Anúncio

Collapse
No announcement yet.

sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

    Buenas galera do fórum!
    Abri o tópico com intenção de compartilhar o projeto de preparação que pretendo realizar no meu besouro, e ao mesmo tempo, receber algumas dicas e/ou criticas.. bom vamos aos fatos:

    Possuo um Sedan 1300 (1983) a gasolina. O carro atualmente esta com componentes mecânicos nos padrões originais, exceção do sistema de escapamento que é um 4x2.

    A partir disso pretendo monta-lo na seguinte configuração:

    - Carburação: Dupla Solex 32/34: preciso definir os giclês e venturi que irei usar, pois atualmente esta configurado para o 1600 a gasolina, com venturi 24mm;

    - Coletores de admissão: tem os do 1300 a álcool e os do puma gt 1968 (artesanais)... não sei qual destes usar, e estou com dificuldades de localizar um par de deles.. já pensei em fabricar coletores em aço, mas ainda tenho que analisar os efeitos de uso deste material sobre a base do cabeçote e base do carburador em termos de dilatação, e questão de fluxo de admissão pelo aquecimento da peça.. enfim, um item sobre o qual tenho que pesquisar ainda;

    - Escapamento: Uso um 4x2 de 1.5/8", me agrada muito e não penso em muda-lo;

    - Sistema de ignição: já conta com ignição eletrônica Bosch, cabos de vela Bosch e velas NGK (porem não lembro o grau térmico), bobina Bosch mesmo modelo da original.

    - Sistema de alimentação: bomba mecânica original com mangueiras e tanque livres de sujeira (só abasteço em um único posto onde o combustível é bom, pros meus carros pelo menos);

    - Sistema de refrigeração: original do 1300, aqui estudo usar o sistema radiador deslocado com as devidas modificações.

    - Comando de válvulas: original 1300, tenho a intenção de substituir por um w100 engle, mas receio ficar "manco" em baixa;

    - Cabeçotes: original 1300, pretendo fazer uma otimização destes, conforme ensinamentos do Marcelo Tonella;

    - Pistões e bielas: ainda são os que saíram de fábrica, vou verificar a condição das bielas e caso possam ser usadas ainda, equalizar seu peso, quanto aos pistões e camisas estudo trocar por kit metal leve 1300 (ouvi dizer que a liga é melhor e o peso dos pistões menores) ;

    - Virabrequim: original 1300, não pretendo modificar este item;

    - Embreagem: original 1300, terei que troca-la muito provavelmente, pelo menos por uma nova;

    - Bomba de óleo: original do 1300, estudo substituir por uma mais forte, porem ainda não sei qual usar;


    Atualmente tenho cuidado da manutenção do fusca em casa devido a problemas com "mexanicos", e pretendo botar a mão na massa nesse projeto, fazendo tudo que eu puder. Sinceramente o carro esta bom, ótimo de consumo e anda bem. Não pretendo fazer um canhão de rua, apenas deixar o 1300 mais esperto.



    Vou postando a medida que o projeto for acontecendo.

    Criticas ou sugestões são bem vindas.

  • #2
    Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

    Boa noite! Apimentar qualquer motor vw a ar sem trocar o virabrequim pelo modelo do 1600 é vacilo! Mesmo que pretenda mexer num 1300!!

    Outra, esquece o w100 para o 1300, ainda mais um engle original (R$450 + frete). Vá de comando original das últimas kombis a ar!

    Você quer um UP de leve, vá de comando de kombi com dupla solex 32 e mantenha seu escape!

    É melhor pular para um 1600 com engle w100 e dupla 32, já que vai ter que abrir o motor pra revisar e trocar o comando!!

    PENSE NISTO!!!

    PS: as peças para vw a ar são caras pra caramba! Tu vai ver qdo for orçar..... ;)

    Comment


    • #3
      Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

      Estou sentindo o preço das peças do VW a ar. Caro pra karamba.

      Comment


      • #4
        Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

        Postado originalmente por Eduardo Diógenes Ver Post
        Estou sentindo o preço das peças do VW a ar. Caro pra karamba.
        Heheheh! Tô dizendo...!

        Um "up" bem de leve sem abrir o motor:

        - dupla solex 32
        - ignição eletrônica
        - escape 4x1 silenauto
        - balanceiros 1.25

        Sobe aí uns 10 hp sem abrir o motor! E tudo isso pode ser aproveitado qdo for revisar/retificar e passar pra 1600! :P

        Abraço!

        Comment


        • #5
          Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

          Primeiramente obrigado pela resposta.

          A questão do duplo furo de lubrificação do vira do 1600 faz tanta diferença assim então? Tem alguns projetos aqui na minha cidade em que usam o do 1300 e não tem tido problemas com isso.

          Então, se pular pra 1600 vai ter que fazer embuchamento dos prisioneiros da carcaça para usar o 8mm, comprar um kit de camisas/pistões/anéis, cabeçotes de dupla entrada, vira do 1600, kit embreagem e volante do 1600.

