Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jato de areia

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Jato de areia

    Postado originalmente por Fusca 72
    Esse jato nao ondularia a lata,caso usasse na porta ou lateral?

    Ela seria boa também para tirar a tinta da churrasqueira(entre o vidro traseiro e a tampa do motor),pois é um local complicado de se trabalhar né?

    em que lugares vc mais usou?

    abraçao
    Por enquanto só testei na lata do motor, pois estou aguardando a chegada do material abrasivo - Escoria de Cobre, mas a minha intensão é usar pra remover ferrugem em locais de difícil acesso.

    Em locais como a churrasqueira, vi uma vez o funileiro tirando a tinta com removedor líquido e jato de água! Não fiz esse teste, mas pretendo fazer dessa forma nesses locais pra remover só a tinta.

    Abração!

    Comment


    • #17
      Re: Jato de areia

      Ahh intendi!!
      é verdade,tem lugares que a escova naum pega!!

      eu sou funileiro tbm!!

      é uma boa ideia mesmo usar o removedor liquido,só que poraqui não encontramos mais esse produto!!

      abraçao

      Comment


      • #18
        Re: Jato de areia

        Amigos!

        Hoje chegou o material abrasivo, Escória de Cobre, para utilizar na pistola de jateamento.

        O material vem misturado diversas dimensões, que variam de grãos de areia á grãos de soja, esses podem ser quebrados com uma leve martelada. Possui uma coloração escura, tipo resto de solda e vem sacos de 25kg, é bastante material, com volume maior que uma bola de basquete oficial.

        No final de semana vou iniciar o jateamento da parte interna da saia traseira, onde devido ao calor do motor, cascou a tinta e existem vários pontos de ferrugem.

        Para os amigos que vão adquirir esse material da Escoribras/Microesfera, deve ficar “em cima” do vendedor, pois apesar de ser bem atencioso, faltou ele procurar a transportadora decente, pra atender melhor os clientes, pois na primeira tentativa de entrega cobraram valor fora do combinado e abusivo. Recusei o pagamento e levaram o produto de volta, somente depois de 2 semanas em cima do vendedor, finalmente entregaram o produto.

        Abraços.

        Comment


        • #19
          Re: Jato de areia

          Olá amigos!

          Tirei algumas fotos da saia traseira, onde fiz o teste de jateamento com escória de cobre:

          Reparem que ficou ainda umas manchas vermelhas, mas se insistir um pouco remove tudo, assim como ficou na região próxima da saída do escape.



          Consegue remover até massa, deixando a superfície levemente aspera.




          Material abrasivo, escória de cobre.



          Não reparei aquecimento na região jateada e mesmo em locais onde insisti até deixar prateado.



          Abraço.
          Arquivos Anexos

          Comment


          • #20
            Re: Jato de areia

            Amigo,

            Muito cuidado quando o assunto é jateamento! Conheço gente que entortou o carro todo! Quando ele começou a usar era uma maravilha, a chapa ficava limpinha, mas quando chegou a fase de acabamento (hora do brilho) ele viu que a chapa ficou toda ofendida e torta.

            Avalie utilizar microesferas de vidro para jateamento. Existe uma granulometria específica para cada tipo de objetivo. É baratíssimo, não polui e está sendo cada vez mais usado para restauração de automóveis e peças.

            Um exemplo:

            Uma vez comprei um coletor de admissão de alumínio para meu Maverick V8 e ele estava todo sujo. Assim que fechei negócio, o cara que estava me vendendo, lá em Petrópolis-RJ, pediu para um funcionário dele dar um jato de microesferas na peça. Cara, o coletor voltou parecendo novo em folha. Impressionante! (Não vou indicar esse cara porque ele não faz isso, só fez porque eu estava comprando aquela peça dele, ok?)

            O nome desse produto (MICROESFERAS DE VIDRO) que estou falando é DROP-ON. Eu testaria.

            Boa sorte,
            Flávio.
            (@\_!_/@)

            Comment


            • #21
              Re: Jato de areia

              Postado originalmente por AirCooled-71
              Amigo,

              Muito cuidado quando o assunto é jateamento! Conheço gente que entortou o carro todo! Quando ele começou a usar era uma maravilha, a chapa ficava limpinha, mas quando chegou a fase de acabamento (hora do brilho) ele viu que a chapa ficou toda ofendida e torta.

              Avalie utilizar microesferas de vidro para jateamento. Existe uma granulometria específica para cada tipo de objetivo. É baratíssimo, não polui e está sendo cada vez mais usado para restauração de automóveis e peças.

              Um exemplo:

              Uma vez comprei um coletor de admissão de alumínio para meu Maverick V8 e ele estava todo sujo. Assim que fechei negócio, o cara que estava me vendendo, lá em Petrópolis-RJ, pediu para um funcionário dele dar um jato de microesferas na peça. Cara, o coletor voltou parecendo novo em folha. Impressionante! (Não vou indicar esse cara porque ele não faz isso, só fez porque eu estava comprando aquela peça dele, ok?)

