Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volante: Aliviar ou não????

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    ""quando ando sozinho no fusca é uma coisa, quando coloco mais pessoas dentro dele percebo uma pequena perca de rendimento"""

    com volante ou sem volante vc vai perceber isso...rs

    mtos aqui tem volante aliviado com 3kg....e só falam bem

    o meu assim q tiver q baixar o motor denovo vou rancar mais 1,5

    ja aliviei 1,5 senti diferenca...mas eu quero mais...hehehe

    Comment


    • #62
      Em Porto Alegre Schünemann & Cia Ltda, Fone 51 3343 2888, cobraram o valor de R$ 40,00 pelo balanceamento do vira + volante + platô.

      Comment


      • #63
        Postado originalmente por TI_fuka
        hehe!!!! da uma olhada nesse aki entaum!!!!!! :shock:

        sera q ta leve?


        [img=http://img240.imageshack.us/img240/8142/p22404020yg5ih.th.jpg]

        CARAMBA...isso não é volante, é um suporte de embreagem...:shock: :shock: :shock:
        Porsches & VW air cooled, that's what I like!
        www.floripaboxer.blogspot.com

        Comment


        • #64
          Pessoal, gostaria somente de esclarecer um ponto a todos aqui do forum:
          O alívio de massa em peças rotantes (como por ex. o volante) não depende somente da quantidade de massa que está sendo retirada, mas também da localização da massa a ser retirada em relação ao centro (de giro) da peça. Em suma, se retirarmos a mesma qtde de massa (por ex. 1Kg) de dois volantes, variando somente a posição da retirada de material(um mais próximo do centro e outro mais afastado) com certeza teremos efeitos muito diferentes em se tratando de "leveza" no motor.

          Acho q isso ajuda muito pra quem quer ter um volante bem leve e resistente, pois a resistência de um volante está também diretamente ligada a este princípio de localização da massa em relação ao centro de giro.

          N sou um expert em inércia rotacional, mas se alguém n entendeu algo ou tiver mais dúvidas, ajudarei com prazer.
          Um abraço a todos e dê-lhe criatividade + engenharia.
          Gabriel

          Comment


          • #65
            Postado originalmente por ederfusca_fei@hotmail.com
            Boa observação, só ouvi as qualidades do alivio do volante, o meu tem volante aliviado, quando ando sozinho no fusca é uma coisa, quando coloco mais pessoas dentro dele percebo uma pequena perca de rendimento, e olha q não chega nem um kilo de material tirado (se não me engano), imagine com 3kg, se parar numa subido ingrime será q sobe normalmente.

            isso verdadi....meu carro tb e assim..depois q aliviei com se por uma pessoa atraz ja fika foda..num vai ...só q sozinho o bixinho anda d+...

            Comment


            • #66
              Postado originalmente por Gabriel CTBA
              Pessoal, gostaria somente de esclarecer um ponto a todos aqui do forum:
              O alívio de massa em peças rotantes (como por ex. o volante) não depende somente da quantidade de massa que está sendo retirada, mas também da localização da massa a ser retirada em relação ao centro (de giro) da peça. Em suma, se retirarmos a mesma qtde de massa (por ex. 1Kg) de dois volantes, variando somente a posição da retirada de material(um mais próximo do centro e outro mais afastado) com certeza teremos efeitos muito diferentes em se tratando de "leveza" no motor.

              Acho q isso ajuda muito pra quem quer ter um volante bem leve e resistente, pois a resistência de um volante está também diretamente ligada a este princípio de localização da massa em relação ao centro de giro.

              N sou um expert em inércia rotacional, mas se alguém n entendeu algo ou tiver mais dúvidas, ajudarei com prazer.
              Um abraço a todos e dê-lhe criatividade + engenharia.
              Gabriel
              O "correto" seria retirar massa mais do centro ou da extremidade?

