Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alteraçao no Venturi ?!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Alteraçao no Venturi ?!

Aew galera! Beleza?

sempre lemos sobre a alteraçao do tamanho do venturi.

o venturi é essa parte do carburador que esta marcada na foto, correto?

para aumentarmos o tamanho do venturi é so aumentar o diamentro ?
    e a borboleta de 32mm pode permanecer a mesma?

em um motor gasolina, com dupla, o venturi original é 24mm, qual a vantagem de se passar para 26mm mantendo a borboleta de 32mm?!

a alteraçao no venturi so deve ser feita qdo tambem aumentamos a borboleta?

Valew!!! T+
    Arquivos Anexos
    WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Postado originalmente por matheusbat
    Aew galera! Beleza?

sempre lemos sobre a alteraçao do tamanho do venturi.

o venturi é essa parte do carburador que esta marcada na foto, correto?

para aumentarmos o tamanho do venturi é so aumentar o diamentro ?
    e a borboleta de 32mm pode permanecer a mesma?

em um motor gasolina, com dupla, o venturi original é 24mm, qual a vantagem de se passar para 26mm mantendo a borboleta de 32mm?!

a alteraçao no venturi so deve ser feita qdo tambem aumentamos a borboleta?

Valew!!! T+
    O venturi é este mesmo.

Já ouviram que os quadrijets americanos tem tantos CFMs de capacidade?
    Que fulano trocou um carburador de 650CFM por outro de 700CFM?
    O que o CFM (cubic feet per Minute - pé cúbico por minuto) representa é a vazao em volume que um determinado carburador permite.
    Assim quando aumentamos a cilindrada e/ou a rotação e/ou rendimento volumétrico, necessitamos fazer com que o carburador acompanhe este crescimento.
    A forma de fazer isto éatravés do aumeno do venturi.
    Se o venturi crescer muito, a borboleta também deverá crescer, mantendo uma relação entre seus diâmetros, com um venturi de 20mm a 27mm pode ser ainda usado 32mm de borboleta, a partir do 27mm no venturi, a borboleta deveir aumentando para 34, 35ou até 36mm.
    Existem venturis originais para motores VW a ar de 22; 23,5; 24; 26mm, e aind os de 25 e 27mm usados em outros solex pdsi 34 ou 35 (Chevettes e passats LS.

[]s,

Master Vader
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Hum!

Bom saber que podemos alterar o venturi ate 27mm mantendo a borboleta de 32mm....
      mas vader, o aumento do venturi implica "somente" na capacidade do motor aspirar maior quantidade de ar do carburador? aumentando o ar, temos obrigatoriamente que aumentar o gicle principal! certo?

Para aumentar o venturi, nos devemos pegar uma "mini-retifica"(dremell) e aumenta-lo ao tamanho desejado? ou o venturi nos podemos trocar comprando outro maior?!

Digamos que aumentemos um venturi de 24mm para 26mm em um motor 1600STD gasolina, o desempenho melhorará ou nao por que o 1600STD "nao aguenta" a modificaçao?!

Obrigado pela atençao vader e membros do forum!
      WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

Bom saber que podemos alterar o venturi ate 27mm mantendo a borboleta de 32mm....
        mas vader, o aumento do venturi implica "somente" na capacidade do motor aspirar maior quantidade de ar do carburador? aumentando o ar, temos obrigatoriamente que aumentar o gicle principal! certo?

Para aumentar o venturi, nos devemos pegar uma "mini-retifica"(dremell) e aumenta-lo ao tamanho desejado? ou o venturi nos podemos trocar comprando outro maior?!

Digamos que aumentemos um venturi de 24mm para 26mm em um motor 1600STD gasolina, o desempenho melhorará ou nao por que o 1600STD "nao aguenta" a modificaçao?!

