Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

    Ola pessoal estou para desmontar meu motor q é um 1500 original 72 para fazer uma para 1600 ja li bastante mas duvidas ainda tenho comprei os cabecotes 8 aletas orinal na sportsystem o kit 1600 metal leve de pistao e um comando 266 feito por eles
    Especificações:
    - Graduação 266°
    - Lob Center 109°
    - Levante 9mm
    Sei q tenho q trocar o vira para um com lubrificacao dupla mas a duvida ta na carburacao posso usar a simples pois n achei nada de bom estado na dupla fico no aguardo de dicas obrigado...

  • #2
    Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

    Acho que já vi um post seu lá no FFB hehe!

    Eu já usei um comando 276 original Engle num 1600 gasolina e solex 30 central. Logicamente não veio desempenho algum! Mesmo com cabeçote dupla entrada, o solequinho não dava conta.. cheguei a 128 km/h no máximo (via GPS).

    Aí fabriquei um kit de coletores e acionamento para dupla solex 30 e montei. Aí sim pude ver o potencial do comando maior! De quebra veio performance e melhor consumo! Puxava 5300 RPM direto! :P :P

    O Zotti tem duplas solex 32 reformadas por ele mesmo. Recomendo demais! Ele sabe o que faz!

    Monta essa ***** e seja feliz!

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

      Eu tenho um projeto muito semelhante, e um Fuscão semelhante, só que 71. Pretendo um virabrequim de 74mm, um comando desse 266º que comprou ou um W100. Minha preferência é pelo W100. O projeto visa mais o torque que a potência, só que manter o 30PIC é condição primeira, pois não vou mexer em absolutamente nada no que toca à aparência no carro. Nem dentro, nem fora e nem no cofre do motor. O carro é careta, original, comprado zero, e vou mantê-lo assim. Comentei em outro tópico, no tópico http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-30-PIC/page13 , que meu projeto é conservador, até demais, mas altamente desafiador por isso. Tanto quanto tirar o máximo de potência de um motor, usando a alimentação que desejar. Vou bater toda hora nas limitações do 30PIC, mas essa configuração dará o que pretendo para o carro, sobrando somente a obrigação de tirar o máximo do motor, mesmo com as limitações do projeto. Mas não é intenção minha ficar passando de 4000rpm, pois o resto do carro também é careta, incluindo nisso freio, suspensão, pneus.
      Se você não tem esse problema que eu tenho, também te aconselho a dupla. Só de colocar os carburadores de H32PDSI sem modificação alguma vai notar uma enorme diferença. Esses são os carburadores da Kombi, pois como ela foi fabricada por mais tempo, normalmente é de mais fácil entendimento na hora de se procurar uma peça. Se trabalhar esses carburadores terá mais diferença ainda. Se não está achando carburadores bons ai, parta para a internet. Normalmente na frente do teclado você acha melhor, mais barato e mais rápido, que ficar procurando de porta em porta, de telefone em telefone.
      Me falta aprender o que tenho que fazer para montar o virabrequim de 74mm, além de um mundo de outras coisas e detalhes. Tem até um tópico aqui sobre isso, em http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ar-a-carca%E7a, mas ele é inconclusivo quanto ao seu tema. Na hora que der um tempinho farei uma postagem lá, tentando concluir o assunto. Mas não vi ninguém dando uma luz sobre se precisa ou não fazer algo no bloco para montar o virabrequim de 74 mm. A maioria dos projetos seguem no sentido de motores muito mais fortes, e esse virabrequim termina sendo muito pouco usado.
      Eu disse que seu Fuscão é semelhante ao meu e não igual. Eles tem uma diferença básica, que difere o 70 e 71 do 72. Sabe qual é ? Olhando isso você vê de cara se é 72, pois ele é único por causa desse detalhe. Já o 70 e 71 tem diferença nesse detalhe e ai só perguntando ou olhando os documentos, pois esses não tem outro jeito de separar não.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

        se não quiser usar dupla carb. talvez este carburador ajude bastante, foi usado aqui nos fuscão 1600 monocarburados em 84/86
        http://pumaslubisomem.blogspot.com.b...pict-para.html
        Abrços
        Luby
        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