              Comment


              • #67
                Postado originalmente por Delriobr
                O "correto" seria retirar massa mais do centro ou da extremidade?
                Quanto mais afastado do centro da peça, menos massa é necessário retirar para se obter o resultado desejado.
                1) Se vc retirar 100g de uma região a Xmm do centro da peça, vc terá um alívio real de Y%.
                2) Se vc retirar 100g de uma região a 2Xmm do centro da peça, vc terá um alívio real de 4Y%.
                3) Se vc retirar 100g de uma região a 3Xmm do centro da peça, vc terá um alívio real de 9Y%.
                Nesta condição, para ter o resultado semalhante ao 1) é necessário retirar somente 11g!!!

                A função é quadrática.

                O único cuidado que se deve ter é não retirar material em excesso de tal região para não fragilizá-la.

                Mas em suma é isso: otimizar a usinagem para n gastar tanto em horas de torno e não fragilizar a peça por deixar as paredes mto finas.
                Quem tiver mais dúvidas é só falar
                abraço
                Gabriel CTBA

                Comment


                • #68
                  Entendi!! Obrigado!!

                  Eu tava achando que era o contrário! hehehe! ;)

                  Comment


                  • #69
                    O alívio do volante gera alguma alteração na economia de combustível?

                    Comment


                    • #70
                      Oi. No meu caso, tenho um buggy e to preparando um motor 1800. Feito para andar nas dunas bem fofas. Nas subidas (como motor original 1300, e mesmo quem tem o 1600) precisamos de torque e inercia no motor, correto? Se eu aliviar o volante e perder essa inercia que ele proporciona será que vai atrapalhar nas subidas que por sinal são bem pesadas pois as rodas "grudam "na areia? Voce acharia melhor deixar o original ou alivia-lo? Nossa velociade é em media 60 km/h pra embalar numa subida e giro em torno de 4000 a 5000 rpm e pé embaixo.
                      GTMassa
                      Tatui

                      Comment


                      • #71
                        Neste caso especifico creio que o melhor é deixar original mesmo e o comando tb não pode ser muito brarbo não e o principal para andar na areia
                        um radiador de oleo e um filtro de oleo pois o motor esquenta demais da conta e a cora e pinhão do 1300 tambem é bem vinda para compensar o tamanho e a altura dos pneus traseiros, tambem gosto de andar pelas areias daqui do Estado do Rio, qial o teu estado....
                        Abrços
                        Luby
                        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                        Rio de Janeiro - RJ

                        Comment


                        • #72
                          sou de São Paulo. mas agora estou morando na Bahia. Meu motor vai ser 1800 com comando w110 e ja to comprado o sistema de refrigeraçao tb. vou colocar o radiador oleo ap da crestana. Vc ta com o que no buggy?
                          Last edited by gabrielmassa; 26-03-2008, 01:55 PM.
                          GTMassa
                          Tatui

                          Comment


                          • #73
                            Re: Volante: Aliviar ou não????

                            ressucitei esse topico pq quero dar meu depoimento.Fiz um motor novo de bloco e nessa nova avaentura adquiri um volante aliviado em 1,2kg.Gente é maravilhoso o resultado.Sobe muito bem o giro,dá tesão de andar com o carro.Nas ultrapassagens é outro departamento,sem iqual ,ual.Agora minha caixa de spII ficou 10 e o cambio jet maximilizou esse resultado.Aprovado.Abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #74
                              Re: Volante: Aliviar ou não????

                              Postado originalmente por Antonio carlos
                              ressucitei esse topico pq quero dar meu depoimento.Fiz um motor novo de bloco e nessa nova avaentura adquiri um volante aliviado em 1,2kg.Gente é maravilhoso o resultado.Sobe muito bem o giro,dá tesão de andar com o carro.Nas ultrapassagens é outro departamento,sem iqual ,ual.Agora minha caixa de spII ficou 10 e o cambio jet maximilizou esse resultado.Aprovado.Abraços
                              Fala AC!! Qual é a configuração do seu motor?!

                              Comment


                              • #75
                                Re: Volante: Aliviar ou não????

