Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

    Galera gostaria de abrir a discussão sobre o boxer 1800 pois estou a um passo de concretizar a compra de um motor zero Km, pois meu motor não tem mais futuro.


    Eu conseguir um programa, por assim dizer, feito no Excel pelo Engenheiro Marcelo Rodrigues o “Master Vader” daqui do fusca4ever onde ele da algumas opções pra construção de ideias, pois bem. Meu motor será montado na Sportsystem e mesmo com a galera gabaritada de lá gostaria das opiniões valiosas de vocês.
    Antes de mais nada gostaria de falar da configuração da minha viatura que vai receber o coração novo, trata-se de um Gurgel X-12 ano 83 TR com suspensão traseira com IRS da kombi bem como susp. dianteira também de Kombi e da mesma forma o cambio com o diferencial 7x36, ou se não suportar será o da kombi flex 8x39, freios a disco nas 4 rodas com servo-freio. com uso no dia-a-dia e trilhas de todo tipo e viagens com 54cm de altura.


    Primeiramente escolhi uma carcaça sportsystem MODELO STREET AND RACING, que entre algumas vantagem é feita com paredes mais grossas, dutos de lubrificação maiores com algumas melhorias, baseada na carcaça do SP2. Basicamente ele será um 1800 feito com kit de 88 mm (A&A) e virabrequim cursado em 76 mm para ganho de torque em baixas rotações, com cabeçotes de 8 aletas retrabalhados, taxa de compressão de 8,5, com molas duplas e balanceiro 1:25, válvulas de inox e lash caps e dutos com mais fluxo, bielas e virabrequim. quando a refrigeração vai contar com capela deslocada empi Chamada de Dog house com radiador de alumínio Empi, Kit de resfriamento externo com radiador de 900ml com ventoinha e bomba de 32 mm com filtro de óleo. Elem disso kit de polia com polia do alternador de menor diâmetro para aumentar a velocidade da ventoinha. Fora que será cabeçote de 8 aletas.forjado.mas tenho algumas duvidas sobre a melhor alimentação e configuração de cabeçote e taxa de compressão, segundo o programa com essa configuração.




    Diâmetro dos cilindros 88 mm
    Curso do Virabrequim 76 mm
    Comando de Válvulas Original Kombi Injetada (2AG)
    Sistema de alimentação Solex dupla H32 PDSI (modificada) (Borboletas 34 mm, Venturi de 26,0 mm e um blueprint otimizando o fluxo de ar)
    Combustível Gasolina
    Taxa de compressão 8,5
    alimentação Aspirado


    Resultado Teórico
    Cilindrada 1849,0 cm³
    Potência máxima 93 cv
    Rotação de Potência máxima 4300 rpm
    Torque máximo 18,5 kgf.m
    Rotação de Torque máximo 2700 rpm
    Combustível utilizado Gasolina


    Porém a Sportsystem não tem mais o comando 2AG, eles me ofereceram o Pauter machine B4E0 que equivale ao W100 que leva o torque máximo pra em torno de 3800 RPM, e isso não está me agradando pois vou usar pneus grandes 245/75 R16,



    Teorico com o comando pauter machine B4E0 que equivale ao W100


    Diâmetro dos cilindros 88 mm sem usinagem da carcaça
    Curso do Virabrequim 76 mm
    Comando de Válvulas Engle W100
    Sistema de alimentação Solex dupla H32PDSI (modificada)(Borboletas 34 mm, Venturi de 26,0 mm e um blueprint otimizando o fluxo de ar)
    Combustível Gasolina
    Taxa de compressão 8,5
    Superalimentação Aspirado


    Resultado


    Motor
    Cilindrada 1849,0 cm³
    Potência máxima 126 cv
    Rotação de Potência máxima 6000 rpm
    Torque máximo 19,5 kgf.m
    Rotação de Torque máximo 3800 rpm

    E ai galera o que acham

  • #2
    Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

    motor 1800cc pra uso diario,o consumo dele é bem alto,acho que não dá pra auentar não.sOLEX 32 amarra muito esse motor,vai de webbers .Quanto ao comando,ele não influenciará muito no seu off road,que vai fazer ele subir as paredes é o set up acertado de cambio e pneus.Outra coisa a refrigeração,motor aquece muito rapido mesmo,tudo que puder ser feito pra jogsr bastante ar no motor faça,pois a durabilidaDE DO MOTOR VAI AUMENTAR UM POUCO
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #3
      Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

      Pois é, em outro forum um amigo me fez a seguinte provocação: pra que um 1.8 se um 1.7 faz o mesmo resultado?

