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Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

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  • Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

    Bom dia! Estou com material aqui e gostaria de saber dos senhores qual setup ficaria ideal para um projeto:

    - kit 85 ou 88 (futuro upgrade)
    - cabeçotes trabalhados em dutos e câmaras (válvulas originais)
    - escape 4x1 do bob8 (silenautto)
    - taxa 8,5:1 na gasolina
    - comando engle w110 original
    - volante aliviado (está com 5.5 kg)
    - balancins 1.25 (futuro upgrade)
    - injetado com Pandoo FuelInject

    Tenho no motor o kit da kombi com borboleta de 40. Fiz umas pesquisas na net e achei uma tabela de vazão em CFM em relação ao tamanho das borboletas:

    foto em anexo

    Como já vi algumas pessoas comentando que motor injetado com 2 bocas de 40 fica meio "on / off" pois estas borboletas dão muita vazão qdo motor é injetado.. então pensei em fazer com 2 bocas de 34 da solex mesmo.. mas pensei mais um pouco e vi que fica fácil montar 4 bocas de 32 mesmo, tipo weber 40! :P

    Como eu me amarro naquele vídeo do fusca 1600 com dupla weber 40 dando pau no tempra lá.. rola montar com 4 bocas de 32.. fica barato!

    Porém, com 2 bocas de 40 o carro fica "on / off", imagina com 4 bocas de 40!

    O coletor da kombi ali nos bicos tem uma obstrução monstra!! Nem adianta socar boca de 50, 60 que o bixo pega ali nas sedes dos bicos!

    Como eu tenho material aqui, gostaria de experimentar!

    Qual seria ideal então? Duas bocas de 34, duas de 40, quatro de 32, quatro de 34 ou quatro de 40 mesmo?

    Valeu!!
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

    Delriobr, os testes que acompanhei nos fórmula vee, para melhor aproveitamento/rendimento eles rodam com duas TBIs 32. Com dois 40 ficaram grandes no 1600, no 1800 até aceitável.
    Com TBIs dupla 40 tipo weber, motor pequeno, muito ruim, motor sem progressão de 3000 pra cima motor fraco.
    Pra melhorar um pouco, tem que reduzir os corpos pra menos de 32.
    Eu usava duas 40 simples no 1800, agora estou com o coletor da Kombi. Como meu motor não está acertado ainda, de arrancada, não senti muita diferença, nos dois casos frita pneus quando arranca. Creio quando tiver acertado, deve virar razoavelmente bem.
    Os fórmulas, como tem restrição no regulamento, usam w100, álcool, 2 TBIs 32 e injeção Jet 1.5 (coração megasquirt), e trabalham com corte a 6200 rpm, com molas simples.
    Na injeção é diferente dos carburadores, se aumentar muito vem pra trás. E é em qualquer motor. Muita coisa que se vê que funciona em pista, na rua é outra conversa.
    Experimenta o que você já tem, e veja os resultados pra depois partir para outra configuração de TBI.
    Quanto aos pistões, use os AFP (86/86,5/87mm), melhor que os AAPistons!

    http://www.afpracing.com.br/Pistao-p...Volkswagen/31/
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

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    • #3
      Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

      Postado originalmente por gutocesa Ver Post
      Delriobr, os testes que acompanhei nos fórmula vee, para melhor aproveitamento/rendimento eles rodam com duas TBIs 32. Com dois 40 ficaram grandes no 1600, no 1800 até aceitável.
      Com TBIs dupla 40 tipo weber, motor pequeno, muito ruim, motor sem progressão de 3000 pra cima motor fraco.
      Pra melhorar um pouco, tem que reduzir os corpos pra menos de 32.
      Eu usava duas 40 simples no 1800, agora estou com o coletor da Kombi. Como meu motor não está acertado ainda, de arrancada, não senti muita diferença, nos dois casos frita pneus quando arranca. Creio quando tiver acertado, deve virar razoavelmente bem.
      Os fórmulas, como tem restrição no regulamento, usam w100, álcool, 2 TBIs 32 e injeção Jet 1.5 (coração megasquirt), e trabalham com corte a 6200 rpm, com molas simples.
      Na injeção é diferente dos carburadores, se aumentar muito vem pra trás. E é em qualquer motor. Muita coisa que se vê que funciona em pista, na rua é outra conversa.
      Experimenta o que você já tem, e veja os resultados pra depois partir para outra configuração de TBI.
      Quanto aos pistões, use os AFP (86/86,5/87mm), melhor que os AAPistons!

