Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na preparação turbo de época.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ajuda na preparação turbo de época.

    Olá, galera!

    Tenho um Fusca 1977, que restaurei, e estou deixando ele no estilo V.E.B. (velha escola Brasil), possui um jogo de rodas aro 13 de época, volante esportivo de época e outros adereços. Eu estou querendo fazer um projetinho de preparação de época também, gostaria de reunir informações de como as pessoas preparavam os fuscas turbo naquelas épocas, ou seja, quero fazer uma preparação turbo de época também, para não fugir do estilo V.E.B. Meu Fusca é um 1300, porém, já arrumei um 1600 para colocar nele, e minha idéia era fazer uma dupla carburação, turbo, com turbina de época e tal. Não quero nada forte, gostaria de fazer um investimento mais baixo possível com um custo beneficio legal, minha perspectiva, é de uns 150 cv no motor aproximadamente, algo para deixar o carro divertido. Alguém poderia me ajudar? Especialmente se for da velha guarda. RSRS. Avisando que sou de 1991, e não sei muito daquela época, mas é uma época que me chama bastante atenção.

  • #2
    Legal, se for para ter mais velocidade final terá que alterar a coroa e pinhão

    Turbo eu acho q poderia usar um K14

    Comment


    • #3
      Ah, esse turbo não eh muito antigo, tem válvula wg..... mas da p usar sim

      O “veneno” da época parece que eram aumentar as cilindradas do motor e melhorar a carburação dupla..... turbo eu acho q eh mais recente
      Last edited by Mateusict; 22-04-2020, 04:31 AM.

      Comment


      • #4
        Detalhe: Você passou pra 1600, mas trocou o virabrequim? Se manteve o mesmo, pra performance não é indicado devido a baixa lubrificação. Se pretende gastar pouco, mantenha aspirado, pois querendo ou não, se quer fazer algo durável com peças de baixa qualidade em razão da economia, melhor nem começar. Brincando entre turbina, coletor e acessórios por volta de 3000, valor médio podendo ir a mais que isso. Então melhor repensar.
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por gutocesa Ver Post
          Detalhe: Você passou pra 1600, mas trocou o virabrequim? Se manteve o mesmo, pra performance não é indicado devido a baixa lubrificação. Se pretende gastar pouco, mantenha aspirado, pois querendo ou não, se quer fazer algo durável com peças de baixa qualidade em razão da economia, melhor nem começar. Brincando entre turbina, coletor e acessórios por volta de 3000, valor médio podendo ir a mais que isso. Então melhor repensar.
          O 1600 parece ser outro motor

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Mateusict Ver Post
            Ah, esse turbo não eh muito antigo, tem válvula wg..... mas da p usar sim

            O “veneno” da época parece que eram aumentar as cilindradas do motor e melhorar a carburação dupla..... turbo eu acho q eh mais recente
            Show amigo, obrigado pela dica. Meu pai me disse que na época eram pouquissimos turbo, quase experimentais kkkkkkkk, mas eu gostaria de saber que turbina eles usavam e como faziam, para realmente manter a proposta antiga, minha intenção nem é tanto desempenho, claro que é o que almejo também, mas quero manter a proposta da época.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por gutocesa Ver Post
              Detalhe: Você passou pra 1600, mas trocou o virabrequim? Se manteve o mesmo, pra performance não é indicado devido a baixa lubrificação. Se pretende gastar pouco, mantenha aspirado, pois querendo ou não, se quer fazer algo durável com peças de baixa qualidade em razão da economia, melhor nem começar. Brincando entre turbina, coletor e acessórios por volta de 3000, valor médio podendo ir a mais que isso. Então melhor repensar.
              O motor 1600, é outro motor amigo, é um bloco de Kombi. É necessario trocar o vira mesmo assim?

              Comment


              • #8
                Ah tá, ai já é com dupla furação de lubrificação. Mesmo assim se realmente for fazer turbo, gaste o necessário pra não se arrepender, peças usadas nem sempre estão em bom estado ainda pra turbo devido a alta caloria que sofrem.
                Augusto Cesar Nunes

                Pesquisador
                Mecânico Entusiasta
                Analista em Informática
                gutocesa@hotmail.com
                gutocesa@terra.com.br

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                  Ah tá, ai já é com dupla furação de lubrificação. Mesmo assim se realmente for fazer turbo, gaste o necessário pra não se arrepender, peças usadas nem sempre estão em bom estado ainda pra turbo devido a alta caloria que sofrem.
                  Entendi amigão, e quanto tu acha que irei gastar num kit padaria, e quanto renderia?

