Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comando FK vs W

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Comando FK vs W

    Galera de uns tempos pra cá fiquei muito curioso em saber a respeito dos comandos da serie FK da Engle, já pesquisei em vários foruns e as informações são muito superficiais.

    Gostaria de reunir o máximo de informação possível nesse tópico afim de esclarecer diversas duvidas que não só como eu outras pessoas também possuem.

    Qual a durabilidade desse série? é maior ou inferior a série w e vz? qual é o comportamento desses comandos? giram mais? geram mais torque em baixa média rotação?? podem ser usados em motores pequenos do 1200 até 1600? ou apenas em motores 1.7 em diante?? ou o comportamento dos comandos são similares e a unica vantagem em relação a serie w e vz seria a possibilidade de uso de qualquer balanceiro sendo original , 1.25 , 1.4 e 1.5 ?? ou.... os preparadores pensam em time que tá ganhando não se mexe e vão ficar na série W eternamente?? (Momento REVOLTIS!! KKKKKKKK) Eu por exemplo na busca de um comando o mais perfeito possível para um 1300 carburação simples com pouca manutenção , baixo consumo e um leve acrescimo no desempenho vi o FK41 lá embaixo na tabela da engle 269 de duração 400 de lift com balanceiros 1.1 que já bagunçou minhas ideias que era Deus no céu e W100 no militripla como ninguem nunca usou esse comando estou boiando o mesmo acontece com um amigo meu que viu alguns fuscas gringos com FK8 e queria por no 1600 dele com dupla weber aproveitando q o motor tá aberto mas não sabe a diferença entre ele e um w110 por exemplo.

    Agradeço desde já!! abraços.

  • #2
    Re: Comando FK vs W

    Postado originalmente por acacio92 Ver Post
    Galera de uns tempos pra cá fiquei muito curioso em saber a respeito dos comandos da serie FK da Engle, já pesquisei em vários foruns e as informações são muito superficiais.

    Gostaria de reunir o máximo de informação possível nesse tópico afim de esclarecer diversas duvidas que não só como eu outras pessoas também possuem.

    Qual a durabilidade desse série? é maior ou inferior a série w e vz? qual é o comportamento desses comandos? giram mais? geram mais torque em baixa média rotação?? podem ser usados em motores pequenos do 1200 até 1600? ou apenas em motores 1.7 em diante?? ou o comportamento dos comandos são similares e a unica vantagem em relação a serie w e vz seria a possibilidade de uso de qualquer balanceiro sendo original , 1.25 , 1.4 e 1.5 ?? ou.... os preparadores pensam em time que tá ganhando não se mexe e vão ficar na série W eternamente?? (Momento REVOLTIS!! KKKKKKKK) Eu por exemplo na busca de um comando o mais perfeito possível para um 1300 carburação simples com pouca manutenção , baixo consumo e um leve acrescimo no desempenho vi o FK41 lá embaixo na tabela da engle 269 de duração 400 de lift com balanceiros 1.1 que já bagunçou minhas ideias que era Deus no céu e W100 no militripla como ninguem nunca usou esse comando estou boiando o mesmo acontece com um amigo meu que viu alguns fuscas gringos com FK8 e queria por no 1600 dele com dupla weber aproveitando q o motor tá aberto mas não sabe a diferença entre ele e um w110 por exemplo.

    Agradeço desde já!! abraços.
    Bom dia Acácio,
    Cara, a diferença básica dos FK pros W, é que os antigos W você tinha o levante "todo" no comando, o que gerava um desgaste mais rápido das levas do comando, devido a pressão das molas. Já nos comandos FK este levante é "dividido" entre o comando e o balanceiro. No tópico que eu havia postado a minha planilha de cálculo de ínice de Mach, não está mais anexado...
    Assim que eu chegar em casa, provavelmente hoje a tarde, posto e respondo com mais dados a sua pergunta.
    Abraço.
    D O U G L A S
    Brasilia 1974 - "Marrom"

    São Miguel do Oeste - SC
    ++++++++++++++++++++
    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

