Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Nº SAE de viscosidade

    Continuando minha msg nº 69 deste tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=69 , posto em anexo as tabelas de Nº SAE de viscosidade para oleos de motor e câmbio.

    As normas SAE em questão, como já foi dito, classificam os oleos apenas no aspecto viscosidade, não adentram em outros fatores de desempenho.

    São usadas mundialmente a muito tempo e muito populares, tem gente que até confunde o Nº SAE com a própria viscosidade. Periodicamente são revistas e atualizadas acompanhando a evolução de novos produtos.

    Os amigos podem notar nesta atualização algumas mudanças:

    1-Os oleos para clima frio (SAE+W) não tem mais sua faixa de valores de viscosidade definida apenas numa temperatura "fria" padrão (0°F ou aprox. -18C°). Conforme a temperatura "fria" há um limite máximo de viscosidade que corresponde ao Nº SAE (W). Esses oleos agora devem tambem satisfazer valores mínimos de viscosidade a 100°C.

    2- Os oleos para clima quente (SAE sem W) ainda conservam a temperatura de 100°C como padrão para definir suas faixas de viscosidade, mas devem apresentar valores mínimos de viscosidade a 150°C. A nova temperatura padrão de 150°C (Alta Temperatura), que não existia nas versões antigas da norma, certamente é uma necessidade imposta pelos motores modernos.

    3- Os oleos multiviscosos, é claro, jogam nos itens 1 e 2 acima.

    4- Observando atentamente a tabela (oleo para motores), alguem consegue vislumbrar a tendência a extinção dos oleos SAE 50 e 60?
    Arquivos Anexos

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por flatsuda
      ........ notei que o óleo aumentou o nível e está claro, não é alcool no óleo,........Troquei o óleo castrol 20/50 sl com bardahl no começo de junho, rodei cerca de 200 km e já está +- meio litro acima do nível.
      O álcool e o óleo não se misturam, coloque os 2 num copinho de vidro transparente e mexa, observe que o oleo "talha" forma pequenas gotas que com o repouso se precipitam no fundo (talvez por causa dos adtivos o oleo fique mais denso que o álcool).

      Obs: Usei alcool comum não álcool carburante de posto. Quando adicionei um pouco d'agua (o alcool combustivel é hidratado) as gotinhas de oleo não se precipitaram tão rápido.

      Se não está havendo contaminação do oleo com combustível (alcool) ou água, considere a hipótese do carter ter sido abastecido com quantidade maior de óleo+Bardhal. A capacidade do carter dos VW a ar é de 2,5 litros, mas tem gente que por comodidade coloca logo 3 litros.

      A água no oleo pode ocorrer por condensação da umidade do ar no carter, considere que seu carro fica parado muito tempo. Como álcool e água tem amor desenfrado um pelo outro, se misturar ninguem separa, o ácool muito tempo no tanque não cheio pode absorver muita água do ar (por condensação) e por carburação muito rica pode escorrer palas paredes dos cilindros e ir parar no carter. Pode haver tambem passagem pelo diafragma da bomba de combustível.

      De qualquer forma se a quantidade de água ou ácool no óleo (se for o caso) não for muito significativa, não há motivo para se preocupar porque serão eliminados com o aquecimento do motor. Considere que a curva de destilação do álcool é praticamente uma reta horizontal;se a contaminação fosse por gasolina o buraco seria mais embaixo.

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por glcallegari

        1- ...O comentário sobre o IV.... Foi apenas um comentário geral que a maioria não percebe o que significa o IV! ........ Só estou discutindo para tentar entender como funciona! Por isso quanto mais alto o IV melhor.

        2- Mas não significa que o 0W30 tenha IV maior! Ou tem? Pergunto, pois eu não sei!

        3- Eu sei que o 5W30 é para temperaturas (temp. ambiente) negativas até 35° ou 40°C se não me engano! Com certeza o 0W30 é para temp. ambientes mais baixas ainda! Tipo sibéria ou pólo norte! Hehehe! Não é isso? ....Se a temp. ambiente é mais alta tipo norte nordeste que é sempre acima de 30°C tem que se usar números mais altos não é?
        Vamos lá,


        1- O IV nada tem a ver com os valores da viscosidade e sim com a rapidez ou a suavidade com que a viscosidade diminui com a temperatura (a viscosidade sempre diminui quando a temperatura aumenta, sempre!).

