Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Meio ambiente, porém por inteiro!!!

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

    Postado originalmente por fusca64
    Muito bom topico parabens, realmente tenho visto muitas plantações no interior, mas tenho ouvido tambem de algumas pessoas da região que as plantações de cana tem causado um certo desconforto,por estar diminuindo a mão de obra humana devido a automatização da colheita,e tambem as plantações de diversas frutas,grãos e ortaliças tem sido trocada pelo o arrendamento de terras para a lavoura da cana, isso tem feito com que a população rural va ao mercado comprar os alimentos que antes eram cultivados por eles próprios,tambem na are ecologica o plantio desordenado da cana tem feito com que aves e animais do campo desparesam devido as grandes quantidades de agrotoxico lançados sobre as ares plantadas, e a falta do alimento natural, e tambem produzidos pela cultura de frutos e grãos, já na propria amzonia existe grandes areas desmatas criminosamente para o plantio da cana, com tudo nos temos que ficar atentos ao crescimento do plantio da cana de açucar pois existe um interesse muito maior escondido por tras desta grande iniciativa ecologica, o que é realmente uma pena, mas mesmo assim tenho certeza que este é o caminho a seguir para ajudar nosso planeta a respirar ``nosso tão precioso AR´´ e tambem para que nosso filhos,netos e bisnetos possão conhecer pelomenos uma natureza quase restaurada! sou a farvor do alcool, mas nos temos o dever de fiscalizar para não criar um novo problema ao inves de uma solução hehehe!!

    Há tenho algumas duvidas em relação a conversão,antigamente tinhamos tratamentos diferentes para alcool e gasolina nas peças, não tenho certeza se estou correto mas me parece que de 2000 para cá os componetes estão recebendo o mesmo tratamento, pergunta: posso eu com um jogo de pistões da marca metal leve comprados por volta de 4 a 5 anos atras, utilizalos para rodar no alcool sem problemas?, sei que a diferença estava não só no material como tambem na cabeça do pistão,mas gostaria de saber se teria algum problema pois ja estou pensando em rodar no alcool a algum tempo, no restante dos componentes sei que vou ter que fazer algumas alterações mas aduvida maior é em relação ao pistão.
    Conciencia ecológica.

    Sobre pistões, não há problema. Pode utiizar pistões de gasolina com o cabeçote rebaixado. Os pistões de álcool são os cabeçudos.

    Com carburador, deve pegar um carburador com os internos niquelados, de modo que não ocorra a corrosão devido ao uso do álcool. Se for utilizar injeção eletrônica, sujiro utilzar componentes da bosch, que, até onde sei, são os que mais se adequam ao uso do combustível vegetal.

    Sds,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

    Comment


    • #17
      Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

      sou mais um fã do alcool, rodo desde 2001 com alcool na minha moto (100%) e com o fusca (40%) de alcool na gasolina, mas já faz 1 ano que rodo com 95% de alcool no fusca e recomendo

      Comment


      • #18
        Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

        Uma coisa simples que poderia ajudar muito:

        Trajetos curtos? Por exemplo (Pra quem é de Sampa), um trajeto que possa ser feito de metrô? Não tenha duvidas, use o metrô! Ou vá a pé (Se for possível). Isso é apenas um exemplo. Depende da cidade, da situação, etc...

        A melhor maneira de reduzir as emissões dos carros é evitando usá-los desnecessáriamente, como por exemplo, ir na padaria da esquina (Quando você poderia ir a pé) ou então um trajeto que possa ser feito com o transporte público. "Desvicie" do carro um pouco.

        Ah, mas o transporte público é ruim. Sim! Agora, quem que escolhe aquele que pode mudar isso? (Prefeitos, governadores, etc?) VOCÊ! Então, vote e cobre dos politicos soluções nessa área (E não fiquemos apenas reclamando).

        Antes que falem, cabe lembrar que os alemães adoram carros. Mas não são totalmente dependentes dele, e tem um sistema de transporte público (Onibus, trens, metrô, etc...) eficiente. Um exemplo a ser seguido!

        Concordam?
        Last edited by Alex Takeo; 26-09-2009, 07:17 PM.

        Comment


        • #19
          Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

          Muito interessante a iniciativa. Volta e meia eu leio sobre empresas de preparação "verdes". Recentemente estava lendo sobre o John Lingenfelter. O cara é um monstro da preparação. Piloto campeão em várias categorias, ele faz motores superpotentes e com baixíssima emissão, evidentemente quando este é o seu propósito. Isso é legal.