      Por isso eu sempre digo, conversando a gente se entende rsrsrs



      Cilindrada 1745,4cm³



      Diâmetro dos cilindros 85,5 mm
      Curso do Virabrequim 76 mm
      Comando de Válvulas Engle W100
      Sistema de alimentação Solex dupla H32PDSI (modificada)
      Combustível Gasolina
      Taxa de compressão 8,5
      Superalimentação Aspirado


      Cilindrada 1745,4 cm³
      Potência máxima 121 cv
      Rotação de Potência máxima 6000 rpm
      Torque máximo 18,8 kgf.m
      Rotação de Torque máximo 3800 rpm

      Comment


      • #4
        Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

        Cuidado o papel aceita tudo. Pra se chegar nesta potência e torque na gasolina teria que se fazer um trabalho muito minucioso com exímio conhecimento deste motor. Alguns preparadores chegam no 1.9 com weber' W110/120 perto dos 100 CV.
        Veja alguns videos gringos' pois são mais honestos quando se fala em potencia. A Chirco e uma boa referencia.
        Last edited by gutocesa; 05-02-2015, 06:41 PM.
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

          Não consideraria usar pistões 90.5 e aumentar a cilindrada ao invés de reduzir? Vai aumentar o torque disponível no motor.

          Em outro fórum um usuário montou um motor visando torque, 92mm x 78,4mm (2.084cc), trabalho nos cabeçotes, balancins 1.25, 1 weber 40 central e comando de válvulas original VW da Kombi injetada (W116 ou 2AG). Diz que o carro é muito forte, responde em todas as marchas mesmo com câmbio longo, relativamente econômico e dá pouca manutenção. Acho que seria uma configuração que lhe agradaria.

          Boa sorte!
          Air Power 4ever!

          Comment


          • #6
            Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

            Augusto,

            Os 1.9 aspirados aqui são isso mesmo. Algo entre 90 e 110cv. Sinceramente abaixo de 1.9 eu jamais faria pois o custo x beneficio não compensa o trabalho é praticamente o mesmo e o ganho é muito pequeno em relação ao 1.6 tork.

            Abraço
            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

            Comment


            • #7
              Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

              Está certo Luis, é que pessoal fica refém dos cálculos, e esquece da técnica para se conseguir tal proeza. Até quando a Mahle lançou o kit 90,5 foi bem modesta em termos de potência. Dai montar, independente da cilindrada e querer extrair altas potências.....
              Arquivos Anexos
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                Olha meu amigo, eu não vou entrar no mérito da questão de potência e torque tudo mais, pq pra mim isso só cria discussões desnecessárias e inimizade. Então falo do que fiz e vivi, durante um ano e meio rodando diariamente com o meu Azulão. Era um 1600cc, com cabeçotes retrabalhados, mas nada feito por essas preparadoras de "grife" . Cabeçote 8 aletas, usado comprado no desmanche, com valvulas originais 35 adm e 32 esc. molas de válvulas de Opala, comando Sam Cams 284, que é uma cópia do W110, Carburadores Solex 32, com bases 34 , venturis 26 e retrabalhos internos, alivio de volante de 1,5kg , balanceamento do conjunto móvel( polia, virabrequim, volante e platô. Carcaça original do Fusca pós 84 com prisioneiros finos, pistões cabeça plana alcool, escape 4x2 capetinha. Com essa configuração vc não gasta muito e se diverte pra caramba, sem contar que usar no dia-a-dia não dói muito no bolso não. O meu fazia aqui no transito de SP 6,0 a 6,5 Km/litro de alcool. No quesito performance, eu alcançava 170Km/h e nas arrancadas até 3ª marcha deixava vários "carrões" com motor 1.8 ou até alguns 2.0 no chinelo.




                André Torneiro

                Comment


                • #9
                  Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                  Postado originalmente por André Ver Post
                  Olha meu amigo, eu não vou entrar no mérito da questão de potência e torque tudo mais, pq pra mim isso só cria discussões desnecessárias e inimizade. Então falo do que fiz e vivi, durante um ano e meio rodando diariamente com o meu Azulão. Era um 1600cc, com cabeçotes retrabalhados, mas nada feito por essas preparadoras de "grife" . Cabeçote 8 aletas, usado comprado no desmanche, com valvulas originais 35 adm e 32 esc. molas de válvulas de Opala, comando Sam Cams 284, que é uma cópia do W110, Carburadores Solex 32, com bases 34 , venturis 26 e retrabalhos internos, alivio de volante de 1,5kg , balanceamento do conjunto móvel( polia, virabrequim, volante e platô. Carcaça original do Fusca pós 84 com prisioneiros finos, pistões cabeça plana alcool, escape 4x2 capetinha. Com essa configuração vc não gasta muito e se diverte pra caramba, sem contar que usar no dia-a-dia não dói muito no bolso não. O meu fazia aqui no transito de SP 6,0 a 6,5 Km/litro de alcool. No quesito performance, eu alcançava 170Km/h e nas arrancadas até 3ª marcha deixava vários "carrões" com motor 1.8 ou até alguns 2.0 no chinelo.




