Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brasilia Motor AP

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Brasilia Motor AP

    Basicamente e isso que eu vou fazer no meu, coloca-lo virado pra frente como esta no seu Triciclo.
    Agora nao sei como a fabrica conseguiu montar as mangueiras erradas, e tao simples, mangueira superior vai na parte superior do radiador e na flange do cabecote, a mangueira inferior vai na parte inferior do radiador ate a bomba d´agua... nao tem como errar isso.

    Ta dificil encontrar o tal radiador de Gol Bola com A/C, ate encontrei mas o problema foi o preco, 260 estalecas so o radiador, sem a ventoinha que sai +/- uns 190 estalecas...

    Abracos
    Wagner Luis
    BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
    INTERESSADOS MANDAR MP

    http://www.fastpowerperformance.com.br

    Comment


    • #17
      Re: Brasilia Motor AP

      Postado originalmente por wagnerls
      Basicamente e isso que eu vou fazer no meu, coloca-lo virado pra frente como esta no seu Triciclo.
      Isso não vai significar nada se não houver um fluxo da ar direto sobre a "frente" do radiador. Isso pode ser conseguido (ou tentado) mesmo com o radiador de lado ou inclinado. Considere que no caso do radiador virado para a frente há o anteparo da parede anterior do cofre (aquela onde se apoia o encosto do banco traseiro), que no seu caso é mais crítico visto que o cofre do motor é fechado. No entanto voce diz que fez uma entrada de ar "generosa" por dentro do paralama, será que ela funciona como esperado? É apenas um chute, mas ela pode estar entrando em conflito com as entradas de ar laterais originais, seja gerando uma turbulência ou o ar que entra por ela saindo pelas originais laterais sem atravessar o radiador. Em ambos os casos pode só haver fluxo de ar pelo radiador quando a ventoinha é ligada.

      Postado originalmente por wagnerls
      Agora nao sei como a fabrica conseguiu montar as mangueiras erradas, e tao simples, mangueira superior vai na parte superior do radiador e na flange do cabecote, a mangueira inferior vai na parte inferior do radiador ate a bomba d´agua... nao tem como errar isso.
      O erro não foi nessas conecções. No meu caso foi na saida do reservatorio de expansão (do mesmo tipo que o seu) ligada na mangueira inferior do radiador (por um "T"), o que curto-circuitou o radiador. Sem a termostática (como veio de fábrica) o problema de aquecimento ocorria nas auto-estradas em velocidades de cruzeiro moderadamente elevadas e constantes,onde paradoxalmente, há fluxo de ar suficiente. Com a colocação da termostática, idem, só que o nivel no reservatorio subia muito e a pressão tambem, chegando, algumas vezes desconectar mangueiras. A saida de água do reservatório (caso exista), localizada em baixo dele, deve ser ligada na entrada de agua quente da bomba (a do meio)* por um "T".

      Obs: A bomba tem 3 conecções:
      - A superior (saida) se liga no flange lateral do cabeçote.
      - A inferior (entrada) ao radiador em baixo.
      - A do meio (entrada de agua quente) a saida do coletor de admissão e a saida do reservatório de expansão (se o reservatório for do tipo 2 abaixo descrito que é o seu caso).

      Um outro ponto a atentar é para a circulação da água do motor (cabeçote) para o coletor de admissão e seu retorno a bomba. Em alguns APs a água vai do cabeçote para o coletor via canais internos existentes nessas peças e retorna a bomba via mangueira externa. Em outros, o circuito é feito todo externamente por mangueiras. Erros nesse circuito causam acúmulo de agua quente no cabeçote ou no binômio cabeçote-coletor. Houve veiculos, não foi o meu caso, que sairam de fábrica com erros nesse aspecto.