          Aqui temos um grande aliado nosso, que são os sistemas de injeção eletrônica. A minha aposta na eficiência dos motores a ar está depositada na conta do desenvolvimento desses sistemas. Eu tenho certeza que um motor montado com boa sinergia das peças e bem gerenciado, dará muito prazer ao seu dono, agredindo ao mínimo o meio ambiente.
          (@\_!_/@)

          Comment


          • #20
            Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

            esperai ai?! Carro a alcool tem mais torque? e é mais econômico?
            como é isso ai? sempre pensei que a gasolina desse mais força ao carro?!
            como faço para converter o meu fuscão??? sai caro?

            Prabéns mestre Verde... Ops!

            Comment


            • #21
              Re: Meio ambiente, porém por inteiro!!!

              Bem eu sempre acompanhei este tema do "Alcool Verde" e dei boas risadas, na verdade eh tentado passar ou vender esta ideia, mas na verdade eh muito diferente.

              Lembrei que havia lido um excelente texto a um tempo, fui atras e achei, leiam eh muito bom, eh um texto de Arnaldo Keller

              http://autoentusiastas.blogspot.com/...rasileira.html

              UMA INCONVENIENTE VERDADE BRASILEIRA

              Postado por Arnaldo Keller

              Foto: Minnesota Public Radio


              O pé de cana absorve CO2, ninguém discute isso. Todo CO2 expelido pelo automóvel que queima álcool proveio do ar que o pé de cana antes absorveu.


              Quando dizem que, por essa razão, o álcool é mais "verde" que a gasolina, só dá pra rir, pois o "vendedor de álcool" está supondo que na área em que a cana foi plantada não haveria nenhuma outra planta para exercer essa função de absorver o CO2. Teria, sim. Teria mato, capim, soja, milho, beldroega, maconha etc – todos eles também são absorvedores de CO2. Portanto, papo furado, corta essa, pra cima de mim não.


              Um pé de cana é formado basicamente por carbono e minerais. Descontando-se a água, ele tem em torno de 95% de seu peso seco em carbono e 5% em minerais. O carbono veio do ar e os minerais vieram do solo, incluindo aí os adubos químicos usados no plantio.

              Quando se queima totalmente um pé de cana, o carbono volta pro ar e os minerais são as cinzas que sobram. Entendendo isso, conclui-se que uma planta absorve mais ou menos CO2 dependendo da quantidade de massa que ela produzir. Mais massa, mais CO2 absorvido. Mata nativa é o que mais absorve CO2 por área.


              A diferença está em que o mato, ou a palhada da soja, palhada do milho, capim etc, não é queimado, enquanto toda a cana, sim, é queimada. O álcool é queimado pelos carros e o bagaço é queimado na usina para produzir eletricidade em termelétricas. Sobram sem queimar só as chamadas pontas da cana, ou seja, as folhas, quando a colheita é feita por máquinas. Quando a colheita é manual, no facão, queimam tudinho, até cobras e lagartos, além de coelhinhos, abelhas e outros bichinhos mimosos.


              O CO2 que o carro a gasolina emite também provém de plantas, mas de plantas que viveram há milhões de anos, além de animais que comeram plantas. Era um CO2 que estava guardadinho lá no fundo da terra que há de comer todos esses filhos das... que andam enrolando todo mundo e se dando bem.


              Décadas atrás, na época do carburador e da inexistência de catalisadores, o carro a álcool emitia menos CO2 que o carro a gasolina, porém, hoje, inverteu, e o carro a gasolina emite menos CO2 que o carro a álcool, pelo simples motivo que o mundo inteiro desenvolveu tecnologia para diminuir as emissões de carros a gasolina e no Brasil não foram atrás do mesmo para o álcool. Aqui é só ir enrolando o povão desinformado, que tudo bem. Pensam os embromadores: "Até os trouxas se tocarem eu já estarei em Miami tomando uma piñacolada no abacaxi".


              Essa fama antiga do álcool ser mais verde que a gasolina ainda persiste na cabeça dos desinformados e os "vendedores de álcool" ficam na moita a respeito, claro.


