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Escolha das velas:

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  • Escolha das velas:

    O grau térmico das velas depende somente da taxa de compressão em motores aspirados. Assim um motor de taxa de compressão 10:1, usará uma mesma vela independente do combustível utilizado.
    Tais informações foram obtidas junto ao pessoal da NGK.

    Desta forma segue uma sugestão de velas para nossos motores a ar aspirados.
    Vale lembrar que uma vela só pode ser considerada mais fria ou mais quente que outra se ambas forme do mesmo tipo, ou seja podemos dizer que uma vela BP6ES (rosca longa e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado), porém não podemos dizer que uma BP6HS (rosca curta e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado).
    Assim como uma vela B8ES é diferente de uma BP8ES em seus graus térmicos.

    resumindo seguem as recomendações

    Rosca Curta
    Taxa de 6,6:1 até 7,5:1 BP5HS
    Taxa de 7,6:1 até 9:1 BP6HS
    Taxa de 9,1:1 até 11,5:1 BP7HS
    Taxa de 11,6:1 até 13:1 BP8HS

    Rosca Longa
    Taxa de 7,5:1 até 8,5:1 BP5ES
    Taxa de 8,6:1 até 9,5:1 BP6ES
    Taxa de 9,6:1 até 13:1 BP7ES
    Taxa acima de 13:1 BP8ES


    []s,

    Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Para um motor Sobre alimentado nao pode ser levados isso em consideraçao neh?
    Como saber qual é a vela mais indicada nesse caso?
    Por exemplo um motor com 9:1 de taxa com 0,6kg/cm2 de pressao qual seria mais indicada?
    Abraço

    Comment


    • #3
      BP7ES com kit 85,5 e 88mm e BP8ES para 90,5 ; 92 e 94mm
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Vader vc sabe me informar qual vela seria para um motor 1300 a gasolina monocarburado e pro 1600 alcool e pro a gasolina bicarburado, pois não sei se e usada a vela rosca curta ou longa?Pra efeito de economia qual seria indicado para esses motores

        Comment


        • #5
          qual tido de vela usar em um motor com, bloco do 1300 kit do 1700 e cabeçote de 6 aletas ???

          Comment


          • #6
            Kit 1700 vc quer dizer pistoes 88mm????????
            Gasolina ou alcool??????
            Se for Gasolina um BP6HS(rosca curta) dá conta do recado......
            Abraço

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Master Vader
              O grau térmico das velas depende somente da taxa de compressão em motores aspirados. Assim um motor de taxa de compressão 10:1, usará uma mesma vela independente do combustível utilizado.
              Tais informações foram obtidas junto ao pessoal da NGK.

              Desta forma segue uma sugestão de velas para nossos motores a ar aspirados.
              Vale lembrar que uma vela só pode ser considerada mais fria ou mais quente que outra se ambas forme do mesmo tipo, ou seja podemos dizer que uma vela BP6ES (rosca longa e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado), porém não podemos dizer que uma BP6HS (rosca curta e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado).
              Assim como uma vela B8ES é diferente de uma BP8ES em seus graus térmicos.

              resumindo seguem as recomendações

              Rosca Curta
              Taxa de 6,6:1 até 7,5:1 BP5HS
              Taxa de 7,6:1 até 9:1 BP6HS
              Taxa de 9,1:1 até 11,5:1 BP7HS
              Taxa de 11,6:1 até 13:1 BP8HS

              Rosca Longa
              Taxa de 7,5:1 até 8,5:1 BP5ES
              Taxa de 8,6:1 até 9,5:1 BP6ES
              Taxa de 9,6:1 até 13:1 BP7ES
              Taxa acima de 13:1 BP8ES


              []s,

              Vader.
              Muito bem explicado.
              Agora, existe alguma vantagem térmica ou elétrica no uso de velas longas ou curtas? Tenho observado que a maioria dos motores mais atuais utilizam, quase sempre, velas longas.
              Existirá alguma vantagem na utilização de velas longas em cabeçotes novos Autolinea de 8 aletas que foram originalmente projetados para velas curtas?
              Obrigado.
              Resende.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Master Vader
                O grau térmico das velas depende somente da taxa de compressão em motores aspirados. Assim um motor de taxa de compressão 10:1, usará uma mesma vela independente do combustível utilizado.
                Tais informações foram obtidas junto ao pessoal da NGK.

                Desta forma segue uma sugestão de velas para nossos motores a ar aspirados.
                Vale lembrar que uma vela só pode ser considerada mais fria ou mais quente que outra se ambas forme do mesmo tipo, ou seja podemos dizer que uma vela BP6ES (rosca longa e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado), porém não podemos dizer que uma BP6HS (rosca curta e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado).
                Assim como uma vela B8ES é diferente de uma BP8ES em seus graus térmicos.

                resumindo seguem as recomendações

                Rosca Curta
                Taxa de 6,6:1 até 7,5:1 BP5HS
                Taxa de 7,6:1 até 9:1 BP6HS
                Taxa de 9,1:1 até 11,5:1 BP7HS
                Taxa de 11,6:1 até 13:1 BP8HS

                Rosca Longa
                Taxa de 7,5:1 até 8,5:1 BP5ES
                Taxa de 8,6:1 até 9,5:1 BP6ES
                Taxa de 9,6:1 até 13:1 BP7ES
                Taxa acima de 13:1 BP8ES


                []s,

                Vader.
                Blz Mestre, mas e as folgas das velas, permanecem as originais (0,6mm a 0,8mm) para qualquer aplicação (comando bravo, turbo, bobina MI)?