    ++++++++++++++++++++

    RUMO AOS 1000 POSTS,
    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

    Comment


    • #3
      Re: Comando FK vs W

      Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
      Bom dia Acácio,
      Cara, a diferença básica dos FK pros W, é que os antigos W você tinha o levante "todo" no comando, o que gerava um desgaste mais rápido das levas do comando, devido a pressão das molas. Já nos comandos FK este levante é "dividido" entre o comando e o balanceiro. No tópico que eu havia postado a minha planilha de cálculo de ínice de Mach, não está mais anexado...
      Assim que eu chegar em casa, provavelmente hoje a tarde, posto e respondo com mais dados a sua pergunta.
      Abraço.
      Opa estou ansioso por mais informações sobre a serie FK

      Comment


      • #4
        Re: Comando FK vs W

        conforme prometido está ai o anexo.
        http://www.fusca4ever.com.br/attachm...1&d=1387648938

        Se reparar, verás que eu deixei ela com a configuração para 1600cc ou seja pistões 0,50 a mais que os originais standart.
        Nesta configuração está com balanceiros de 1.1, válvulas originais 35,5 na admissão e comando w100.
        Nesta configuração chega tranquilo aos 5500Rpm. É claro que é importante advertir quanto as outras condições de configuração de um motor, reg. de válvulas, ponto de admissão, velas, cabos, bobina, carburação, relação de caixa e ajustes do mecânico (importantíssimo).

        Se fizermos uma simulação com o FK-41, que tem Cam Lift de 0,364", e balanceiros de 1,25, você sobe com mais fôlego até os 6100Rpm. Isso sem mudar o restante da configuração e ainda de quebra aumentando a durabilidade do conjunto, pois você está sim trabalhando com menos levante no comando!

        Vale lembrar que tudo isso é teoria... na prática, qualquer configuração de melhoria em performance deve sim sempre ser acompanhada por um profissional que conheça a teoria e tenha experiência na prática!

        eu vou ir de FK42+1,25 no meu 1600cc novo... aspro... injetado... e espero tirar dele pelo menos uns 110cv.

        Quato ao seu 1300cc mono carburado... eu não o faria...
        não investiria toda esta quantia de dinheiro num 1300cc, uma vez que num motor de menor cilindrada você acaba tendo maior faixa de giro e isso te leva a se aproximar muito dos limites do seu motor. Passando de giro, pode faltar lubrificação para as partes mais necessitadas dela, como as bronzinas e além do que pode também entortar facilmente as bielas por conta da velocidade (alta) dos pistões.
        Na minha planilha também fala sobre a velocidade dos pistões... que deve ser de no MÁXIMO (estourado) de 20m/s. A não ser que você invista em um virabriquim com colo chevy, que aumenta a qualidade no colo da biela e pra arrematar, bielas H. hehehe ai a brincadeira vai encarecendo... com bielas H colo chevy e vira colo chevy, você vai poder chegar até os 9000Rpm... desde que a sua bomba de óleo consiga manter a circulação, pra lubrificar e refrigerar seu motor.

        como pode ver, falar de comandos nos leva a dar uma passeada em todo motor... ou melhor, no projeto inteiro do nosso veículo.

        espero não ter embananado mais ainda sua cabeça!

        Feliz natal e um excelente 2014!
        D O U G L A S
        Brasilia 1974 - "Marrom"

        São Miguel do Oeste - SC
        ++++++++++++++++++++
        FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

        ++++++++++++++++++++

        RUMO AOS 1000 POSTS,
        MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

        Comment


        • #5
          Re: Comando FK vs W

          Então pelo o que eu entendi usar um fk41 vai ser uma boa com balanceiros 1.1 vai ficar mais manso que o w100 acredito que nao vai embolar marcha tbm se nao abusar do pé acredito que nao terei problemas Vi alguns gringos que montam essse comando em balanceiros 1.1 para usar em gaiolas mas a cilindrada sempre de 2000 para cima

          A tabela é show de bola !! ta mais claro as coisas o que eu queria saber como eu descubro o torque gerado pelo motor com determinado comando eu tenho aqui a planilha do vader mas gostaria de adicionar outros comandos para fazer testes seria possivel?
          Last edited by acacio92; 21-12-2013, 03:53 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Comando FK vs W

