Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO ql o melhor para o fusca?que oleo vcs usao?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • OLEO ql o melhor para o fusca?que oleo vcs usao?

    bom acho vcs ja ouviram milhares de gente falando sobre qual oleo motor usar no fusca procurei na internet era 10W40, 15W40 , 20W40. mas ate agora nao achei nada de concreto
    eu tenho un fusca 1.3 ano 82 moro no espirito santo perto da praia e acho que a temperatura aqui no estado fica entre 20 e 30 graus bom mais faz menos que 20 de vez en quando
    sempre coloquei 20w50 SJ da petrobras mas me diseram que era un oleo muinto grosso e faz o motor trabalhar mais ...se eu comecar a colocar 15w40 e melhor pro motor ou mesma coisa?
    Last edited by angelo3252; 01-09-2016, 02:13 PM.

  • #2
    Eu uso o Valvoline Premium Blue 15w40. É um óleo SL de exelente qualidade, para Diesel e Gasolina. Com ele o motor do Fuscão, com 150.000 Km rodados, parou de piscar a luz de óleo quando muito quente. Compro caixas ou baldes, pois esse óleo serve em todos os meus carros. Segue a ficha dele:
    http://www.valvoline.com.br/imagens/...15W40_CI-4.pdf

    Mas opções você vai achar várias.
    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
      Eu uso o Valvoline Premium Blue 15w40. É um óleo SL de exelente qualidade, para Diesel e Gasolina. Com ele o motor do Fuscão, com 150.000 Km rodados, parou de piscar a luz de óleo quando muito quente. Compro caixas ou baldes, pois esse óleo serve em todos os meus carros. Segue a ficha dele:
      http://www.valvoline.com.br/imagens/...15W40_CI-4.pdf

      Mas opções você vai achar várias.

      valeu pela dica walter tenho que fazer algum procedimento diferente vou ter que trocar o oleo do meu e quero colocar esse 15w40 mas eu sempre coloquei 20w50 e ele esta com esse oleo agora e so escoar e trocar pelo 15w40 ..meu medo e de ter algum efeito colateral e estragar meu motor

      Comment


      • #4
        Num é muito bom ficar trocando de marca de óleo. Pode, repito, pode acontecer de algum aditivo reagir com outro do outro óleo. Mas num mata o motor não.
        Qualquer que seja sua escolha, não use esse 20w50. É muito viscoso, isso é usado só em motor totalmente relaxado, quase morto.
        Tem também um índice, que já esqueci qual é a alcunha que ele atente, que mede o tanto que o óleo segura viscosidade com o aumento da temperatura. Tive uma reunião com um representante de lubrificantes, e ele comentou isso. Eu burro, deixei passar batido, não anotei confiando na memória, e fiquei sem. Deveria ter anotado prá estudar isso. Mas nem precisa dessa preocupação. Usando óleo de qualidade, ele aguenta. É o caso que citei que o Fuscão parou de piscar luz de óleo depois que passei a usar o Valvoline. Antes usava um Havoline SF da Texaco. Bom também mas não tanto quanto.
        Brevemente vou ligar o filtro de óleo do Fuscão. Vou dar uma "lavada" nele por dentro, antes de trocar o óleo e ligar o filtro. Vou esgotar o óleo, colocar diesel ou querosene, virar o arranque. Mas desligue a bobina, tire o rotor, enfim, faça algo que impeça o motor de funcionar. Depois esgota-se a lambreca, abre o carter, limpa o crivo. Monta tudo, liga o filtro, coloca o óleo novo. Hoje chamam isso de flush, com a mania que esse povo tem de falar vocábulos em Gringolês do Norte. Mas quem me ensinou isso foi um mecânico velhinho, que fazia isso desde 1900 e Cafunga. E isso tem muito tempo, o mecânico já deve ter até ido, pois eu era bem novo nessa época.
        Last edited by WalterJunior; 01-09-2016, 08:45 PM.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
          Num é muito bom ficar trocando de marca de óleo. Pode, repito, pode acontecer de algum aditivo reagir com outro do outro óleo. Mas num mata o motor não.
          Qualquer que seja sua escolha, não use esse 20w50. É muito viscoso, isso é usado só em motor totalmente relaxado, quase morto.
          Tem também um índice, que já esqueci qual é a alcunha que ele atente, que mede o tanto que o óleo segura viscosidade com o aumento da temperatura. Tive uma reunião com um representante de lubrificantes, e ele comentou isso. Eu burro, deixei passar batido, não anotei confiando na memória, e fiquei sem. Deveria ter anotado prá estudar isso. Mas nem precisa dessa preocupação. Usando óleo de qualidade, ele aguenta. É o caso que citei que o Fuscão parou de piscar luz de óleo depois que passei a usar o Valvoline. Antes usava um Havoline SF da Texaco. Bom também mas não tanto quanto.
          Brevemente vou ligar o filtro de óleo do Fuscão. Vou dar uma "lavada" nele por dentro, antes de trocar o óleo e ligar o filtro. Vou esgotar o óleo, colocar diesel ou querosene, virar o arranque. Mas desligue a bobina, tire o rotor, enfim, faça algo que impeça o motor de funcionar. Depois esgota-se a lambreca, abre o carter, limpa o crivo. Monta tudo, liga o filtro, coloca o óleo novo. Hoje chamam isso de flush, com a mania que esse povo tem de falar vocábulos em Gringolês do Norte. Mas quem me ensinou isso foi um mecânico velhinho, que fazia isso desde 1900 e Cafunga. E isso tem muito tempo, o mecânico já deve ter até ido, pois eu era bem novo nessa época.
          obrigado pelas dicas walter
          abraco