        Dessa forma um oleo "fino" cuja viscosidade diminua pouco com o aumento da temperatura terá IV maior que um óleo "grosso" cuja viscosidade diminua muito com o aumento da temperatura.

        Isso não significa que com o aumento da temperatura o oleo "grosso" atingirá uma viscosidade menor que o oleo "fino" dentro dos limites das temperaturas de trabalho do motor. Todavia como os motores modernos (ou preparados) tendem a trabalhar em temperaturas cada vez maiores isso poderia ocorrer em certos casos.

        Por outro lado o IV não é constante para todas as temperaturas, por isso o valor apresentado pelos fabricantes dos óleos é um IV médio que descreve o comportamento médio da curva de viscosidade no intervalo de 40°C a 100°C (aproximadamente). Dessa forma não se deve usar o IV fornecido pelo fabricante do óleo para se vislumbrar valores da viscosidade em temperaturas muito distantes desse intervalo, principalmente abaixo de 40°C. No entanto, como a temperatura media de trabalho do óleo no motor aquecido não se distancia muito para cima dos 100°C (por enquanto), o IV é um bom parâmetro para se vislumbrar o comportamento da viscosidade do oleo em temperaturas um pouco acima desse valor.

        O IV pode ser "imaginado" como a cotangente (em módulo) do ângulo que a secante a curva de viscosidade pelos pontos de 40°C e 100°C forma com o eixo (horizontal) das temperaturas. Observe que quanto mais suave for o decaimento da viscosidade com o aumento da temperatura maior será o valor (em módulo) da cotangente e conseqüentemente do IV.

        O problema é que o cálculo do IV não é feito assim de forma tão simples e descomplicada. Sua determinação considera 2 oleos padrões (ou ditos padrões) que a 100°C (aproximadamente) possuem a mesma viscosidade do oleo (N) cujo IV desejamos determinar. A um deles (oleo P1), cuja viscosidade cai pouco com a temperatura, atribuimos IV=100 e ao outro (oleo P2), cuja viscosidade cai muito com a temperatura, atribuimos IV=0.

        O IV do oleo N é determinado por uma fórmula mais ou menos assim:

        [(Viscosidade de P2 a 40°C) - (viscosidade de N a 40°C)] / [(viscosidade de P2 a 40°C) - (viscosidade de P1 a 40°C)] x 100

        obs: 100°C é aprox. 210°F (98,9°C) e 40°C é aprox. 100°F (37,8°C)

        Porem a norma, a metodologia, usada por um fabricante de óleo não é a mesma do outro e não sei se a ANP (Agencia Nacional de Petróleo) padronizou isso (não sou do ramo e estou por fora). Alguns fabricantes mencionam na ficha técnica do óleo o IV e a norma usada, outros só o IV, mas nunca vi essa informação constar na embalagem de nenhum oleo. Comparar IVs de oleos de Nº SAE de viscosidade diferentes e de fabricantes diferentes é importante mas deve ser feito com cuidado.

        Logo o IV deve ser considerado em conjunto com outros parâmetros, como os N° SAE e a especificação para serviço API.


        2- Vai depender do SAE 0W30 em questão e do outro oleo considerado. Pode ser que esse SAE 0W30 tenha IV maior ou menor que o outro óleo de N° SAE diferente. Isso não significa que sua viscosidade em temperatura acima de 100°C seja maior que a de um SAE 5W40 por exemplo, ela pode ser maior ou menor.


        3- Um oleo multiviscoso SAE XWY qualquer, por exemplo, SAE 5W30, deve ser "visualizado" como uma combinação de 2 monoviscosos, um SAE 5W com um SAE 30. Portanto pode ser usado onde um SAE 5W é recomendado como tambem onde um SAE 30 é recomendado.

        Tenha em mente que o N° SAE do óleo recomendado pelo fabricante do veículo não leva em consideração apenas a temperatura ambiente, mas tambem as características do motor, de seu sistema de arrefecimento, e a especificação para serviço (API por exemplo) do oleo. Usar um oleo mais "fino" ou mais "grosso" que o recomendado como tambem de especificação para serviço diferente pode não lubrificar o motor da forma desejada.

        Numa empresa que trabalhei a muitos anos atrás, os cavalos mecânicos Volvo (lançados na época) necessitaram de retífica precoce do motor. Acionada a garantia a fábrica alegou que estavamos usando oleo SAE 40 quando o recomendado era SAE 30 (na época não havia ainda multiviscosos para motores diesel).

