimos uma cerveja para comemorar, ficou simplesmente peça original do câmbio.

      Pra não estragar as comemorações, as outras novidades vem em outro post a seguir...

      Abs.

      Ah, esqueci de comentar a última foto, o caso é o seguinte, já falei pros meus amigos comprarem carros de verdade (FUSCAS), mas alguns não me dão ouvidos... resultado, tenho que sair em socorro deles. Na foto não aparece bem, mas o caso é que tive que parar tudo o que estava fazendo para rebocar o carro do meu amigo para a oficina. hahahahaha


      Abs.
      Arquivos Anexos
      Last edited by celojr; 15-10-2008, 12:46 AM.

      Comment


      • #93
        Re: cambio 5 marchas

        Celojr,
        Muito boas as informações!
        Aquela tampa do cambio do Fusca, onde acaba o eixo piloto e o pinhão do fusca....O eixo piloto passa um pouco pela tampa? Passa quanto masi ou menos?
        Pois, em adaptar a quitna marcha com solda, o pessoal geralmente sita só o "alongamento" do pinhão!

        Vqamos mandar ver nesse projeto!
        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #94
          Re: cambio 5 marchas

          O Homem tá imbuído, vai chegar lá.

          Eu acho que a idéia de de fresar ou soldar eixos e carcaças bem como colocar conjunto AP na carcaça do Fusca é muito complicada.

          Acho que o caminho mais simples é adaptar um conjunto (casado) de engrenagens de 5ª marcha com respectivo sincronizador na frente da carcaça do Fusca. Tornear (fazer) um cabo de garfo é relativamente simples, como tambem um orifício para sua passagem na carcaça do cambio.

          Observe bem as figuras postadas na msg nº 25 deste tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showp...3&postcount=25 , o cambio de fusca tem 3 garfos (nº 54, 56 e 60) conforme a 3ª fig.

          Repare bem a 1ª fig da msg nº 25 (o cambio está de cabeça para baixo) veja a fixação dos eixos por porca (presumo eu). Será que no lugar das porcas poderia se atarrachar um eixo? Ou será que eixos mais longos de outro cambio aceitam engrenagens de Fusca?

          Comment


          • #95
            Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celojr,
            Muito boas as informações!
            Aquela tampa do cambio do Fusca, onde acaba o eixo piloto e o pinhão do fusca....O eixo piloto passa um pouco pela tampa? Passa quanto masi ou menos?
            Pois, em adaptar a quitna marcha com solda, o pessoal geralmente sita só o "alongamento" do pinhão!

            Vqamos mandar ver nesse projeto!
            Abraço!
            Fala aí Rafael, respondendo a sua pergunta, nem o pinhão nem o eixo piloto passam da tampa, tem apenas uma porca em cada que faz o encaixe, o povo pode até falar apenas em alongar o pinhão, mas tem, necessariamente, que alongar o eixo piloto tambem.

            Abs.
            Last edited by celojr; 15-10-2008, 06:51 PM.

            Comment


            • #96
              Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              O Homem tá imbuído, vai chegar lá.

              Eu acho que a idéia de de fresar ou soldar eixos e carcaças bem como colocar conjunto AP na carcaça do Fusca é muito complicada.

              Acho que o caminho mais simples é adaptar um conjunto (casado) de engrenagens de 5ª marcha com respectivo sincronizador na frente da carcaça do Fusca. Tornear (fazer) um cabo de garfo é relativamente simples, como tambem um orifício para sua passagem na carcaça do cambio.

              Observe bem as figuras postadas na msg nº 25 deste tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showp...3&postcount=25 , o cambio de fusca tem 3 garfos (nº 54, 56 e 60) conforme a 3ª fig.

              Repare bem a 1ª fig da msg nº 25 (o cambio está de cabeça para baixo) veja a fixação dos eixos por porca (presumo eu). Será que no lugar das porcas poderia se atarrachar um eixo? Ou será que eixos mais longos de outro cambio aceitam engrenagens de Fusca?
              Fala Groetaers,

              Dizem que a fé remove montanhas...

              Eu ia retificar essa informação agora a noite, realmente, o fusca tem 3 garfos, só que bem diferentes do AP.

              Essa questão dos eixos mais longos com as engrenagens do fusca ainda vou checar. Depois posto aqui.

              Abs.
              Last edited by celojr; 15-10-2008, 10:36 PM.

              Comment


              • #97
                Re: cambio 5 marchas

                Muito bem,

                Terminadas as comemorações referentes ao local do pinhão, voltamos aos problemas a serem superados...