      Outro detalhe é o reservatório que pode ser de 2 tipos:

      1- Tipo "barrica" com tampa. A tampa possui um ou varios "respiros" e é atravessada por um tubinho com pescador que se liga por mangueira a saida superior do radiador. Não há saida separada de agua. Esse tipo é usado normalmente em radiadores com tampa como os do Passat antigo.

      2- Tipo normalmente pressurizado com tampa provida de válvulas. Possui uma entrada de agua (em cima) que se liga ao radiador em cima, e uma saida de agua (em baixo) que deve ser ligada à entrada de agua quente da bomba (a do meio). Normalmente esse reservatório é usado em radiadores sem tampa. É importante atentar para que ele seja colocado acima do radiador.


      Os erros descritos acima podem ser mascarados ou minimizados quando se retira a termostática ou assegura-se um grande fluxo contínuo de ar sobre o radiador. A retirada da termostática fará com que o motor demore a atingir sua temperatura ideal ou não a atinja, ou resfrie exageradamente em descidas de serra. Se o grande fluxo de ar sobre o radiador, dependente do carro em movimento for interrompido, como nos congestionamentos, mesmo com o ventilador funcionando, pode-se ter problemas.


      Qualquer dúvida ou maiores detalhes, estou a disposição. Se precisar, embora não seja bom desenhista, posso fazer um esquema.


      Postado originalmente por wagnerls
      Ta dificil encontrar o tal radiador de Gol Bola com A/C, ate encontrei mas o problema foi o preco, 260 estalecas so o radiador, sem a ventoinha que sai +/- uns 190 estalecas...
      Eu acho que isso só deve ser feito depois de eliminadas as outras hipóteses, pois voce pode morrer numa grana e não resolver o problema.
      Last edited by ricardo groetaers; 10-02-2009, 12:06 AM.

      Comment


      • #18
        Re: Brasilia Motor AP

        Veja a foto:


        E isso que eu farei na minha, vc nao pode esquecer que passa ar e bastante por baixo do carro, entao e é essa a ideia.
        E o mais importante de tudo e fazer a guia de ar para o radiador para que o ar que for direcionado pra ele passe por ele sem perdas, ate nos Gol´s e afins o papelao do radiador como o pessoal chama essa guia e necessario.

        A troca do radiador nao seria uma solucao paliativa, mas sim uma adequacao do projeto, ja q ele foi desemvolvido pra refrigerar melhor o motor do mesmo "modelo" de carro so que com algumas traquitanas a mais.
        O mesmo ocorre com o Santana que tem o radiador enorme que toma toda a frente do carro, pelo seu peso e por possuir acessorios que "consomem" do motor uma energia extra.
        Tb na Linha Fiat cito o Uno que usa radiador pequeno, e na Elba usa um tb que toma toda a frente do carro, simplesmente por ela ser um veiculo que foi projetado pra "carga", e com certeza iria aquecer mais carregada.

        Com relacao ao aquecimento em estrada e normal mesmo com o fluxo de ar constante, se este nao estiver em quantidade suficiente vai aquecer mais, pois o motor esta trabalhando em um regime só, sem aceleracoes e desaceleracoes, e paradas de semaforo e tal.

        Com certeza estou com turbulencia nas entradas de ar que fiz, pois a posicao do radiador contribui pra isso, ja que as entradas de ar nao estao digamos "de cara" com ele, prejudicando o fluxo.

        Quando montei o motor no carro nao tinha feito as guias de ar no radiador e a unica entrada de ar era a grade lateral da Brasilia fui viajar pro inteiror de SP. Mal sai de casa e a temperatura do motor ja estava beirando os 115°, tive que parar 3 vezes durante o trajeto pra esfriar um pouco o motor e seguir viajem.
        Na volta resolvi improvisar as guias com o que tinha na mao (estava em uma chacara), ficou assim 90%, mas so com esta solucao emergencial consegui voltar pra casa sem paradas e com a temperatura raras vezes chegando nos 105°

        Vou fazer assim que po$$ivel a alteracao da posicao e as guias de ar generosas pro radiador e posto os resultados.

