Acompanho F1 a um bom tempo e estava dando uma lida no Blog do Flavio Gomes (jornalista especializado no assunto) e me deparei com o text abaixo. Achei interessante pois mostra que não somente nós somos aficcionados por este motor. O Flavio é um grande admirador de VWs antigos e DKWs ( o cara tem um desses de corrida e corre na super classic).
O endereço do blog dele para quem quiser ler tudo é o seguinte:
http://bligdogomes.blig.ig.com.br/index.html
SÃO PAULO (não podia passar em branco) - No dia 12 de maio de 1980 a Volkswagen do Brasil iniciava a produção de um de seus mais estrondosos sucessos. Que começou meio fracassado. O primeiro Gol vinha para suceder o Fusca. Linhas modernas, perfil em cunha, plataforma desenvolvida, vejam só, nas antigas instalações da Vemag no Ipiranga (acho que é por isso que eu...). A inspiração veio do Scirocco alemão.
Mas a VW cometeu um erro de avaliação: decidiu manter o motor boxer a ar (ótimo), mas 1.300 cc. Resultado: a Brasília continuou vendendo mais que o Gol, com seu motor de 1.600 cc, bem mais potente.
O estepe ficava no cofre do motor. Isso garantia um bom espaço no porta-malas, mas o desempenho era muito fraco. De qualquer maneira, hoje esse carro deve ser visto com atenção. É o único a usar velho boxer na frente, o que faz dele um exemplar especial.
O endereço do blog dele para quem quiser ler tudo é o seguinte:
http://bligdogomes.blig.ig.com.br/index.html
SÃO PAULO (não podia passar em branco) - No dia 12 de maio de 1980 a Volkswagen do Brasil iniciava a produção de um de seus mais estrondosos sucessos. Que começou meio fracassado. O primeiro Gol vinha para suceder o Fusca. Linhas modernas, perfil em cunha, plataforma desenvolvida, vejam só, nas antigas instalações da Vemag no Ipiranga (acho que é por isso que eu...). A inspiração veio do Scirocco alemão.
Mas a VW cometeu um erro de avaliação: decidiu manter o motor boxer a ar (ótimo), mas 1.300 cc. Resultado: a Brasília continuou vendendo mais que o Gol, com seu motor de 1.600 cc, bem mais potente.
O estepe ficava no cofre do motor. Isso garantia um bom espaço no porta-malas, mas o desempenho era muito fraco. De qualquer maneira, hoje esse carro deve ser visto com atenção. É o único a usar velho boxer na frente, o que faz dele um exemplar especial.
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