Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

    Fala galera!

    Tenho uma Variant 72 e montei (eu mesmo) meu motor há 1 mês e agora estou na fase de acerto da carburação.
    A configuração dele é a seguinte:

    - Motor 1600 cc, kit MEC, vira original (standard ainda), com balanceamento estático (peso de bielas e pistões equalizados), rodando na gasolina;
    - Cabeçote 6 aletas com válvulas 39 admissão (inox) e 32 escape, taxa 8,5:1, molas e balanceiros originais, válvulas reguladas com 0,10 mm;
    - Comando W120 Empi;
    - Carburação dupla Solex com bases 34 e venturi 27 mm, lenta 47,5, ar 125, principal 195 , injetor 40, agulha 151, filtro esportivo, canetas originais, tampão dessifonador 100;
    - Escape 4x1, tubos 1 3/8" da Empi, para Variant;
    - Velas BP5HS;
    - Breather kit, com respiros nas tampas de válvula;
    - Distribuidor Hall, ponto inicial em 15°, sonda lambda e hallmeter;
    - Câmbio do 1600, original da Variant, embreagem original e volante aliviado 1 kg.

    Com esta configuração da carburação consegui tirar quase todo o buraco que tinha na aceleração (de lenta para início da aceleração) e o hallmeter informa:
    - lenta -- pobre
    - média -- rica (tendendo à ideal)
    - alta -- quando enfia o pé, quase fica pobre

    Antes desta configuração estava com lenta 62 (hallmeter informava rica ao extremo), ar 120 e principal 195 (média continuava rica e a alta, quando enfiava o pé, estava rica também) mas tinha um buraco muito maior de lenta para média (começo da aceleração). O que percebi diminuindo drasticamente o giclê de lenta é que o buraco fica menor e fica mais rápido para subir de giro.

    Alguém já acertou um motor com uma configuração parecida com esta? Tô achando o giclê principal muito grande, mas se diminuir a vela fica branca e o carro não desenvolve... Desse jeito a vela está cor de tijolo, mas não muito escura.

    Tenho impressão que se aumentar o principal vai ficar melhor ainda, mas a média já está rica... aí ficaria mais rica ainda e o consumo aumentaria ainda mais. Como consigo empobrecer só a média?

    Como o motor está novinho, não quero ficar esticando e chegando em giros muito altos, cheguei aos 5.000 rpm e foi tranquilo, mas não forcei mais do que isso. Na estrada cheguei aos 140 km/h e tinha mais acelerador ainda. Mas não consigo tirar este (pequeno) buraco da lenta para média e estou achando alto demais o giclê principal, o consumo vai ficar na estratosfera!

    É um carro para curtir, às vezes pego estrada nos finais de semana e rodo 2 ou 3 dias por semana para ir ao trabalho, é claro que não espero ter um carro econômico (está com W120!), mas também não pode ficar com consumo de carro de corrida né...

    Se alguém puder me dar uma luz, apontar o que estou fazendo de errado, agradeço muito!

    Mais para frente pretendo colocar duas Weber 40, talvez melhore ainda mais o rendimento. Caso alguém saiba de alguma para vender me dá um toque ok?


    Abraço à todos!
    Variant 1972 - Branco Lótus
    São Paulo/SP

  • #2
    Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

    Fred, dá uma olhada nestes links:

    http://www.webdefiat.com.ar/forum/in...pic=359.0;wap2

    http://www.loservwclub.com/foro/index.php?topic=2457.0

    https://onedrive.live.com/?cid=D3548...EiBiOhwiskpFQs

    Quanto a weber: http://www.motorimports.com.br/category/570562-Webber

    Vai ter que procurar os coletores, que são menores.
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

      Estes cálculos são uma aproximação, correto? Mas serve pra calcular o carburador simples (solex30) ou em dupla (solex32)?

      Valeu!!

      Comment


      • #4
        Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm


        Valeu Gutocesa!

        O valor dessas "Webers" estão muito bons hein?! De que marca são?
        Valeu pela dica dos cálculos de carburação, mas eles devem servir para carburadores de 4 corpos, fiz os cálculos e cheguei em valores muito pequenos para o giclê principal.

