Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Insanidades, além da TBI monoponto...

    Senhores,

    Acho que dessa vez perdí completamente a pouca sanidade que ainda me restava no que se refere ao trato do meu pobre fusca, que também atende pela singela alcunha de "Verruga".

    Seguinte...

    Como muitos colegas aqui do forum devem saber e estar acompanhando, resolvi tentar a façanha de adaptar um TBI monoponto com sua respectiva central no Verruga, bravata que não entrarei em maiores detalhes aqui porque já está exaustivamente sendo debatido em outro tópico.

    Tudo vinha caminhando bem, uns tropeços aqui, outros percaussos ali... errando... acertando... Enfim caminhando com o projeto da melhor forma que um leigo fuçador pode imprimir, até que meu motor, que vinha dando sinais de cansaço já há algum tempo jogou a toalha e então eu partí para retífica a fim de evitar um mal maior, sendo constatada última medida tanto no vira como na carcaça... fim de linha para ele.

    Após muito pensar e ponderar sobre todas as soluções possíveis para resolver meu problema, rsolví partir para a "ingüinorançia" total e adentrar de vez no lado negro da força.

    Por esse motivo estou abrindo esse tópico, pois já estavamos conversando sobre essas novas insanidades lá no outro tópico onde iniciei, inocentemente, a adaptação da TBI monoponto no motor e com isso começávamos a fugir do assunto principal do tópico e se continuassemos por lá ele, que já não é pequeno, ficaria muito maior ainda e algo desorganizado.

    Dessa forma, neste tópico mais amplo, temos mais liberdade para conversarmos sobre todo o resto que vem sendo modificado no Verruga.

    Como disse no início, dessa vez acho que passei dos limites da minha sanidade, não sei bem qual será o resultado disso tudo, espero sobreviver....

    Vamo que vamo.

    Abs.
    Last edited by celojr; 22-07-2009, 11:17 PM.

  • #2
    Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Então,

    Das muitas possibilidades que se apresentaram, optei por comprar componentes novos, meu pensamento foi que eu não tenho a menor intenção de me desfazer de tão fiel compadre como é o caso do Verruga e sendo assim, melhor tudo zerinho, saindo da caixa.

    Eu já tinha aqui comigo um comando Federal Mogul w120 e molas duplas da SportSystem, junte-se a isso agora, uma carcaça zero bala de Kombi moderna, um virabrequim estalando na medida standard, bronzinas, capas de tucho, bomba de óleo, jogo de anéis, enfim quase um motor novo para ser alimentado pela TBI do Logus 1.8 com sua respectiva ECU.

    Eu ia colocar varetas de tucho originais, mas daí, devido as novas molas terei que partir para varetas de aço (as originais são de alumínio e certamente empenarão se submetidas a esse novo regime do motor), conversei com o Rodrigo da SportSystem e ele me disse que existe uma série do motor MWM que é compatível, sem que seja preciso realizar retrabalhos nas varetas, pedi para amigos daqui que trabalham com isso para procurarem por essas varetas com a vareta original do fusca na mão para as devidas comparações, caso não as ache, nstalarei as varetas que tenho por aqui mesmo, dando uma bela aliviada n pé direito e comprarei as varetas de aço da SportSystem mesmo.

    Por enquanto está tudo encaixotado ainda, amanhã é o dia, se Deus quiser, do ressurgimento do Verruga às ruas ... ... aos pouquinhos vou atualizando as informações por aqui.

    Afe Maria, la´vou eu de novo arrumar sarna pra me coçar... Long live fusca4ver!!!!!!!!

    Bão, vamos ver no que vai dar

    Comment


    • #3
      Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Postado originalmente por celojr
      Senhores,

      Acho que dessa vez perdí completamente a pouca sanidade que ainda me restava no que se refere ao trato do meu pobre fusca, que também atende pela singela alcunha de "Verruga".

      Seguinte...

      Como muitos colegas aqui do forum devem saber e estar acompanhando, resolvi tentar a façanha de adaptar um TBI monoponto com sua respectiva central no Verruga, bravata que não entrarei em maiores detalhes aqui porque já está exaustivamente sendo debatido em outro tópico.