      http://www.afpracing.com.br/Pistao-p...Volkswagen/31/
      Opa! Justamente esta questão da Formula Vee usar dois corpos de 32 que me deixou encucado! E tem nego nas ruas com duas bocas de 40 e não reclamam.. mas a maioria é 1.9 né! Vai ver é por isso! ;)

      Estudando o caso, vi que é fácil adaptar sensor TPS na borboleta. Queria montar e fazer um tutorial. Daí veio a questão da montagem tipo weber 40!

      Em outras palavras, duas bocas de 40 fica bom com motor 1.8 ou 1.9 pra cima!

      No 1600 duas bocas de 32, 34 ou 35 já dão conta do recado!

      Hoje em dia tem eletrodo de ferro fundido e de alumínio.. é simples furar e adaptar os coletores originais de ferro ou os paralelos de aluminio! Assim fica "fácil" dar uma de professor pardal!!

      Vou montar 2 bocas de 34 e passar um tutorial.. é tenso pagar 1000 pilas num kitzinho daqueles do ML! E 2000 pilas no tipo weber!

      Abraço!

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      • #4
        Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

        Peguei um kit simples do Fabri em mãos, os bicos no coletor estão bem fora da posição correta, acredito que venha a prejudicar o funcionamento.

        Comment


        • #5
          Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

          Você sabe quantos CV está rendendo um formula Vee?
          Fusca4ever

          E também Puma4ever!! ;)

          Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

          Comment


          • #6
            Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

            Pois então, acreditei que os kits fabri imitassem a posição dos bicos do kit original da kombi... Mas pelo jeito não, isso ainda que os kits fabri são os que menos se ouve falar de problemas de entrada de ar falsa pelo eixo. Custa caro, a qualidade não acompanha o preço infelizmente
            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

            Estevão Consalter Junior

            Comment


            • #7
              Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

              Postado originalmente por estevaofsa Ver Post
              Pois então, acreditei que os kits fabri imitassem a posição dos bicos do kit original da kombi... Mas pelo jeito não, isso ainda que os kits fabri são os que menos se ouve falar de problemas de entrada de ar falsa pelo eixo. Custa caro, a qualidade não acompanha o preço infelizmente
              Pois é! Tem um outro kit de dupla 40 que usa acionamento por cima, igual weber.. mas a posição dos bicos parece a mesma!

              Não entendo como pode o kit tipo weber (4 bocas) ter os bicos em cima da borboleta e não na posição correta, tipo o da kombi... assim fica igual carburador, injetando na fresta da borboleta!!

              Vou descobrir o pulo do gato e mostrar aqui! A adaptação do sensor TPS e a posição dos bicos! A posição dos bicos é fácil, basta ter um cabeçote e montar um gabarito de forma que o jato fique alinhado com as costas da válvula e boa! :P

              Uma soldinha aqui e outra ali, já era! Remove td do carburador, até o venturi, tampa os buracos, monta o tps e pá!! Sensor de temperatura de ar basta montar no tubo de encaixe do filtro e ar!! :P

              Abraço!
              Last edited by Delriobr; 16-11-2014, 12:46 AM.