            Postado originalmente por acacio92 Ver Post
            Então pelo o que eu entendi usar um fk41 vai ser uma boa com balanceiros 1.1 vai ficar mais manso que o w100 acredito que nao vai embolar marcha tbm se nao abusar do pé acredito que nao terei problemas Vi alguns gringos que montam essse comando em balanceiros 1.1 para usar em gaiolas mas a cilindrada sempre de 2000 para cima

            A tabela é show de bola !! ta mais claro as coisas o que eu queria saber como eu descubro o torque gerado pelo motor com determinado comando eu tenho aqui a planilha do vader mas gostaria de adicionar outros comandos para fazer testes seria possivel?
            Cara, infelizmente quando eu entrei no fórum, não consegui "conversar" muito com o Vader, e isso me deixa um pouco frustrado, mas blz...
            Quanto ao torque, este sim é o próximo ítem a ser colocado na minha planilha, mas... infelizmente estou sem data prevista para a sua implementação.
            Quanto ao uso de um FK41 com balanceiros de 1.1:1, sem problemas, a única coisa que vai acontecer é abrir menos as válvulas, pois o balanceiro cursado (1,25:1 ou maior) fazem o papel de "empurrar" mais as válvulas para dentro da câmara, assim, abrindo elas mais.
            Sim, se você adotar balanceiros 1,1:1, vai ter mais torque em baixa e o giro não vai subir tanto.
            É importantíssimo lembrar que não se consegue uma coisa sem sacrificar outra, quando movemos a região de força para um giro mais alto, diminui a "força" nos giros mais baixos e vice versa.

            Precisando... estamos ai pra ajudar e fazer a família F4E crescer cada vez mais em conhecimento, amizade e qualidade!

            Abraço!
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

            São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

            ++++++++++++++++++++

            RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

            Comment


            • #7
              Re: Comando FK vs W

              Pessoal boa noite

              No catálogo da Engle tem informações a respeito da utilização de cada comando.

              http://englecams.com/downloads/2010_engle_catalog.pdf

              Nele tem informação do tamanho do motor, que tipo de utilização. A alguns anos atras tinha na Califórnia uma categoria chamada Drag 1600, onde andavam com FK-89 e Weber 48 IDA.
              Os comandos da linha W usam balanceiros 1.1:1 e 1.25:1; os VZ 1.1:1 e os FK 1.25:1 e 1.4:1

              O que costuma arriar comando é a utilização de tuchos retificados, marcas de procedência duvidosa (Empi entre outros) e também carga de molas errada. Muitos recomendam molas de Opala, e que já mediu para ver se a carga dela é correta para o comando X? Elas tem pressão inicial e final, portanto não é no chutômetro ou porque fulano usou e é dez...

              Vejam por exemplo estes kits que são citados no catálogo da Engle:

              http://www.socalautoparts.com/produc...ic-kit-p-15784 - kit básico sem mola e pratinhos

              http://www.socalautoparts.com/produc...er-kit-p-15785 - kit completo

              Agora se quer o melhor dos mundos atualmente vá de JPM, mas reserve um pacote de Euros. O comando deles é a P...A das Galáxias, trabalha com balanceiro 1.6:1 e no 1915 aspirado e injetado, puxaram só 240 CV.

              http://www.csp-shop.com/cgi-bin/csho...=0&sort=0&all=

              http://www.csp-shop.com/cgi-bin/cshop2/front/shop_main.cgi?func=det&wkid=057522177040&rub1=Engi ne&rub2=Valve%20Train%20%2F%20Cylinder%20Heads%2CR ocker%20Arms&artnr=24106b&pn=0&sort=0&all=


              http://www.csp-shop.com/cgi-bin/cshop2/front/shop_main.cgi?func=det&wkid=057522177040&rub1=Engi ne&rub2=Valve%20Train%20%2F%20Cylinder%20Heads%2CC ylinder%20Heads%2CType-1&artnr=21878a&pn=0&sort=0&all=


              Você pode utilizar qualquer comando desde que saiba qual a finalidade de uso, e não só pra jogar conversa fora e na hora do vamos ver, seu FK-XX tomou pau de um W-110! É triste, mas já vi acontecer muito, e o vexame e a gozação é demais de bom. (Estou delegando em causa própria, porque já fiz isso com um colega de VZ-30 e 2 W 44)