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Ricardo, no final de semana passada, fiz uma viagem de 300km, durante o dia, que estava quente, e quando retornei verifiquei o oleo, e estava no nível e ele havia escurecido levemente e o lugar onde se coloca o óleo não estava mais branco, estava tudo normal, acho que preciso andar mais com ele.

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Vamos lá,


            1- O IV nada tem a ver com os valores da viscosidade e sim com a rapidez ou a suavidade com que a viscosidade diminui com a temperatura (a viscosidade sempre diminui quando a temperatura aumenta, sempre!).

            Dessa forma um oleo "fino" cuja viscosidade diminua pouco com o aumento da temperatura terá IV maior que um óleo "grosso" cuja viscosidade diminua muito com o aumento da temperatura.

            Isso não significa que com o aumento da temperatura o oleo "grosso" atingirá uma viscosidade menor que o oleo "fino" dentro dos limites das temperaturas de trabalho do motor. Todavia como os motores modernos (ou preparados) tendem a trabalhar em temperaturas cada vez maiores isso poderia ocorrer em certos casos.

            Por outro lado o IV não é constante para todas as temperaturas, por isso o valor apresentado pelos fabricantes dos óleos é um IV médio que descreve o comportamento médio da curva de viscosidade no intervalo de 40°C a 100°C (aproximadamente). Dessa forma não se deve usar o IV fornecido pelo fabricante do óleo para se vislumbrar valores da viscosidade em temperaturas muito distantes desse intervalo, principalmente abaixo de 40°C. No entanto, como a temperatura media de trabalho do óleo no motor aquecido não se distancia muito para cima dos 100°C (por enquanto), o IV é um bom parâmetro para se vislumbrar o comportamento da viscosidade do oleo em temperaturas um pouco acima desse valor.

            O IV pode ser "imaginado" como a cotangente (em módulo) do ângulo que a secante a curva de viscosidade pelos pontos de 40°C e 100°C forma com o eixo (horizontal) das temperaturas. Observe que quanto mais suave for o decaimento da viscosidade com o aumento da temperatura maior será o valor (em módulo) da cotangente e conseqüentemente do IV.

            O problema é que o cálculo do IV não é feito assim de forma tão simples e descomplicada. Sua determinação considera 2 oleos padrões (ou ditos padrões) que a 100°C (aproximadamente) possuem a mesma viscosidade do oleo (N) cujo IV desejamos determinar. A um deles (oleo P1), cuja viscosidade cai pouco com a temperatura, atribuimos IV=100 e ao outro (oleo P2), cuja viscosidade cai muito com a temperatura, atribuimos IV=0.

            O IV do oleo N é determinado por uma fórmula mais ou menos assim:

            [(Viscosidade de P2 a 40°C) - (viscosidade de N a 40°C)] / [(viscosidade de P2 a 40°C) - (viscosidade de P1 a 40°C)] x 100

            obs: 100°C é aprox. 210°F (98,9°C) e 40°C é aprox. 100°F (37,8°C)

            Porem a norma, a metodologia, usada por um fabricante de óleo não é a mesma do outro e não sei se a ANP (Agencia Nacional de Petróleo) padronizou isso (não sou do ramo e estou por fora). Alguns fabricantes mencionam na ficha técnica do óleo o IV e a norma usada, outros só o IV, mas nunca vi essa informação constar na embalagem de nenhum oleo. Comparar IVs de oleos de Nº SAE de viscosidade diferentes e de fabricantes diferentes é importante mas deve ser feito com cuidado.

            Logo o IV deve ser considerado em conjunto com outros parâmetros, como os N° SAE e a especificação para serviço API.


            2- Vai depender do SAE 0W30 em questão e do outro oleo considerado. Pode ser que esse SAE 0W30 tenha IV maior ou menor que o outro óleo de N° SAE diferente. Isso não significa que sua viscosidade em temperatura acima de 100°C seja maior que a de um SAE 5W40 por exemplo, ela pode ser maior ou menor.


            3- Um oleo multiviscoso SAE XWY qualquer, por exemplo, SAE 5W30, deve ser "visualizado" como uma combinação de 2 monoviscosos, um SAE 5W com um SAE 30. Portanto pode ser usado onde um SAE 5W é recomendado como tambem onde um SAE 30 é recomendado.