        Abracos
        Wagner Luis
        BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
        INTERESSADOS MANDAR MP

        http://www.fastpowerperformance.com.br

        Comment


        • #19
          Re: Brasilia Motor AP

          Wagner,
          Não sou fã da adaptação de motores AP em Fuscas e derivados. Mas tenho que lhe dar os parabéns! Trabalho muito bem feito, bem executado. Boa adaptação!

          Abraço e boa sorte aí!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #20
            Re: Brasilia Motor AP

            ricardo, vi q vc entende bem de radiador na traseira do fusca rsrs

            veja esse desenho q fiz do radiador do santana q uso no meu fuka, vc poderia me dizer onde eu ligo cada mangueira nele??

            no aguardo amigo

            abraços

            t+
            Arquivos Anexos
            VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

            "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

            MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

            RENEGADE PLACE!!!

            Comment


            • #21
              Re: Brasilia Motor AP

              Fuskamaniaco, estou enviando desenho com as ligações originais. Como observei no desenho não recomendo ligar dessa forma para radiador na traseira. Se voce quiser posso descrever como fiz no triciclo.
              Arquivos Anexos

              Comment


              • #22
                Re: Brasilia Motor AP

                Eu vi seu desenho... eu usava a valvula termostatica tb com o radiador atras, e a temperatura se mantinha no padrao que ela funcionava, a temperatura sempre ficou entre 90/100°, isso no transito urbano onde o fluxo de ar nao e tao importante pois aqui em Sampa mais se fica parado do que andando

                O Problema mesmo e fluxo, na estrada ele se mostra pouco eficiente, ainda nao modifiquei por falta de t$e$m$p$o, mas assim que sobrar algum vou comprar mangueiras e reposicionar o radiador pra ver se consigo mante-lo la atras.

                Abracos
                Wagner Luis
                BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                INTERESSADOS MANDAR MP

                http://www.fastpowerperformance.com.br

                Comment


                • #23
                  Re: Brasilia Motor AP

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Fuskamaniaco, estou enviando desenho com as ligações originais. Como observei no desenho não recomendo ligar dessa forma para radiador na traseira. Se voce quiser posso descrever como fiz no triciclo.

                  Obrigado pelas dicas Ricardo

                  pediria por gentileza, q me informasse como vc fez as ligações no seu triciclo, pra eu ter uma base pra fazer as ligações

                  Abraços

                  t+

                  Henrique - Fuskamaniaco
                  VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

                  "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

                  MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

                  RENEGADE PLACE!!!

                  Comment


                  • #24
                    Re: Brasilia Motor AP

                    Postado originalmente por FUSKAMANIACO
                    .....pediria por gentileza, q me informasse como vc fez as ligações no seu triciclo, pra eu ter uma base pra fazer as ligações
                    As ligações que eu fiz são mostradas na fig.(LigaçãoMangueiras).

                    Se o seu coletor de admissão só tiver uma conecção de agua (tipo que a agua entra nele direto pelo cabeçote), simplesmente não existirá a conecção de 2 com 3 na ref.fig.(coletor x flange traseiro) e o flange traseiro deve ser tampado. No entanto deve-se ter certeza que a agua passa internamente do cabeçote para o coletor pois já ví montarem coletor desse tipo em cabeçote incompatível. A outra ligação que sai do coletor fica mantida.

                    Em qualquer caso a saida 2 na fig (RadiadorSantanaAdaptado) deve ser tampada.

                    Essa ligação sugerida permite que a agua quente sempre circule no reservatorio de expansão (entre e saia), mesmo com a termostática fechada. Isso evita que a agua se acumule no reservatorio (devido a termostatica fechada), o que aliado ao pouco fluxo de ar, pode provocar elevação perigosa do nivel da agua em seu interior e conseqüente aumento de pressão causando desprendimento ou rutura das mangueiras. Lembre que as válvulas da tampa do reservatorio foram feitas para permitir a saida de vapor e ar quando a pressão aumenta e a entrada de ar quando a pressão diminui não para sair agua.

