Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

    HJN - Poços de Caldas - MG

    Pessoal,

    Espero poder ajudar a todos com as mesmas perguntas incessantes que eu tinha. Como montar um freio a disco para suspensão de embuchamento e ainda mais para 5 furos antigos? Montar ou importar um kit? Mangas rebaixadas ou catraca?

    Espero ajudar a todos com o mesmo problema e duvidas que eu tinha em relação a este assunto, fica aqui a minha experiência e a minha receita.

    Susp. Embuchamento p/ Tambor 4 furos restaurada (peças novas).
    Discos de Fusca Varga.
    Cilindro mestre Kombi acima de 82 - 24mm de vazão.
    Pinças de Santana 1.8/2.0 p/ disco sólido.
    Flange de adaptação para os furos.

    Resultado: Como ficou pronto hoje, ainda não senti o carro; "animal" ainda não está. Acredito que amaciando deva melhorar, mas ja está muito melhor que o freio original.

    X da questão: Para quem tem grana, importar o kit facilita muito ja que é praticamente plug and play. Montar um com a mesma qualidade não fica mais barato, pode ser que até mais caro, mas a diferença é na reposição de peças como pastilhas e discos e além disso, você pode ir comprando aos poucos. Mangas rebaixadas para susp. embuchamento são excelentes, porem caríssimas ja que têm que serem forjadas (corra das soldadas), vale a pena para quem quer rebaixar muito, como eu queria apenas "corrigir" a altura, não coloquei as molas finas. Ficou macio como original com os novos amortecedores Cofap linha super.
    O cilindro da Kombi encaixa perfeito, mas exige um profissional limpo para "esculpir" os caninhos. O cilindro é maior que o da F100 e do Santana e neste momento é o melhor para se adaptar com pinças grandes, 24mm de vazão.
    Posso dizer que a grande dificuldade do prijeto é fabricar e ajustar o suporte da pinça e a flange das rodas. Exigem profissionais e maquinas extremamente caros para que o serviço fique como original de fabrica.

    Quem fez?
    Oficina Precisão - Poços de Caldas, MG - Tel: 035 37131636

    Custo?
    Nem imagino, ainda.

    Seguem as fotos.


    Atualização - 14/08/2009
    E ai pessoal, la se vão 3 meses ou mais de montagem e eu estava devendo um update das minhas impressões do projeto.

    Problemas: Porcas - Tive problemas com as porcas que seguram as rodas nos primeiros dias, como elas são para rodas de liga (mais espessas e com cônico maior) e não de ferro; percebi quer as porcas encostavam na flange antes de apertar a roda e mesmo tempo que os prisioneiros encostavam no fundo da porca pois elas não eram vazadas.

    Solução:Tive que cortar os prisioneiros em 3 fios de roscas e o tirar uns 2 ou 3mm do topo do cônico das porcas para que estes nao encostassem na flange antes que na roda.

    Resultado: Classifico o freio como firme; exige certa força mas se juntar com fé... arranca os pneus diagonais das rodas...hehehe.

    Conclusão: Estou feliz já que além de concluir o projeto ainda tiver um certo resultado esperado... quando digo certo quero dizer que esperava um pouco mais. Observando melhor agora, acredito que a utilização do cilindro mestre do Santana talvez somente para freios a discos dianteiros com as pinças do Santana seria o ideal. Mas vou esperar a montagem do traseiro a disco também pra ver qual é na real.

    Custo Total:
    Cx Direcao TRW = R$ 320
    Cilindro Kombi Varga = R$ 100
    Pinças = R$ 150
    Discos Varga = R$ 130
    Terminais Cofap = R$ 280
    Amortecedores Cofap = R$ 120
    Amortecedor dir Cofap = R$ 70
    Fluido DOT4 = R$ 80
    Reservatórios = R$ 20
    Par. Inox = R$ 100
    Supensão Nova = R$ 360
    MO = R$ 400
    Flange e suporte pinças = Sem custo, feito por grandes amigos...
    Total = 2130.00 (eita veneno)

    É isso ai pessoal... esse é o valor para ter uma suspensão e freios dianteiro completamente zero km. (fora o custo dos meus amigões).

    Espero ter contribuido para a comunidade....

    Abraço a todos.
    Arquivos Anexos
    Last edited by hjn; 31-08-2009, 07:18 PM.
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

  • #2
    Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

    Ficou muito legal o projeto...tudo com parafuso allen de inox...muito bom o serviço...eu to com projeto pra fazer freio a disco, só que não quero usar adaptador parafusado no disco e sim o disco parafusado no adaptador, não sei se me entendeu...heeh
    Parabéns ficou muito bom mesmo...só por curiosidade quanto pagou nas pinças?

    Comment


    • #3
      Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

      Show de bola!!! Dobrar os caninhos pra usar cilindro da kombi realmente é osso!
      O legal aí é que dá pra usar rodas 4 furos somente desmontando o adaptador!!! SHOW!