Obrigado pela atençao vader e membros do forum!
        A modificação no venturi deve ser feita num torno, e não é simplesmente abrir o furo, mas adequar os ângulos de entrada e de saída da garaganta do venturi ( o diâmetro que a gente fala: 20; 22; 23,5; 24; 26; 25 ou 27mm)
        O ideal é trocar o venturi por outros comprados em desmanches ou casas especializadas em carburadores.
        Passar de 24mm para 26mm por exemplo num determionado motor, fará com que ele passe a ter melhor comportamento em alta, porém seu torque diminuirá um pouco.
        Assim dá para fazer esta modificação num 1600cm3 original, aumnetando proporcionalmente o seu gilceur principal, passando ele de 155 para 167,5 (155*26/24).
        Assim a relação ar combustível se manterá semelhante ao original, porém num carburador de maior capacidade, melhorando o rendimento em alta.

No motor da Kombi a gasolina, eles usam o venturi 22mm, para melhorá-lo em baixa, mas aí em alta ele fica "manco".
        Neste caso o gicleur tem que cair proporcionalmente, sendo usado normalmente o 117,5.
        Esta solução de venturis menores deixam o carro bom de baixa e um pouco mais econômico.

Se o teu carro utilizar um cambio mais curto, 35x8 (1300) na coroa e pinhão ou no máximo o 33x8 (1500 e 1600 antigo) use o venturi de 26mm
        Se utilizar cambio mais longo 31x8 (Sp2 ou Fusca 1600 moderno 84->) use venturis 24mm mesmo.

Em geral com comando até W110 os venturis nos solex 32 devem ser de 26mm no gasolina e 24mm no álcool. As borboletas mantidas em 32mm.
        Se quiser dar uma incrementada, use logo um para de borboletas 35 ou 36mm com venturis 28mm no gasolina e 26mm no álcool, junto com a dica da modificação na flauta com resultado até superior ao dos 2 solex 40.

[]s,

Master Vader
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW

Comment

eu nao sabia que o venturi da solex fosse uma peça removivel do carburador, tipo um gicle... pensei que para aumentar somente tinha que aumenta-lo utilizando o que esta no carburador, sem a possibilidade de troca.

e para remover ele do carburador é muito complicado?

para colocar a borboleta de 35mm, a fixaçao no carburador é plug and play? ou necessita de alguma adaptaçao?!
          alguem do forum que tenha os venturis e borboletas alterados poderia postar fotos...

no caso uma solex 32 gasolina que ja tem o venturi 24mm, se mandarmos niquelar para utilizar alcool, melhoraria o desempenho em relaçao a solex 32 alcool que tem o venturi 22mm.

e para motores turbo, tendo em vista que o menor venturi gera melhor desempenho em baixa a mudança no carburador nao é tao eficiente?! pois depois que a turbina entrar ela empurra tudo "guela" abaixo sem se importar com tamanho, comprimento ou formato ?!

obrigado pelas explicaçoes!
          acho que pra todos, fica uma aula ai...
          WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

eu nao sabia que o venturi da solex fosse uma peça removivel do carburador, tipo um gicle... pensei que para aumentar somente tinha que aumenta-lo utilizando o que esta no carburador, sem a possibilidade de troca.

e para remover ele do carburador é muito complicado?

para colocar a borboleta de 35mm, a fixaçao no carburador é plug and play? ou necessita de alguma adaptaçao?!
            alguem do forum que tenha os venturis e borboletas alterados poderia postar fotos...

no caso uma solex 32 gasolina que ja tem o venturi 24mm, se mandarmos niquelar para utilizar alcool, melhoraria o desempenho em relaçao a solex 32 alcool que tem o venturi 22mm.

e para motores turbo, tendo em vista que o menor venturi gera melhor desempenho em baixa a mudança no carburador nao é tao eficiente?! pois depois que a turbina entrar ela empurra tudo "guela" abaixo sem se importar com tamanho, comprimento ou formato ?!

