Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a função fos gicleurs

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Qual a função fos gicleurs

    Olá Senhores poderiam me tirar essa duvida?

    P1 - Qual a função da LENTA em relação mistura/potencia/consumo
    P2 - Qual a função da PRINCIPAL em relação mistura/potencia/consumo
    P3 - Qual a função da FLAUTA em relação mistura/potencia/consumo (Qual a função da esfera tbm?)
    P4 - Qual a função do INJETOR em relação mistura/potencia/consumo

    Como posso combinar isso em função de potencia referente a numeros por ex: Flauta 135z, Lenta 55, Injetor 60, como combinar ao motor 1300/1500/1600 ao original e preparado

    Obrigado a todos
    Fusca ou voce tem ou conhece alguem que já teve!

  • #2
    Re: Qual a função fos gicleurs

    Desousafabio89, acho que posso contribuir um pouquinho respondendo as mais fáceis primeiro, pois são as que mais sei responder prontamente.

    P4 - O injetor é uma restrição calibrada que tem como objetivo principal enriquecer a mistura no momento em que você acelera. Ao abrir a borboleta, a velocidade do ar cai repentinamente e, como consequência, o arrasto necessário para atomizar a gasolina diminui empobrecendo violentamente a mistura. Para resolver isso o INJETOR está ligado ao um circuito de canais que vem diretamente do diafragma que é acionado no momento em que você acelera. O injetor, nesse momento, solta um jato fino de combustível diretamente visando enriquecer a mistura. Não havendo o injetor para minimizar este efeito, o motorista sentiria uma espécie de "buraco" na aceleração.
    Last edited by casantosef; 19-11-2013, 09:35 PM.

    Comment


    • #3
      Re: Qual a função fos gicleurs

      P3 - Flauta - Também conhecida como tubo emulsionador tem como função básica(olha só a redundância) emulsionar a mistura. Quem já abriu um solex 30 e retirou a flauta já percebeu que se trata de um pequeno tubo com uma entrada de ar em cima e uma comunicação embaixo. Além disso tem pequenos furos( conhecidos como furos capilares). Na maioria dos casos ela fica posicionada em um pequeno poço de combustível. De acordo com o sinal de vácuo produzido pelo motor a diferença de pressão será transmitida através do difusor que se comunica à flauta e acaba puxando e emulsionando o combustível até igualar as pressões dentro da cuba do combustível e estabilizar o nível e regularizar o fluxo. Existe um tópico onde o Vader explicar como efetuar um retrabalho no tubo emulsionador visando desempenho.
      Vale lembrar que o tubo emulsionador faz parte parte do circuito principal de alimentação e por isso age de maneira integrada com os outros giclês: principal e de ar.

      Comment


      • #4
        Re: Qual a função fos gicleurs

        P2 - Na verdade, o circuito principal é composto pelo conjunto giclês principal/flauta/de ar. O poço de combustível onde fica alojado tubo emulsionador é preenchido conforme o tamanho do giclê principal. O fluxo do combustível é condicionado às restrições do giclês de ar que junto com o tubo emulsionador determina o quanto a mistura vai enriquecer ou empobrecer conforme a combinação desses giclês. Eles formam o Circuito Principal que trabalha no momento em que o motor está com a rotação e carga plena de maneira a oferecer o maior sinal de vácuo.
        Resultado:
        - Se você aumentar o giclê principal e manter a configuração restante a mesma, enriquece a mistura, pois fornece-se mais combustível mantendo-se a capacidade de emulsionar e atomizar a mistura;
        - Se você aumentar o giclê de ar e manter o restante, empobrece a mistura, pois mais ar entrará na mistura modificando a relação ar/combustível;
        - O mesmo ocorrerá ao modificar a flauta aumentando os furos, pois a capacidade de manter o fluxo equilibrado diminui e mais ar entra na mistura.

        A maior parte da modificações da giclagem é à base de tentativa e erro. Porém, no fórum, há pessoas bem mais experientes e que provavelmente já utilizaram diversas configurações a ponto de conhecer todas de cabeça e reconhecer seus resultados.

        Obs.: antes do Circuito Principal entrar em ação o motor funciona em dois regimes distintos. São eles: o regime de Marcha Lenta e o Regime de Progressão.

        O Regime de Progressão tem várias soluções possíveis para diferentes carburadores, mas como falamos de fusca o foco é o Solex, seja o 30 PIC ou os 32. Nos dois casos temos os furos de progressão que são acessos de combustível por orifícios e que funcionam de acordo com o sinal de vácuo no momento em que o motorista abre a borboleta do carburador e vai "descobrindo" tais furos liberam combustível a cada inclinação da borboleta. Para auxiliar o circuito de progressão, temos o já falado Injetor que atua através da pressão no diafragma.
        O circuito de lenta é mais simples e sofre alterações quase que exclusivamente através de duas restrições: o giclê de lenta e o parafuso da mistura.
        Existe uma pequena esfera dentro de um canal de comunicação entre o diafragma e a cuba de combustível e que muitos a chamam de válvula de fluxo unidirecional. Basicamente, ela serve para fechar o circuito de preenchimento do diafragma no momento da volta da membrana afim de manter o combustível dentro da região e fornecer a quantidade correta para o Injetor de combustível.
        O que sei é isso e admito que é pouco.
        Last edited by casantosef; 20-11-2013, 12:45 PM.