            Tenha em mente que o N° SAE do óleo recomendado pelo fabricante do veículo não leva em consideração apenas a temperatura ambiente, mas tambem as características do motor, de seu sistema de arrefecimento, e a especificação para serviço (API por exemplo) do oleo. Usar um oleo mais "fino" ou mais "grosso" que o recomendado como tambem de especificação para serviço diferente pode não lubrificar o motor da forma desejada.

            Numa empresa que trabalhei a muitos anos atrás, os cavalos mecânicos Volvo (lançados na época) necessitaram de retífica precoce do motor. Acionada a garantia a fábrica alegou que estavamos usando oleo SAE 40 quando o recomendado era SAE 30 (na época não havia ainda multiviscosos para motores diesel).
            Muito boa a sua explicação Ricardo! Parabéns! Mas não entendí PQ você me citou? Falei besteira? Tanto pelo que VC escreveu quanto o que o Vader escreveu, dão a entender que quanto maior o IV melhor! E sim entendí que não é só o IV que se analisa! Tem todos os outros fatores! Eu sei como funciona os fluídos pois sou físico! Para mim não é novidade! Apenas como é feito o cálculo do IV! Isso eu não sabia! Eu achava que era apenas o coeficiente de inclinação da reta! (os detalhes técnicos não nos cabe, pois nos interessamos nos processo naturais apenas! Aplicações tecnológicas ficam para os engenheiros)
            Mas todo esse blá blá blá nos leva a pergunta fatal: O 5W30 SJ, ou SM que possuam IV em torno de 180 (características que acredito serem da maioria dos óleos fabricados com essa viscosidade) é bom ou não é bom para o nosso querido e amado Fusca? Neste tópicó há vários argumentos que são favoráveis! O Que você nos diz?
            Ah! E obrigado por sua contribuição! Foi bem completa e elucidante também!
            Obrigado! E desculpe se falei besteira!
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              BMW 325 x Monza: Alguém já viu essa?
              Eu só resolvi voltar ao assunto Autoplast para dizer que neste domingo fiz de tudo para o motor do Monza quebrar, mas não consegui!
              Concluí duas coisas:
              1 - Eu acho que o Autoplast tá funcionando;
              2 - Eu preciso de algumas sessões de psicoterapia...
              Last edited by Maurício Queiroz; 03-09-2008, 10:57 AM.
              "May the force be with you!"

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Postado originalmente por glcallegari
                1- Mas não entendí PQ você me citou?

                2-......, dão a entender que quanto maior o IV melhor! E sim entendí que não é só o IV que se analisa! Tem todos os outros fatores!

                3- ....Apenas como é feito o cálculo do IV! Isso eu não sabia! Eu achava que era apenas o coeficiente de inclinação da reta!)

                4- Mas...nos leva a pergunta fatal: O 5W30 SJ, ou SM que possuam IV em torno de 180 (características que acredito serem da maioria dos óleos fabricados com essa viscosidade) é bom ou não é bom para o nosso querido e amado Fusca? Neste tópicó há vários argumentos que são favoráveis! O Que você nos diz?
                1- Eu citei a sua pergunta, ou dúvida, porque ela é muito boa e provavelmente reflete as dúvidas de vários amigos do Forum.

                2- A principio quanto maior o IV, melhor. Mas como o IV é determinado por comparação com 2 óleos padrões que a 100°C (aproximadamente) tem, nessa temperatura, a mesma viscosidade do "nosso oleo", não se deve comparar, ou comparar com cuidado, IVs de oleos de N° SAE diferentes.

                O IV de um oleo SAE xW30 pode ser comparado com de outro SAE yW30 (x e y podem ser iguais ou diferentes, não importa), mas ao comparar IV de um SAE xW30 com de um SAE xW50, por exemplo, devemos fazê-lo com cuidado.

                Observe que conforme a tabelinha em minha msg n°121 deste Tópico http://forum.fusca4ever.com.br/attac...3&d=1220052377 , teremos:

                SAE xW30 (ou SAE30):
                -viscosidade cinemática a 100°C -> entre 9,3 e 12,5 cSt
                -viscosidade dinâmica a 150°C -> maior que 2,9 cP

                SAE xW50 (ou SAE50):
                -viscosidade cinemática a 100°C -> entre 16,3 e 21,9 cSt
                -viscosidade dinâmica a 150°C -> maior que 3,7 cP

                Observe que a 100°C a viscosidade de um SAE xW50 será (por definição) sempre maior que a de um SAE xW30. A 150°C, no entanto, a viscosidade do SAE xW30 pode ser até maior, mas não obrigatoriamente maior, que a do SAE xW50. (2,9 cP é o valor mínimo para a viscosidade do SAE xW30 a 150°C, o máximo é livre). Considere também que neste faixa (150°C) já estamos um tanto acima do intervalo de temperatura (40°C a 100°C) no qual foi definido o IV.