        Rio de Janeiro - RJ

        Comment


        • #5
          Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

          Postado originalmente por lubisomem01 Ver Post
          se não quiser usar dupla carb. talvez este carburador ajude bastante, foi usado aqui nos fuscão 1600 monocarburados em 84/86
          http://pumaslubisomem.blogspot.com.b...pict-para.html
          Bão Lubsomem ? Já fuxiquei muito na sua página, desde um bom tempo.
          Já mexi nesse carburador. Meu compadre tinha um Fusca 85, e desmontamos ele uma vez. No final meu compadre trocou o 31PICT pelo 30PIC, pois estava com dificuldade de achar não lembro o que de peça para ele. Acho que era um diafrágma, e não tinhamos as facilidades de internet na época. Era bater de porta em porta mesmo naquela época. A intenção era arrumar o 31PICT e devolver para o lugar, mas roubaram o carro no Minas Shopping e sobrou só frustação. Isso tem bem tempo.
          Mas sabe o que ocorre ? O que fazer, o que eu quero eu já sei. O como fazer é que estou procurando resposta.
          Quero manter o motor, externamente, como está, idêntico ao que foi feito na fábrica, e ter um incremento de torque principalmente, e ganhar um tantinho de potência junto. A intenção é instalar um virabrequim de 74mm, que me dará um 1700 com a taxa lá pelos 7,8:1, o que acho que já está ótimo. Instalar um comando W100 também é a intenção. A bomba de óleo será uma de 26mm. E é só isso que vou mudar, alterar do original, no motor no tocante à peças, o resto é serviço e capricho.
          Sobram duas dúvidas básicas, que ainda não consegui solução:
          -Quero saber o que preciso fazer no bloco, se é que preciso, para instalar o virabrequim de 74mm. Tenho que usinar algo, retirar material ? Se é que tenho, onde tirar.
          -Quero melhorar o 30PIC, pois ele será o limitador do que o motor pode dar, e como é condição primeira a manutenção dele no lugar, melhorar ao máximo é uma exigência.

          O resto, depois de tudo pronto, é acertar calibres e fazer uma regulagem ligeiramente mais agressiva. Já rodo com ponto estático com 12º, e ví o Master Vader indicando colocar 15º. Tem outros detalhinhos também que podem ajudar, e com o tempo vou aprendendo mais.
          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

          Comment


          • #6
            Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

            Olá chegarão minhas peças hoje é consegui coletores pra dupla só limpar eles aliás como tirar toda essa ferrugem?agora vó atrás dos carburadores e do vira duplo c tiverem dicas agradeço vo postando conforme vou fazendo
            Arquivos Anexos

            Comment


            • #7
              Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

              Postado originalmente por Salpyko Ver Post
              Olá chegarão minhas peças hoje é consegui coletores pra dupla só limpar eles aliás como tirar toda essa ferrugem?agora vó atrás dos carburadores e do vira duplo c tiverem dicas agradeço vo postando conforme vou fazendo[ATTACH=CONFIG]30086[/ATTACH]

              Que coisa bonita ! Vai mandando a evolução da coisa mesmo, prá gente curtir com você.
              Andei estudando um pouco, e estou chegando a conclusão que um comando de 266º, como esse seu, para o meu caso é melhor indicado que o W100. Eu tinha o W100 como primeira opção, e o 266º como segunda, mas estou invertendo a escolha. Como o 30PIC é minha opção para o carburador, um comando mais manso que o W100 ficaria até melhor, pois o que limita mais o 30PIC é a rotação de potência máxima, que no W100 certamente é maior que no 266º.
              Achei em http://vwparts.aircooled.net/Engle-W...rs-p/e6090.htm o comando W90, que eu não conhecia. É muito similar à esse comando 266º. Na planilha simulador do camarada Marcelo Anakin Darth Vader, que ajuda a gente ao extremo, a minha configuração com 30PIC e virabrequim de 74mm e comando 2AG chega a dar 14Kgm de torque a 2700 rpm e 71 CV de potência a 4300 rpm. Pena não ter esse comando 266º no simulador do Master, prá gente ter melhor idéia. Mas chutando, ou melhor dizendo, extrapolando, acredito que esse comando dê o mesmo torque mas lá pelos 3300/3500 rpm, e a potência máxima sobe, pois deve chegar lá pelos 5500 rpm. Como não é intenção dirigir com mais de 4500 rpm, o 30PIC dará conta principalmente com alguma modificação nele. Tenho procurado saber mais dessas modificações no carburador também, e acho que chego perto dos 75 CV, mesmo com o carburadorzinho. Resumindo: Com essa potência, e com o torque do tamanho que a planilha mostrou, prá mim é mais que ótimo.
              O que mais gosto na planilha do Marcelo são as curvas de torque e potência, coisa que a gente num acha de motor algum. Com a simulação usando o 2AG, o motor já tem um torque do tamanho que tem originalmente a uns 1600 rpm.
              Last edited by WalterJunior; 17-05-2016, 10:00 AM.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #8
                Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                Quanto ao virabrequim 74, tem que colocá-lo na carcaça montado com as bielas, virar e apenas desbastar caso s bielas bata na carcaça.
                Augusto Cesar Nunes

