Anúncio

Collapse
No announcement yet.

frezamento de engrenagens caixa de marcha

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • frezamento de engrenagens caixa de marcha

    pessoal..

    procurei um pouco na net mas não encontrei muita informação sobre este tema.. me parece que não tem outro topico aqui no forum sobre este assunto..

    o frezamento de engrenagens de caixa de marchas, devido a desgastes de componentes internos que ocasionam a ''escapada'' de marchas .

    coloquei em tutoriais, por achar ser um melhor local pra falar do assunto, e posteriormente podemos colocar fotos e dados sobre o cambio vw 4 marchas e sua parte interna.

    pelo que ja ouvi e vi poucas vezes , o ''frezamento'' , que no caso, ao contrario que alguns pensam , não é a fabricação da engrenagem e sim apenas o esmerilhamento das bordas do dente da engrenagem ,devido ao fato da mesma estar desgastada .

    como ja percebi que é um serviço meio artesanal, eu lhes pergunto..

    como é feito esse desbaste do dente em relação a quantidade de material retirado ?

    quais são as engrenagens da caixa que podem ser frezadas ? ou todas podem ?

    ainda não consegui entender como o fato de se esmerilhar a borda do dente da engrenagem faz ela parar de escapar.

    desculpe a falta de conhecimento neste assunto especifico, por isso a criação do topico ..

    no aguardo ,e espero a ajuda dos ''tecnicos'' de plantão..
    quanto mais informação melhor... rsrs

    abraço..

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com




  • #2
    Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

    Postado originalmente por marcos22
    pessoal..

    procurei um pouco na net mas não encontrei muita informação sobre este tema.. me parece que não tem outro topico aqui no forum sobre este assunto..

    o frezamento de engrenagens de caixa de marchas, devido a desgastes de componentes internos que ocasionam a ''escapada'' de marchas .

    coloquei em tutoriais, por achar ser um melhor local pra falar do assunto, e posteriormente podemos colocar fotos e dados sobre o cambio vw 4 marchas e sua parte interna.

    pelo que ja ouvi e vi poucas vezes , o ''frezamento'' , que no caso, ao contrario que alguns pensam , não é a fabricação da engrenagem e sim apenas o esmerilhamento das bordas do dente da engrenagem ,devido ao fato da mesma estar desgastada .

    como ja percebi que é um serviço meio artesanal, eu lhes pergunto..

    como é feito esse desbaste do dente em relação a quantidade de material retirado ?

    quais são as engrenagens da caixa que podem ser frezadas ? ou todas podem ?

    ainda não consegui entender como o fato de se esmerilhar a borda do dente da engrenagem faz ela parar de escapar.

    desculpe a falta de conhecimento neste assunto especifico, por isso a criação do topico ..

    no aguardo ,e espero a ajuda dos ''tecnicos'' de plantão..
    quanto mais informação melhor... rsrs

    abraço..
    Beleza, amigo?

    Como troquei a coroa e pinhão da minha caixa recentemente, também me falaram que seria uma boa frezar as engrenagens.

    Vou tentar explicar da maneira que entendi.

    Na verdade não é a engrenagem que recebe um acabamento em seus dentes, e sim aquela parte da engrenagem por onde a luva de encaixe da marcha se encaixa. Naquela parte junto ao sincronizado. Com o tempo essa parte da engrenagem sofre desgaste, e se esse desgaste pode causar uma angulação, trazendo a possibilidade da luva pular para o "ponto-morto". Na hora de forçar o motor, ou na hora de soltar o pé, de acordo com o ângulo. Paa quem já viu uma caixa aberta, no neutro a luva fica entre certo par de engrenagens (1ª - 2ª e 3ª - 4ª). Quando se engata uma marcha, a luva se movimenta, subindo nessa parte da respectiva engrenagem e seu sincronizado, encaixando a engrenagem.




    A figua não tá lá grandes coisas, mas espero que ajude.

    PS: No ato da troca da coroa e pinhão, a fresagem só é necessária se já estava escapando marcha. Caso não, a correta regulagem dos garfos das luvas já é suficiente. Na minha não fresei, e só alegria.

    Abração a todos.
    Arquivos Anexos
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

    Comment


    • #3
      Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

      Postado originalmente por Marco.Grings
      Beleza, amigo?

      Como troquei a coroa e pinhão da minha caixa recentemente, também me falaram que seria uma boa frezar as engrenagens.

      Vou tentar explicar da maneira que entendi.