                Eu acho que os parâmetros que definem o IV deveriam ser atualizados, se é que já não o foram e eu estou por fora (não sou do ramo) assim como a norma SAE o é periodicamente e eu estava "desactualizado".

                3- Observe que a curva de viscosidade é decrescente, desta forma um coeficiente (derivada) maior, em módulo, implicaria num IV maior, mas é justamente ao contrário. Por isso fiz uma certa analogia a cotangente, e não a tangente (trigonométrica) do ângulo que a secante (geométrica) à curva de viscosidade pelos pontos de 40° e 100°C faz com o eixo das temperaturas (horizontal).

                4- Nesta pergunta, considerando apenas parâmetros de viscosidade, voce atingiu o ponto onde a porca torce o rabo, a galinha cisca pra frente e o urubu voa de lado.

                Considere que num motor refrigerado a água (a qual tem bom calor específico) a temperatura de trabalho é controlada pelo sistema de válvula termostática/cebolinha do ventilador o que a principio permite melhor controle da temperatura do motor que nos sistemas a ar VW, onde o controle é feito pela válvula de pressão (faz o oleo passar, passar parcialmente, ou não) pelo radiador de oleo e pela velocidade da ventoinha proporcional a rotação do motor. Nos motores planos existe, se alguem não tirou, defletores de ar controlados por termostato, que regulam o fluxo de ar para os cilindros de acordo com a temperatura. Portanto o motor a ar se muito exigido, ou preparado, tende a esquentar, isto é um fator que restringe o uso de taxas de compressão maiores nesse motor.

                Se a temperatura ambiente é moderada (embora tropical) e o motor é original (ou quase) um oleo SAE xW30 pode ser o melhor (considerando principalmente o período de aquecimento do motor), mas se a temperatura ambiente é infernal (Rio de Janeiro no verão, 40°C ou mais à sombra) e ou o motor um tanto preparado, talvez um SAE xW50 (considerando o motor já aquecido e muito) talvez fosse melhor.

                Pela "tabelinha" da SAE considere a viscosidade media dos oleos SAE xW50 e SAE xW30 a 100°C:

                - SAE xW30 = 10,9 cSt
                - SAE xW50 = 19,1 cSt (aprox. 75% a mais)

                Considere agora a viscosidade mínima a 150°C:

                - SAE xW30 = 2,9 cP
                - SAE xW50 = 3,7 cP (aprox. 27,5% a mais, mas não obrigatoriamente)

                Se uma certa margem de segurança quanto a viscosidade for desejável, mas não prejudicial, o SAE xW50 é mais recomendável, porem o SAE 25Wx deve ser usado com cautela, observe que sua viscosidade mínima a 100°C pode superar a de um SAE 30 e aumentar muito rápido em temperaturas abaixo de 40ºC.

                No entanto, como foi dito no item (2) a viscosidade de 2,9 cP a 150°C é a mínima para um oleo receber a classificação SAE xW30 (ou somente SAE 30), nada impede que sua viscosidade seja maior que a de um SAE xW50 nesta temperatura.
                Last edited by ricardo groetaers; 03-09-2008, 03:29 PM.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Valeu Ricardo! Gostei muito das suas respostas! Esclareceu bastante, a não ser pela resposta da questão 3, pois não entendí a sua analogia! Mas isso não vem ao caso! E pela sua resposta da questão 4, acredito que aqui onde moro (no RS) dê para usar esse óleo tranqüilamente pois meu motor é original (a não ser pela ignição eletrônica) e eu não exijo dele! No verão, talvez, seria mais recomendável um xxW40! Aqui a temperatura ambiente dificilmente passa dos 35°C! Certo?
                  Obrigado pela aula! Muito bom mesmo!
                  Valeu!
                  São João do Polêsine - RS
                  4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por flatsuda
                    ........fiz uma viagem de 300km, durante o dia, que estava quente, e quando retornei verifiquei o oleo, e estava no nível e ele havia escurecido levemente e o lugar onde se coloca o óleo não estava mais branco, estava tudo normal, acho que preciso andar mais com ele.
                    Então, tudo OK, podia ser mesmo condensação de vapor d'água.