              Em post passado o Felipe Bitu disse que no plantio de soja e feijão são usados adubos nitrogenados, mas o fato é que sendo leguminosas, quase não se usa nitrogenados em seu plantio. Leguminosas absorvem nitrogênio de bactérias chamadas rizóbiuns, bactérias essas que envolvem suas raízes e sintetizam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para a leguminosa.


              A cana, sim, consome muito adubo nitrogenado. Ela é uma gramínea e as gramíneas praticamente não se favorecem desse esquema de bactérias.


              A fórmula básica de um adubo é N-P-K. O nitrogênio, N, vem do petróleo. O fósforo, P, vem de minas ou de caixinhas que se vende na padaria. O potássio, K, também vem de minas.


              O Brasil é um país muito imprevidente e pouco investiu na mineração de P e K. Temos muito desses dois aqui, mas há décadas que não se investe nisso, como se não fôssemos um país agrícola.


              O balanço energético da produção do álcool de cana está ao redor de 5 a 7 para 1. Gasta-se uma unidade de energia e colhe-se de 5 a 7. Não tenho informações se nessa conta entra a energia elétrica produzida com o bagaço.


              Já o balanço do álcool do grão de milho, como é produzido nos EUA – lá é muito frio pra cana, só dá cana no Estado do Havaí – é de 2 para 3, ou seja, gasta-se 2 e colhe-se 3. Muito pior que a cana, portanto. Queima-se um mundo de petróleo pra produzir álcool e isso é muito ecológico, muito “cool”. Tá bom...


              E o pior é que isso inflacionou uma barbaridade o preço de todos os grãos lá produzidos. Hoje, 40% do milho dos EUA vai pro álcool. O bushel do milho, que historicamente variava de US$ 2 a US$ 3, hoje está em US$ 7. Muitos deixaram de produzir outros grãos e partiram pro milho. Conclusão, sobem os preços de todos os alimentos, não só lá, mas no mundo inteiro. Grão mais caro é leite mais caro, é carne de vaca e de frango e de porco, tudo mais caro. Ainda mais agora que chinês está deixando de só comer arroz e, com todo o direito, porque trabalha pra isso, quer comer comida de gente grande e ficar forte.


              Os mexicanos pobres também se lascaram feio com isso, porque na base de sua alimentação está a tortilla, que é feita de milho, e o milho lá produzido está sendo exportado pros EUA e encareceu igualmente. Que comam brioches, alguém diria.


              O Estado de São Paulo sofreu uma mazela imensurável com o avanço dessa maldita cana, tanto econômica quanto socialmente. Desmantelou-se uma estrutura agrícola que antes produzia de uma infinidade de produtos para concentrar-se num só, a cana.


              Usina de cana não é agricultura, é indústria. Todo o esquema é industrial, linha de produção, monocultura, mecanização pesada, rolo compressor.


              Todo mundo sabe que não se deve colocar todos os ovos numa mesma cesta. Todo mundo sabe que a variedade de produção traz maior segurança; se um produto está mal, o outro compensa e a coisa não emperra nunca.


              Lojas de tratores fecharam. As usinas compram tudo direto da fábrica e têm suas próprias oficinas. Os fazendeiros e sitiantes mandaram seus empregados embora e esses coitados foram pra cidade, onde não há emprego para seu conhecimento.


              Nas colônias das fazendas e sítios eles tinham casa de graça, além de outras regalias, além de segurança e paz. Na cidade eles não têm onde morar ou, se têm, moram mal. Na roça seus filhos se orgulhavam deles, por eles terem conhecimento e terem muito que lhes ensinar em como ganhar a vida na lida da roça. Na cidade eles passam a ser uns bostas e seus filhos se envergonham de terem pais ignorantes e frustrados e buscam ídolos, claro, nos que lá se dão bem, tipo traficantes, cafetões e políticos.


              Os fazendeiros e sitiantes, hoje, perderam seu know-how. Venderam seu maquinário de plantio, venderam seu gado e se a usina lhes devolver a terra, dizendo que não mais a querem arrendar pra cana, já era. O agricultor está totalmente desatualizado, tanto em conhecimento quanto em equipamento. Além do mais ele já amoleceu, e na roça só vinga gente dura, de fibra.


              Em suma, a cana no Estado de São Paulo é um crime nunca antes sabido na história, principalmente para quem não sabe nada de História.


              Tem maluquice e irresponsabilidade nisso tudo aí. Uma hora essa bolha estoura e a casa cai.


              AK





              Comment

              Working...
              X