                                Como bem lembrou o Gabriel CTBA, o alivio do volante não depende unicamente da quantidade (massa) de material removido , mas muito mais significativamente do local de onde é removido o material.

                                Para entendermos o principio da coisa consideremos a fig.1 onde uma força (F), mantida sempre ortogonal a barra (r), atua na massa (m). A barra (r), representada por uma fina linha, possui massa desprezivel em relação a massa (m) e sua massa não será considerada. A barra (r) serve apenas para manter a massa (m) numa trajetoria circular em torno do eixo de rotação (E).



                                A força (F) provoca na massa (m) uma aceleração linear (a) dada pela velha relação:
                                F=m.a

                                A força (F) tambem provoca um torque (T) no sistema barra-massa em relação ao eixo de rotação (E), que no caso da fig1. é dado por:
                                T=F.r

                                A relação F=m.a, no caso da fig.1, pode ser reescrita então em função do torque (T) como:
                                F.r=m.a.r ou T=m.a.r

                                A aceleração linear (a) da massa (m) pode ser expressa em função da aceleração ângular (â) do sistema barra-massa em torno do eixo (E) pela relação:
                                a=â.r (quando o ãngulo de giro for expresso em radianos ou rotação, é claro).

                                A aceleração ângular (â) representa a rapidez com que a rotação do sistema barra-massa em torno do eixo (E) aumenta sob a ação do torque (T) aplicado.

                                Logo, a relação T=m.a.r pode ser reescrita em função da aceleração ângular (â) como:
                                T=m.(â.r).r ou T=(m.r²).â

                                Vemos então que a aceleração ângular (â), isto é, a rapidez com que a rotação do sistema aumenta, é proporcional ao torque (T) aplicado e inversamente proporcional ao fator (m.r²).

                                O fator (m.r²) é chamado Momento de Inércia da massa (m) em relação ao eixo de rotação (E) e representa a resistência inercial do sistema barra-massa da fig1. quando tentamos aumentar (ou diminuir) sua velocidade de rotação aplicando nele um torque.

                                Um volante (ou outro corpo) não é constituido de um único pedacinho de massa (m) e sim de um sem número de pedacinhos de massa (m). Seu momento de inércia é calculado somando-se os momentos de inércia (m.r²) de cada pedacinho de massa (m), porém com técnicas de cálculo que fogem ao objeto deste Tópico.

                                E daí? Para que serve essa bagaça toda?

                                E daí, consideremos a fig.2, que representa (ou tenta representar) um volante, onde uma pequena faixa de material de massa (m), em forma de anel (típica do torneamento), situada a uma distância (r) do eixo de rotação, foi removida.



                                O alivio obtido é dado pelo momento de inércia removido e não apenas pela massa. Teremos então:
                                Alivio=m.r²

                                Se a mesma quatidade de material (massa) fosse removida não na distância (r) e sim numa distância igual ao dobro (2r), o alivio obtido seria:
                                alivio=m.(2.r)² ou 4.(m.r²) , ou seja um alivio 4 vezes maior com a mesma quantidade de material (massa) removido.

                                Se a mesma massa fosse removida de uma distância (3r), o alivio obtido seria:
                                alivio=m.(3.r)² ou 9.(m.r²) , um alivio 9 vezes maior.

                                Lembremos que a mesma quantidade de material, se removida mais distante do eixo de rotação implica numa faixa de menor largura e menor profundidade de usinagem, o que, dentro dos limites do bom senso, reduziria o risco de enfraquecimento da peça.

                                Nem sempre é possivel concentrar a remoção de material unicamente nas regiões periféricas do volante, existe componentes que devem ser preservados, como os dentes onde se engrena o motor de arranque ou os orificios onde se fixam o conjunto da embreagem, mas os principios aqui descritos, aplicados com os devidos cuidados, podem proporcionar alivios potencialmente elevados com remoção de material e enfraquecimento da peça relativamente pequenos.
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by ricardo groetaers; 27-06-2009, 10:26 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X