      Na verdade não é a engrenagem que recebe um acabamento em seus dentes, e sim aquela parte da engrenagem por onde a luva de encaixe da marcha se encaixa. Naquela parte junto ao sincronizado. Com o tempo essa parte da engrenagem sofre desgaste, e se esse desgaste pode causar uma angulação, trazendo a possibilidade da luva pular para o "ponto-morto". Na hora de forçar o motor, ou na hora de soltar o pé, de acordo com o ângulo. Paa quem já viu uma caixa aberta, no neutro a luva fica entre certo par de engrenagens (1ª - 2ª e 3ª - 4ª). Quando se engata uma marcha, a luva se movimenta, subindo nessa parte da respectiva engrenagem e seu sincronizado, encaixando a engrenagem.




      A figua não tá lá grandes coisas, mas espero que ajude.

      PS: No ato da troca da coroa e pinhão, a fresagem só é necessária se já estava escapando marcha. Caso não, a correta regulagem dos garfos das luvas já é suficiente. Na minha não fresei, e só alegria.

      Abração a todos.
      valeu marco;

      ajudou bastante essa informação..

      estava querendo eu mesmo abrira caixa e fazer a manutenção.

      vou dar mais uma pesquisada em informações sobre isso para que eu possa fazer ..

      abraço..

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #4
        Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

        ae pessoal..

        mais ninguem pra aumentar ainda mais o nivel tecnico da discussão ?

        o marco ja deu uma ajuda boa com a informação ..

        no aguardo e abraço a todos..

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



        Comment


        • #5
          Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

          Postado originalmente por marcos22
          ae pessoal..

          mais ninguem pra aumentar ainda mais o nivel tecnico da discussão ?

          o marco ja deu uma ajuda boa com a informação ..

          no aguardo e abraço a todos..
          Eu podia ter tirado umas fotos quando abri a minha, mas o bobalhão aqui nem se ligou, .

          Tenho uma outra caixa aberta, montada no gabarito, que também é necessário para montar caixa. Até fim de semana tiro umas fotos e vou tentar montar uma espécie de tutorial com o que aprendi mexendo na minha.

          Mas já vou adiantando, tem umas manhas pra montar, e só consegui com a ajuda de um amigo meu. Vou tentar fazer esse papel pra ti, xará, heheh.

          Abraços.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

          Comment


          • #6
            Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

            Eu faço esse serviço já faz algum tempo..
            oq vc quer saber? como que freza, é isso?

            Comment


            • #7
              Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

              Postado originalmente por Marco.Grings
              Eu podia ter tirado umas fotos quando abri a minha, mas o bobalhão aqui nem se ligou, .

              Tenho uma outra caixa aberta, montada no gabarito, que também é necessário para montar caixa. Até fim de semana tiro umas fotos e vou tentar montar uma espécie de tutorial com o que aprendi mexendo na minha.

              Mas já vou adiantando, tem umas manhas pra montar, e só consegui com a ajuda de um amigo meu. Vou tentar fazer esse papel pra ti, xará, heheh.

              Abraços.


              isso garoto..rsrs

              agora ta falando a minha lingua.. se fizer isso pra mim.. vou ser muuito grato marco..

              tem um mecanico conhecido meu que tem todas as ferramentas e ''talvez ''pode me ajudar.. $$$$ kkk..

              levo meu cambio pra lá e desmonto tudo e dou aquela geral nas peças.

              e na hora de montar ele da uma ajuda tecnica.., pra não atrapalhar nos outros serviços dele lá..

              so tenho que ver se a oficina dele não ta muito cheia .. se não nem rola..

              se eu não for fazer dessa forma.. faço em casa mesmo.. na raça.. rsrs

              abraço..

              Do it yourself !

              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


              VW BRASILIA 1.600 AR.
              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



              Comment


              • #8
                Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                Eu faço esse serviço já faz algum tempo..
                oq vc quer saber? como que freza, é isso?
                fala amigão..

                então cara.. tava querendo saber tambem a forma de se frezar a engrenagem, e os macetes e manhas na montagem e ajuste da folga das engrenagens,aneis, e ajuste de coroa e pinhão..

                enfim.. quero saber tudo da caixa de marchas.. rsrsrs...

                se alguem tiver fotos pra ilustrar, melhora mais o entendimento..

                abraço..

                Do it yourself !

                Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                VW BRASILIA 1.600 AR.
                Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                Comment


                • #9
                  Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                  Postado originalmente por marcos22
                  fala amigão..

                  então cara.. tava querendo saber tambem a forma de se frezar a engrenagem, e os macetes e manhas na montagem e ajuste da folga das engrenagens,aneis, e ajuste de coroa e pinhão..

                  enfim.. quero saber tudo da caixa de marchas.. rsrsrs...

                  se alguem tiver fotos pra ilustrar, melhora mais o entendimento..

                  abraço..
                  A minha freza ( ou dremel, esmeril portátil..etc) é a ar, e eu uso pedras pra fazer o serviço. Tem gente que usa disco ( acho coisa de maluco e não fica muito bom ). Posso dizer que é um serviço fácil, mas meio demorado ( afinal é feito dente por dente ), e que exige alguma experiência, ou pelo menos um acompanhamento. É feito por casal ( luva e engrengem ) de cada marcha. Tem mecânico que pede pra fazer logo as 4 marchas pra não ter dor de cabeça, mas pode fresar só a que está escapando. O câmbio do fusca é chato pra regular, mesmo com o gabarito. Acho que esse é o segredo!