        Acabei de fazer outros testes hoje de noite e acho que consegui acertar, aumentei a lenta para 62 e diminui o ar para 120. Diminuiu muito o buraco de lenta para média, o torque e a resposta no acelerador melhoraram muito! O carro ficou bem legal para dirigir, ainda precisa dar uma "bombada" de leve no acelerador para passar em lombadas em segunda marcha, mas acho que estou querendo demais né... O motor está com comando de 294° e quero que ele tenha comportamento de motor original.

        Outra coisa, quando acelero no talo ainda marca mistura pobre no hallmeter, mas o carro continua desenvolvendo e andando bem.

        Peguei estrada e consegui manter 120 km/h muito fácil! Subidas em 130 km/h vai tranquilo também e cheguei de final (ainda ia um pouco mais) em 160 km/h Andando em velocidades constantes o hallmeter oscila entre 740 e 1020 mV (de ideal para rica).

        Nunca tive hallmeter e não sei o que esperar em determinadas situações... É normal mostrar mistura pobre andando com pé embaixo??? Em lenta tem que ficar rica ou pobre?

        Abraço!
        Variant 1972 - Branco Lótus
        São Paulo/SP

        Comment


        • #5
          Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

          Alguém sabe como deve ser a melhor leitura da sonda lambda (hallmeter) em lenta, média e alta?

          E qual a maneira de deixar a mistura mais pobre somente em média? Andando com aceleração constante sempre informa mistura rica.

          Valeu!
          Variant 1972 - Branco Lótus
          São Paulo/SP

          Comment


          • #6
            Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

            Postado originalmente por Fred Cavicchia Ver Post
            Alguém sabe como deve ser a melhor leitura da sonda lambda (hallmeter) em lenta, média e alta?

            E qual a maneira de deixar a mistura mais pobre somente em média? Andando com aceleração constante sempre informa mistura rica.

            Valeu!

            http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_race.pdf

            O problema é que carburado você não consegue ter estas opções. No injetado com sonda wideband você consegue definir estes pontos.
            Um dos motivos que vale a pena a injeção hoje, embora já passei por quase todas as carburações, só não usei SU e Weber central. Hoje na injeção ando com lambda 1, e quando enfio o pé cai pra 0,92 onde consigo ter economia e performance.
            Mesmo não conhecendo de injeção, como me disse uma vez, ao invés de investir em weber, leia um pouco veja alguns vídeos de testes sobre injeção, acho que rapidamente pega o jeito. E também depois de acertado, esquece, não se mexe mais.
            Augusto Cesar Nunes

            Pesquisador
            Mecânico Entusiasta
            Analista em Informática
            gutocesa@hotmail.com
            gutocesa@terra.com.br

            Comment


            • #7
              Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

              Tenta diminuir o ar pra 110, ai talvez possa diminuir a lenta um pouco e manter o principal.
              Boa sorte
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

              Estevão Consalter Junior

              Comment


              • #8
                Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_race.pdf

                O problema é que carburado você não consegue ter estas opções. No injetado com sonda wideband você consegue definir estes pontos.
                Um dos motivos que vale a pena a injeção hoje, embora já passei por quase todas as carburações, só não usei SU e Weber central. Hoje na injeção ando com lambda 1, e quando enfio o pé cai pra 0,92 onde consigo ter economia e performance.
                Mesmo não conhecendo de injeção, como me disse uma vez, ao invés de investir em weber, leia um pouco veja alguns vídeos de testes sobre injeção, acho que rapidamente pega o jeito. E também depois de acertado, esquece, não se mexe mais.
                Obrigado Gutocesa!
                Já pensei bastante em Weber 40 ou injeção, mas ainda não me decidi...
                Qual injeção você usa? Pensei bastante em comprar este kit de injeção da Sportsystem:

                https://sportsystem.com.br/oscommerc...roducts_id=472

                Mas, como não conheço nada, não sei se existem produtos melhores, que dão acerto com mais facilidade... Como não quero depender de mecânico para fazer acertos, fica complicado não conhecer.
                Hoje em dia é muito difícil achar mecânicos de confiança, que realmente saibam o que estão fazendo, e que não cobrem os olhos da cara por isso... Por isso faço eu mesmo e, de quebra, me divirto e aprendo.

