Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Formula Vee Brazil

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Formula Vee Brazil

    Fui convidado a postar aqui sobre a Formula Vee Brazil, já temos 32 carros vendidos e a primeira prova será no dia 13 de Março em Interlagos.

    Aproveitei e fiz um post sobre este forum, aqui comprei uma injeção de Kombi do jmoreira1, recomendo ele, mandou tudo direitnho. Coloquei no meu 550 spyder que foi de pista com bicos de Astra. Ficou um rojão.

    Link para o blog com as informações completas da Formula Vee Brazil: http://formulaveebrazil.blogspot.com...usca4ever.html

    abs a todos.
    Last edited by rzullino; 12-02-2011, 08:48 PM.

  • #2
    Re: Formula Vee Brazil

    Peço aos moderadores que se for o caso mudem o tópico de forum, coloquei aqui na falta de um lugar melhor.
    abs,
    http://formulaveebrazil.blogspot.com/

    Comment


    • #3
      Re: Formula Vee Brazil

      rzullino, obrigado pelo convite.

      agora eu faço o convite de você postar fotos das suas máquinas aquino forum, pois sei que vc é um grande adepto dos refrigerado a ar.

      lembro-me de um envemo super 90 branco que vc tinha, não sei se tem ainda, muito bonito.

      acredito que todos aqui do forum gostariam muito.

      abraço
      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
      miura 1979...................60% loading
      fusca 1977...................aguardando na fila
      sp2 1973.....................aguardando na fila
      Puma 1971...................aguardando na fila
      bianco 1977.................aguardando na fila
      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

      Comment


      • #4
        Re: Formula Vee Brazil

        roberto, como será a refrigeração do motor vw ar na formula vee?
        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
        miura 1979...................60% loading
        fusca 1977...................aguardando na fila
        sp2 1973.....................aguardando na fila
        Puma 1971...................aguardando na fila
        bianco 1977.................aguardando na fila
        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

        Comment


        • #5
          Re: Formula Vee Brazil

          A rigor a refrigeração é livre, mas projetei o carro para andar sem ventoinha, coloca-se apenas um gerador ou dínamo para ter partida em caso de rodar. O carro tem uma chave no painel que desliga o gerador se necessário, ganha-se uns cavalinhos.
          Não obstante, estão desenvolvendo uma ventoinha baseada na do Gol, acho desnecessário a ventoinha normal come mais de 10 cavalos a 6000 giros, é só fazer as contas, a ventoinha gira entre 3 a 4 vezes o giro do motor, admitindo 3 vezes a 6000 giros a ventoinha está a 18 mil giros e devemos lembrar que a rsistência do ar é proporcional ao quadrado da velocidade.
          A idéia é copiada dos australianos, uma simples caixa de alumínio pegando o ar de baixo e jogando para cima, o ar quente tende a subir. Nos super vee antigos se partia do mesmo princípio da ventoinha original, jogar ar frio por cima contra o ar quente. A eficiência é baixa, o ar quente sempre tende a subir, jogando ar frio por baixo ajuda muito mais. Alguns usam radiadores nessas caixas, mas é uma complicação de mangueiras. O nosso vai usar o radiador em cima da travessa dos amortecedores em cima da carenagem traseira. O prototipo deu mais de 150 voltas e nunca esquentou e nem tinha as caixas de alumínio. Abaixo um GAC com essas caixas:

          Comment


          • #6
            Re: Formula Vee Brazil

            Postado originalmente por charles.marchi
            rzullino, obrigado pelo convite.

            agora eu faço o convite de você postar fotos das suas máquinas aquino forum, pois sei que vc é um grande adepto dos refrigerado a ar.

            lembro-me de um envemo super 90 branco que vc tinha, não sei se tem ainda, muito bonito.

            acredito que todos aqui do forum gostariam muito.