      Comment


      • #4
        Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

        Show de bola mesmo!
        Belo projeto e muito bem executado!!!

        Ah,que espessura tem essa flange da roda? 1"?

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

          Postado originalmente por Júnior PFO
          Ficou muito legal o projeto...tudo com parafuso allen de inox...muito bom o serviço...eu to com projeto pra fazer freio a disco, só que não quero usar adaptador parafusado no disco e sim o disco parafusado no adaptador, não sei se me entendeu...heeh
          Parabéns ficou muito bom mesmo...só por curiosidade quanto pagou nas pinças?
          Inicialmente comprei a pinças para disco ventilado, ja que era esta a minha idéia, alias estao a venda nos classificados, paguei 180. Essas ai para disco simples foram R$ 150,00.
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

          Comment


          • #6
            Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Show de bola mesmo!
            Belo projeto e muito bem executado!!!

            Ah,que espessura tem essa flange da roda? 1"?

            Abraço!
            Fiz com aço 1020, 10mm de espessura. Mas foi exagero. 8mm seria o ideal, mas melhor sobrar que faltar.
            Hamilton Nicoletti
            Santo André - SP
            1969 EFI 5 speed
            1915T
            1968 RAT Coming...

            Comment


            • #7
              Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

              parabéns ficou bem legal o serviço e garanto que você sanou as duvídas de muitos colegas que tem vontade de fazer o mesmo serviço....

              um serviço bem feito da gosto de ver....
              Fernando / German Look 74
              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

              Comment


              • #8
                Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                É então o preço que vi aqui ta dentro do normal..hehe 10mm é uma boa espessura mesmo...acho q menos q isso já não é tão garantido e realmente é sempre bom ter a margem de segurança...em quanto ficou a brincadeira?

                Comment


                • #9
                  Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                  Na verdade, na verdade, isso é mais um esquema de freio a disco em suspa de embuchamento. O lance dos 5 furos é só um "bônus", um mero adaptador!
                  Parabéns, meu velho!
                  Posta uma ft com as medidas do supote da pinça...tudo direitinho...pá!
                  Abçs
                  2100 aspro

                  Comment


                  • #10
                    Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                    Show de bola.
                    Parabens!

                    Sempre ouvi dizer que pra colocar cilindro de kombi tinha que
                    adaptar.
                    É isso ai... o negocio é meter as caras e fazer.

                    Ate me empolguei pra voltar os 5 furos no meu fusca.

                    []s
                    Dum
                    Fusca 65
                    Fusca 80

                    Comment


                    • #11
                      Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                      Olá amigo,sou novo aqui mas gostei muito da adptação que vc fez,está de parabéns!!!gostaria de saber se fica diferente da distancia original do tambor de freio ,por que estou com duvida se os pneus fica mas pra fora que o original,pois tenho um fusca 5 furos,e tenho vontade de fazer o mesmo,porque já tenho disco ,pinça,só falta o suporte,fico no aguardo e um muito obrigado.

                      Comment


                      • #12
                        Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                        Não se esqueça que voce vai precisar tambem de um cilindro mestre de acordo com o tamanho da sua pinça, no mínimo o do fusca duplo.
                        O adaptador serve como alargador também... ou seja, a roda fica mais pra fora sim.... no meu caso 10mm de cada lado.
                        Hamilton Nicoletti
                        Santo André - SP
                        1969 EFI 5 speed
                        1915T
                        1968 RAT Coming...

                        Comment


                        • #13
                          Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                          so uma perguntinha meio urgente,ja q to fazendo meus adaptadores tbm
                          ja estao prontos,so falta mandar para um torneiro mandar furar
                          ai surgiu uma duvida:qual prisioneiro vc usou???
                          tem varios tipos,chevette,f1000...
                          com a sua diica,ja é um bom caminho andado
                          muito obrigado e parabens pelo projeto
                          abraços!

                          Comment


                          • #14
                            Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                            Será que você não tem as fotos da flange para prender as pinças na suspensão de pivô? Se tiver o gabarito e puder mandar por e-mail aí eu estou no céu.
                            MarceloFusqueta

                            Comment


                            • #15
                              Re: [Pronto] - freio a disco 5 furos antigo + pinça de Santana + Cilindro Kombi.

                              Postado originalmente por hot_64
                              so uma perguntinha meio urgente,ja q to fazendo meus adaptadores tbm
                              ja estao prontos,so falta mandar para um torneiro mandar furar
                              ai surgiu uma duvida:qual prisioneiro vc usou???
                              tem varios tipos,chevette,f1000...
                              com a sua diica,ja é um bom caminho andado
                              muito obrigado e parabens pelo projeto
                              abraços!
                              Usei os do chevette mesmo... é mais facil achar porcas.
                              Hamilton Nicoletti
                              Santo André - SP
                              1969 EFI 5 speed
                              1915T
                              1968 RAT Coming...

                              Comment

                              Working...
                              X