              O nome desse produto (MICROESFERAS DE VIDRO) que estou falando é DROP-ON. Eu testaria.

              Boa sorte,
              Flávio.
              Com certeza! Jateamento envolve uma série de cuidados, desde o material abrasivo adequado para o tratamento da superfície, manuseio, segurança e saúde!

              Não vou utilizar para jatear a carroceria inteira, somente nos pontos onde é complicado utilizar ferramentas e de difícil acesso.

              No início pensei em utilizar microesfera de vidro, mas seguindo orientação de vários fornecedores de materiais abrasivos, indicaram escoria de cobre, pois como não tenho cabine para aplicação e reaproveitar o material abrasivo, por isso a escoria de cobre tem custo inicial baixo e viável na utilização.

              Obrigado pela dica!
              Abraço.

              Comment


              • #22
                Re: Jato de areia

                Para aplicar vc usou alguem tipo especifico de mascara e luvas?
                abraço

                Comment


                • #23
                  Re: Jato de areia

                  Postado originalmente por Fusca 72
                  Para aplicar vc usou alguem tipo especifico de mascara e luvas?
                  abraço

                  Usei mascara com viseira, parecido com essa:


                  E por baixo o respirador:



                  Não usei luvas, mas na pistola, adaptei em volta do bico uma proteção transparente pra não voar o abrasivo direto na mão. Recortei uma garrafa pet transparente e um furo para acoplar no bico.

                  Para reutilizar o abrasivo, forrei com lona o chão e a região em volta para coletar o material.


                  Abraço.
                  Arquivos Anexos

                  Comment


                  • #24
                    Re: Jato de areia

                    Postado originalmente por ernest0h
                    Com certeza! Jateamento envolve uma série de cuidados, desde o material abrasivo adequado para o tratamento da superfície, manuseio, segurança e saúde!

                    Não vou utilizar para jatear a carroceria inteira, somente nos pontos onde é complicado utilizar ferramentas e de difícil acesso.

                    No início pensei em utilizar microesfera de vidro, mas seguindo orientação de vários fornecedores de materiais abrasivos, indicaram escoria de cobre, pois como não tenho cabine para aplicação e reaproveitar o material abrasivo, por isso a escoria de cobre tem custo inicial baixo e viável na utilização.

                    Obrigado pela dica!
                    Abraço.
                    Beleza. Jateamento dá um acabamento show! Depois manda o resultado.

                    Abraço,
                    F.
                    (@\_!_/@)

                    Comment


                    • #25
                      Re: Jato de areia

                      Ernesto,

                      O trabalho tá ficando bom! Parabéns!
                      Tendo mais novidades, poste pra gente!

                      Abraço.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #26
                        Re: Jato de areia

                        Mais algumas fotos do resultado do jateamente com escória de cobre.




                        Reparem que ainda existem regiões avermelhadas, mas se "forçar" um pouco mais some tudo, só não fiz isso pois essas regiões perdeu muito material por causa da ferrugem.



                        Esses pontos pretos, são buracos onde a ferrugem "comeu" pelo lado da roda na região onde é fixado o suporte do para-choque.
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #27
                          Re: Jato de areia

                          Mais algumas fotos:




                          Logo postarei resultados após aplicação de ferrox, Wash Primer e KPO.

                          Abraços
                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • #28
                            Re: Jato de areia

                            Troquei o respirador por mais eficiente, pois o repirador anterior não tinha boa vedação... resumindo, não era eficiente para o propósito.

                            Esse é bom, pois serve também para gases.

                            Abraços!
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • #29
                              Re: Jato de areia

                              Ernest0h,

                              Muito bacana o trbalho cara. Deixa realmente na lata.

                              Notou aquecimento na chapa que gerasse ondulações na mesma?

                              Abraço.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #30
                                Re: Jato de areia

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Ernest0h,

                                Muito bacana o trbalho cara. Deixa realmente na lata.

                                Notou aquecimento na chapa que gerasse ondulações na mesma?

                                Abraço.

                                Grande Rafael!

                                Não percebi nenhum aquecimento, onde a pressão do ar e o material abrasivo não são suficientes nem para "empurrar" a lata... o que pode ocorrer é desgaste irregular da superfície por abrasão, mas isso se permanecer por longo período no mesmo lugar.

                                Como a pistola que utilizo é linha semi-profissional, com pressão de trabalho de 90psi, com consumo de ar de 10pcm, bico fino e por sucção do material abrasivo, chega até esfriar a chapa e mesmo que o ar dentro do cilindro do compressor esteja quente.

                                Talves se usar esse modelo de pistola profissional,


                                talvez pode ocorrer ondulamente e aquecimento, pois como o diâmetro do bico é maior e o abrasivo vem por gravidade, deve projetar bem mais abrasivo do que por sucção.

                                Abração!
                                Arquivos Anexos

                                Comment

                                Working...
                                X