              Comment


              • #8
                Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                Se você quer coletores com alvo correto, vai ter que adquirir o kit da Fórmula Vee. Foi feito um desenvolvimento para se ter o melhor rendimento. Refizeram os coletores para se ter o alvo correto. Bicos foram copiados do da Kombi a álcool, porque os originais são muito caros. Como disse antes as TBIs foram reduzidas de 40 para 32 para se ter uma progressão de aceleração e enchimento dos cilindros e um corte de giros em 6200 rpm que são checados no final de cada prova. Além do escapamento dimensionado e sem vazamentos para utilização correta de sonda.
                A Futura Imports desenvolveu uma injeção baseada na mega e redimensionou o kit de "prateleira" adequando ao 1600 a álcool. E como ela tem datalog, você gerencia todos os parâmetro da injeção/motor e consegue um afinamento melhor.
                Os kits do Fabri começaram a ser fabricados a principio atendendo solicitação da Sportsystem, sendo que até hoje o Sandro utiliza bicos no corpo duplo e não no coletor. O corpo simples sim, no coletor aproveitando o molde do coletor da Kadron para Solex 40, onde se sem opção de utilizar 4 bicos para turbo.
                Teve um colega nosso de fórum que foi um dos primeiros a descerem os bicos para o coletor da dupla, onde nos reportou que houve melhoras. Daí surgiram outros seguidores.
                Como os Fabri (pai e agora o filho) não são mecânicos, seguem a orientação do que lhe é solicitado. Se especificar corretamente o que quer eles vão fazer.
                Foi o caso dos coletores do fórmula, os primeiros coletores não injetavam no lugar correto e foram refeitos.
                Se for adquirir este kit, solicite o kit da fórmula vee, caso contrário pode receber o kit prateleira antigo.

                http://www.crestana.com.br/injecao/c...m-corneta.html

                http://www.crestana.com.br/injecao/c...40mm-tubo.html

                Se prestarem atenção, verão que é pequena a diferença, mas altera no funcionamento.

                Este aqui, tem que tomar cuidado, pois também teve um colega nosso de fórum que a comprou e teve que mandar de volta devido a falta de vedação das borboletas, dificultando acerto de marcha lenta.

                http://produto.mercadolivre.com.br/M...tech-ft250-_JM

                Ai tem os da PRT, outra de risco grande!

                http://prtperformance.com.br/uploads...0529_00445.jpg
                http://prtperformance.com.br/uploads...0531_01172.jpg
                http://prtperformance.com.br/uploads...0531_08490.jpg
                http://prtperformance.com.br/uploads...0415_92811.jpg

                Tente achar este cara: http://sfrtbi.blogspot.com.br/ -- https://www.facebook.com/roberto.schiffer.7 - ele favricava TBIs, se não me engano no Paraná.
                e-mail: rschiffer@hotmail.com
                Augusto Cesar Nunes

                Pesquisador
                Mecânico Entusiasta
                Analista em Informática
                gutocesa@hotmail.com
                gutocesa@terra.com.br

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                • #9
                  Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                  Na verdade a minha idéia era mostrar como montar uma duplinha 32 injetada usando recursos simples e baratos! A idéia de soldar as sedes dos bicos nos coletores originais de ferro eu abandonei.. o eletrodo pra ferro fundido é caro pra car@lho! Os eletrodos de alumínio são muito mais em conta, porém está difícil achar os coletores pra fazer o trampo!

                  Então estudando o caso, estou achando mais fácil montar uma flangezinha já com as sedes dos bicos e suporte da flauta! Muito mais simples! Basta parafusar o coletor original em cima e pá! Dupla 32 injetada a preço justo! :P

                  Ex:
                  - 2 flautas originais R$150 (com frete)
                  - 4 tuchos cônicos de vela R$20 pra servir de sede dos bicos (serve perfeitamente!)
                  - acionamento original da dupla 32
                  - coletores altos pra dupla 32

                  Pronto! Material de serralheria (tubos e barras chatas) e soldagem não passam de 80 reais.. Não passa de 400 tudo isso, incluindo TPS e sensor de temperatura de ar novo! :P

                  Comment


                  • #10
                    Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                    Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                    Na verdade a minha idéia era mostrar como montar uma duplinha 32 injetada usando recursos simples e baratos! A idéia de soldar as sedes dos bicos nos coletores originais de ferro eu abandonei.. o eletrodo pra ferro fundido é caro pra car@lho! Os eletrodos de alumínio são muito mais em conta, porém está difícil achar os coletores pra fazer o trampo!