      Tudo vinha caminhando bem, uns tropeços aqui, outros percaussos ali... errando... acertando... Enfim caminhando com o projeto da melhor forma que um leigo fuçador pode imprimir, até que meu motor, que vinha dando sinais de cansaço já há algum tempo jogou a toalha e então eu partí para retífica a fim de evitar um mal maior, sendo constatada última medida tanto no vira como na carcaça... fim de linha para ele.

      Após muito pensar e ponderar sobre todas as soluções possíveis para resolver meu problema, rsolví partir para a "ingüinorançia" total e adentrar de vez no lado negro da força.

      Por esse motivo estou abrindo esse tópico, pois já estavamos conversando sobre essas novas insanidades lá no outro tópico onde iniciei, inocentemente, a adaptação da TBI monoponto no motor e com isso começávamos a fugir do assunto principal do tópico e se continuassemos por lá ele, que já não é pequeno, ficaria muito maior ainda e algo desorganizado.

      Dessa forma, neste tópico mais amplo, temos mais liberdade para conversarmos sobre todo o resto que vem sendo modificado no Verruga.

      Como disse no início, dessa vez acho que passei dos limites da minha sanidade, não sei bem qual será o resultado disso tudo, espero sobreviver a isso tudo....

      Vamo que vamo.

      Abs.
      Celojr,

      Você vai sobreviver, e aproveitar bastante o Lado Negro da Força!

      Posta aí, para quem não acompanhoud e perto o que tá fazendo atualmente no seu motor! hehehehe

      Mais um pra insanidade!

      Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Celojr,

        Você vai sobreviver, e aproveitar bastante o Lado Negro da Força!

        Posta aí, para quem não acompanhoud e perto o que tá fazendo atualmente no seu motor! hehehehe

        Mais um pra insanidade!

        Abraço!
        Pois é Rafael,

        Vamo nóis de novo, estou muito tentado a cravejar a engrenagem do comando ao invés de parafusá-la, mesmo sabendo que os orifícios do comando são rosqueados porque para que os parafusos caibam tem que aumentar um pouco o tamanho de parte do orifício para que a cabeça do parafuso caiba sem bater na bomba de óleo e com os cravos não, é só ir lá, colocar o comando e a engrenagem na máquina e disparar o cravo, dá até pra passar loctite antes na furação...

        agora veja, se esses cravos suportam o peso de um feixe de molas de caminhão, não suportariam as forças que serão exercidas no comando?

        Estou, com isso, tentando diminuir o nuúmero de curvas da estrada para chegar mais rápido ao objetivo... só espero não passar curvo na reta né?

        Abs.

        Comment


        • #5
          Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Postado originalmente por celojr
          Pois é Rafael,

          Vamo nóis de novo, estou muito tentado a cravejar a engrenagem do comando ao invés de parafusá-la, mesmo sabendo que os orifícios do comando são rosqueados porque para que os parafusos caibam tem que aumentar um pouco o tamanho de parte do orifício para que a cabeça do parafuso caiba sem bater na bomba de óleo e com os cravos não, é só ir lá, colocar o comando e a engrenagem na máquina e disparar o cravo, dá até pra passar loctite antes na furação...

          agora veja, se esses cravos suportam o peso de um feixe de molas de caminhão, não suportariam as forças que serão exercidas no comando?

          Estou, com isso, tentando diminuir o nuúmero de curvas da estrada para chegar mais rápido ao objetivo... só espero não passar curvo na reta né?

          Abs.
          Pois é meu amigo....

          É, os cravos suportam grandes esforços sim. Isso é fato.

          O Edu_Kafer, aqui do fórum, assim como tantos outros montou os parafusos de comando e "plainou" as cabeças deles até que não pegassem mais na bomba. É uma outra idéia também.

          Analise as possibilidades e asfacilidades que você irá encontrar aí! Mas a idéia dos "cravos" não é nada mal.

          Abraço e boa sorte, meu camarada!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Boas sorte na sua empreitada Celojr e que o "verruga" fique como você quer andando muito
            Netto
            Bauru - SP
            Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

            Comment


            • #7
              Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Postado originalmente por Netto
              Boas sorte na sua empreitada Celojr e que o "verruga" fique como você quer andando muito
              Obrigado, Brother...

              Também estou na espectativa que fique bom...

              Abs.

