Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Modificação na Flauta do solex 32

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Modificação na Flauta do solex 32

    Com esta modificação temos como utilizar o solex 32 em regimes de rotação bem mais altos sem que o mesmo "estrangule" o motor.
    Para isto siga o roteiro abaixo.

    A Flauta tem 10 furos laterias originalmente com 1,0mm de diâmetro, devendo 6 deles passar para 1,2mm e se abrir mais um desta mesma medida na parte inferior da flauta. Isto fará com que o limite de fornecimento de mistura para o sistema de alta (venturi), seja elevado a rotações maiores. Da forma original a mistura invariavelmente será empobrecida até chegar a condição de bloqueio do carburador (não chega mais mistura e independente do comando e da giclagem não conseguimos mais resultado).

    Os furos que devem ser abertos são os 3 (de cada lado) centrais da flauta, ficando o primeiro e o ultimo (de cada lado ) inalterados.
    O difícil é tirar a flauta do solex 32!!
    Para isto deve-se tirar o gicleur dessifonador, que é aquele tampão cravado com a inscrição 100 (nos motores 1600 (gasolina e álcool) ou 50 nos 1300 a álcool). Este tampão para ser retirado, deve ser "arrombado" com um parafuso auto atarraxante (rosca soberba), e ao travar sua rosca no furo já arrombado, movimentando-se o parafuso ele sai do seu alojamneto.
    Retire o tampão e guarde o pois será re-aproveitado.
    Aí teremos acesso a parte superior da flauta. através de seu furo superior. Jogue um pouco de wd40 para ir soltando ela do seu alojamento, e também com um parafuso rosca soberba, parafuse neste furo, o batstante para poder puxá-la para fora. Normalmente ao atarrxar o parafuso ela começa a girar.
    É um trabalho delicado, pois se detonar a flauta... Só vai achar outra em um outro carburador e para tirá-la será o mesmo procedimento.
    retirada a flauta, execute os furos conforme o recomendado baseando-se pela figura anexa.
    Monte a flauta no seu lugar original na mesma posição nos dois carburadores. Eu costumo montar com os furos apontados para as laterais do carburador.
    Agora pegue o gicleur dessifonador (tampão) desvirginado , dê uma limada na sua superfície superior tirando as rebarbas que ficaram, e prenecha o furo com estanho (ferro de solda elétrico de 50Watts e estanho para solda eletrônioca 50/40 ou 63/37 servem sem problema. após preencher com estanho faceie sua superfície e faça um furocentral com broca de 1mm. Este furio pode ser com a broca na mão mesmo (com auxílio de um alicate para dar firmeza na broca), pois com furadeira, normalmente o furo fica mais largo que o desejado pela macies do estanho.
    coloque o tampão em seu lugar original e com auxilio de um punção de leves cravadas na lateral do mesmo juntamente com a borda de seu alojamento do carburador para travá-lo em seu local.
    Este é outro componente que se perdido só em outro carburador...
    É interessante ter outros solex 32 mesmo que detonados para retirada destes componentes e ter um estoque sobressalente.

    Tá feito um solex 32 que é o bixo... e que pode virar até 36, com desempenho (pela minha experiência) até superior ao solex 40 original.
    Logicamente se fizermos o mesmo trabalho num solex 40, ele vai melhorar ( e muito).

    []s,

    Master Vader.
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Puts Vader, essa é uma excelente modificação! me diz uma coisa, pode ser usado em motor turbo claro né? obrigado

    Comment


    • #3
      =]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Geléia
        Puts Vader, essa é uma excelente modificação! me diz uma coisa, pode ser usado em motor turbo claro né? obrigado
        Sim, pode ser utilizado. Mas eu somente recomendo quando se percebe que na sua preparação a mistura está ficando pobre em alta independentemente dos gicleurs de combustível terem sido aumentados e mesmo com a retirada do econostat (quando existir). Aí sim deve-se mecher na flauta.

        []s,

        Master Vader.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

        Comment


        • #5
          Cara, eu estava procurando justamente esta dica há um tempo atrás... já havia lido alguma coisa sobre esta alteração, mas não achava onde estava postado...

          Valeu!
          schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
          ( em breve de volta a Santo André - SP ),

          Edkäfer,

          OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

          Comment


          • #6
            No motor turbo acho mais facil dar uma aumentada na pressao do combustivel e dar uma ajeitada no dosador.....
            Mas show de bola essa modificação ai
            Mais uma Marcelão!!!uahuauahauhauhuaha
            Abraçao