            abraço
            Não sou muito adepto dos refrigerados a ar não, apenas os acho os menos piores quando se quer projetar ou fazer um carro. É barato, simples, tem potência adequada se bem preparado e montado e é uma selfbox, não precisa de nada, não tem radiador, mangueira, termostato, sensores e essas tranqueiras que só dão problema na hora errada. Fora que colocar radiador de água na frente é coisa de experts, poucos conseguem fazer direito. As mangueiras ficam muito longas e se o sistema não for bem feito forma bolhas e funde o motor, mais ou menos o que acontecia com as antigas Kombis Diesel. Eles davam outras razões, mas era a refrigeração que dava problema, o que foi corrigido nas kombis novas depois de muita quebra de cabeça.
            Por essa razão apesar de barulhento, gastão e cheio das manhas, os motores VW a ar ainda serão usados por mais um século. Hoje já estão indo para aviões ultraleves e tem uma empresa desenvolvendo uma carcaça reforçada que chega a 3 litros para uso aeronáutico, internamente todas as peças são iguais. Serve num fusca sem a menor adaptação, 4 parafusos iguais e no mesmo lugar. Com a injeção esse motores melhoraram muito. A carburação sempre foi um problema nos Vw a ar mais preparados.

            Comment


            • #7
              Re: Formula Vee Brazil

              Postado originalmente por charles.marchi
              rzullino, obrigado pelo convite.

              agora eu faço o convite de você postar fotos das suas máquinas aquino forum, pois sei que vc é um grande adepto dos refrigerado a ar.

              lembro-me de um envemo super 90 branco que vc tinha, não sei se tem ainda, muito bonito.

              acredito que todos aqui do forum gostariam muito.

              abraço
              O Super 90 foi vendido há anos, nunca me arrependi tanto de vender um carro, mas não ligo muito para latas, estava parado e aqui em casa ficou parado vai para a rua sem a menor dó. Já mandei um monte, um Volks-Porsche que deixei original, uma BMW R90S laranja e prata e outros menos votados.
              Tenho um blog pessoal para hospedar fotos e dar umas cacetadas, o último post mostra o 550 já com a injeção: http://rzullino.blogspot.com/
              Last edited by rzullino; 12-02-2011, 08:53 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Formula Vee Brazil

                Postado originalmente por rzullino
                Fui convidado a postar aqui sobre a Formula Vee Brazil, já temos 32 carros vendidos e a primeira prova será no dia 13 de Março em Interlagos.

                Aproveitei e fiz um post sobre este forum, aqui comprei uma injeção de Kombi do jmoreira1, recomendo ele, mandou tudo direitnho. Coloquei no meu 550 spyder que foi de pista com bicos de Astra. Ficou um rojão.

                Link para o blog com as informações completas da Formula Vee Brazil: http://formulaveebrazil.blogspot.com...usca4ever.html

                abs a todos.
                13 de Março as arquibancadas e estacionamento estarão liberados ??
                poderiamos marcar um encontro do fórum para prestigiar a prova.

                Tenho muita vontade de participar, mas por enquanto não posso $$$

                acompanhei um pouco seu tópico no FFB, e já entrei algumas vezes no blog. quem sabe quando eu terminar meu fusca não parta para um desses.

                Se puder postar aqui uma estimativa do custo do carro e o custo por corrida...

                Quem preparava sua Spyder era o irmão do Marcelo (Trimilika), o Coruja não era ?

                O trimilika posta bastante aqui no fórum ...
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

                Comment


                • #9
                  Re: Formula Vee Brazil

                  Postado originalmente por felipedmori
                  13 de Março as arquibancadas e estacionamento estarão liberados ??
                  poderiamos marcar um encontro do fórum para prestigiar a prova.

                  Tenho muita vontade de participar, mas por enquanto não posso $$$

                  acompanhei um pouco seu tópico no FFB, e já entrei algumas vezes no blog. quem sabe quando eu terminar meu fusca não parta para um desses.

                  Se puder postar aqui uma estimativa do custo do carro e o custo por corrida...

                  Quem preparava sua Spyder era o irmão do Marcelo (Trimilika), o Coruja não era ?

