O grau térmico das velas depende somente da taxa de compressão em motores aspirados. Assim um motor de taxa de compressão 10:1, usará uma mesma vela independente do combustível utilizado.
Tais informações foram obtidas junto ao pessoal da NGK.
Desta forma segue uma sugestão de velas para nossos motores a ar aspirados.
Vale lembrar que uma vela só pode ser considerada mais fria ou mais quente que outra se ambas forme do mesmo tipo, ou seja podemos dizer que uma vela BP6ES (rosca longa e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado), porém não podemos dizer que uma BP6HS (rosca curta e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado).
Assim como uma vela B8ES é diferente de uma BP8ES em seus graus térmicos.
resumindo seguem as recomendações
Rosca Curta
Taxa de 6,6:1 até 7,5:1 BP5HS
Taxa de 7,6:1 até 9:1 BP6HS
Taxa de 9,1:1 até 11,5:1 BP7HS
Taxa de 11,6:1 até 13:1 BP8HS
Rosca Longa
Taxa de 7,5:1 até 8,5:1 BP5ES
Taxa de 8,6:1 até 9,5:1 BP6ES
Taxa de 9,6:1 até 13:1 BP7ES
Taxa acima de 13:1 BP8ES
[]s,
Vader.
Tais informações foram obtidas junto ao pessoal da NGK.
Desta forma segue uma sugestão de velas para nossos motores a ar aspirados.
Vale lembrar que uma vela só pode ser considerada mais fria ou mais quente que outra se ambas forme do mesmo tipo, ou seja podemos dizer que uma vela BP6ES (rosca longa e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado), porém não podemos dizer que uma BP6HS (rosca curta e eletrodo avançado) é mais fria que uma BP5ES (rosca longa e eletrodo avançado).
Assim como uma vela B8ES é diferente de uma BP8ES em seus graus térmicos.
resumindo seguem as recomendações
Rosca Curta
Taxa de 6,6:1 até 7,5:1 BP5HS
Taxa de 7,6:1 até 9:1 BP6HS
Taxa de 9,1:1 até 11,5:1 BP7HS
Taxa de 11,6:1 até 13:1 BP8HS
Rosca Longa
Taxa de 7,5:1 até 8,5:1 BP5ES
Taxa de 8,6:1 até 9,5:1 BP6ES
Taxa de 9,6:1 até 13:1 BP7ES
Taxa acima de 13:1 BP8ES
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Vader.
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