            Comment


            • #7
              Mestre Vader, em vez de aumentar os 6 furos centrais de 1mm para 1,2mm de diametro, posso apenas aumentar o diametro externo dos furos para 1,6mm por exemplo e deixar internamente em 1mm? Pergunto isso porque na preparação do SOLEX 30, feita dessa maneira que você me recomendou na ocasião, melhorou em muito o rendimento do meu fusca em alta sem aumentar o consumo e como a alteração citada no SOLEX 32 envolve o aumento do diametro dos furos, fico em duvida sobre um possível aumento do consumo.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por JamesTKirk
                Mestre Vader, em vez de aumentar os 6 furos centrais de 1mm para 1,2mm de diametro, posso apenas aumentar o diametro externo dos furos para 1,6mm por exemplo e deixar internamente em 1mm? Pergunto isso porque na preparação do SOLEX 30, feita dessa maneira que você me recomendou na ocasião, melhorou em muito o rendimento do meu fusca em alta sem aumentar o consumo e como a alteração citada no SOLEX 32 envolve o aumento do diametro dos furos, fico em duvida sobre um possível aumento do consumo.
                Dá para tentar este princípio, porém os resultados serão sempre inferiores.
                A dica que passei para o solex 30 realmente era de uma melhora sem aumento sensível de consumo num uso mais moderado. esta do solex 32 é um pouco mais radical, existem outras, mas aí já chega a ser segredo profissional hehehe!!!
                Dá sim para somente deixar os furos cônicos, mas o furo inferior é importante para manter o nível do poço de alimentação mais constante sem empobrecer demais em alta. tente fazer um furode 1 mm em baixo e deixar todos cônicos em 1,6mm.

                []s,

                Master Vader.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • #9
                  Este final de semana desmontei minhas solex 32 mas percebi uma diferença, ao invés de 10 furos a flauto dos meus carburadores tem 9 furos, de um lado tem 5 furos, 4 de um mesmo tamanho e 1 furo um pouco menor, e no outro lado apenas 4 furos, o que devo fazer, devo fazer mais um furo no outro lado para interar os 10?

                  Comment


                  • #10
                    Gilson,veja a medida deles, se forem menores que 1,6mm refaça os furos e iguale as flautas 5 furos de cada lado nas duas, além disso passe na mão literalmente, uma broca de 2,0 mm nos 20 furos das duas flautas para deixá-los cônicos sem transpassá-los e faça tb o furo de 1,00 mm inferior que fica bem lisão para andar.
                    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Gilson Teixeira
                      Este final de semana desmontei minhas solex 32 mas percebi uma diferença, ao invés de 10 furos a flauto dos meus carburadores tem 9 furos, de um lado tem 5 furos, 4 de um mesmo tamanho e 1 furo um pouco menor, e no outro lado apenas 4 furos, o que devo fazer, devo fazer mais um furo no outro lado para interar os 10?

                      Existem sim flautas diferentes ligeiramente, pelas aplicações de cada solex 32.
                      O ideal é fazer um furo a mais do outro lado deixando-a no esquema indicado. e aí se for o caso ir tentando aumentos dos furos até o melhor resultado, mas aí é bom ter outras flautas sobressalentes, caso exagere numa das tentativas.

                      []s,

                      Master Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Vader ! Que existem flautas ligeiramente diferentes eu até já vi na oficina que repara carburadores aqui da cidade mas então quer dizer que as pessoas montavam sem saber como eram os carburadores na linha de montagem e boa, se desse diferença de funcionamento, para achar o problema seria complicado, principalmente em um carro novo do qual não era de se esperar ter essa diferenças ou seria o caso da pessoa montar a dupla posteriormente e comprar carburadores diferentes sem saber ?
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por maurilio
                          Vader ! Que existem flautas ligeiramente diferentes eu até já vi na oficina que repara carburadores aqui da cidade mas então quer dizer que as pessoas montavam sem saber como eram os carburadores na linha de montagem e boa, se desse diferença de funcionamento, para achar o problema seria complicado, principalmente em um carro novo do qual não era de se esperar ter essa diferenças ou seria o caso da pessoa montar a dupla posteriormente e comprar carburadores diferentes sem saber ?

                          Não Maurilio... Acho que me expressei mal...
                          O que euquis dizer, é que existem flautas diferentes, para aplicações diferentes do solex 32 PDSI.
                          somente o Fusca com dupla carbauração, já teve pelo menos umas 6 configurações de 32 PDSI!! Se levarmos em consideração todos VWaarcom estecarburador, chegaremos a mais de 10...
                          Dentre estas10 com certeza existem as flautas diferentes. As de 10 furos são muito comuns, pois foram usadas nos carburadores do motor a gasolina com venturis 24mm e gicleur 155 da Brasília, do motor 1300 a álcool e também dos motores a álcool 1600 de 1984 a 1986, que eu me lembre, pois foram os que eu mais usei para fazer estas brincadeiras...

                          []s,

                          Master Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            mestre!!

                            e se alem deste trabalho ainda escarearmos os furos,deixa-los conico, ganhariamos um melhor enchimento do poço como os solex 30 q vc citou em outro topico???
                            teriamos q fazer isto em todos os furos ou apenas nos q foram retrabalhados??

                            Grato!
                            Novo projeto!
                            1600 w140 4x2
                            Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

                            *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

                            Comment


                            • #15
                              Mais uma para o meu contínuo aprendizado nesse fórum Mestre.Quanto á sua pergunta TL_fuka, é bem por aí mesmo o caminho das pedras, escarie os que vc aumentou pois com certeza perderam o formato cônico, já os outros que vc não mexeu normalmente já têm este formato cônico não sendo necessária sua alteração ao menos que não tenham este formato cônico, ou que vc queira mexer em todos os furos tranferindo a potência mais para alta rotação.
                              Last edited by maurilio; 17-03-2007, 01:57 AM.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                              Comment

                              Working...
                              X