                Pesquisador
                Mecânico Entusiasta
                Analista em Informática
                gutocesa@hotmail.com
                gutocesa@terra.com.br

                Comment


                • #9
                  Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                  Tem muito pouca informação sobre montagem desse virabrequim de 74mm. O pessoal prefere usar cilindros maiores, e quando troca virabrequim vão para 78,4mm ou mais.
                  Mas achei um artigo em: http://www.aircooled.net/1800cc-engi...d-heads-bored/ , é já no título informam : "
                  1800cc Engine Parts List, no case machining needed, but heads must be bored!" . Não li tudo, e não cheguei a escarafunchar nos cabeçotes para ver o que falam que tem que ser arrombado. Imagino ser válvulas. Me concentrei só na parte que dizem em manter o carburador original, e os comandos que indicam. Falam de comandos "enganadores", que seria melhor traduzido como "comando gambiarra" e indicam o comando Engle W90, que eu nunca tinha ouvido falar, e nem achei isso na página da Engle. Até abri um tópico sobre ele, prá ver se o pessoal ajuda a desvendar esse elo perdido da Engle. E falam só não, eles tem à venda esse Engle W90. Pelo que vi é um comando muito próximo à esse que o Sapiko está montando, e isso me fez tirar o W100 de cabeça logo de vez. Um comando como do do Salpiko é melhor para o meu caso, pois amansa o motor em relação ao W100. Ele comprou na SportSystem, e dando uma olhada lá eles tem dois modelos desse comando 266º. Um com lob center de 109º e outro com 111º. Acho que esse de 111º possa ser melhor para mim, pois amansa a lenta e reações do motor, que é o que eu quero. Quero um nervosinho suave, se é que um treim desse possa existir. Tem que ver se o perfil de came é o mesmo para esses dois comandos.
                  Mas isso que falou é o mais certo, motar e retirar na carcaça caso necessário, só que estou no período de informação e saber por antecedência o que se pode encontrar é melhor.
                  Last edited by WalterJunior; 19-05-2016, 10:41 PM.
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

                  Comment


                  • #10
                    Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                    Pessoal a respeito do comando eu n comprei a emgrengem pois achei q era a mesma do q tem no motor e agora so acho de aluminio é isso mesmo ou tem outra forma de colocar uma de ferro ou algo assim.... Valeuuuuuu

                    Comment


                    • #11
                      Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                      A engrenagem é de alumínio mesmo. Você pode usar a que está no seu comando velho, caso ela estiver boa. É só descravar e colocar no comando novo usando os parafusos.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                        Postado originalmente por lubisomem01 Ver Post
                        se não quiser usar dupla carb. talvez este carburador ajude bastante, foi usado aqui nos fuscão 1600 monocarburados em 84/86
                        http://pumaslubisomem.blogspot.com.b...pict-para.html
                        Olá tem sim a engrenagem de aço, so que com dentes retos. Ai você tem que trocar as duas.

                        http://www.cbperformance.com/Product...oductCode=1400

                        Arquivos Anexos
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                          O motor que o Salpiko tá montando não tem necessidade dessas, Augusto. Tá usando um comando 266º. Não sei se vai reforçar molas, e nem usar balancins 1:1,25. Mas acredito que nem assim tem necessidade além da engrenagem helicoidal de alumínio.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                            Ô Salpiko,
                            Dá uma olhada nesse tópico, e veja como um colega fez a fixação da engrenagem.

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...nto+v%E1lvulas

                            Se tiver problemas de interferência da cabeça dos parafusos na bomba de óleo, e optar por cortar o sextavado dos parafusos, pese-os para certificar que retirou material igualmente.
                            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                            www.waltergjunior.com

                            Comment


                            • #15
                              Re: Montar motor de 1500 para1600 duvidas...

                              Valeu gente vo ver oq fazer mas meu comando tem uns 20 anos de uso e a engrenagem deve de ta gasta ainda to atrás dos burra mas obrigada....

                              Comment

                              Working...
                              X