                  Comment


                  • #10
                    Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                    Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                    A minha freza ( ou dremel, esmeril portátil..etc) é a ar, e eu uso pedras pra fazer o serviço. Tem gente que usa disco ( acho coisa de maluco e não fica muito bom ). Posso dizer que é um serviço fácil, mas meio demorado ( afinal é feito dente por dente ), e que exige alguma experiência, ou pelo menos um acompanhamento. É feito por casal ( luva e engrengem ) de cada marcha. Tem mecânico que pede pra fazer logo as 4 marchas pra não ter dor de cabeça, mas pode fresar só a que está escapando. O câmbio do fusca é chato pra regular, mesmo com o gabarito. Acho que esse é o segredo!


                    então como o amigo marco disse ai anteriormente, a fresagem não é da engrenagem propriamente dita e sim da peça 32 e 34 como segue no desenho da vista explodida das peças ? é isso ?

                    a fresagem é daqueles dentes bem pequenos ?

                    eles se encaixam por dentro das outras engrenagens ?

                    a vista explodida do catalogo vw que o marco colocou ai , mostra somente a parte da frente das peças , por isso a duvida..

                    abraço.

                    Do it yourself !

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                    VW BRASILIA 1.600 AR.
                    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                    Comment


                    • #11
                      Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                      Postado originalmente por marcos22




                      então como o amigo marco disse ai anteriormente, a fresagem não é da engrenagem propriamente dita e sim da peça 32 e 34 como segue no desenho da vista explodida das peças ? é isso ?

                      a fresagem é daqueles dentes bem pequenos ?

                      eles se encaixam por dentro das outras engrenagens ?

                      a vista explodida do catalogo vw que o marco colocou ai , mostra somente a parte da frente das peças , por isso a duvida..

                      abraço.
                      Freza os dentes da engrenagem e a luva onde ela trabalha, pra se encaixarem e não escapar mais...

                      Comment


                      • #12
                        Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                        se alguem tiver fotos tipo antes e depois dos dentes da engrenagem e da luva pra postar aqui, fico agradecido...

                        tenho uma retifica pneumatica novinha em casa, e tenho experiencia com equipamentos mecanicos..

                        fui torneiro mecanico de equipamentos leves e pesados durante 06 anos..

                        no aguardo pessoal..

                        abraço.

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #13
                          Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                          Postado originalmente por marcos22
                          se alguem tiver fotos tipo antes e depois dos dentes da engrenagem e da luva pra postar aqui, fico agradecido...

                          tenho uma retifica pneumatica novinha em casa, e tenho experiencia com equipamentos mecanicos..

                          fui torneiro mecanico de equipamentos leves e pesados durante 06 anos..

                          no aguardo pessoal..

                          abraço.
                          frezei um conjunto ontem... mas não tava com a camera na mão! ..rs
                          se aparecer de novo ( sabe lá quando ) prometo tirar umas fotos...
                          quase não aparece esse serviço aqui..blz.

                          Comment


                          • #14
                            Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                            [quote='[TH3]R3TIFIC4DOR*']frezei um conjunto ontem... mas não tava com a camera na mão! ..rs
                            se aparecer de novo ( sabe lá quando ) prometo tirar umas fotos...
                            quase não aparece esse serviço aqui..blz.[/quote


                            beleza retificador ..

                            no aguardo das fotos..

                            pode ser engrenagem desmontada mesmo que vc tenha por ai..

                            so pra eu ter uma ideia da fresagem nos dentes..

                            abraço..


                            Do it yourself !

                            Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                            VW BRASILIA 1.600 AR.
                            Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                            Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                            Comment


                            • #15
                              Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                              E ai Marco Beleza

                              Então o mais importante de tudo e ter o gabarito na mão, desmontar o cambio até que não é ruim, mas montar sem o gabarito não da, tem que se usar o gabarito para ir montado e testando os engates um a um fresando ou não as engrenagens , quando cursei mecanica tive um modulo só sobre transmissão e entres os modelos estava o do VW ar fusca e derivados, lembro que deu um trabalhinho para montar, tinha que ir girando o eixo com uma manivela e testando os engates, alinhado os garfos um a um ,rsrsrs trampinho bom hem hehe.
                              Boa sorte ai Brother
                              Digão Osasco S.P

                              Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                              Comment

                              Working...
                              X