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Gasolina vs Alcool

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  • Gasolina vs Alcool

    Interessante texto sobre ambos os combustiveis

    A Gasolina:

    A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina “ficou velha” ou “estragou”. Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar “batidas de pino” no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada é a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor “bater pino”. Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida “borra” de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 25% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que…) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não “interessa” que haja…), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.

    O Álcool:

    O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais “limpo” que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.

    As diferenças entre os combustíveis:


    Poder calorífico (capacidade de gerar energia)

    O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (25% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico que a gasolina faz 10 km/l irá fazer 7,27 km/l a álcool.

    Proporção estequiométrica:

    O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizados 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessários mais 43% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool têm que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.

    Octanagem

    O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 85 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.

    Calor de vaporização

    O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está “roubando” energia. Não é difícil concluir que o álcool “rouba” mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.

    Ponto de fulgor

    Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.

    Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menor calor de vaporização e ponto de fulgor.

    Resumo:

    Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor à gasolina funcionar a álcool precisa das seguintes mudanças:

    1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
    2) Proporção de combustível (43% maior, por causa da relação estequiométrica)
    3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
    4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) ? maior calor de vaporização
    5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
    6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)

    Fonte:

    http://opala.com/forum/viewtopic.php?p=111098#111098

  • #2
    Re: Gasolina vs Alcool

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    Fusca - 1968
    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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    • #3
      Re: Gasolina vs Alcool

      Postado originalmente por fcm
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      Realmente muito bom, estava pesquisando a respeito (estou com intenção de converter a Ju).

      E resolvi compartilhar o conhecimento.

      Comment


      • #4
        Re: Gasolina vs Alcool

        Postado originalmente por Museu
        Realmente muito bom, estava pesquisando a respeito (estou com intenção de converter a Ju).

        E resolvi compartilhar o conhecimento.
        A Ju é gasolina ou alcool ? Quanto de taxa?

        []s
        Fernando.
        Fusca - 1968
        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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        • #5
          Re: Gasolina vs Alcool

          Postado originalmente por fcm
          A Ju é gasolina ou alcool ? Quanto de taxa?

          []s
          Fernando.
          Gasoroba... acredita que esteja em torno de 9:1

          Mas o motor sera aberto e a taxa sera "atualizada".

          Comment


          • #6
            Re: Gasolina vs Alcool

            Postado originalmente por Museu
            Gasoroba... acredita que esteja em torno de 9:1

            Mas o motor sera aberto e a taxa sera "atualizada".
            Meu é alcool, 12,8 de taxa.

            []s
            Fernando.
            Fusca - 1968
            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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            • #7
              Re: Gasolina vs Alcool

              Bem legal o texto! valeu
              Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
              *Saudades dele....

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              • #8
                Re: Gasolina vs Alcool

                Muito bom esse garimpo de informação postado aqui.

                VLW
                Meu SANGUE é Air cooled+

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                • #9
                  Re: Gasolina vs Alcool

                  muito interessante o texto. Minha mão sempre dizia que "o saber não ocupa espaço"

                  Eu já tive carro ao alcool ou melhor flex.

                  Pessoalmente me pergunto se vale a pena rodar no alcool. É sabido que vc tem um desgate prematuro das peças. Para um veículo carburado talvez esta despesa não fique elevada, mas no injetado.

                  É logico que haverá relatos de pessoas que rodaram 300.000 kms no alcool e o maximo que fizeram foi descarbonizar os bicos.

                  Mas são fatores que se deve levar em conta: bicos, catalizador, escapamento, velas....

                  Além disso o preço do alcool em relação a gasolina.

                  Não estou dizendo que não se deve rodar no alcool. Mas eu não vejo mais vantagens. O unico fator era o valor bem abaixo do alcool em relação ao valor gasolina.
                  Abraços,

                  Jacques

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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                  • #10
                    Re: Gasolina vs Alcool

                    por ter conhecimento dessas informações é que preferi o meio termo e fiz meu fusca flex,agreagando as qualidades dos dois combustíveis.Claro pra aproveitar a taxa de compressão interrmdiária(pelas contas esta em 9).Motor responde bem e não precisa de injeção de gasolina no inverno.Estou usando a proporção 70%alcool e 30% dde gasolina.Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                    • #11
                      Re: Gasolina vs Alcool

                      O maior problema do motor carburado se considerar o uso do alcool é o funcionamento do motor.
                      Quando vc tem um motor injetado quando vc desliga a chave corta bicos e ignição.
                      Num carburado o carburador puxa mistura depois de desligar a ignição e como nao tem ignição o combustivel fica na camara, nas valvulas e isso que provoca o desgaste, ainda tem aqueles mitos que o pessoal costuma acelerar o motor antes de desligar para agravar o resto da cituação.
                      E acho que você ta extremamente errado em afirmar que os motores flex's são bons.
                      Dão 5 vezes mais problemas que os motores gasolina, independente do combustivel que se rode é ridiculo comprar um carro 1.0 e ele fazer 7km/l.
                      E digo mais um carburado a alcool 1.6 bem acertado faz mais que isso.

                      Dai vc tem um motor totalmente eletronico até no acelerador para q vc nao faça ''cagada com o consumo'' com 2 sondas monitorando o tempo inteiro o que ocorre e corrigindo a mistura, sensores de temperatura e os cambal e faz 7 por litro?
                      Desculpe se o tom foi agressivo, só quero que reflitam sobre o assunto, mas acho que no Brasil aqui estamos regredindo.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Gasolina vs Alcool

                        Postado originalmente por Brenio
                        O maior problema do motor carburado se considerar o uso do alcool é o funcionamento do motor.
                        Quando vc tem um motor injetado quando vc desliga a chave corta bicos e ignição.
                        Num carburado o carburador puxa mistura depois de desligar a ignição e como nao tem ignição o combustivel fica na camara, nas valvulas e isso que provoca o desgaste, ainda tem aqueles mitos que o pessoal costuma acelerar o motor antes de desligar para agravar o resto da cituação.
                        E acho que você ta extremamente errado em afirmar que os motores flex's são bons.
                        Dão 5 vezes mais problemas que os motores gasolina, independente do combustivel que se rode é ridiculo comprar um carro 1.0 e ele fazer 7km/l.
                        E digo mais um carburado a alcool 1.6 bem acertado faz mais que isso.

                        Dai vc tem um motor totalmente eletronico até no acelerador para q vc nao faça ''cagada com o consumo'' com 2 sondas monitorando o tempo inteiro o que ocorre e corrigindo a mistura, sensores de temperatura e os cambal e faz 7 por litro?
                        Desculpe se o tom foi agressivo, só quero que reflitam sobre o assunto, mas acho que no Brasil aqui estamos regredindo.
                        Quando eu tinha um passat a alcool com a desgraça do "minidepressivo" como nao usava muito o carro eu desligava a bomba ate a cuba secar e o motor apagar... ai fazia o motor funcionar um pouquinho no WD40 e depois tuchava WD na admissao... com vontade mesmo.

                        Ai dava uma boa amenizada.

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                        • #13
                          Re: Gasolina vs Alcool

                          Começo a entender teu trauma com carburador.
                          Acho q mais complicado que mini progressivo só carburador de towner.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Gasolina vs Alcool

                            Postado originalmente por Brenio
                            Começo a entender teu trauma com carburador.
                            Acho q mais complicado que mini progressivo só carburador de towner.
                            faz sentido... aquilo eh uma mer...cadoria

                            Comment


                            • #15
                              Re: Gasolina vs Alcool

                              Ja falei no fórum a muito tempo: Alcool, pra mim, só em turbo injetado
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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