          Comment


          • #6
            eu uso Shell 10w40. O Porque sinceramente não sei dizer. Sempre usei desde o inicio. Meu pai que recomendou. Faz 5 anos que uso e nunca tive problema quanto a isso. Tentei uma vez colocar o castrol 10w40. E o motor ficou fumando em alta. Voltei pro shell ficou normal. Por isso uso sempre o mesmo. Mas nada técnico. E sim uma escolha pessoal.

            Comment


            • #7
              Aqui no Forum, o Marcelo Vader indicava o 5W30. Não achei o tópico em que ele diz isso, mas deve estar por ai.
              Normalmente óleo nessa viscosidade é óleo bom, e normalmente caro prá dedeu. Mas nada impossível de se pagar. O óleo monoviscoso indicado para o Fusca sempre foi o SAE30. O 5W30 é uma evolução dele. Com um óleo menos viscoso você tem menor arraste das peças móveis dentro do motor, e menor perda de potência com esse arraste. Vai andar mais, bebendo menos e o óleo chegando com maior facilidade aos pontos mais difíceis. Tem também que se diminui vazamentos, pela menor pressão que o fluxo de um óleo mais fino induz.
              Mas se o motor estiver relaxado, e motor de Fusca relaxado ainda roda muito, tem que colocar mais viscoso mesmo, para não perder pressão. Lembro que o motor original do Fuscão rodou 183.500 Km. No finalzinho batia tudo, e eu montado em cima...

              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #8
                estou usando o 5W40 e gostei muito o motor ficou muito solto, com melhores respostas, mas apareceram pequeno vazamentos que com o 15W50 não tinha, como troco a cada 6 meses e não rodo muito, não abaixa o nivel

                Comment


                • #9
                  Dá diferença sim. De sair de um 20W40 para um 15W40 já se nota a melhora.
                  Acredito que os pequenos vazamentos iam aparecer mesmo com o outro óleo, era só questão de tempo. O tempo chegou com o óleo novo, e colocar a culpa nele num é justo. Vazamentos não são tidos como normais, mas são impossíveis de serem debelados 100% à medida que o uso e a idade vai avançando.
                  Só estou achando que você está desperdiçando o óleo. Em 6 meses o óleo não se deteriora a ponto de ser rejeitado. Prá ser sincero, óleo para ser rejeitado tem que passar é muito tempo. Pense numa caixa de marchas, num diferencial. Normalmente não trocamos aqueles óleos. Na prática, independente de indicação de fabricantes, nunca trocamos um óleo da caixa do Fusca com menos de 50/80 mil Km, e se trocamos. Ficam lá por anos e anos, funcionando. São óleos diferentes do óleo de motor, mas os dois óleos lubrificantes, e estou falando só da oxidação, do envelhecimento pelo tempo.
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