obrigado pelas explicaçoes!
            acho que pra todos, fica uma aula ai...
            Os solex usuais tem o venturi intercambiável, assim como os Webers IDF e IDA.
            Agora os solex 2E, 3E e webers miniprogressivo e 460 não permitem a troca de venturi, devendo ser usinados dentro do próprio corpo. Mas este serviço nem sempre é tão simples, e às vezes somente permite pequenas alterações.
            As bases de 34, 35 e 36mm são hoje em dia feitas a partir das originais de 32mm portanto são plug and play.
            O venturi na realidade deve ser calculado em funçaõ da vazão em massa de ar qeu determinado motor precisará conforme sua preparação.
            Assim num motor turbo, pode ser necessário o aumento do venturi da mesma forma que no aspirado. Não adianta o turbo empurrar tudo goela abaixo...
            Não é esta a idéia.
            Olhando nas planilhas, na pasta carburação, aparce a massa de ar admitida em kg/hora de ar, e a partir deste valor calculo o diâmetro médio do venturi.
            A partir deste venturi, calculasse o gicleur inicial principal (chute bem dado do gicleur.
            Com estes valores, faço uma extrapolaçõ, com venturis acima e abaixo e seus respectivos gicleurs.

[]s,

Master Vader.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW

Comment

que as vezes essas alteraçoes sao mais sensitivas aos aspirados, pois os turbos normalmente sao montados em cima de motores std...

logico que qdo eu for montar o meu nao quero simplismente um kit turbo, antes de ter kit quero um motor aspirado

nakela loja SBAcarburadores tem as borboletas 35mm plug and play? e os venturis? as vezes vale apena comprar novo e nao eskentar a cabeça...

t+
              WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

que as vezes essas alteraçoes sao mais sensitivas aos aspirados, pois os turbos normalmente sao montados em cima de motores std...

logico que qdo eu for montar o meu nao quero simplismente um kit turbo, antes de ter kit quero um motor aspirado

nakela loja SBAcarburadores tem as borboletas 35mm plug and play? e os venturis? as vezes vale apena comprar novo e nao eskentar a cabeça...

t+
                As borboletas eles tem e são plug and play. Os venturis, eu nunca perguntei, mas devem ter.
                Venturi eu sempre comprei em desmanche mesmo que é mais barato, e como não tem nenhum detalhe ligado à resistência... Tanto faz se é nova ou usada, basta que esteja inteira.

[]s,

Master Vader
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW

Comment

ok!
                  No venturi existe a identificaçao em mm? ou necessitamos de um "paquimetro"?

valew vader!!!
                  WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

outra coisa, voce conhece o pessoal do sba? alguem em especifico para conversar sobre o assunto?

para um motor turbo nao podemos colocar um venturi de 27mm ate 28mm com uma borboleta de 36mm para rodar no alcoopois ele ficara muito manco de baixa?
                    levendo em conta akela preparaçao que nos estavamos conversando no topico que criei em "projetos", um motor 1600 tcs 20, trabalho no cabeçote etc...
                    Last edited by matheusbat; 09-01-2007, 02:11 PM.
                    WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

Liguei para algumas lojas aqui de curitiba, que dizem ser especializadas em carburaçao, entre elas 2 falaram que da para aumentar o venturi para 26mm, mas que a alteraçao da borboleta nao daria, falta de vontade é fogo hahahah...

o venturi ele me passou o valor de 15reais cada um, venturi de 26mm

T+
                      WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

outra coisa, voce conhece o pessoal do sba? alguem em especifico para conversar sobre o assunto?

para um motor turbo nao podemos colocar um venturi de 27mm ate 28mm com uma borboleta de 36mm para rodar no alcoopois ele ficara muito manco de baixa?
                        levendo em conta akela preparaçao que nos estavamos conversando no topico que criei em "projetos", um motor 1600 tcs 20, trabalho no cabeçote etc...
                        Cara eu troquei meus buras na SBA, na época eu falei com o Gordinho, inclusive foi ele quem trocou e regulou os buras pra mim, não lembro o nome do pessoal de lá, mas com qq um q vc falar lá será bem atendido os cara são gente boa.