                  Comment


                  • #10
                    Boa tarde!
                    Estive olhando os kits da Folego e da Spa, pode chegar a 4000+.
                    O kit da Folego 1880 + 180 bomba elétrica + 1315 turbina T2. E sempre falta algum detalhe tipo mangueiras de alimentação, adaptação no tanque, etc
                    O kit da SPA Turbo 2899,90, ai tem que comprar bomba elétrica, mangueiras, etc.
                    Em termos de potência vai de 120 a 200 CV conforme acerto e pressão de trabalho.
                    Ah estava esquecendo: embreagem (platô e disco) em torno de 400,00
                    Tem um kit da Marcelinhos Special Parts - 2850,00 - ai falta bomba elétrica, etc.
                    Essa brincadeira pode chegar ou até passar dos 4000,00.
                    Agora jamais esqueça de um bom sistema de freios.
                    Já tive nos anos 90. É legal porém meus maiores momentos de diversão foi com aspirado.
                    Com brinquedo desses, sempre mantenha um dinheiro em caixa, algumas quebras nunca são previsíveis e sempre acontecem, e se seu motor tiver uma quilometragem um pouco alta, não arrisque é quebra na certa. Caso venha a montar, pode ser ainda que tenha necessidade de um radiador de óleo externo.
                    Não contemplei aqui a mão de obra de quem domina o assunto.
                    Bom, é isso, resta a você ver até que ponto valerá a pena ou não. Você pode até achar kits baratos, ai vale uma boa examinada, pois pode ter coletores trincados, turbina em final de vida, onde o barato sairá caro.
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Junior MP Ver Post

                      Entendi amigão, e quanto tu acha que irei gastar num kit padaria, e quanto renderia?
                      E aí Júnior MP, comprou o kit?

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                        Boa tarde!
                        Estive olhando os kits da Folego e da Spa, pode chegar a 4000+.
                        O kit da Folego 1880 + 180 bomba elétrica + 1315 turbina T2. E sempre falta algum detalhe tipo mangueiras de alimentação, adaptação no tanque, etc
                        O kit da SPA Turbo 2899,90, ai tem que comprar bomba elétrica, mangueiras, etc.
                        Em termos de potência vai de 120 a 200 CV conforme acerto e pressão de trabalho.
                        Ah estava esquecendo: embreagem (platô e disco) em torno de 400,00
                        Tem um kit da Marcelinhos Special Parts - 2850,00 - ai falta bomba elétrica, etc.
                        Essa brincadeira pode chegar ou até passar dos 4000,00.
                        Agora jamais esqueça de um bom sistema de freios.
                        Já tive nos anos 90. É legal porém meus maiores momentos de diversão foi com aspirado.
                        Com brinquedo desses, sempre mantenha um dinheiro em caixa, algumas quebras nunca são previsíveis e sempre acontecem, e se seu motor tiver uma quilometragem um pouco alta, não arrisque é quebra na certa. Caso venha a montar, pode ser ainda que tenha necessidade de um radiador de óleo externo.
                        Não contemplei aqui a mão de obra de quem domina o assunto.
                        Bom, é isso, resta a você ver até que ponto valerá a pena ou não. Você pode até achar kits baratos, ai vale uma boa examinada, pois pode ter coletores trincados, turbina em final de vida, onde o barato sairá caro.
                        Show de bola amigo, muito obrigado pelas informações! Você tem imagens desse Fusca que você teve? Você usava alongador de capô, ou conseguiu instalar o kit sem fazer alteração estética?

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Mateusict Ver Post

                          E aí Júnior MP, comprou o kit?
                          Ainda não Mateus, angariando fundos para fazer a coisa bem feita ainda. KKKKKKKK

                          Comment


                          • #14
                            O meu na época o capô fechava normal, nem na instalação retirei o capô pra montar todas as peças.
                            Augusto Cesar Nunes

                            Pesquisador
                            Mecânico Entusiasta
                            Analista em Informática
                            gutocesa@hotmail.com
                            gutocesa@terra.com.br

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                              O meu na época o capô fechava normal, nem na instalação retirei o capô pra montar todas as peças.
                              Muito top esse Fusca amigo, qual era a configuração dele, e qual turbina era essa? Sabe quanto rendia?

                              Comment

                              Working...
                              X