                  Comment


                  • #10
                    passei a usar o 15w40 e gostei do resultado ficou bem mais solto que com o 20w50 ..ate agora n tive vazamentos mais estou preocupado de estragar alguma coisa sempre usei 20w50

                    Comment


                    • #11
                      Não se preocupe. Num estraga nada, muito antes pelo contrário. Com viscosidade menor o óleo vai chegar aos pontos mais críticos com maior facilidade. Vazamentos ? Não vai ser a viscosidade do óleo quem vai causar vazamentos. Vazamentos aparecem porque o óleo acha uma passagem para fora do motor, e essa passagem não é culpa dele, nunca.
                      Agora vou contar o que estou passando com meu motor:
                      Ele tem 152.000 Km rodados, já está com desgaste o que ocasiona folgas maiores, e consequente maior facilidade do óleo passar. Isso faz abaixar a pressão, principalmente com motor muito quente. Não tinha problema algum, e o motor trabalhava sem qualquer batida, em qualquer situação. Instalei um filtro by-pass, um Fram F3. Ele desvia parte do fluxo para ser filtrado, e eu não tenho quantitativo exato disso. Sei que é muito pouco a parte desviada, mas foi o suficiente para me dar problemas. Rodando na cidade, não tem problema algum. Já na estrada, com o funcionamento contínuo por maior tempo, o que acarreta em maior temperatura, ele bateu pino. Fiz a viagem tranquila, atrasei o ponto até parar de bater, e peguei mais leve. A primeira providência, que era possibilidade e mais fácil de verificar, foram as válvulas, pois podia ter uma ou outra presa. Estava tudo bom. Qual a segunda providência ? Trocar o óleo por um de viscosidade maior ? Claro que não. Vou trocar a bomba de óleo. Só de colocar uma nova meu problema se vai, mas já que tem que trocar, compro uma com engrenagens de 26mm, e esqueço. Só não troquei ainda pois tive que comprar na internet. Aqui não achei a 26/8/8. O flange de 8mm prá mim é importante, pois não vou mexer com estojos. Estão quietos, e é mais fácil deixá-los como estão, pois se não tenho que desmontar descarga, ou até tirar o motor do lugar. Aqui só achei a 26/12/8, com flange de 12mm, que me obrigaria a trocar os estojos. Do jeito que estou fazendo, é tirar uma e colocar a outra. Mas o óleo fica o 15W40, que já uso. Se eu usasse um 5W30, continuaria ele da mesma forma. Não vou alterar o óleo que faz bem para meu motor. Troco a bomba.
                      Ah ! A grosso modo, um óleo multiviscoso com viscosidade a frio mais baixa, é sempre melhor, de maior qualidade, que um com mais alta. Um exemplo: 15W40 é superior à um 20W40. Um 15W40 consegue segurar a viscosidade de 40 em temperaturas bem maiores que o 20W40. Então, funciona melhor.
                      E pode extrapolar isso para outras viscosidades, que será verdadeiro.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
                        Não se preocupe. Num estraga nada, muito antes pelo contrário. Com viscosidade menor o óleo vai chegar aos pontos mais críticos com maior facilidade. Vazamentos ? Não vai ser a viscosidade do óleo quem vai causar vazamentos. Vazamentos aparecem porque o óleo acha uma passagem para fora do motor, e essa passagem não é culpa dele, nunca.
                        Agora vou contar o que estou passando com meu motor:
                        Ele tem 152.000 Km rodados, já está com desgaste o que ocasiona folgas maiores, e consequente maior facilidade do óleo passar. Isso faz abaixar a pressão, principalmente com motor muito quente. Não tinha problema algum, e o motor trabalhava sem qualquer batida, em qualquer situação. Instalei um filtro by-pass, um Fram F3. Ele desvia parte do fluxo para ser filtrado, e eu não tenho quantitativo exato disso. Sei que é muito pouco a parte desviada, mas foi o suficiente para me dar problemas. Rodando na cidade, não tem problema algum. Já na estrada, com o funcionamento contínuo por maior tempo, o que acarreta em maior temperatura, ele bateu pino. Fiz a viagem tranquila, atrasei o ponto até parar de bater, e peguei mais leve. A primeira providência, que era possibilidade e mais fácil de verificar, foram as válvulas, pois podia ter uma ou outra presa. Estava tudo bom. Qual a segunda providência ? Trocar o óleo por um de viscosidade maior ? Claro que não. Vou trocar a bomba de óleo. Só de colocar uma nova meu problema se vai, mas já que tem que trocar, compro uma com engrenagens de 26mm, e esqueço. Só não troquei ainda pois tive que comprar na internet. Aqui não achei a 26/8/8. O flange de 8mm prá mim é importante, pois não vou mexer com estojos. Estão quietos, e é mais fácil deixá-los como estão, pois se não tenho que desmontar descarga, ou até tirar o motor do lugar. Aqui só achei a 26/12/8, com flange de 12mm, que me obrigaria a trocar os estojos. Do jeito que estou fazendo, é tirar uma e colocar a outra. Mas o óleo fica o 15W40, que já uso. Se eu usasse um 5W30, continuaria ele da mesma forma. Não vou alterar o óleo que faz bem para meu motor. Troco a bomba.
                        Ah ! A grosso modo, um óleo multiviscoso com viscosidade a frio mais baixa, é sempre melhor, de maior qualidade, que um com mais alta. Um exemplo: 15W40 é superior à um 20W40. Um 15W40 consegue segurar a viscosidade de 40 em temperaturas bem maiores que o 20W40. Então, funciona melhor.
                        E pode extrapolar isso para outras viscosidades, que será verdadeiro.
                        muinta gente me falava de colocar 20w50 pq fusca so usa esse tipo de oleo pq sao motores que rodaram muinto mais acho que isso e tudo idiotice que o povo escuta por ai ..acho que quando motor comeca a dar problemas no sistema de lubrificacao o pessoal coloca um oleo mais grosso o meu fusca nao sei quanto rodou acho que mecheram no contador dele quando comprei marcava 30 mil e alguma coisa por isso fui na deles e coloco 20w50