Eles tinham um par de Solex35 lá pra vender, eu não coloquei pq to rodadno com o carro todo dia, e o consumo fica embaçado (esse ano a motoca vem, e aí a fuca vai ficar o bixo).

Troqeui mais ou menos em Outubro do ano passado, acho q foi isso não lembro, preciso ver minhas planilhas q estão no trampo, estava R$224,00 as solex32 e R$324,00 as 35.

Cocei pra pegar, mas resolvi deixar mais pra frente.

Dá uma ligada lá pros caras q eles manjam bem do assunto

Flw
                        O homem tem 3 fases na vida:

1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
                        2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
                        3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

Comment

Postado originalmente por Fabrício
                          Cara eu troquei meus buras na SBA, na época eu falei com o Gordinho, inclusive foi ele quem trocou e regulou os buras pra mim, não lembro o nome do pessoal de lá, mas com qq um q vc falar lá será bem atendido os cara são gente boa.

Eles tinham um par de Solex35 lá pra vender, eu não coloquei pq to rodadno com o carro todo dia, e o consumo fica embaçado (esse ano a motoca vem, e aí a fuca vai ficar o bixo).

Troqeui mais ou menos em Outubro do ano passado, acho q foi isso não lembro, preciso ver minhas planilhas q estão no trampo, estava R$224,00 as solex32 e R$324,00 as 35.

Cocei pra pegar, mas resolvi deixar mais pra frente.

Dá uma ligada lá pros caras q eles manjam bem do assunto

Flw
                          opa! blza!?
                          eu lembro de voce ter falado que tinha trocado la... ate que vc levou pra mexer uma 2ª vez pq nao tinha ficado 100%

eu mandei um email pro pessoal la! ligar é meio fod* interurbano....

to aguardando a resposta!

flw
                          WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

A resposta do email que eu mandei para a SBA

>Bom dia.
                            >
                            >O par de base,vc dando troca, aberta p/ 35mm 150,00
                            >Se vc não der troca + 40,00.
                            >Não tem como abrir p/ 36mm,não tem parede p/ tal.
                            >Não vendemos somente as borboletas.
                            >Se preferir via sedex + ou - 28,00.
                            >Difusor temos 26,original do SP2,agora se vc quiser 28,tem que abrir
                            >no torneiro.
                            >26 cada 17,00
                            >28 cada 40,00.
                            >
                            >Obrigado.
                            >
                            >Mario Rossi.
                            >
                            >
                            >SBA CARBURADORES
                            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

A resposta do email que eu mandei para a SBA

>Bom dia.
                              >
                              >O par de base,vc dando troca, aberta p/ 35mm 150,00
                              >Se vc não der troca + 40,00.
                              >Não tem como abrir p/ 36mm,não tem parede p/ tal.
                              >Não vendemos somente as borboletas.
                              >Se preferir via sedex + ou - 28,00.
                              >Difusor temos 26,original do SP2,agora se vc quiser 28,tem que abrir
                              >no torneiro.
                              >26 cada 17,00
                              >28 cada 40,00.
                              >
                              >Obrigado.
                              >
                              >Mario Rossi.
                              >
                              >
                              >SBA CARBURADORES
                              Não tô achando o email resposta que SBa me passou a algum tempo, mas tenho certexa que eles tavam fazendo as 36mm por encomenda. Se alguem tiver cópia deste email passa aí para a galera. Lembro que eu repassei para alguém que me pediu!
                              Quando a gente fala borboleta, é modo de dizer, mas é todo o corpo de borboletas que alguns chamam de base. Ter só a borboleta maior realmente não faz sentido pois o corpo da mesma (base) deve ser aberto na mesma proporção.

[]s,

Master Vader.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW

Comment

Working...
                              X