                Hoje pela manhã recrutamos mais um combatente para a batalha, trata-se de um torneiro mecânico desses velhos de guerra e criador de coisas, soube até que ele fez um girico (especie de pequeno trator) com motor aircooled...

                Então, após ser recrutado, ele nos pediu para não desmontar as engrenagens do cambio AP ainda para ele poder ver o que pode ser feito na carcaça do fusca para que ela entre em bloco, pena que ele não teve tempo para isso hj, o nosso velho conhecido problema de tempo.

                Algumas dificuldades diagnosticas neste movimento em bloco:

                Entre as engrenagens da 4ª e a cabeça do pinhão existe um espaçador (em detalhe na foto) que faz com que as engrenagens fiquem um pouco mais para cima em relação a carcaça do fusca, com isso, a tampa da carcaça não fecha.


                A solução que visualizamos para isso foi transferir esse espaçador para a outra ponta do pinhão, ou até eliminá-lo, só que aí os eixos das engrenagens do pinhão não casam com os do eixo piloto.

                Mantendo o movimento em bloco da forma como o desenhamos também tem outro empecilho, o eixo piloto, por incrível que pareça, fica sem comprimento para chegar a caixa seca do diferencial, a solução imaginada foi alongá-lo com solda; confesso que não fiquei muito satisfeito com isso, não queria envolver cortes e solda nesta fase...Mas enfim, vamos ver no que dá.

                Não terminou pro aí não, tem mais...

                Abs.

                Continua...
                Arquivos Anexos

                Comment


                • #98
                  Re: cambio 5 marchas

                  Continuação...

                  Como se não fosse suficiente o relatado anteriormente, temos outro probleminha, a peça que sustenta o pinhão no AP é diametralmente oposta a do fusca, como já citado anteriormente, para enxergar uma solução para isso, somente após a desmotagem completa de todas as peças envolvidas, tanto no AP como no Fusca.

                  Ainda temos outras cracas pela frente;

                  Lembram que eu disse que o pinhão encaixou no diferencial como uma luva, pois é, não é bem assim, na verdade, ele passou bem e deu a profundidade correta para o encaixe da coroa, só que o buraco por onde ele passa é bem maior do que ele, daí seus rolamentos ficam frouxos. Também não pensamos em nada ainda para resolver esse outro problema.

                  Satisfeitos? Não? Ainda bem, que ainda tem mais, a bendita da marcha ré; seus suportes são, em ambos os casos, soldados nas respectivas carcaças, e, como não poderia ser diferente, em locais bastante distintos em ambas as caixas, para completar, nosso combatente torneiro mecânico nos informou, por telefone, que a carcaça do fusca NÃO pega solda. Não me perguntem porque pois não sei.

                  Mas nem tudo são problemas, reparem nas imagens:




                  Repararam as medidas no paquímetro?.,. Pois é.. São idênticas

                  Então, trata-se dos conjuntos de 1ª a 4ª do fusca (acima) e do AP (abaixo), o comprimento deles é exatamente o mesmo, não verifiquei suas larguras porque o garfo seletor do fusca atrapalhou um pouquinho, ma estou achando que também casam.

                  Pois bem, o que isso significa?...ainda não sei...mas me parece que podemos intercambiar algumas engrenagens, garfos, pinhões e eixos pilotos.

                  O que pensei foi começar a pensar como o Fabricio tinha sugerido, com pequenas modificações na sugestão original...utilizaria todo o comjunto de engrenagens do AP, incluíndo pinhão e eixo piloto nos suportes do fusca, sem o maldito espaçador, incluiria a ré do fusca e todos os seus garfos, fazendo um retrabalho nas hastes e acrescentando o garfo da 5ª ao conjunto como sugeriu o Groetaers.

                  Senhores, Por enquanto é isso.

                  Forte e cordial abraço
                  Celojr
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by celojr; 15-10-2008, 11:32 PM.

                  Comment


                  • #99
                    Re: cambio 5 marchas

                    Caelojr,
                    Boa! Belas descobertas!
                    A idéia de usar os eixos(piloto e pinhão) do Ap(com o diferencial do AP, para casar com o pinhão) na caixa do fusca, parece dser uma das melhores alternativas...E pode-se tentar fazer o cambiocom homocinéticas...hehehehe

                    Ficaria apenas a fabricação da tmapa do cambio, e doa tampa onde ficaria a quinta marcha!

                    Vamos esperar, para vc medir as engrenagens e ver o que vira... Se as engrenagens de marcha ré do AP e do Fusca forem de mesmo diâmetro, já dá pra saber que, usando as engrenagens de AP, a ré ficaria perfeita, o que já é algo! As outras, como vão ser casadas(engrenagem do que vãoi no eixo piloto e no pinhão são do AP, isso não gerará problemas, ao meu ver)....