              Abraço
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Comando FK vs W

                Brasa74 putz cara se vc puder fazer a planilha estilo a do Vader com os comandos VZ e FK ou de algum jeito que pudessemos preencher com o comando que quisermos e mostrar torque potencia velocidade final cara a galera ia pirar!!! ia contribuir muito para a comunidade

                Comment


                • #9
                  Re: Comando FK vs W

                  Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                  Pessoal boa noite

                  No catálogo da Engle tem informações a respeito da utilização de cada comando.

                  http://englecams.com/downloads/2010_engle_catalog.pdf

                  Nele tem informação do tamanho do motor, que tipo de utilização. A alguns anos atras tinha na Califórnia uma categoria chamada Drag 1600, onde andavam com FK-89 e Weber 48 IDA.
                  Os comandos da linha W usam balanceiros 1.1:1 e 1.25:1; os VZ 1.1:1 e os FK 1.25:1 e 1.4:1

                  O que costuma arriar comando é a utilização de tuchos retificados, marcas de procedência duvidosa (Empi entre outros) e também carga de molas errada. Muitos recomendam molas de Opala, e que já mediu para ver se a carga dela é correta para o comando X? Elas tem pressão inicial e final, portanto não é no chutômetro ou porque fulano usou e é dez...

                  Vejam por exemplo estes kits que são citados no catálogo da Engle:

                  http://www.socalautoparts.com/produc...ic-kit-p-15784 - kit básico sem mola e pratinhos

                  http://www.socalautoparts.com/produc...er-kit-p-15785 - kit completo

                  Agora se quer o melhor dos mundos atualmente vá de JPM, mas reserve um pacote de Euros. O comando deles é a P...A das Galáxias, trabalha com balanceiro 1.6:1 e no 1915 aspirado e injetado, puxaram só 240 CV.

                  http://www.csp-shop.com/cgi-bin/csho...=0&sort=0&all=

                  http://www.csp-shop.com/cgi-bin/cshop2/front/shop_main.cgi?func=det&wkid=057522177040&rub1=Engi ne&rub2=Valve%20Train%20%2F%20Cylinder%20Heads%2CR ocker%20Arms&artnr=24106b&pn=0&sort=0&all=


                  http://www.csp-shop.com/cgi-bin/cshop2/front/shop_main.cgi?func=det&wkid=057522177040&rub1=Engi ne&rub2=Valve%20Train%20%2F%20Cylinder%20Heads%2CC ylinder%20Heads%2CType-1&artnr=21878a&pn=0&sort=0&all=


                  Você pode utilizar qualquer comando desde que saiba qual a finalidade de uso, e não só pra jogar conversa fora e na hora do vamos ver, seu FK-XX tomou pau de um W-110! É triste, mas já vi acontecer muito, e o vexame e a gozação é demais de bom. (Estou delegando em causa própria, porque já fiz isso com um colega de VZ-30 e 2 W 44)

                  Abraço
                  Com certeza Guto, o ideal é sempre utilizar kits originais... de preferência como este:
                  http://www.socalautoparts.com/produc...er-kit-p-15783

                  Quanto ao fulano tomar couro do ciclano... isso sabemos que é típico...
                  volto a falar o que disse em um post anterior neste mesmo tópico... não é só as peças (comando x cilindrada) mas sim o conjunto mecânico como um todo e além disto temos também a experiência do preparador que é mais de 50% na minha opinião.

                  Guto como sempre o REI DOS LINKS! HEHEHE
                  D O U G L A S
                  Brasilia 1974 - "Marrom"

                  São Miguel do Oeste - SC
                  ++++++++++++++++++++
                  FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                  ++++++++++++++++++++

                  RUMO AOS 1000 POSTS,
                  MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Comando FK vs W

                    Postado originalmente por acacio92 Ver Post
                    Brasa74 putz cara se vc puder fazer a planilha estilo a do Vader com os comandos VZ e FK ou de algum jeito que pudessemos preencher com o comando que quisermos e mostrar torque potencia velocidade final cara a galera ia pirar!!! ia contribuir muito para a comunidade
                    Companheiro... vontade tenho, mas acredite, pra mim consguir 15min. por dia pra olhar o fórum e responder algumas mensagens, já tá difícil.
                    Em outras épocas eu viajava o Brasil ministrando treinamentos e nestas épocas tinha pelo menos meio dia de folga todos os dias... ai sim... conseguia me dedicar a um dos meus maiores prazeres! Eeste fórum!
                    Hoje, por ter trocado de emprego e estar ainda galgando um degrau mais alto na empresa (e um salário mais condizente com minhas necessidades) estou dedicando todo o tempo possível e imaginável ao meu trabalho.

