Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Virabrequim EMPI 69 mm

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Virabrequim EMPI 69 mm

    Alguém saberia me dizer se este virabrequim do link abaixo é melhor ou pior do que o virabrequim original? É um virabrequim Empi Fundido - curso 69 mm:

    http://www.ancona.com.br/loja/Empi-V...21-p-3221.html

    Estou fazendo o motor da minha Variant, será um 1600 aspirado com kit MEC gasolina, comando W120 Empi, tuchos lubrificados Empi, balanceiros originais, cabeçotes 6 aletas com válvulas admissão 39 mm e escape 32 mm feitos na Paula Faria, carburação dupla Solex com borboletas 34 e venturi 27 mm e ignição hall.
    Minha intenção é ter um carro um pouco mais forte para rodar tranquilo na rua e na estrada, por isso estava pensando em colocar um virabrequim novo e que tivesse as "bolachas" que o deixam mais balanceado que o original, mas me preocupo por ele ser fundido e não forjado.

    Obrigado à todos e Boas Festas!
    Variant 1972 - Branco Lótus
    São Paulo/SP

  • #2
    Re: Virabrequim EMPI 69 mm

    Olá Fred,
    Cara... pela foto do anúncio não dá para ter certeza, mas parece que este vira é com 8 pinos. Seu volante também tem 8 pinos?
    Quanto ao comparativo deste para o original, não sei te dizer em termos comparativos, mas em especificações, não deve diferir muito não. Talvez no balanceamento e nos 8 pinos.
    Quanto a ele ser fundido e não forjado, para motores aspirados, não existe a NECESSIDADE de se trabalhar com vira ou pistões forjados. Se quiser colocar forjado (pistões, vira e bielas H) amanhã ou depois você pode turbinar ele sem comprometer a vida útil do conjunto. Se o caracol não esta em seus planos, não vejo empecilho em você trabalhar com fundido.
    Quanto ao restante do conjunto... os balanceiros originais vão fazer o giro subir tranquilo ate os 6400RPM. Se colocar um conjunto de balanceiros 1:1,25 ele subirá ate os 7300RPM.
    Outra questão é que estará trabalhando com um comando que tem 294º e como tal, vai precisar de um certo "ajuste fino" na carburação para dar uma lenta relativamente baixa.
    Eu sugeriria uma injeção programável, de preferência uma que possua "profissionais habilitados" em sua região (SP tem muita gente boa), para lhe prestar um auxílio.
    Se preferir carburação, tem muita gente boa também, que trabalha com regulagens de carburadores em SP.
    Boa sorte e se precisar estamos ai!
    Ah... não deixe de nos dar notícias... se for possível crie um tópico para seu carro.
    D O U G L A S
    Brasilia 1974 - "Marrom"

    São Miguel do Oeste - SC
    ++++++++++++++++++++
    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

    ++++++++++++++++++++

    RUMO AOS 1000 POSTS,
    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

    Comment


    • #3
      Re: Virabrequim EMPI 69 mm

      Fala Douglas, valeu pela resposta!

      Ainda não abri o motor para saber se o volante tem oito pinos, mas acredito que não, pois o motor está original ainda. Mas aí seria só mandar furar o volante para encaixar no vira.
      Por enquanto vou rodar com os balanceiros originais mesmo, já gastei uma boa grana e prefiro colocar o vira novo e, posteriormente, coloco os balanceiros, já que não é necessário abrir o motor para instalá-los.
      Vou pegar esse vira Empi mesmo, acredito que ele tenha a vantagem de rodar mais balanceado em alta e como não tenho planos de turbinar meu motor, ele estará de bom tamanho.
      Quando tinha meu Fusca 68 (1500cc com cabeçote entrada simples), fiz o motor (eu mesmo) e acertei com o W110 e dupla Solex com borboletas 34mm, a lenta era bem normal, nem parecia que tinha comando, então acredito que o acerto deste 1600cc com W120 não deva ser tão diferente.
      Pensei em colocar injeção, mas teria que desembolsar mais dinheiro e agora não quero ter essa despesa. E tem outra dificuldade, a Variant tem muito pouco espaço para a alimentação, o coletor de admissão é muito baixo e talvez não haja espaço para colocar os bicos injetores nele. Mais para frente tenho intenção de colocar o kit HPMX 40 da Empi para type3, ele já vem com coletores baixos, dupla 40, filtros baixos e cabe certinho no carro.
      Muito obrigado pelas dicas!
      Abraço.
      Variant 1972 - Branco Lótus
      São Paulo/SP

