Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Virabrequim de 78mm no 1600

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Virabrequim de 78mm no 1600

    Tenho um fusca 1600, para colocar um virabrequim de 78mm ou 82mm e atingir maior cilindrada eu tenho que retificar cabeçote ? mais alguma modificação é nescessária ? Qual a diferença de subir cilindrada só com virabrequim, ou usar o 69mm original, e subir cilindrada com camisas e e pistões mais largos. A diferença se da no desempenho em rotações diferentes ou fica a mesma coisa ?muito obrigado !

  • #2
    Re: Virabrequim de 78mm no 1600

    A diferença entre usar pistões maiores e virabrequim de curso maior são muitas.. tanto em desempenho quanto em modificações.
    Se eu fosse aumentar a cilindrada do meu, hoje, eu partiria para virabrequim cursado.
    Para colocar o vira cursado tem que fazer um retrabalho interno no bloco (retirar material em algumas áreas) e dependendo do curso, no comando também, senão o motor não vira. Mas não é preciso abrir bloco e nem cabeçote, é reversível.
    Com o aumento do virabrequim, vem também uma cilindrada maior (com vira de 78 1800cc e com vira de 82 1883cc) e o torque comparando com só aumentar o tamanho dos pistões também é maior, a diferença é bem perceptível segundo a galera!!!
    Para colocar pistões maiores você terá que abrir o bloco e cabeçote para a medida da camisa nova e uma vez alterado, não tem como voltar atrás, não vai dar para colocar as camisas e pistões do 1600 novamente, ao contrário do retrabalho para receber o vira cursado.
    Rafael Fedel

    1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI


    "Para evitar decepções, reduza as expectativas."

    Comment


    • #3
      Re: Virabrequim de 78mm no 1600

      Vinicião,

      Com vira 78, tem que colocar um calço nas camisas de aproximadamente 5 mm. Com vira 82 acho desaconselhável, pois terá um calço muito grande desestabilizando as camisas, podendo gerar vazamentos.
      O que você pode também é utilizar pistões 87 mm e vira 74 e/ou 78. Neste caso só abrirá um pouco mais as camisas.
      Tudo isso tem um custo agregado;
      - Aumento de cilindrada com vira original: kit 90,5/92/94 (1775/1835/1915) - custo dos kits + abertura da carcaça + abertura dos cabeçotes

      - Aumento de cilindrada com vira cursado: vira 74/78 + trabalho interno na carcaça + calços nas camisas - aqui entra a opção de pistões 87 mm AFP

      http://www.cbperformance.com/searchr...?cat=155#three
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

      Comment


      • #4
        Re: Virabrequim de 78mm no 1600

        Nossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !
        Last edited by Vinicião; 09-12-2014, 07:13 AM.

        Comment


        • #5
          Re: Virabrequim de 78mm no 1600

          uma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.

          Como essa aqui:



          Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.
          2276 FK8 .

          Comment


          • #6
            Re: Virabrequim de 78mm no 1600

            Legal essa dica Luiz
            Não tinha reparado nessa diferença, e olha que é bem visível!!!
            Rafael Fedel

            1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI


            "Para evitar decepções, reduza as expectativas."

            Comment


            • #7
              Re: Virabrequim de 78mm no 1600

              Postado originalmente por Vinicião Ver Post
              Nossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !
              Você pode manter suas camisas/pistões com vira de curso - veja minhas colocações acima. Quanto aos cabeçotes com válvulas grandes, dependendo do seu projeto - carburação/injeção/cilindrada/comando e do uso que vai fazer pode valer a pena ou não - fica na mesma situação da carcaça abriu não tem retorno.
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                Postado originalmente por luiz Ver Post
                uma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.

                Como essa aqui:



                Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.
                Com certeza! Além de as bielas H (esta da foto) serem mais resistentes o que permite você buscar rotações mais altas reduzindo o risco de entortar ou quebrar a biela. É claro que para isso é necessário melhorar o arrefecimento e a lubrificação... senão a biela aguenta mas as bronzinas e todo o restante não... hehe
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

                São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                ++++++++++++++++++++

                RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                Comment


                • #9
                  Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                  Entendi Brasa, eu vou fazer um 1800cc, carburação dupla, meu 1600 está com cabeçote de 1300, ai minha duvida é comprar eles prontos em 40x35,5 ou comprar os std msm...

                  Comment


                  • #10
                    Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                    Postado originalmente por Vinicião Ver Post
                    Entendi Brasa, eu vou fazer um 1800cc, carburação dupla, meu 1600 está com cabeçote de 1300, ai minha duvida é comprar eles prontos em 40x35,5 ou comprar os std msm...
                    Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.

                    Arquivos Anexos
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                      Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                      Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
                      É que o meu foi trocado por de 1300. Quero colocar de 1600 e passar para dupla carburação, ai a dúvida é se compro original ou pronto em 40x35,5.vlw !

                      Comment


                      • #12
                        Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                        Dá uma olhada direto com a Autolinea se não me engano eles tem os dois
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Virabrequim de 78mm no 1600

                          Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                          Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
                          A dúvida é em questão a cilindrada, 1600cc comporta cabeçote com 40x35,5. Autolinea tem os dois sim, original e modificado já, é que comprando o modificado, depois não tem o que fazer se não ficar bom.

                          Comment

                          Working...
                          X