Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

Postado originalmente por Gabriel CTBA
    Fuketeiro,
    vc falow que seu motor tem 105cv.
    Passa pra gente os resultados que vc encontrou no seu motor, tipo RPM de potência e torque máximos e qual o valor de torque.

Confesso que fiquei um opuco descontente com a potência que vc encontrou com um comando de 308° e uma preparação filé que vc descreveu.
    Mas é claro que devemos considerar que sua preparação é pra rua, com acertos de carb. e folgas visando um rodar liso e motor durável.

E continua informando as receitas dos preparadores!!
    Show de bola!!
    Abraço
    Olá, esse motor que eu tenho está montado, senão eu tirava fotos dos cabeçotes pra vcs verem, tem câmaras hemisféricas, válvulas de 39mm na admissão e 32mm no escape, 11,5:1 de taxa e usa alcool, balanceiros Race Trimm 1.5, virabrequim de competição com 8 pinos, volante aliviado em 600 gr só na região da cremalheira, marcha lenta é em torno de 1500 rpm, usa bomba de óleo dupla e cárter seco de 6 lts de óleo, o ronco é animal com 4x1, esse motor até hoje é standar, só troquei bronzinas, tuchos e jogo de kits, só eu acelerei ele e só depois de aquecido, o dino usado pra medir a potência foi na oficina do Giba quando ele estava em Cascavel fazendo os opala da Stock, o torque eu não lembro quanto deu, mas a potência máxima é a 6800 rpm.

Comment

Olha só, 105 burritos na roda não é pouco não, hein... Eu já tive um Fusca com potência parecida e coloca muita gente no bolso. Arranca muito, pula na frente mesmo. O que acontece é que tem muito dino envenenado aí, dizendo que o motor tem 180HP e na verdade tem bem menos. Sei não...

Abraço,
      Flávio.
      (@\_!_/@)

Comment

Postado originalmente por AirCooled-71
        Olha só, 105 burritos na roda não é pouco não, hein... Eu já tive um Fusca com potência parecida e coloca muita gente no bolso. Arranca muito, pula na frente mesmo. O que acontece é que tem muito dino envenenado aí, dizendo que o motor tem 180HP e na verdade tem bem menos. Sei não...

Abraço,
        Flávio.
        Caro Amigo, não foi medido na roda, e sim no volante do motor, vou colocar ele num Fusca meu pra dar uns ralos na gurizada de carro zero, vou por um adesivo no vidro traseiro " É meu, não é financiado e não é 1000"
        rsrs, véio eu só tomei pau de um Opala de um amigo que tinha motor 4300 a alcool e num arrancadão onde só perdi pra um Fusca de um outro amigo que corria junto comigo em Cascavel de Hot Fusca (antiga divisão 3), detalhe, o fusca dele tinha um motor 2.0 com duas Weber 48, comando W 140, câmbio relacionado, eu tenho as fotos onde fui na frente dele até a terceira marcha (o meu montado de rua)....hehe

Comment

Postado originalmente por FUKETEIRO
          Caro Amigo, não foi medido na roda, e sim no volante do motor, vou colocar ele num Fusca meu pra dar uns ralos na gurizada de carro zero, vou por um adesivo no vidro traseiro " É meu, não é financiado e não é 1000"
          rsrs, véio eu só tomei pau de um Opala de um amigo que tinha motor 4300 a alcool e num arrancadão onde só perdi pra um Fusca de um outro amigo que corria junto comigo em Cascavel de Hot Fusca (antiga divisão 3), detalhe, o fusca dele tinha um motor 2.0 com duas Weber 48, comando W 140, câmbio relacionado, eu tenho as fotos onde fui na frente dele até a terceira marcha (o meu montado de rua)....hehe
          Então a potência não seria 150??? rsrsrsrsrsrs Você deu tanto ralo que misturou os números....
          (@\_!_/@)

Comment

Postado originalmente por Allan-gv
            Lendo no Fórum Fusca Brasil, Tópico: Receitas de veneno e Catálogo Puma de veneno. um comentário do Chico Biela:

"Os motores 1600 da Divisão 3 chegavam a 160 cv (isso que alguém disse no passado), com webers 48 e comandos nas alturas, 7000 rpm para cima."