                    Então estudando o caso, estou achando mais fácil montar uma flangezinha já com as sedes dos bicos e suporte da flauta! Muito mais simples! Basta parafusar o coletor original em cima e pá! Dupla 32 injetada a preço justo! :P

                    Ex:
                    - 2 flautas originais R$150 (com frete)
                    - 4 tuchos cônicos de vela R$20 pra servir de sede dos bicos (serve perfeitamente!)
                    - acionamento original da dupla 32
                    - coletores altos pra dupla 32

                    Pronto! Material de serralheria (tubos e barras chatas) e soldagem não passam de 80 reais.. Não passa de 400 tudo isso, incluindo TPS e sensor de temperatura de ar novo! :P
                    Boa tarde, então porque você não faz um plenum com TBI de Golf semelhante ao do Raniere de Brasilia: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...revista/page16

                    - duas flautas da Kombi + frete: ~R$ 101,000 - http://produto.mercadolivre.com.br/M...021-vp7082-_JM
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                      Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                      Boa tarde, então porque você não faz um plenum com TBI de Golf semelhante ao do Raniere de Brasilia: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...revista/page16

                      - duas flautas da Kombi + frete: ~R$ 101,000 - http://produto.mercadolivre.com.br/M...021-vp7082-_JM
                      Esta montagem lembra muito os motores de subaru! TOP! :P

                      Tem que ver como ele montou os bicos e como ficou a base do coletor (onde prende no cabeçote).

                      O motor dele é 2.0 né! Aí não vale!

                      Tomei raiva deste coletor da kombi, por isso quero uma montagem "dupla". Tem que ver o parto que é retirar a flauta se precisar mexer em alguma coisa ali.. é melhor desmontar o coletor que soltar o parafuso que prende a flauta! Na dupla é tudo mais fácil!
                      Tive que comprar uma torre do alternador da kombi (paralela) e odiei aquela ***** bocal de óleo que é encaixado.. cortei uma torre de fusca e soldei na torre da kombi; agora uso bocal do fusca mesmo, rosqueado. ;)
                      É uma ***** mexer no coletor, igual em fusca com coletor simples! Pra tirar uma coisa tem q desmontar uma penca de coisas... às vezes até a tampa do motor!!

                      Já esta montagem do raniere, tipo subaru, rola demais!! É até mais fácil montar o coletor e tem TBI de corsa de 46.6 mm!! Já é um "upzinho"! :P

                      Comment


                      • #12
                        Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                        Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                        Se você quer coletores com alvo correto, vai ter que adquirir o kit da Fórmula Vee. Foi feito um desenvolvimento para se ter o melhor rendimento. Refizeram os coletores para se ter o alvo correto. Bicos foram copiados do da Kombi a álcool, porque os originais são muito caros. Como disse antes as TBIs foram reduzidas de 40 para 32 para se ter uma progressão de aceleração e enchimento dos cilindros e um corte de giros em 6200 rpm que são checados no final de cada prova. Além do escapamento dimensionado e sem vazamentos para utilização correta de sonda.
                        A Futura Imports desenvolveu uma injeção baseada na mega e redimensionou o kit de "prateleira" adequando ao 1600 a álcool. E como ela tem datalog, você gerencia todos os parâmetro da injeção/motor e consegue um afinamento melhor.
                        Os kits do Fabri começaram a ser fabricados a principio atendendo solicitação da Sportsystem, sendo que até hoje o Sandro utiliza bicos no corpo duplo e não no coletor. O corpo simples sim, no coletor aproveitando o molde do coletor da Kadron para Solex 40, onde se sem opção de utilizar 4 bicos para turbo.
                        Teve um colega nosso de fórum que foi um dos primeiros a descerem os bicos para o coletor da dupla, onde nos reportou que houve melhoras. Daí surgiram outros seguidores.
                        Como os Fabri (pai e agora o filho) não são mecânicos, seguem a orientação do que lhe é solicitado. Se especificar corretamente o que quer eles vão fazer.
                        Foi o caso dos coletores do fórmula, os primeiros coletores não injetavam no lugar correto e foram refeitos.
                        Se for adquirir este kit, solicite o kit da fórmula vee, caso contrário pode receber o kit prateleira antigo.