              Comment


              • #8
                Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Muito bem,

                Atualizando...

                Uma das únicas partes qie permanecerão antigas, as camisas dos pistões, foram agora de manhã para o brunimento fino com grana 400/500...

                VAmos ver no que dá.

                Abs.

                Comment


                • #9
                  Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Entendi, mas não compreendi.....

                  O comando é para motor VW-AR.
                  A engrenagem do comando é para motor VW-AR.
                  A bomba de oleo é para motor VW-AR.

                  Se misturar não é mais?

                  Comment


                  • #10
                    Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Entendi, mas não compreendi.....

                    O comando é para motor VW-AR.
                    A engrenagem do comando é para motor VW-AR.
                    A bomba de oleo é para motor VW-AR.

                    Se misturar não é mais?
                    Ricardo,
                    o comando original é preso na engrenagem por rebite (ou algo parecido), e quando se vai colocar um comando esportivo (usando a engranagem do original) esses rebites são retirados e são colocados parafusos (o comando esportivo já vem com uma rosca para prende-los).
                    Só que dependendo dos parafusos, estes irão bater na bomba de óleo. Por isso que as vezes é necessário dá uma esmerilhada na cabeça deles ou fazer como Marcelo (celojr)...

                    Comment


                    • #11
                      Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Entendi, mas não compreendi.....

                      O comando é para motor VW-AR.
                      A engrenagem do comando é para motor VW-AR.
                      A bomba de oleo é para motor VW-AR.

                      Se misturar não é mais?
                      Postado originalmente por Guga Pedrosa
                      Ricardo,
                      o comando original é preso na engrenagem por rebite (ou algo parecido), e quando se vai colocar um comando esportivo (usando a engranagem do original) esses rebites são retirados e são colocados parafusos (o comando esportivo já vem com uma rosca para prende-los).
                      Só que dependendo dos parafusos, estes irão bater na bomba de óleo. Por isso que as vezes é necessário dá uma esmerilhada na cabeça deles ou fazer como Marcelo (celojr)...
                      Fala, amigos...

                      Depois que li a resposta do Guga é que entendi a dúvida do Ricardo...

                      É isso mesmo, são todos para boxer, e usá-os conjuntamente será mais, o problema é exatamente esse que o Guga colocou, quando se troca o comando quase sempre se mantem a engrenagem antiga e geralmente essa engrenagem é fixada no comando novo por parafuso sextavado, com isso a cabeça do parafuso acaba ficanco um pouco comprida (para fora da parede da engrenagem) e bate na bomba de óleo, que está logo ali atras, para que isso não aconteça deve-se alargar, no torno, a furação da engrenagem o suficiente para que a cabeça do parafuso alinhe com a parede da engrenagem.

                      Essa parte de cravejar a engrenagem no comando com cravos de feixe de molas de caminhão, acho que é moda nova que estou inventando, ainda nem sei se existe cravos desses no diâmetro da furação da engrenagem, se existirem, o trabalho será apenas o de alinhar a engrenagem e o comando no "arrebitador", "cravejador", sei lá o nome da máquina desses cravos e acioná-la, ponto. Simples assim... (eu espero...)

                      Hoje ficou somente no brunimento, não deu tempo para ver mais nada, vamos ver como segue amanhã...

                      Abs.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        Celo,

                        eu estava vendo em um outo tópico no docukento da Engle e eles dizem para apertar os parafusos com 15-18 Ft-lb e usando loctite.

                        Minha pergunta é a seguinte:

                        Será que rebitando a engrenagem no comando vc não vai ter problemas futuros?
                        Eles podem ceder um pouco e ai é uma catástrofe (ainda tem assento nessa palavra?).
                        Outra coisa que eu acho relevante é a seguinte:
                        Se você for esmerilhar as cabeças dos parafusos, vocâ não correria o risco de deixar o conjunto muito desbalanceado?
                        O melhor não seria tirar da bomba ou da carcaça?

                        Não estou afirmando nada apenas são duvidas que me surgem aqui imaginando a montagem do motor.

                        Mas como eu já disse em outro tópico, eu não entendo nada de montagem de motores.
                        2276 FK8 .