Caramba: 160 cvs num Fusca aspirado 1600, tem que ser respeitado.

Então lá vai.

As Weber's 48 IDF são bem caras e de difícil acerto e comandos altos hoje em dia são bem mais fáceis e acessíveis, além do que, é possível trabalhar no próprio comando em empresas especializadas como a Samcams. Podemos ter um comando alto, porém, com Lob Center 112 graus, mais fácil de lidar, mesmos perdendo um pouco em alta rotações, pois, sejamos sinceros se anda mais tempo em baixa rotação do que em alta.

Bom a(s) dúvida(s) são as seguinte:

1) Qual a(s) TBI(s) que substituíria a Weber 48 IDF, com os respectivos bicos (quantidade e tamanho) de forma identica a fim de facilitar o acerto e lançar mão da tecnologia que não se possuía no passado para um acerto perfeito. Claro que não é só a injeção que vai dar esse resultado eu sei, mas, essa para mim é a principal informação.

2) Isso era feito com cabeçotes originais (8 aletas) trabalhados (polimento, aumento das vávulas, mudança do grau de assentamento, troca de molas) ou, eram substituídos?

3) Isso seria possível para um Fusca de rua, nos dias atuais?
            Agora a receita do GIBA:
            Esta receita foi publicada na revista OFICINA de set/out. de 74, confirmada pessoalmente com o GIBA por mim em 1988... o tempo passa...rsrs
            POWERED BY GIBA ("Memoriam")
            Comando de válvulas: Nacional J.10 com 320 graus, marca Jocar.
            Válvulas: Estândar
            Molas de válvulas: Importadas, Americanas marca Engle.
            Tuchos: Estândar com varetas de aço.
            Balanceiro: Nacional 1.5.
            Cabeçotes: Estândar, trabalhado, com ângulo das válvulas modificado.
            Kit: Nacional, marca CIMA, forjado.
            Taxa de compressão: 10:1
            Virabrequim: Estândar, aliviado e balanceado.
            Bronzinas: Estândar
            Carburador: Dois Weber IDA 48mm, ou IDA 40mm Italianos.
            Distribuidor: Mallory
            Velas: Mais frias nacionais
            Lubrificação: Bomba de óleo dupla e Cárter seco.
            Radiador de óleo: Inglês, marca Mocal, com circuito adicional da Puma.
            Escapamento: Feito na própria oficina, tipo cruzado.

Comment

Então a potência não seria 150??? rsrsrsrsrsrs Você deu tanto ralo que misturou os números....
              Amigo, "O importante não é oque um carro faz, mas sim como faz" , palavras do qual sou Adimirador: A. J. Foit , o Gênio da Indy.... hehe

Comment

Amigo, "O importante não é oque um carro faz, mas sim como faz" , palavras do qual sou Adimirador: A. J. Foit , o Gênio da Indy.... hehe
                Boa! rsrsrs Manda fotos, se tiver...

Abraço,
                F.
                (@\_!_/@)

Comment

Boa! rsrsrs Manda fotos, se tiver...

Abraço,
                  F.
                  Olá, estou de férias....hehe, to dando uma geral aqui...rsrs, vou lavar o motor, ele está parcial, eu tinha colocado um tempo atras no meu Gurgel pra dar uns ralos na gurizada...rsrs, vou instalar as latas novamente com as Weber e tirar umas fotos e coloco aqui, vou colocar ele no meu fusca 1300 73, vou ver se as rodas ficaram prontas (o fusca só tem 23000km rodados). Abs.
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by FUKETEIRO; 08-07-2010, 12:43 PM.

Comment

Olá, estou de férias....hehe, to dando uma geral aqui...rsrs, vou lavar o motor, ele está parcial, eu tinha colocado um tempo atras no meu Gurgel pra dar uns ralos na gurizada...rsrs, vou instalar as latas novamente com as Weber e tirar umas fotos e coloco aqui, vou colocar ele no meu fusca 1300 73, vou ver se as rodas ficaram prontas (o fusca só tem 23000km rodados). Abs.
                    Belo exemplar, me remete aos tempos de criança, pois, o meu vizinho de frente, possuia um idêntico a esse e ficou com ele até falecer, mesmo tendo adquirido outros carros. Um detalhe, qual roda vc pretende usar para que esse ano/modelo seja um german look????
                    Allan G. Santarlacci
                    Governador Valadares-MG