                    O reservatorio deve ser montado num nivel acima do radiador (para assegurar total enchimento do radiador). O reservatorio deve conter um espaço vazio (sem agua) suficiente para permitir a expansão do liquido e vapor, mesmo que para isso o nivel do liquido fique um pouco abaixo da marca de mínimo existente.

                    Se, por outro lado, o seu coletor de admissão não fica do mesmo lado do motor onde está o coletor de escape, acho que a agua não circula por ele (não tenho certeza), mas a circulação de agua no coletor de admissão não faria sentido. Nesse caso a ponta "N" da mangueira fig (LigaçãoMangueiras) se conecta diretamente em "3" (flange traseiro).


                    Tudo que foi dito enfoca unicamente a ligação sugerida das mangueiras. Isso, é claro, não é suficiente para compensar fluxo insuficiente (ou inexistente) de ar através do radiador.
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by ricardo groetaers; 15-02-2009, 12:29 AM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Brasilia Motor AP

                      Amigo parabens pela iniciativa, o mais importante é que não tire a originalidade do carro por fora, a brasilia não tem este problema, mas nos fuscas dependendo da adaptação a tampa traseira fica toda deformada e na frente muitas vezes fazem entradas de ar para radiador ai eu já não acho legal eu já vi um vídeo de um fusca com motor 1.8 turbo do audi a3 o carro era violento mas esteticamente bem feinho para não dizer bizonho., mas quando bem adaptado fica muito bom. Se eu tivesse condições compraria um segundo fusca e colocava o motor da parati turbo 16v apesar de ser 1.0 o motor é fortinho e empurra bem uma parati, imagina um fusca que é um carro bem mais leve.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Brasilia Motor AP

                        Meu novo Painel



                        Ainda nao ficou como eu queria mas ta valendo.. quando sobrar t$e$m$p$o compro outra capa nova e faço de novo, este tem uns trincados fodas de tirar..

                        Abracos
                        Wagner Luis
                        BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                        INTERESSADOS MANDAR MP

                        http://www.fastpowerperformance.com.br

                        Comment


                        • #27
                          Re: Brasilia Motor AP

                          Ninguém pega essa Brasólia então!!! Não sem quebrar!!! huahuahuahua

                          Show!

                          Parabéns!

                          ps.: mas que ginástica pra colocar esse motor hein cara?!?!?!?!

                          abrax!

                          Comment


                          • #28
                            Re: Brasilia Motor AP

                            Postado originalmente por wagnerls
                            Meu novo Painel



                            Ainda nao ficou como eu queria mas ta valendo.. quando sobrar t$e$m$p$o compro outra capa nova e faço de novo, este tem uns trincados fodas de tirar..

                            Abracos
                            Wagner Luis
                            Lindo o painel, todo azul. Mas tenta consertar esse mesmo com massa de poliéster e pinta com uma tinta texturizada, pra dar o aspecto original.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Brasilia Motor AP

                              Ricardo!!

                              Me tira uma duvida, aquela saida da bomba d´agua, a agua sai dali pro radiador ou entra por ali pra dentro do motor???

                              Quero saber se a bomba puxa a agua do radiador ou empurra pra cima

                              Abracao
                              Wagner Luis
                              BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                              INTERESSADOS MANDAR MP

                              http://www.fastpowerperformance.com.br

                              Comment


                              • #30
                                Re: Brasilia Motor AP

                                Wagnerls,

                                Nas figuras anteriores omiti o fluxo da água para não sobrecarregar o desenho. Posto agora com o fluxo representado, espero que dê para entender, qualquer dúvida pergunte.
                                Arquivos Anexos

                                Comment

                                Working...
                                X