                        http://www.crestana.com.br/injecao/c...m-corneta.html

                        http://www.crestana.com.br/injecao/c...40mm-tubo.html

                        Se prestarem atenção, verão que é pequena a diferença, mas altera no funcionamento.

                        Este aqui, tem que tomar cuidado, pois também teve um colega nosso de fórum que a comprou e teve que mandar de volta devido a falta de vedação das borboletas, dificultando acerto de marcha lenta.

                        http://produto.mercadolivre.com.br/M...tech-ft250-_JM

                        Ai tem os da PRT, outra de risco grande!

                        http://prtperformance.com.br/uploads...0529_00445.jpg
                        http://prtperformance.com.br/uploads...0531_01172.jpg
                        http://prtperformance.com.br/uploads...0531_08490.jpg
                        http://prtperformance.com.br/uploads...0415_92811.jpg

                        Tente achar este cara: http://sfrtbi.blogspot.com.br/ -- https://www.facebook.com/roberto.schiffer.7 - ele favricava TBIs, se não me engano no Paraná.
                        e-mail: rschiffer@hotmail.com

                        Esses kits da Crestana tem o mesmo posicionamento dos bicos, ou há variação entre o 32 e o 40 mm? O kit fórmula vê só existe na configuração 32mm, ou há a 40 mm?

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                        • #13
                          Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                          Rodrigo o kit Fórmula Vee sim, porque foi desenvolvido específico, muito embora sejam parecidos tem um pequena diferença. Para o fórmula é o 32mm pois foi desenvolvido para obter o melhor rendimento do motor. Com borboleta maior o motor enche rápido em baixa rotação e não há progressão na aceleração, dando a impressão de motor fraco depois de cheio.
                          Augusto Cesar Nunes

                          Pesquisador
                          Mecânico Entusiasta
                          Analista em Informática
                          gutocesa@hotmail.com
                          gutocesa@terra.com.br

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                          • #14
                            Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                            Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                            Rodrigo o kit Fórmula Vee sim, porque foi desenvolvido específico, muito embora sejam parecidos tem um pequena diferença. Para o fórmula é o 32mm pois foi desenvolvido para obter o melhor rendimento do motor. Com borboleta maior o motor enche rápido em baixa rotação e não há progressão na aceleração, dando a impressão de motor fraco depois de cheio.
                            Mas a furação e posição dos bicos é a mesma? Acredito que isso é o que mais vai influenciar, no mais é dosar o pé, abrindo mais devagar

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                            • #15
                              Re: Motor 1700, w110, injetado: admissão = 1, 2 ou 4 bocas?

                              Postado originalmente por RODRIGO FV Ver Post
                              Mas a furação e posição dos bicos é a mesma? Acredito que isso é o que mais vai influenciar, no mais é dosar o pé, abrindo mais devagar
                              Rodrigo, leia esta reportagem sobre a instalação de injeção num Opala que saiu na Racemaster, começa na nº 9 - http://issuu.com/revistaracemaster/docs/edicao09 - ai você entenderá sobre TBI grande e o que ela causa. Não é simplesmente dosar o pé.
                              No coletor, o alvo do bico tem que estar centralizado no cabeçote, o que não acontece com alguns coletores, mas como a maioria das injeções sempre trabalham gordas, nem sempre o dono percebe estas diferenças e nem fazem o ajuste fino, visando também economia.
                              Já tive coletores que quando injetava ia nas paredes do coletor e não no cabeçote que nos motores a ar faz diferença. Veja alguns vídeos dos Fórmulas que verá como aceleram liso e utilizando álcool como combustível.
                              Augusto Cesar Nunes

                              Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

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