                        Comment


                        • #13
                          Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          Postado originalmente por luiz
                          Celo,

                          eu estava vendo em um outo tópico no docukento da Engle e eles dizem para apertar os parafusos com 15-18 Ft-lb e usando loctite.

                          Minha pergunta é a seguinte:

                          Será que rebitando a engrenagem no comando vc não vai ter problemas futuros?
                          Eles podem ceder um pouco e ai é uma catástrofe (ainda tem assento nessa palavra?).
                          Outra coisa que eu acho relevante é a seguinte:
                          Se você for esmerilhar as cabeças dos parafusos, vocâ não correria o risco de deixar o conjunto muito desbalanceado?
                          O melhor não seria tirar da bomba ou da carcaça?

                          Não estou afirmando nada apenas são duvidas que me surgem aqui imaginando a montagem do motor.

                          Mas como eu já disse em outro tópico, eu não entendo nada de montagem de motores.
                          Da um passo na engrenagem do comando e mais rapido e facil passe uma fresa apenas no lugar dos parafusso com o diamentro que encaixe um caximbo de 13mm assim foi feito na minha polia e use parafusso de açco com arruelas auto travantes quelas cheias de dentinhos boa sorte Gilson
                          Montando motor 1600t com copia do tsc10, Injetando com HIS MDFIC e corpo duplo Carro 75% montado..

                          Comment


                          • #14
                            Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Postado originalmente por luiz
                            Celo,

                            eu estava vendo em um outo tópico no docukento da Engle e eles dizem para apertar os parafusos com 15-18 Ft-lb e usando loctite.

                            Minha pergunta é a seguinte:

                            Será que rebitando a engrenagem no comando vc não vai ter problemas futuros?
                            Eles podem ceder um pouco e ai é uma catástrofe (ainda tem assento nessa palavra?).
                            Outra coisa que eu acho relevante é a seguinte:
                            Se você for esmerilhar as cabeças dos parafusos, vocâ não correria o risco de deixar o conjunto muito desbalanceado?
                            O melhor não seria tirar da bomba ou da carcaça?

                            Não estou afirmando nada apenas são duvidas que me surgem aqui imaginando a montagem do motor.

                            Mas como eu já disse em outro tópico, eu não entendo nada de montagem de motores.
                            Fala Luiz,

                            Pois é, são perguntas bem interessantes, confesso que não tenho respostas muito precisas para elas...

                            Quanto aos cravos cederem, pelo que me falaram aqui, eles são de aço, daí creio que seja improvavel que cedam... catástrofe ainda tem acento (essa é a única dúvida que sei a resposta com absoluta certeza)... já esmerilhar as cabeças do parafuso certamente irá deixar o conjunto desbalanceado, agora quais as consequências desse desbalanceamento eu ja não sei e fiquei preocupado, pois estamos falando de peças novas (que nem estão pagas ainda) e tudo que eu não preciso agora é que elas quebrem antes de serem exaustivamente utilizadas... não consigo visualizar de onde retirar material da bomba de óleo sem comprometer suas engrenagens e na carcaça também não pretendo mexer, pois ela também é nova...

                            Pensei em rebitar cravos na engrenagem com o comando pela imensa facilidade do processo, o caso é que eu desconhecia que tem libragem no torqueanmento dos parafusos e com essa nova informação coloquei as barbas de molho em relação a isso.

                            O fato é que no comando original, a engrenagem é fixada por rebites e essa informaçã constatei sob visão direta das peças... se alguém sabe com se dá esse processo de rebitamento, será de grande valia e muito bem vinda a informação.

                            Abs.

                            P.S.: Você acha que não entende de montagem de motores é porque ainda não sabe o que eu entendo desse assunto...
                            Last edited by celojr; 19-07-2009, 09:54 PM.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              Postado originalmente por Gilson.tere
                              Da um passo na engrenagem do comando e mais rapido e facil passe uma fresa apenas no lugar dos parafusso com o diamentro que encaixe um caximbo de 13mm assim foi feito na minha polia e use parafusso de açco com arruelas auto travantes quelas cheias de dentinhos boa sorte Gilson
                              Fala Gilson...

                              Pois é, se for inviável cravejar a engrenagem, será isso mesmo que farei... mas antes vou avaliar as possibilidades com os cravos...

                              Asb.

                              Comment

                              Working...
                              X