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[Duvida] "Bafo" radiador deslocado

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  • [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

    Hoje fui verificar o tal "bafo", a saida de ar que passa pelo radiador deslocado.

    Achei muito estranho, mesmo em rotaçao de 3k nao se percebe praticamente nada de fluxo !!!

    Eh normal ???

  • #2
    Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

    Postado originalmente por Museu
    Hoje fui verificar o tal "bafo", a saida de ar que passa pelo radiador deslocado.

    Achei muito estranho, mesmo em rotaçao de 3k nao se percebe praticamente nada de fluxo !!!

    Eh normal ???
    Museu,

    Não sei lhe informar.. Nunca fiz esse teste no meu carro(irei fazer depois!). Mas vendo pela construção do radiador dá para ver que ele é restringe bem o fluxo que passa por ele. Mas claro, para trocar calor tem que ter fluxo passando alí!

    Você montou ele com aquela tira de espuma em volta(que veda entre o espaço entre o radiador e o alojamento dele na capela?

    Abraço.
    Aos que não atualizaram ...

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    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

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    • #3
      Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Museu,

      Não sei lhe informar.. Nunca fiz esse teste no meu carro(irei fazer depois!). Mas vendo pela construção do radiador dá para ver que ele é restringe bem o fluxo que passa por ele. Mas claro, para trocar calor tem que ter fluxo passando alí!

      Você montou ele com aquela tira de espuma em volta(que veda entre o espaço entre o radiador e o alojamento dele na capela?

      Abraço.
      Sim, fui em uma loja de ferragens e comprei aquela espuma para frestas de janelas... passei bastante e o radiador entrou justissimo.

      O meu esta sem a borracha e colocando a mao ali fica facil ver.

      Comment


      • #4
        Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

        Museu,

        Você fala do ar que sai pela duto atras da capela na posição do radiador?
        No meu caso sai bastante ar por ali.
        Coloquei a lata que fica sobre o cambio e uma mangueira que ligada a esta saida e lateral ao cambio. Sopra bem.

        Meu radiador é o de alumínio deslocado e uso conjunto de polia com correio polly V.

        []s
        Fernando.
        Fusca - 1968
        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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        • #5
          Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

          Postado originalmente por Museu
          O meu esta sem a borracha e colocando a mao ali fica facil ver.
          Museu,

          Qual borracha você se refere? A que faz a ligação entre o duto de saída de ar do radiador com o duto que tem na lata que fica sobre o cambio?

          O meu está sem também(por preguiça de tirar a capela pra colocar essa borracha).

          Se for essa borracha, pela fresta entre os dois dutos, não deve passar muito fluxo mesmo não. Tem que ver é direto na ponta final do tubo. A velocidade dos gases num escoamento, perto da parede, é muito baixa. E não creio que a pressão dentro do tubo seja muito maior que a atmosférica, para jogar parte do fluxo pra fora, pela fresta.

          Abraço.
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          • #6
            Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

            Acredito que dê bastante diferença no cao de estar sem ou com a espuma em volta do radiador... Se está com a espuma, o fluxo final ali deve ser bem fraco mesmo!

            Off tópic (sorry) : Espuma pra frestas de janelas, essa é a que o pessoal usa mesmo? Não coloquei o meu, tenho que dar um jeito nisso, tô vendo se agilizo uma capela estilo "dog-house" com radiador deslocado pra já junto fazer isso
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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            • #7
              Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Museu,

              Qual borracha você se refere? A que faz a ligação entre o duto de saída de ar do radiador com o duto que tem na lata que fica sobre o cambio?

              O meu está sem também(por preguiça de tirar a capela pra colocar essa borracha).

              Se for essa borracha, pela fresta entre os dois dutos, não deve passar muito fluxo mesmo não. Tem que ver é direto na ponta final do tubo. A velocidade dos gases num escoamento, perto da parede, é muito baixa. E não creio que a pressão dentro do tubo seja muito maior que a atmosférica, para jogar parte do fluxo pra fora, pela fresta.

              Abraço.
              Isso, fiz o teste colocando a mao na lata "cano" da capela.

              Comment


              • #8
                Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                Postado originalmente por fcm
                Museu,

                Você fala do ar que sai pela duto atras da capela na posição do radiador?
                No meu caso sai bastante ar por ali.
                Coloquei a lata que fica sobre o cambio e uma mangueira que ligada a esta saida e lateral ao cambio. Sopra bem.

                Meu radiador é o de alumínio deslocado e uso conjunto de polia com correio polly V.

                []s
                Fernando.
                Ai que ta, entre o radiador e a capela existe um vao consideravel, ali vai uma espuma que eh enrrolada no radiador para entrar justissimo para forçar todo o ar disponivel ali passar pelo radiador, no meu eu exagerei e muito ali nesta fita, a capela entrou bem apertada.

                Talvez o seu nao tenha tanta fita ali e o ar escapa por fora do radiador.

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                • #9
                  Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Acredito que dê bastante diferença no cao de estar sem ou com a espuma em volta do radiador... Se está com a espuma, o fluxo final ali deve ser bem fraco mesmo!