        Comment


        • #5
          Re: Qual a função fos gicleurs

          Informações adicionais que acabei esquecendo/negligenciando:

          - Quando lemos um entalhe no giclê de lenta 55 podemos verificar com um calibre de furos que esse número se refere basicamente ao tamanho da restrição (normalmente em mm). Então um giclê 55 tem um uma restrição calibrada estima em 0,55 mm, o 135 tem 1,35 mm.
          - Quando se pensa em modificar a giclagem deve-se atentar para o uso que o carburador vai ter, mesmo imaginando o uso convencional do carro para rua podemos sempre efetuar pequenas melhorias como adiantar o ponto de 10º para 14º a 15º, regulagem simétricas ou assimétricas de válvulas de acordo com o gosto do freguês, alterar a proporção da mistura entre outras coisas. Vale lembrar que a giclagem original do motor foi testada pela montadora que concluiu ser a melhor combinação desempenho/consumo. No entanto, a gasolina brasileira foi quimicamente melhorada ao longo dos anos a ponto de sua ocatagem aumentar com a adição de etanol. Então temos nesse momento uma justificativa a mais para iniciar a modificações.
          Fábio, que tipo de modificação na mistura você pretende? Pergunto isso, pois acredito que os fusqueiros do fórum podem ser de grande ajuda ao compartilhar e discutir suas experiências.
          Last edited by casantosef; 20-11-2013, 01:00 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Qual a função fos gicleurs

            Preciso de um amentar a minha final pois to sentindo que o carro da pra ir mais, porém estou restrito a esse carburador, no meu caso simples, nao se se é ilusão mais como coloquei a flauta 135z com esfera, lenta 70 e injetor 70 to sentindo o carro sem final agora, eu piso ele até vais, mas ta ja esguelando
            Fusca ou voce tem ou conhece alguem que já teve!

            Comment


            • #7
              Re: Qual a função fos gicleurs

              A giclagem mais comum do 1600 para 30 PIC é: principal 125, Flauta 125z, lenta 60 e injetor 55 .Porém, esta configuração não visa desempenho. Ao usar uma flauta 135z significa que a mistura tende a empobrecer quando o circuito principal entrar em atividade, mas de acordo com sua necessidade é de enriquecimento da mistura. Então aconselho comprar dois giclês principais, cada um 5 pontos maior em relação ao outro e começar a fazer os testes rumo ao desempenho desejado no seu 1600. Vale lembrar que você usa uma caixa do 1300 o que não facilita no final das contas. Aproveita e pega uma broca 1,2 mm e com a mão mesmo você pode efetuar um pequeno retrabalho para produzir uma conicidade nos furos capilares. Não se trata de abrir o diâmetro dos furos, pois se assim o fizer vai gerar um empobrecimento da mistura e ainda correr um alto risco de dar falta.
              Last edited by casantosef; 20-11-2013, 09:30 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Qual a função fos gicleurs

                eu estou com 135z retrabalhada somente nos furos pequenos, 70 no injetor e 70 na lenta, ainda nao mexi no principal, qual voces me aconselhariam, estou ainda com a caixa 8x35 isso me faz chegar a 110 esguelando um pouco, ou seja igual ao 1300, porem tem mais disposição
                Fusca ou voce tem ou conhece alguem que já teve!

                Comment


                • #9
                  Re: Qual a função fos gicleurs

                  Procure saber primeiro qual a medida do principal que está sendo usado para só então tomar alguma medida

                  Comment


                  • #10
                    Re: Qual a função fos gicleurs

                    Flauta do 1600 e vai aumentando o principal de 5 em 5 pontos como o amigo Cantosef disse, que por sinal ele manja muito, ate chegar num resultado satisfatorio para o 8X35 que esta usando, mas uns 150 no velocimetro e pra vim com ele bem acertado.

                    Mas ainda não sei porque não colocou a dupla, se acha que vai ficar gastão? Carburaçao simples (original) e um atraso de vida quando se fala em preparaçao.
                    Abç
                    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                    Estevão Consalter Junior

                    Comment


                    • #11
                      Re: Qual a função fos gicleurs

                      Minha principal é 130
                      Fusca ou voce tem ou conhece alguem que já teve!

                      Comment


                      • #12
                        Re: Qual a função fos gicleurs

                        Estevão vem de MAILBOX preciso falar com vc
                        Fusca ou voce tem ou conhece alguem que já teve!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Qual a função fos gicleurs

                          Fábio, com um giclê principal desse tamanho tente usar uma flauta 125z ou 130z antes de mexer no principal só para assegurar, pois é uma das maneiras de enriquecer a mistura do circuito principal, ou aumentar ainda mais principal para 135 ou 140. Pessoalmente, prefiro a troca da flauta atual por uma menor por parecer uma opção mais simples, pois diminui o risco de enriquecer a mistura sem haver um sinal de vácuo compatível. Vale lembrar que a flauta também é chamada de corretor de ar e pode ser usada para gerar empobrecimento ou enriquecimento da mistura a depender da configuração do motor/comando. Com essa configuração qual o consumo atual?
                          Em relação ao que o Estevão falou, é verdade. A dupla carburação tem uma relação consumo/potência muito superior à simples. Como você teve acesso ao SPA do AC converse com ele e analise com bastante frieza essa possibilidade de, no futuro, migrar para dupla e você pode até se surpreender com os resultados. Mas como sei que dinheiro não nasce em árvores e cada um sabe onde o calo aperta de verdade de tal maneira que não estou apto a criticar e, assim como o Estevão apenas sugiro essa possibilidade.
                          Last edited by casantosef; 22-11-2013, 08:10 PM.

                          Comment

                          Working...
                          X