          Se botar o w100 no 1600 eu partiria pra uma dupla 40...

          Enfim, ontem estava olhando algumas tabelas da solex, projetos aqui do fórum e algumas receitas do Vader, e metade das peças que eu precisaria pra modificar apenas a dupla 32 são muito - muito mesmo - difíceis de localizar. E sinceramente bateu um certo desanimo quanto ao projeto...

          Sim, dei uma verificada no custo de peças pra montar, e são caras..

          Vou estudar outras alternativas a preparação do 1300.. seja o aumento de cilindrada, seja um swap por um motor 1600 pós 84.

          Comment


          • #6
            Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

            galera, só pra relembrar essa receita do Vader postada aqui:

            "Motor 1300cm3 (veneno leve - duplacarburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
            Modificações:

            Filtro cônico esportivo
            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
            Duplacarburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
            Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
            Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
            Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)"


            achei ela mt interessante, por isso a ideia de um 1300 preparado me atraiu.
            oq acham?

            Comment


            • #7
              Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

              Na "leitura" é bacana demais!! Mas na hora do custo.. tu vê que não vale a pena! Vai gastar o mesmo tanto em um 1300 ou 1600!! Que seja 1600 então! Se for manter o 1300, depois tu vai sentir remorso.. por não ter feito logo um 1600! VAI POR MIM!

              Tem alguns detalhtes que ninguém costuma citar:

              - filtro esportivo é lindo! Mas é umda *****! Não filtra nada! Sai fora desse trem! ;)

              - essas tabelas não levam em conta a perda de potência consumida pela ventoinha que refrigera o motor!

              - obrigatório o uso do virabrequim de 1600

              - embuchamento é bom pra motores MUITO fortes! O próprio Chico Biela lá do FFB já comentou que usou por 14 anos um motor mais apimentado montado com prisioneiros grossos! Basta apertar com 2.8 kg de torque! ;)

              - tem alguém pra montar e regular o motor e carburadores?

              Pense bem! ;)

              Abração!

              Comment


              • #8
                Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                É... já passei por essa experiência com o som do meu plastimóvel, comecei com dois pioneer 309 e um amplificador de 900rms e hoje estou com dois subs de competição de 1200wrms cada e uns 4000wrms de amplificador (som pra dentro, nada de trio - nada contra que usa tbm ^^).. mas voltando ao assunto.. e aproveitando as dicas, vou partir então pra um 1600.

                Meu motor é pré 84, prisioneiros 10mm, e como vou ter que abrir pra trocar o vira pelo do 1600 e revisar, acho que vale a pena fazer embuchamento então.

                o kit de carburação tenho completo, coletores, acionamento, filtros de óleo, e solex 32 de um motor 1600 (de fusca ou kombi) comprei por miseros 350 pilas.
                já retirei o afogador elétrico deles e vou comprar o kit brosol de reparo completo, que inclui buchas, hastes, diafragmas, boias.. enfim todas a peças móveis).

                já tenho em vista um par de cabeços 1600 completos por 300 pilas, só tem que revisar (numa retifica) e preparar os dutos (pretendo adquirir uma mini-retifica e fazer o trampo)

                me falta um torquímetro ainda pra remontar o motor, mas pretendo adquirir um...


                falta em peças:
                kit pistão 1600 (meu mecânico me ofereceu um por 84 por 300 pilas na caixa da metaleve)
                cabeçotes 1600 pós 84 completos (300 dilmas de um ferro velho de confiaça - só pago se os cabeçotes forem bons)
                vira do 1600 com duplo furo (não fui atrás de preço ainda)
                serviços de retifica (ainda não fui ver preço)


                ai fica a duvida.. qual comando usar?

                Comment


                • #9
                  Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                  A minha dúvida é...
                  Depois de fazer todas essas alterações no 1300, eu terei o mesmo que comprar um 1600 pronto.
                  Ou seria melhor conseguir um 1600 e fazer as modificações a partir daí.

                  Comment


                  • #10
                    Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                    Comando pra uso urbano sem estresse, eu recomendo o W100 para o 1600!! Eu usei assim por um tempo e com solex30 central! Rendia bem! Depois passei pra dupla solex 30 (eu que fiz! ) e rendeu mais ainda!!! Agora estou injetado! (outra história..)

                    Motor 1600 com w100 roda de boa com solex 30! Imagina com dupla 32! Aqui no fórum tem um tópico sobre 1600 com w100. ;)

                    Sobre comprar pronto ou mandar fazer o seu, eu prefiro fazer! Você fazendo, tem certeza do que tem em mãos! Mas vai de cada um!

                    Só pra reforçar: 1600 com dupla 32 e w100 é perfeito para uso urbano!

                    Abraço!