                  Off tópic (sorry) : Espuma pra frestas de janelas, essa é a que o pessoal usa mesmo? Não coloquei o meu, tenho que dar um jeito nisso, tô vendo se agilizo uma capela estilo "dog-house" com radiador deslocado pra já junto fazer isso
                  Isso mesmo !! Nas "leroy merlin" da vida tem, existem duas uma com uma espuminha e outra que parece uma borracha... usei esta ultima, eh bem densa.

                  Praticamente tive que passe vaselina na capela para entrar o radiador com espuma

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                  • #10
                    Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                    Postado originalmente por Museu
                    Isso, fiz o teste colocando a mao na lata "cano" da capela.
                    Museu,

                    Pois é, na fresta alí não deve sair muita coisa não. A perda de carga(pressão) antes e depois do radiador é grande. Mas deve dar pra sentir um ventinho sim.

                    Isso da fita veda-fresta eu não sabia na época e não coloquei. Quando for tirar a capela denovo, resolverei isso e colocarei a borracha que vai entre a capela e a lata que fica sobre o cambio. Tenho preguiça de tirar a capela com o motor no lugar... :P

                    Tente teitar em baixo da Ju e colocar a mão bem de frente à saída final do desse duto, lá do ládo do cambio, pra sentir melhor.

                    Abraço.
                    Aos que não atualizaram ...

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                    • #11
                      Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Museu,

                      Pois é, na fresta alí não deve sair muita coisa não. A perda de carga(pressão) antes e depois do radiador é grande. Mas deve dar pra sentir um ventinho sim.

                      Isso da fita veda-fresta eu não sabia na época e não coloquei. Quando for tirar a capela denovo, resolverei isso e colocarei a borracha que vai entre a capela e a lata que fica sobre o cambio. Tenho preguiça de tirar a capela com o motor no lugar... :P

                      Tente teitar em baixo da Ju e colocar a mão bem de frente à saída final do desse duto, lá do ládo do cambio, pra sentir melhor.

                      Abraço.
                      Nao precisa deitar, na brasa por cima o acesso eh direto, eh so esticar o braço.

                      Sai so um bafinho de nada, sinal que a "fita veda radiador" esta perfeita !!!

                      Fuga pelo vao afeta os cilindros da esquerda e a eficiencia do radiador

                      Comment


                      • #12
                        Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                        Postado originalmente por Museu
                        Nao precisa deitar, na brasa por cima o acesso eh direto, eh so esticar o braço.

                        Sai so um bafinho de nada, sinal que a "fita veda radiador" esta perfeita !!!

                        Fuga pelo vao afeta os cilindros da esquerda e a eficiencia do radiador
                        Boiei,

                        Você NÃO quer que o ar vá pela saída original? Quer que o ar fique confinado e flua pelo cilindro 3, é isso?

                        No meu carro trabalhei para ter o máximo de latas originais, ar fluindo pelo radiador normalmente.

                        []s
                        Fernando.
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                        • #13
                          Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                          Postado originalmente por Museu
                          Nao precisa deitar, na brasa por cima o acesso eh direto, eh so esticar o braço.

                          Sai so um bafinho de nada, sinal que a "fita veda radiador" esta perfeita !!!

                          Fuga pelo vao afeta os cilindros da esquerda e a eficiencia do radiador
                          Museu,

                          Mas você usa a lata que fica sobre o cambio que sairam nos motores com capela deslocada né? Senão o que sai de ar quente alí recircula dentro do cofre. Veja como tem que ser:


                          No meu caso, só não instalei essa borrachinha que liga a saída de vento quente do radiador com o duto que tem(soldado) na lata que fica por cima do cambio. Isso deixa um vão de uns 8 a 10mm entre os dois dutos, mas coisa pouca. E se não me engano, dava pra sentir um ventinho saindo por lá(lembrando que não tenho espuma ao redor do radiador).

                          Perguntei iso pois você falou de sentir o vento alí por cima, no cofre. Falei de deitar para sentir alí, direto no tubo de saída que leva o vento pro lado do cambio.

                          Abraço.
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                          • #14
                            Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                            Só por curiosidade....

                            O radiador dos motores "tork"(de 84 em diante, cabeçote 6 aletas e radiador deslocado) são diferentes dos radiadores mais antigos.

                            O radiador do motor "Tork": http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=639 (reparem que ele já tem a espuma em volta, pra fazer a vedação)

                            O radiador dos motores antigos: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4500

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • #15
                              Re: [Duvida] "Bafo" radiador deslocado

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Museu,

                              Mas você usa a lata que fica sobre o cambio que sairam nos motores com capela deslocada né? Senão o que sai de ar quente alí recircula dentro do cofre. Veja como tem que ser:


                              No meu caso, só não instalei essa borrachinha que liga a saída de vento quente do radiador com o duto que tem(soldado) na lata que fica por cima do cambio. Isso deixa um vão de uns 8 a 10mm entre os dois dutos, mas coisa pouca. E se não me engano, dava pra sentir um ventinho saindo por lá(lembrando que não tenho espuma ao redor do radiador).

                              Perguntei iso pois você falou de sentir o vento alí por cima, no cofre. Falei de deitar para sentir alí, direto no tubo de saída que leva o vento pro lado do cambio.

                              Abraço.
                              Meu nao tem esta saida pois a minha lata eh original, so cortei para passar o duto.

                              Tenho que arrumar uma mangueira neste diametro com uns 40 cm para jogar longe... se bem que nao sai praticamente nada ali

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