                    O bom óleo deve "sujar", isto significa que está cumprindo sua propriedade detergente, limpando o motor. Se um óleo após alguns KM não ficar "preto" comece a desconfiar dele. Dê uma "colher de chá" se o motor for novo e ou se o combustivel for álcool.

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Moro em sanpa e estou usando o elaion 15w40 SJ sem qualquer aditivo, uso o carro basicamente de final de semana, mas todas as vezes que eu uso pego estrada são 24km de ida e 24km de volta sempre com o pé no chão velocidade constante acima dos 110km até 140km, por emquanto não tive problemas, esse foi o oleo que meu mecanico me recomendou e pediu para eu fazer a troca a cada 3mil km, mas estou fazendo pela metade 1,5mil km mesmo porque é um custo baixo e uma tranquilidade muito alta. Apos ler esté topico vou procurar esse teflon e Ditiofosfato de Zinco e adiciona-lo junto com a próxima troca, mas só deixa eu perguntar aqui em sampa alguém sabe onde achar esses aditivos e qual o valor deles ? vlw

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por glcallegari
                        .....
                        1- Esclareceu bastante, a não ser pela resposta da questão 3, pois não entendí a sua analogia! Mas isso não vem ao caso!

                        2- E pela sua resposta da questão 4, acredito que aqui onde moro (no RS) dê para usar esse óleo tranqüilamente pois meu motor é original (a não ser pela ignição eletrônica) e eu não exijo dele!

                        3- No verão, talvez, seria mais recomendável um xxW40! Aqui a temperatura ambiente dificilmente passa dos 35°C! Certo?
                        1- Isso eu explico depois, se conseguir fazê-lo de forma compacta.

                        2- Voce pode usar esse oleo até no Saara, o verdadeiro (no Rio tambem tem Saara e Faixa de Gaza).

                        Quando um motor é projetado, ou preparado, seu sistema de arrefecimento deve ser dimensionado para mante-lo numa faixa de temperatura de trabalho prevista e conseqüentemente manter a temperatura média do oleo. Dessa forma o grau de viscosidade do óleo é especificado.

                        A grosso modo, um oleo para bem lubrificar o motor deve estar numa faixa de viscosidade de 9,3 a 12,5 cSt, o que equivale a faixa de um SAE 30 a 100°C. Valores de viscosidade muito defasados dessa faixa (acima ou abaixo) não proporcionam uma lubrificação ideal. Dessa forma um motor projetado para um grau SAE tem sua lubrificação prejudicada quando usamos outro grau SAE, ou quando trabalha numa temperatura muito fora de sua faixa ideal.

                        O sistema de arrefecimento do motor VW a ar é um pouco imprevisível neste aspecto, mas o projeto é robusto, considere que na época os oleos existentes não se comparavam aos de hoje, mas tambem não se preparavam os "boxers" como hoje e o trânsito e o calor não eram como hoje.

                        Conclusão: Voce pode e deve usar esse oleo para se beneficiar de suas propriedades, mas se as condições de uso, de preparação do motor, de desgaste natural do motor, das condições climáticas, de trânsito mudarem, voce tambem pode mudar o grau SAE do oleo usado, mas não exagere!

                        3- Não necessariamente, se estiver funcionando bem não há necessidade de mudar.

                        4- Aproveitando o embalo, até agora ninguem respondeu a minha pergunta no item 4 de minha msg n° 121 deste Tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=42733&postcount=121 .

                        Dando uma espiada no site da Petrobras Distribuidora (BR) http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf , notei que o Lubrax SL que era SAE 20w50, agora só é produzido em versão SAE 15W40.

                        5- De brinde vai o anexo para os amigos do Forum brincarem de calcular o IV aproximado dos óleos. É só entrar com os valores das viscosidades a 40°C e 100°C e clicar no botão calcular.

                        obs:
                        - O separador decimal é a "," (vírgula) mesmo.
                        - Ao fechar o Excel click em NÃO salvar as alterações.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by ricardo groetaers; 04-09-2008, 04:25 AM.