                    Muito bacana! Parabéns a você e ao sue mecânico(que acatou de verdade o projeto!)
                    Abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Fala Rafael,

                      Bem, ontem, o torneiro mecânico foi avaliar a situação, fez algumas medidas e foi bem categórico, "entramos numa fria", disse ele, a caixa do fusca não aceita solda porque não é feita de alumínio e sim de uma outra liga metálica que ele disse mas eu esqueci o nome. As tampas não serão mais problema, o torneiro mecânico as produzirá no tamanho e modelo certo.

                      A questão da cabeça dentada do pinhão, esqueci de considerar que entra um rolamento junto com ela, daí, o tamanho aparentemente é o correto.

                      A princípio o torneiro mecânico quer lançar mão daquela primeira idéia que tivemos, cortar a caixa AP na medida correta e encaixá-la por flange no diferencial do fusca, juro que não foi sugestão minha, argumentei que essa seria a solução derradeira, caso nada desse certo, pois se não funcionasse não teríamos como revertê-la.

                      O que vamos fazer agora é desmontar a caixa do fusca e tentar montar o conjunto de coroa/pinhão, eixo piloto, engrenagens, sincronizadores e garfos do AP nela, se não funcionar, utilizaremos as engrenagens do fusca e mesmo assim, se não funcionar, tentaremos o corte e costura de um no outro.

                      A ré continua um problema a ser pensado ainda.

                      Se nada disso der certo, partiremos para o cambio CHT, mas acho que aí, apenas abriremos e verificaremos se é possível inverter a coroa, caso contrário, acho que jogaremos a toalha.

                      Enfim, acho que mesmo que não consigamos nada, fizemos, até o momento, grandes descobertas a respeito desses câmbios e devemos tirar o chapéu para quem conseguiu introduzir a quinta marcha neste conjunto.

                      abs.
                      Last edited by celojr; 21-10-2008, 12:21 AM.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por celojr
                        Fala Rafael,

                        Bem, ontem, o torneiro mecânico foi avaliar a situação, fez algumas medidas e foi bem categórico, "entramos numa fria", disse ele, a caixa do fusca não aceita solda porque não é feita de alumínio e sim de uma outra liga metálica que ele disse mas eu esqueci o nome. As tampas não serão mais problema, o torneiro mecânico as produzirá no tamanho e modelo certo.

                        A questão da cabeça dentada do pinhão, esqueci de considerar que entra um rolamento junto com ela, daí, o tamanho aparentemente é o correto.

                        A princípio o torneiro mecânico quer abrir mão daquela primeira idéia que tivemos, cortar a caixa AP na medida correta e encaixá-la por flange no diferencial do fusca, juro que não foi sugestão minha, argumentei que essa seria a solução derradeira, caso nada desse certo, pois se não funcionasse não teríamos como revertê-la.

                        O que vamos fazer agora é desmontar a caixa do fusca e tentar montar o conjunto de coroa/pinhão, eixo piloto, engrenagens, sincronizadores e garfos do AP nela, se não funcionar, utilizaremos as engrenagens do fusca e mesmo assim, se não funcionar, tentaremos o corte e costura de um no outro.

                        A ré continua um problema a ser pensado ainda.

                        Se nada disso der certo, partiremos para o cambio CHT, mas acho que aí, apenas abriremos e verificaremos se é possível inverter a coroa, caso contrário, acho que jogaremos a toalha.

                        Enfim, acho que mesmo que não consigamos nada, fizemos, até o momento, grandes descobertas a respeito desses câmbios e devemos tirar o chapéu para quem conseguiu introduzir a quinta marcha neste conjunto.

                        abs.

                        Celojr,
                        Quanto ao rolamento do pinhão, caso não entre por pouca coisa, um serviço de retífica alí já daria cotna dor ecado, creio eu....

                        Agora é ver o se dá pra colocar o conjunto de eixo piloto, pinhão e diferencia do AP na caixa do Fusca....Acredito que problema de espaço dentro da caixa não terá.... Mas só tentando memso para ter certeza!
                        Espero que tenhamos bons resultados!!!

                        Abraço e boa sorte!

                        PS: Derradeira tentativ ao cambio CHT? Esqueceu do CVT? hehehehe
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Rapaz, estive a ponto de largar essa porra toda pra lá hj a tarde e meu mecânico disse:

                          "Se vc quiser deixar pra lá, é problema seu, pra mim, agora é uma questão de honra!!"