                    Comment


                    • #11
                      Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                      Delriobe, eu gostaria de saber se um 1600 com dupla 32 e w100 rende melhor do que um 1300 com kit1600, dupla 32 e w100.
                      Minha dúvida é porque me ofereceram fazer modificações no meu 1300 para deixá-lo um 1600 e estou na dúvida se faço ou se compro logo um 1600 e começo a mexer.
                      No meu caso não há muita preocupação com rendimento, no entanto as vezes pego uns 20 a 30 km de estrada e tenho que rodar a uns 110km/h, daí não quero meu 1300 se arrastando por aí, ao que já botei inclusive ar e estou pensando em pôr gnv (mais pra acabar com o cheiro de gasolina, que já me rendeu muito gasto e ideias em vão).

                      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                      Comando pra uso urbano sem estresse, eu recomendo o W100 para o 1600!! Eu usei assim por um tempo e com solex30 central! Rendia bem! Depois passei pra dupla solex 30 (eu que fiz! ) e rendeu mais ainda!!! Agora estou injetado! (outra história..)

                      Motor 1600 com w100 roda de boa com solex 30! Imagina com dupla 32! Aqui no fórum tem um tópico sobre 1600 com w100. ;)

                      Sobre comprar pronto ou mandar fazer o seu, eu prefiro fazer! Você fazendo, tem certeza do que tem em mãos! Mas vai de cada um!

                      Só pra reforçar: 1600 com dupla 32 e w100 é perfeito para uso urbano!

                      Abraço!

                      Comment


                      • #12
                        Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                        Comando pra uso urbano sem estresse, eu recomendo o W100 para o 1600!! Eu usei assim por um tempo e com solex30 central! Rendia bem! Depois passei pra dupla solex 30 (eu que fiz! ) e rendeu mais ainda!!! Agora estou injetado! (outra história..)

                        Motor 1600 com w100 roda de boa com solex 30! Imagina com dupla 32! Aqui no fórum tem um tópico sobre 1600 com w100. ;)

                        Sobre comprar pronto ou mandar fazer o seu, eu prefiro fazer! Você fazendo, tem certeza do que tem em mãos! Mas vai de cada um!

                        Só pra reforçar: 1600 com dupla 32 e w100 é perfeito para uso urbano!

                        Abraço!


                        vou procurar no fórum então, obrigado pela resposta!

                        Comment


                        • #13
                          Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                          caras.. as vezes a vida é complicada.

                          uma senhora em um citröen bateu no meu carro, olhou o estrago e fugiu! não consegui anotar a placa... ok, tenho seguro, mas a franquia é 2000 e pouco.

                          ou seja, lá sei foi a grana pras peças do fusca... é triste isso.

                          mas, como tenho as solex 32 em casa, e já havia conseguindo os coletores pra usar no cabeçote entrada simples, penso em colocar elas no 1300 mesmo por hr.

                          mas... não faço ideia de que configuração usar de venturi... giclês... simplesmente não sei por onde começar.

                          se alguém puder dar uma ajuda, ficaria muito grato!

                          Comment


                          • #14
                            Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                            Postado originalmente por Azenraph' Ver Post
                            caras.. as vezes a vida é complicada.

                            uma senhora em um citröen bateu no meu carro, olhou o estrago e fugiu! não consegui anotar a placa... ok, tenho seguro, mas a franquia é 2000 e pouco.

                            ou seja, lá sei foi a grana pras peças do fusca... é triste isso.

                            mas, como tenho as solex 32 em casa, e já havia conseguindo os coletores pra usar no cabeçote entrada simples, penso em colocar elas no 1300 mesmo por hr.

                            mas... não faço ideia de que configuração usar de venturi... giclês... simplesmente não sei por onde começar.

                            se alguém puder dar uma ajuda, ficaria muito grato!

                            Que **** heim mano!
                            Bota essa dupla logo! Vá de regulagem original! Aqui tem a tabela de regulagem:

                            http://fuscalidades.wordpress.com/20...da-carburacao/

                            Compre um equalizador pra regular a dupla e boa!!

                            Abraço e corre atrás de alguma filmagem do local onde aconteceu o sinistro!

                            Comment


                            • #15
                              Re: sedan 83 - 1300: projeto de preparação leve.. bem leve!

                              Postado originalmente por Eduardo Diógenes Ver Post
                              Delriobe, eu gostaria de saber se um 1600 com dupla 32 e w100 rende melhor do que um 1300 com kit1600, dupla 32 e w100.
                              Minha dúvida é porque me ofereceram fazer modificações no meu 1300 para deixá-lo um 1600 e estou na dúvida se faço ou se compro logo um 1600 e começo a mexer.
                              No meu caso não há muita preocupação com rendimento, no entanto as vezes pego uns 20 a 30 km de estrada e tenho que rodar a uns 110km/h, daí não quero meu 1300 se arrastando por aí, ao que já botei inclusive ar e estou pensando em pôr gnv (mais pra acabar com o cheiro de gasolina, que já me rendeu muito gasto e ideias em vão).
                              Essa dúvida eu vi você perguntando por ae..
                              Não sei dizer! Teria que testar! Com cabeçote de 1300 vai ficar torcudo e amarrado! Com cabeçotes de 1600 vai ficar torcudo e livre...

                              Bota a dupla logo!

                              Comment

                              Working...
                              X