                    Mas vou tentar... hehehe

                    talvez daki alguns dias ... vamos ver... não estou prometendo nada ok?!

                    Abraço.
                    D O U G L A S
                    Brasilia 1974 - "Marrom"

                    São Miguel do Oeste - SC
                    ++++++++++++++++++++
                    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                    ++++++++++++++++++++

                    RUMO AOS 1000 POSTS,
                    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Comando FK vs W

                      Opa beleza então ficarei nas expectativa vlws Brasa74


                      Em resposta ao gutocesa acredito no que o Brasa nos disse, depende de quem prepara. O desempenho não vem apenas do comando vem do conjunto motor e logicamente se o preparador fez um bom acerto.


                      Ta ai um video que eu achei interessante para "ilustrar" o tópico


                      1964 VW Bug, 1679cc engine, DPR counterweighted crank, FK-41 cam on 112LC, .035 deck, 9.6:1 CR, dual 36mm Dellorto DRLA carbs, stock dual port heads- no port work, 1.4 rockers. Has stock trans with 4.37 R&P and 205/70-15 tires. I haven't had a chance to take it to the track yet to see what it runs in the 1/8 mile.
                      Last edited by acacio92; 22-12-2013, 10:11 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Comando FK vs W

                        ae galera uma imagem referente ao teste no dyna de um fusca 1700 com carburador dellorto 40 central, cabeçote retrabalhado , comando fk41 + balanceiros 1,4 vejam como a curva de torque se mantém no máximo e constante por diversas rotações

                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #13
                          Re: Comando FK vs W

                          pessoal vo montar um 1900 com fk89 tive que aumentar na tabela o tamanho das válvulas para 40 mm pra ficar em um valor próximo de mach 0,500
                          Arquivos Anexos
                          Fusca 85 1600 Alcool Original

                          Comment


                          • #14
                            Re: Comando FK vs W

                            Então... se baixar um pouco mais o RPM na tabela, (7620RPM) você vai perceber que o indice de mach vai ficar cravado nos 0,50. Indice de mach OK. O problema é que a relação de diâmetro de válvula com Lift do comando, deve ficar entre 25% a 35%, para ser mais fácil de "acertar" quando colocado em funcionamento.
                            Eu iria de valvulas de admissão com no mínimo 42mm ou trocaria por um balanceiro 1,25 que deixaria o motor redondo. Lembro que a troca do balanceiro, diminuiria seu RPM Final (com qualidade) ao máximo de 6800RPM.
                            No meu motor optei por isto, pois vou de FK8 + Balanceiro 1,25 e válvulas 40x32mm com pistões de 86,5 de diâmetro.

                            Precisando... estamos ai
                            Last edited by Brasa74; 09-07-2015, 05:37 PM.
                            D O U G L A S
                            Brasilia 1974 - "Marrom"

                            São Miguel do Oeste - SC
                            ++++++++++++++++++++
                            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                            ++++++++++++++++++++

                            RUMO AOS 1000 POSTS,
                            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Comando FK vs W

                              Neste meu caso pode observar que a relação de LIFT X Válvula de admissão, está no meio dos 25% aos 35% e o índice de mac está em 0,50 cravado, isso levando o motor a 7380RPMs



                              No seu caso, se vai girar tanto assim... opte por aumentar as válvulas pra ficar melhor o aproveitamento da força e do combustível... ficar mais redondo de uma maneira geral... ficará assim:



                              Ou optar por uma configuração mais realista... com balanceiro 1,25 e giro menor e válvulas de 40mm

                              Arquivos Anexos
                              D O U G L A S
                              Brasilia 1974 - "Marrom"

                              São Miguel do Oeste - SC
                              ++++++++++++++++++++
                              FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                              ++++++++++++++++++++

                              RUMO AOS 1000 POSTS,
                              MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                              Comment

                              Working...
                              X