                          Como é que se faz com uma declaração dessa? eu disse: "vamo em frente..."

                          Acho que hj eu não tava num dia bom, mas com sua ajuda e um mecânico imbuído da missão, como é que esse câmbio não sai?

                          Amanhã darei uma passada lá na oficina para reavaliar a nossa posição.

                          Nosso amigo mecânico não gostou da ideia do uso da CHT, ele disse que aquela caixa ..."é muito feia"... não adiantou eu argumentar que isso não importa, ela vai ficar embaixo do carro e tal, além disso ninguem vai ver..."é muito feia mesmo assim"...fazer o que né?

                          Então simbora continuar quebrando a massa cinzenta com o conjunto AP/fusca.

                          Quanto ao rolamento do Pinhão AP, me parece que ele é realmente um pouquinho maior, mas isso nosso outro soldado torneiro mecânico disse que resolve, e olhe que ele é, simplesmente, o torneiro mecânico mais respeitado da cidade. Quanto a isso, não tenho do que me queixar, esto cercado dos profissionais mais competentes da cidade.

                          Ah sim, o cambio CVT é mais tarde, em outro tópico, acho que inicialmente teremos alguma dificuldade com peças, será uma discussão mais teórica a princípio, mas não esqueci dele não, só espero que não tenha que inverter coroa nenhuma dentro dele, senão enloqueço...;)

                          Gde abraço.
                          e vê se segue em frente com a TBI...;)
                          Last edited by celojr; 18-10-2008, 12:54 AM.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            galera , quanto ao cambio cht , ele pode ser invertido sim , postei fotos de um bugre com esse cambio , ta nesse topico mesmo , mas tambem nao gosto desse cambio.

                            pena que to com a patroa gravida de 8 meses e com dois carros na oficina , senao ja teria entrado na brincadeira tambem.

                            to torcendo muitooooooooo pra vcs conseguirem e acho que e questao de dias pra o dark5 rodar , celo jr , vi que vc ta na bahia , se tivesse tempo iria ver seu projeto pessoalmente mais.... vamos esperar e torcer .... vai dar certo.

                            estimas de sucesso pra vc .
                            black hot metal

                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              fala pessoal!

                              Minha mãe já teve uma Belina 81/82 com cambio CHT 1,6 e cambio cinco marchas....Ô cambio gostoso de trocar marcha..Cambio Clark 5 marchas, se não me engano....acho que seria um ótimo cambio para nossos carros!

                              Abraço a todos.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por fabricio.vergetti
                                galera , quanto ao cambio cht , ele pode ser invertido sim , postei fotos de um bugre com esse cambio , ta nesse topico mesmo , mas tambem nao gosto desse cambio.

                                pena que to com a patroa gravida de 8 meses e com dois carros na oficina , senao ja teria entrado na brincadeira tambem.

                                to torcendo muitooooooooo pra vcs conseguirem e acho que e questao de dias pra o dark5 rodar , celo jr , vi que vc ta na bahia , se tivesse tempo iria ver seu projeto pessoalmente mais.... vamos esperar e torcer .... vai dar certo.

                                estimas de sucesso pra vc .
                                Caro Fabrício

                                Em primeiro lugar, parabéns pelo novo herdeiro a caminho, um filho é sempre uma benção.

                                Então, Obrigado pelas palavras de apoio, as vezes dou uma desanimada, mas com tantas pessoas torcendo a favor, acho que agora tenho a obrigação de ir até o final, seja ele qual for.

                                Meu maior desânimo resume-se a falta de tempo livre a dedicar a esse projeto e também que não depende só de mim, os outros soldados arregimentados, apesar do empenho já demonstrado, também tem suas responsabilidades e prazos a cumprir e não posso exigir deles mais tempo dedicado ao projeto.

                                Agora, se serão dias, semanas, meses, anos ou o resto da minha vida, uma coisa tenho certeza, ESSE CAMBIO SAI, nem que depois eu não queira nunca mais olhar para um câmbio de marchas, mesmo que seja de bicicleta .

                                Infelizmente hoje, o tempo, nosso maior viés nesse projeto, fez com que me desencontrasse do mecânico, mas semana que vem volto pra guerra e informo as novidades.

                                Ainda não conseguimos desmontar o cambio do fusca, acho que depois dessa etapa cumprida, saberemos se da ou não para continuar nessa linha de raciocínio ou teremos que partir para uma estratégia alternativa.

                                Grande abraço pra ti.
                                Celojr

                                Comment

                                Working...
                                X