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Pessoal gostaria de uma opnião de vcs esse produto http://www.valvoline.com.br/boletins...t_30_05_08.pdf promete deixar o oleo mais viscoso em altas temperaturas sem alterar em baixas temperaturas, o que vcs acham, pois estou pensando em usar ele junto com o 15w40 deste link http://www.valvoline.com.br/boletins...2030_05_08.pdf na próxima troca que já estou programando para este final de semana.

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por irando
                            Pessoal gostaria de uma opnião de vcs esse produto.....PyroilOilTreatment..... pois estou pensando em usar ele junto com o 15w40 Valvoline/CompetitionPlusSL_......
                            A eficácia dos adtivos para o oleo é comprovada, mas um bom oleo já vem com adtivos na medida certa não sendo necessário adicionar mais.

                            O único cuidado com esse adtivo (e outros similares) é seu uso em motores de moto visto que suas características anti desgaste (anti atrito) pode fazer a embreagem patinar.

                            Em qualquer caso, considere que a quantidade total colocada (oleo+adtivo) não deve ultrapassar o recomendado, no caso dos VW-AR, 2,5 litros.

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              1- Isso eu explico depois, se conseguir fazê-lo de forma compacta.

                              2- Voce pode usar esse oleo até no Saara, o verdadeiro (no Rio tambem tem Saara e Faixa de Gaza).

                              Quando um motor é projetado, ou preparado, seu sistema de arrefecimento deve ser dimensionado para mante-lo numa faixa de temperatura de trabalho prevista e conseqüentemente manter a temperatura média do oleo. Dessa forma o grau de viscosidade do óleo é especificado.

                              A grosso modo, um oleo para bem lubrificar o motor deve estar numa faixa de viscosidade de 9,3 a 12,5 cSt, o que equivale a faixa de um SAE 30 a 100°C. Valores de viscosidade muito defasados dessa faixa (acima ou abaixo) não proporcionam uma lubrificação ideal. Dessa forma um motor projetado para um grau SAE tem sua lubrificação prejudicada quando usamos outro grau SAE, ou quando trabalha numa temperatura muito fora de sua faixa ideal.

                              O sistema de arrefecimento do motor VW a ar é um pouco imprevisível neste aspecto, mas o projeto é robusto, considere que na época os oleos existentes não se comparavam aos de hoje, mas tambem não se preparavam os "boxers" como hoje e o trânsito e o calor não eram como hoje.

                              Conclusão: Voce pode e deve usar esse oleo para se beneficiar de suas propriedades, mas se as condições de uso, de preparação do motor, de desgaste natural do motor, das condições climáticas, de trânsito mudarem, voce tambem pode mudar o grau SAE do oleo usado, mas não exagere!

                              3- Não necessariamente, se estiver funcionando bem não há necessidade de mudar.

                              4- Aproveitando o embalo, até agora ninguem respondeu a minha pergunta no item 4 de minha msg n° 121 deste Tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=42733&postcount=121 .

                              Dando uma espiada no site da Petrobras Distribuidora (BR) http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf , notei que o Lubrax SL que era SAE 20w50, agora só é produzido em versão SAE 15W40.

                              5- De brinde vai o anexo para os amigos do Forum brincarem de calcular o IV aproximado dos óleos. É só entrar com os valores das viscosidades a 40°C e 100°C e clicar no botão calcular.

                              obs:
                              - O separador decimal é a "," (vírgula) mesmo.
                              - Ao fechar o Excel click em NÃO salvar as alterações.
                              Legal Ricardo! Muito bom!
                              Respondendo a sua pergunta 4, acho que eles são muito viscosos! E como você disse acima, a faixa ideal é 9,3 a 12,5 cSt! Portanto para motores eles não servem muito bem não!
                              Acertei? Espero que sim! Hehehehe
                              Pois é! Eu estou satisfeito com esse óleo que estou usando (5W30 Energy da Havoline). Não fuma nada... Não baixa óleo... O meu motor não é preparado... Em resumo: Tô feliz! Hehehehe :p
                              Gostei do programinha. Mas uma pena que o código fonte está protegido por senha! Se eu pudesse ver o código, eu entenderia o ítem 1!
                              Um abraço e obrigado pelos esclarecimentos!
                              São João do Polêsine - RS
                              4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Rumando pra outra direção, meu amigo me sugeriu que eu usasse um óleo 25w60 alta temperatura. Não me lembro a marca. Qual a opinião? Meu motor é 1300 STD

                                Comment

                                Working...
                                X