      Comment


      • #4
        Re: Virabrequim EMPI 69 mm

        Olá Fred. se seu vira estiver em bom estado, ao invés de adquirir este vira Empi, porque não faz um bom balanceamento no seu, e tenta garimpar o sistema de injeção para type3 americano: https://www.youtube.com/watch?v=MHsdQlO0xnQ .
        Teve colega nosso que fez esta adaptação. Quanto a injeção, como você é de São Paulo, tem a Jet 1.5, ela é pra rua e também utilizada nos Fórmula Vee. É uma injeção completa e com custo razoável.
        Uma segunda opção é adquirir coletor de Kombi injetada e fazer algumas adaptações para reposicionar a TBI. Para este caso eu acho que devo ter alguma revista com esta modificação, preciso procurar.
        Com uma destas soluções, pelo que descreveu que quer de solução, acho que estas seriam viáveis e mais proveitosas que um vira Empi. Pra você ter uma ideia, o módulo com chicote vai gastar em torno de R$ 1200,00. Depois é só periféricos:sensor de temperatura, de ar, TPS, bomba elétrica, distribuidor para injeção ou pode travar o seu que funciona também.
        Hoje a injeção é uma boa solução, pois já usei de tudo: Solex 32/ Solex 40/ Weber 40 e agora injeção. As Weber (Empi/Spa ou até as originais Weber) se o uso não for constante, sempre entopem devido aquela gosma que forma de gasolina/álcool quando fica muito parado.
        Ah uma coisa que lembrei: os virabrequim dos motores da Variant/TL e SP1/2 são os tem o melhor sistema de lubrificação.
        É isso, repense, pois tudo que pretende investir, dá pra ser feliz mudando um pouco seu projeto e redirecionando os gasto.
        Abraços
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Re: Virabrequim EMPI 69 mm

          Fred, tem este kit na Inglaterra, só que teria que entrar em contato para ver se ele envia para o Brasil: http://www.ebay.co.uk/itm/VW-TYPE-3-...item3ced7b0be1
          Augusto Cesar Nunes

          Pesquisador
          Mecânico Entusiasta
          Analista em Informática
          gutocesa@hotmail.com
          gutocesa@terra.com.br

          Comment


          • #6
            Re: Virabrequim EMPI 69 mm

            Fala Augusto,

            Muito obrigado pelas sugestões!
            Já pensei bastante em instalar injeção, mas como quem instala e faz todas as modificações em meu carro sou eu mesmo, fica difícil pensar na injeção, pois não conheço absolutamente nada... Mas concordo com você que poderia ter resultados mais proveitosos.
            Rodo com o carro quase todos os dias, então o empecilho da formação de borra não será problema.
            Estou pensando em fechar o motor para não ter mais que abrir, então faria o "miolo" com produtos novos (vira, comando, tuchos e bielas originais) e, mais para frente, pensaria em melhorias nos "periféricos", que não tem necessidade de abrir o motor para instalação.
            E tem outra coisa, como comprei o carro há 2 meses só, ainda estou fazendo chassis, assoalho, freios, suspensão e ainda terei que fazer o câmbio, que ronca bastante a partir de uns 80 km/h. Então o gasto acaba sendo alto...
            Como não sei o estado do meu virabrequim, ainda penso em, caso o vira não esteja bom, colocar outro original novo, pois não sei se o vira Empi tem TANTA vantagem assim, se comparado ao original... Esta dúvida é que está me incomodando, gastar esta grana e ter um rendimento muito próximo, ou igual, ao de um virabrequim original.

            Abraço!
            Variant 1972 - Branco Lótus
            São Paulo/SP

            Comment


            • #7
              Re: Virabrequim EMPI 69 mm

              Fred, como te disse, pelo que pretende do motor, o que gastaria com este vira, só seria interessante se fosse de curso 74/78, onde você manteria o kit original e teria aumento de cilindrada via virabrequim. Neste caso pode fazer contato com a Lepe, e adquirir direto deles, que acho que deve estar entre 900 a 1000.
              Quanto a injeção, na impede de se conversar e ser montada lá na oficina, e você montando com suporte, onde acabaria aprendendo um pouco sobre ela.
              Voltando ao vira, com o uso que fazemos, tendo um bom balanceamento vai longe. Tem muita peça importada que hoje só tem nome (Empi é uma delas) e aqui nos vendem como se fosse a última maravilha. Pra você ter uma ideia aqueles pistãozinhos de pressão de óleo travam no bloco, balanceiro tem que retrabalhar, tuchos desgastam demais, engrenagem de bronze que roda o distribuidor esfarela (material da supra citada).
              E hoje pela velocidade que podemos andar na cidade, que está cada vez menor, vale sempre repensar os investimentos que fazemos em motores, e não podemos esquecer que pode voltar a inspeção veicular, a não ser que tenha placa de fora de sampa.
              Quando abrir o motor, mande fazer um exame minucioso, pois pode trocar peças boas por outras que mesmo novas, podem ser de qualidade inferior as que possui.

              E como disse que gosta de por a mão na massa: https://onedrive.live.com/?cid=d3548...EiBiOhwiskpFQs
              Tem um materialzinho ai pra você folhear.

              Abraço
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment

              Working...
              X