                  O trimilika posta bastante aqui no fórum ...
                  Quem sempre preparou o carro foi o Roberto "Coruja" Amaral, o Marcelo Trimilika é mais ligado a arrancadas e não a pista, pelo menos na época.
                  Devo muito ao Coruja, eu como todo piloto ruim ou amador queria fazer um monte de modificações no carro como reescalonar cambio, preparar cabeçotes, motor canhão, essas bobagens.
                  O Coruja me mandou calar a boca e sentar no carro e aprender, a hora que sentisse que precisava de mais ele faria, do contrário seria jogar dinheiro fora. O carro já estava muito bem preparado, freios de Espron/Tempra ventilados, discos atrás, pedaleira em alumínio esculpido com dois burrinhos reguláveis, trambulador a cabo, amortecedores de chevette na frente e D20 atrás, tudo barato menos os aeroquips nos freios e óleo DOT 5 que todo mundo esquece de por e vai correr de DOT 3, ferve em 2 voltas. Poucos preparadores são honestos assim, a maioria aceita as merdas que os pilotos falam para ganhar grana. Pois bem, depois de 4 anos não mudamos nada no carro, apenas o tempo baixou de 2:14 par 2:06 pela melhoria da peça que fica entre o volante e o banco. Apenas ocorreu que o Coruja sentou no carro no final de 4 anos e me colocou 5 segundos sem nunca ter dirigido a josta.
                  Meu carro nem cabeçote preparado tem, isso é mania de gente antiga que andou no circuito antigo, sem cabeçotes polidos e com válvulas maiores não dava para andar direito. Hoje é um kartódromo grande e o que vale é torque, cabeçote normal de válvula pequena tem muito mais torque. Apenas o ângulo das válvulas foi modificado por ele, mas ele nunca me deixou ver o que fez, é incrível o aumento de potência que isso dá. O segredo também é o escape feito pelo irmão falecido dele, o Nenê. Ficou 3 dias soldando latas e tubos e fez um megafone igualzinho aos 550 originais e que deve dar uns 3 a 4 cavalos a mais.
                  Eu leio muito aqui e em outros foruns a mania de aumento de potência, turbo, rebaixamentos, injeção cheia das programações que o motorista nem se atreve a mexer, tudo dinheiro jogado fora se não se aprender a guiar o carro. Gasta-se dinheiro aumentando potência na esperança que o carro ande mais. Em arrancadas pode ser, mas em pista um fusquinha normal meio bravinho e bem guiado faz gato e sapato de muita gente como já vi acontecer. Parece os caras que vão jogar tennis, compram a raquete melhor e mais cara e se esquecem de aprender a jogar, no final apanham do catador de bolinha com uma raquete de madeira.
                  Para se ter uma idéia é só olhar a cambagem negativa que usam, parece mania. Isso é a combinação de piloto ruim e preparador vagal. Todo carro dá a impressão de sair de frente para piloto manicaca que não pisa no da direita como se deve. O cara chega e quando o preparador pergunta lá vem sempre a mesma resposta, o carro está saindo de frente. O preparador ao invés de mandar o piloto à merda e mandá-lo acelerar, aumenta a cambagem e todo mundo fica contente. Depois de mais de 40 anos pilotando motos e carros ainda não encontrei nenhum carro que saísse de frente, pode existir, mas não conheço, a não ser aquelas limusines Cadillacs de sete metros. Traçao dianteira não vale, isso não é carro de corrida, é de lazer e nada ensina.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Formula Vee Brazil

                    muito obrigado rzulino por atender qao meu pedido.Quando vi esse tópico no ffb fiquei muito empolgado e fiz o convite a vc.Muito legal mesmo esse fv dá vontade de pilotar um desses.Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #11
                      Re: Formula Vee Brazil