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Master Vader
                  BP7ES com kit 85,5 e 88mm e BP8ES para 90,5 ; 92 e 94mm

                  Faz muito tempo que também fiz uma consulta na NGK sobre o melhor grau térmico utilizar no motor turbo, sendo que a resposta foi que estava relacionado à taxa de compressão como afirmou no inicio, então quanto à teoria seria que no motor turbo temos a taxa estática e dinâmica, no meu caso que utilizo taxa de 7,5:1 estática quando atinjo 1 kgf/cm² de pressão estarei com taxa dinâmica aproximadamente de 15:1, então tenho que utilizar velas de grau 8 (NGK B8ES), que utilizo e o funcionamento é perfeito, me corrija por favor se eu estiver errado! Pq com está explicação passei a fazer uma baita confusão, rsrsrs.
                  Tanto que no caso do motor do Renato também estaria com taxa dinâmica de 15:1, então seria a utilização de velas de grau 8.
                  Lembrando também que sua tabela inicial está super correta, exemplo se dá com motor álcool original que funciona com taxa aproximada de 10:1 e utiliza velas de grau 7.

                  .............................................
                  Last edited by marcus; 30-01-2008, 01:24 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Quanto ao grau térmico sem problemas mas e numa eventual remoção dos cabeçotes antigos, por exemplo, aqueles de 8 aletas será que vale a pena substituir as velas de rosca curta .500" por outras longas de .750" tendo em vista que para que isso seja exequível basta fazer um prolongador externo complementando a rosca?

                    Comment


                    • #11
                      ???????????????????

                      Comment


                      • #12
                        Acho que vcs estão procurando pelo em ovo, usem as velas originais de grau 7 se forem NGK para álcool e grau 6/5 se forem a gasolina,se as originais forem de rosca curta vá de rosca curta, se forem longas vá de longas e boa, quanto aos motores turbo velas de Yamaha RX135 2T de grau 8 atendem tranqüilamente as suas necessidades térmicas e além disso custam R$10,00 cada.Caso utilize bobina com potência maior vc até pode regular o eletrodo com uma folga mínima maior tipo de 0,6 para 0,7 ou de 0,8 para 0,9 +_.
                        Last edited by maurilio; 08-02-2008, 07:46 AM.
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • #13
                          Fala maurilio

                          Quanto a folga das velas, achei um tópico bem antigo em que o Mestre recomenda exatamente essa folga (0,9 a 1 mm) caso sejam usada bobinas de maior potência (Mi, Accel). Eu apenas estava imaginando: já que nos carros que vem com bobinas de alta potência de fábrica e com taxas de compressão sempre superiores a 9,5:1 usam folgas de 1mm as vezes, porque então o motor a ar não poderia usar maiores folgas nas velas já que tem taxa de compressão bem inferior?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por JamesTKirk
                            Fala maurilio

                            Quanto a folga das velas, achei um tópico bem antigo em que o Mestre recomenda exatamente essa folga (0,9 a 1 mm) caso sejam usada bobinas de maior potência (Mi, Accel). Eu apenas estava imaginando: já que nos carros que vem com bobinas de alta potência de fábrica e com taxas de compressão sempre superiores a 9,5:1 usam folgas de 1mm as vezes, porque então o motor a ar não poderia usar maiores folgas nas velas já que tem taxa de compressão bem inferior?
                            Se fosse usado um amplificador de faísca tipo MSD 6 ou 7AL vc poderia aumentar mais ainda as folgas, porque o aumento da faísca é cabulosa. Para vc ter uma idéia do poder, se o carro for a álcool, pega de primeira sem injetor de gasolina com o motor frio. Mas novecentos e tantos reais demora um pouco pra gente guardar, mas um dia a gente chega lá.
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por maurilio
                              Acho que vcs estão procurando pelo em ovo, usem as velas originais de grau 7 se forem NGK para álcool e grau 6/5 se forem a gasolina,se as originais forem de rosca curta vá de rosca curta, se forem longas vá de longas e boa, quanto aos motores turbo velas de Yamaha RX135 2T de grau 8 atendem tranqüilamente as suas necessidades térmicas e além disso custam R$10,00 cada.Caso utilize bobina com potência maior vc até pode regular o eletrodo com uma folga mínima maior tipo de 0,6 para 0,7 ou de 0,8 para 0,9 +_.


                              e assim que uso ,uso as da rd 350 , mas agora fiquei confuso ja que minha taxa e de 9,38_1 , e eu vou usar 1,5 kg de pressao nao deveria usar outra vela:
                              black hot metal

                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

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