                        Comment


                        • #13
                          O que tem de lenda espalhada por ai é uma enormidade. Não falo que não tenho lenda assimilada, mas procuro filtrar muito o que escuto. Já escutei mecânico dito bom falar baboseira. Internet então... Todo mundo faz vídeo, todo mundo é professor e sabe tudo, faz tudo. Eu posso até ensinar, mas o que tenho certeza e domino bem. O que sei mais ou menos, ou o que nem sei, num vou fazer firula posando de sabichão.
                          Só para te dar uma idéia, o óleo que a grande maioria indicava antigamente era o SAE30. Isso vinha na maioria dos manuais do proprietário. Se o cara colocasse um SAE40 num motor novo, e com clima muito frio, e abusasse na aceleração com o motor frio, no caso do Fusca era perigoso até estourar o radiador de óleo. A válvula de alívio não dava conta do recado.
                          Um óleo multiviscoso trabalha melhor nesse caso. Não sei as temperaturas, mesmo porque variam de óleo para óleo. Mas esse 15W40 que está usando, se comporta como um SAE15 quando frio, e como um SAE40 quando quente.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
                            O que tem de lenda espalhada por ai é uma enormidade. Não falo que não tenho lenda assimilada, mas procuro filtrar muito o que escuto. Já escutei mecânico dito bom falar baboseira. Internet então... Todo mundo faz vídeo, todo mundo é professor e sabe tudo, faz tudo. Eu posso até ensinar, mas o que tenho certeza e domino bem. O que sei mais ou menos, ou o que nem sei, num vou fazer firula posando de sabichão.
                            Só para te dar uma idéia, o óleo que a grande maioria indicava antigamente era o SAE30. Isso vinha na maioria dos manuais do proprietário. Se o cara colocasse um SAE40 num motor novo, e com clima muito frio, e abusasse na aceleração com o motor frio, no caso do Fusca era perigoso até estourar o radiador de óleo. A válvula de alívio não dava conta do recado.
                            Um óleo multiviscoso trabalha melhor nesse caso. Não sei as temperaturas, mesmo porque variam de óleo para óleo. Mas esse 15W40 que está usando, se comporta como um SAE15 quando frio, e como um SAE40 quando quente.
                            obrigado walter vc e esse site me fez crecer na mecanica e bom saber coisas novas e aprender das experiencias dos outros ...tem muinta bobeira por ai

                            Comment

                            Working...
                            X