                  André Torneiro
                  receita sensata pra poder usar no dia a dia.tive aqui um motor 1800cc e pus 20 reais de alcool.Em alguns quilometros sumiu esses 20 contos.Motor é um tesão,mas fica inviavel rodas no dia a dia,devido ao consumo alto na casa dos 2-3 km l
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #10
                    Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                    Postado originalmente por Antonio carlos Ver Post
                    receita sensata pra poder usar no dia a dia.tive aqui um motor 1800cc e pus 20 reais de alcool.Em alguns quilometros sumiu esses 20 contos.Motor é um tesão,mas fica inviavel rodas no dia a dia,devido ao consumo alto na casa dos 2-3 km l
                    AC, este consumo é de carro turbo...rsrsrs

                    Hoje no 1.8 aspirado injetado (Jet 1.5 by Megasquirt) com coletor de Kombi injetada, na estrada fiz em torno de 13 km/l na gasolina - até eu me surpreendi - andando com lambda 0,95 - 1,0.

                    André sou fã de 1600 usei por vários anos, e essa sua receita é que funciona bem e é diversão pura. Tive algo próximo e na estrada com 32 fiz 16 km/l e com weber 15 km/l. Tudo depende da forma de tocar.
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                      Amigos, vcs realmente acreditam que um motor 1800 não chegue a 100 CVS??

                      Alguns já viram meu tópico, eu esperava algo em torno de uns 100-110 CVS do meu motor, mas agora acho que vou diminuir minhas expectativas
                      rsrs, e o consumo que o AC disse pra um 1800 achei descomunal!!
                      Alguem me diga, o que da pra esperar de motores 1800 como o que estou montando 78,4x86,5 e o do amigo aqui 76x88, quais as diferencas entre essas duas configuracoes? Qual e mais propicia pra extrair potencia?
                      Valeu
                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                      Estevão Consalter Junior

                      Comment


                      • #12
                        Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                        Postado originalmente por estevaofsa Ver Post
                        Amigos, vcs realmente acreditam que um motor 1800 não chegue a 100 CVS??

                        Alguns já viram meu tópico, eu esperava algo em torno de uns 100-110 CVS do meu motor, mas agora acho que vou diminuir minhas expectativas
                        rsrs, e o consumo que o AC disse pra um 1800 achei descomunal!!
                        Alguem me diga, o que da pra esperar de motores 1800 como o que estou montando 78,4x86,5 e o do amigo aqui 76x88, quais as diferencas entre essas duas configuracoes? Qual e mais propicia pra extrair potencia?
                        Valeu
                        Estevão, não é fator de não chegar a esta cavalaria, mas o que fazer pra chegar lá!
                        Como sempre cito o pouco que aprendi com o pessoal mais antigo: balanceamento, equalização de peso de bielas/pino, ajuste na altura dos pistões em relação a borda das camisas, equalização/taxa das câmeras dos cabeçotes, acertar fluxo de acordo com coletores/carburadores/TBIs, ou seja mais da metade que ninguém faz ou se quer ouviu falar.
                        Sem contar ainda molas corretas, válvulas com três ângulos, comando correto, etc.....
                        São muitos detalhes para correr atras da potência perfeita. Ao invés de querer X de potência, faça um motor que lhe agrade o bolso e resultado. Muitas vezes um motorzinho arroz com feijão nos trás mais alegrias do que aquele perfeitamente correto. Tenho um 1792 (78 x 85,5) é divertido, se quer sei quanto tem de potência, mas para o meu uso está de bom tamanho. As duas que citou vai te divertir, agora quanto a consumo, o que vai mandar é o que e como vai utilizá-lo, carburado/injetado terá N configurações, como disse depende do que pretende. Quer potência fácil 1600 e caracol (kit pirulito) deixa qualquer criança feliz...rsrsrsrs
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: 1800 - uso misto - dia-a-dia e off-road

                          KKKK..... Gostei desse trocadilho (Kit pirulito), num é que faz criança sorrir mesmo!!
                          Big Red - Restauração Performance

                          Comment

                          Working...
                          X