Comment

Olá, esse motor que eu tenho está montado, senão eu tirava fotos dos cabeçotes pra vcs verem, tem câmaras hemisféricas, válvulas de 39mm na admissão e 32mm no escape, 11,5:1 de taxa e usa alcool, balanceiros Race Trimm 1.5, virabrequim de competição com 8 pinos, volante aliviado em 600 gr só na região da cremalheira, marcha lenta é em torno de 1500 rpm, usa bomba de óleo dupla e cárter seco de 6 lts de óleo, o ronco é animal com 4x1, esse motor até hoje é standar, só troquei bronzinas, tuchos e jogo de kits, só eu acelerei ele e só depois de aquecido, o dino usado pra medir a potência foi na oficina do Giba quando ele estava em Cascavel fazendo os opala da Stock, o torque eu não lembro quanto deu, mas a potência máxima é a 6800 rpm.
                      Aonde encontrar essas valvulas de 39mm e suas sedes?????
                      Que fusca lindo meus parabens!!!!!!!!!

Comment

Postado originalmente por lenardx
                        Aonde encontrar essas valvulas de 39mm e suas sedes?????
                        Que fusca lindo meus parabens!!!!!!!!!
                        Obrigado, estas válvulas vc pode usar do Perkins e tornear no lugar das travas ou comprar prontas na Sportsystem ou na Pro heads em Sampa. Abs

Comment

[quote=Allan-gv]Belo exemplar, me remete aos tempos de criança, pois, o meu vizinho de frente, possuia um idêntico a esse e ficou com ele até falecer, mesmo tendo adquirido outros carros. Um detalhe, qual roda vc pretende usar para que esse ano/modelo seja um german look????[/quote
                          Vou colocar as réplicas do 356, 15x5,5" na traseira e 15x4,5" na dianteira. Abs
                          Arquivos Anexos

Comment

Obrigado, estas válvulas vc pode usar do Perkins e tornear no lugar das travas ou comprar prontas na Sportsystem ou na Pro heads em Sampa. Abs
                            Grato pela atenção!!!!!

Comment

Confesso que também me senti assim...

quando vi "02 WEBER 48 IDA no pacote e um comando 308º" e 105 cvs, desabei.

O Arnaldo Keller escreveu um artigo sobre preparação de flat 4, em 1991 e o artigo diz no começo do 3º capítulo que é possível chegar a 130,140 cvs, com um comando 290º, 12,5/1 de taxa, álcool, 02 WEBER 40.

Quando li isso achei um pouco otimista, mas, o cara é o Keller.

Só que agora, o motor do Fusketeiro foi feito pelo Amador que dispensa comentários, e me deu uma ducha de realidade(ou de água fria).

Terei que rever o projeto.

R E S U M I N D O

a idéia inicial era pegar a Brasa ano 1978 e:

*trabalhar os cabeçotes, (fluxo, pontos quentes, taxa, polimento,etc)
                              * 44° no escape, 43º na admissão
                              *taxa de 9,5/1 (rodar na gasola)
                              *comando sobe simétrico (290º, 0,50 de lift, 112 de lobe) p/ dar boa lenta
                              *02 solex 40 eis (opala 4 cilindros, o do 6 é deis mais complicadinho)
                              *escape dimensionado

Se essa configuração atingir 80, 85 cvs, vou comprar uma caixa de foguetes e soltar todos e esquecer os 100,110 cvs com esse setup.

Comentem, dêem suas opniões, por favor.
                              Pedi aos amigos para comentarem, mas, não houve.
                              Então vou perguntar:

Com a configuração que passei seria possível atingir ou superar os 90 cvs???
                              Allan G. Santarlacci
                              Governador Valadares-MG

Comment

Pedi aos amigos para comentarem, mas, não houve.
                                Então vou perguntar:

Com a configuração que passei seria possível atingir ou superar os 90 cvs???
                                Olá, na gasolina nossa é difícil, se vc colocar válvulas de 39mm na admissão, 32mm no escape, 9,0:1 de taxa, dutos bem trabalhados e balanceiros 1,4:1 , escape bem feito, aí eu acho pode chegar perto.Abs.

Comment

Working...
                                X