                      Postado originalmente por Antonio carlos
                      muito obrigado rzulino por atender qao meu pedido.Quando vi esse tópico no ffb fiquei muito empolgado e fiz o convite a vc.Muito legal mesmo esse fv dá vontade de pilotar um desses.Abraços
                      Meu caro, entre no blog hoje e verá as lendas vivas que forma experimentar o cockpit. Foi uma emoção muito grande vê-los sentar e sorrir se divertindo mexendo nos controles. Estamos falando de gente que acelera há tempos, prepara, ganha corridas e só recebemos elogios. Um famoso piloto comprou um carro para o filho antes de sentar, o filho nem deve saber, mas aposto que vai ser o melhor presente da vida dele.
                      Dá para fazer um carro mediano por uns 13 mil reais, vai andar na frente? Certamente não, mas a diversão é garantida. Fora que com tudo preparado eu monto um carro desses em 4 horas, só preciso de um ajudante para fazer força. Projetamos o carro para ser tudo aparafusado, é só mandar preparar a mecânica e aparafusar. O mais cabuloso, pelo menos para mim que embora seja engenheiro atpe hoje não entendi porque eletricidade não vaza da tomada, é a instalação elétrica, odeio mexer com fios, relés etc...
                      Uma suspensão dianteira preparada dá para fazer por 750 com discos, rolamentos, pivôs, catraca só em cima e barra rosqueada de loja de material de construção embaixo prendendo os braços ( não fazem força). Um cambio dá para comprar no ferro velho por 200 e gastar mais 200 para inverter a coroa e dar ua revisada meia boca, carro de corrida não precisa de cambio perfeito, ninguém ouve nada, pode roncar a vontade. Um motor pode-se colocar um novinho e compraram seis por 4800 no rio em um concessionária, mas pode-se fazer um 1600 standard com comando de Kombi injetada por uns 3 a 4 mil e olhe lá. A rigor um motor de 600 que já vi aqui para vender vai andar rápido, o carro pesa 430 kg, rodas são subsidiadas a 110 cada e pneus também a 340, custam 480. Uns 200 para o eletricista fazer a instalação e um contagiros de moto adaptado, o resto é luz e o carro está terminado, é só colocar álcool no tanque que já vem no kit e vai correr.
                      No kit vem tudo, chassis, caixa de direção de pinhão e cremalheira feita em alumíno billet de apenas uma volta, assoalho, pedaleira regulável, trambulador decente, carenagem, banco, tanque, painel, facões etc... tem muita gente aqui que gasta mais que isso. Eu pessoalmente ainda acho caro, é um brinquedo e nem todo mundo pode se dar ao luxo de ter carro de brinquedo, mas assim é a vida, uns tem mais outros menos, o que fizemos foi apenas diminuir isso.
                      Não é a à tõa que a Formula Vee é a maior categoria do mundo, é a maior nos uSA, Inglaterra que é o templo do automobilismo, Iralnda, austrália e por aí vai. Só não em divulgação porque não precisa, ninguém precisa de patrocinador para andar de Formula Vee.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Formula Vee Brazil

                        Roberto,

                        Estou vendo seus blogs. Ví uns vídeos no youtube e fiquei muito interessado no projeto. queria lhe parabenizar pela iniciativa. Com certeza devem ser carros muito gostosos de pilotar.

                        Boa sorte nessa empreitada. Vou acompanhar essa categoria!

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Formula Vee Brazil

                          Ola Mestre obrigado pela propaganda que fez da minha pessoa ,fora isto fico muito feliz pelo seus projetos e pelo spyder o meu ainda to com algumas dores de cabeça no motor ,fala de experiencia e alguem com ela pra fazer mais eu chego la fora isto boa sorte ai com os projetos que sao nota 10.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Formula Vee Brazil

                            Fizemos a primeira corrida, apesar de apenas 7 carros os dois ponteiros, Nenê Finotti e Fernando Monis deram um show na chuva e com óleo jogado pelas corridas anteriores. Viraram em 2:20 com carros que nunca tinham sequer andado um metro, nem treino houve para dar tempo de aprontar os carros que foram montados na pior época, a semana do carnaval com tudo fechado e ninguém afim de trabalhar. No final o Box 17 ficou cheinho de gente fazendo conta. Mostramos que pode-se divertir e muito sem gastar os tubos. Fora que andar de formula é outro nível, qualquer um anda de Porsche, Murciélago, Omega, Ferrari. mas poucos tem coragem de correr de carro aberto e muito menos de formula. Basicamente o carro é equipado com um motor 1600 à álcool e dois solex 32, nada pode ser modificado, apenas se pode colocar o comando da Kombi injetada e rebaixar os cabeçotes. Nas condições da pista e com relação não ideal de 8:31 que deixa o carro muito longo, mas sem muita força, a velocidade máxima foi de mais de 180 na freada do S do Senna. Com alguns acertos o tempo vem para 2:10 fácil e até o final do ano estará em 2:00.
                            maiores informações no blog: http://formulaveebrazil.blogspot.com/

                            Comment


                            • #15
                              Re: Formula Vee Brazil



                              pus o código de incorporação do YT, mas não funcionou, quem quiser ver vídeos tem no bog.
                              Last edited by felipedmori; 21-03-2011, 01:13 AM.

                              Comment

                              Working...
                              X