                Abraço!
                Variant 1972 - Branco Lótus
                São Paulo/SP

                Comment


                • #9
                  Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                  Postado originalmente por estevaofsa Ver Post
                  Tenta diminuir o ar pra 110, ai talvez possa diminuir a lenta um pouco e manter o principal.
                  Boa sorte
                  Baixar um pouco o ar pode ser uma solução também, estou pensando em mudar para 115 e fazer o trabalho nas canetas, como o Vader ensinou. Pode ser que dê um resultado melhor.

                  Valeu!
                  Abraço.
                  Variant 1972 - Branco Lótus
                  São Paulo/SP

                  Comment


                  • #10
                    Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                    Postado originalmente por Fred Cavicchia Ver Post
                    Obrigado Gutocesa!
                    Já pensei bastante em Weber 40 ou injeção, mas ainda não me decidi...
                    Qual injeção você usa? Pensei bastante em comprar este kit de injeção da Sportsystem:

                    https://sportsystem.com.br/oscommerc...roducts_id=472

                    Mas, como não conheço nada, não sei se existem produtos melhores, que dão acerto com mais facilidade... Como não quero depender de mecânico para fazer acertos, fica complicado não conhecer.
                    Hoje em dia é muito difícil achar mecânicos de confiança, que realmente saibam o que estão fazendo, e que não cobrem os olhos da cara por isso... Por isso faço eu mesmo e, de quebra, me divirto e aprendo.

                    Abraço!
                    Bom dia Fred! Hoje eu uso a Jet 1.5 baseada na Megasquirt. São dois senhores que a fabricam. Eles começaram a desenvolvê-la a princípio no intuito de substituir carburadores e injeções antigas sem recursos. Os carburadores devido a inspeção, estava se tornando difícil o acerto além de que peças originais raramente se encontra. Eu os conheci ao buscar o regulamento da Speed 1600 e Fórmula Vee, onde vi citando a injeção em questão. Fiz contato com a oficina e fui conhecê-la, por sinal a 15 minutos de casa. Comecei a frequentar para conhecer mais sobre a injeção e conhecê-los também. Eles desenvolveram o kit de injeção para a Fórmula Vee - refizeram coletores, redimensionaram as TBIs, projetaram o escapamento - Coisa que nem Pandoo, Fueltech e Protune se interessaram. Por ser uma injeção de custo barato, perto do que ela oferece e a categoria queria baixar custos, pois com carburadores o nível de que era alto, até porque no Brasil infelizmente muitos preparadores vivem de quebra e não de bons resultados, foi onde eles foram convidados.
                    Por problemas com a inspeção pesquisei bastante o mercado, conversei com fabricantes, e nenhum deles garantia o sucesso com a inspeção veicular, ai resolvi arriscar pelas informações técnicas a Hardware Aspro fabricada no sul. Consegui instalar e rodei por quase dois anos, mas sem o acerto fino devido. Ai mudei pra Jet, após ver e acompanhar algumas instalações em outros veículos a ar. Em dois dias estava rodando com 95 % de acerto, carro econômico, o que me deixou mais surpreso.
                    Como te disse jã usei quase todos os tipos de carburadores para o nosso motor, além de no começo dos anos 80 fiz cursos na Brosol/Solex e sou meio cético quanto as mudanças que fazem neles sem conhecimento de causa. Como você vai definir a mistura produzida pela caneta original sem conhecer como funciona o carburador como um todo? Se fosse para ter aceso a ela, por exemplo, ela viria rosqueada como na linha weber em geral. Pra pista tem vários inventores, pois lá só interessa altos regimes. O que funciona na pista raramente funcionará pra rua. Pra rua tem-se que basear num original - no teu caso por exemplo nos carburadores da Puma ou nos do SP2, se não vai ficar penando ora consumindo demais ora de menos, mas chegar no resultado que quer.
                    Veja bem, esta é minha opinião - pra se fazer alterações tem os carburadores próprios pra isso: os weber simples e os duplos, junto com aquelas caixinhas lotadas de giclês, um dino de motor e ir brincando até se ter o resultado esperado.
                    Se tiver disponível pra conhecer a oficina, só falar que vou contigo, ou também ir só e dar seu parecer.
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                      Bom dia!

                      Fiz mais alguns testes trocando giclês de ar e de marcha lenta, o giclê de lenta faz diferença e, se muito grande, deixa o motor lerdo para subir de giro. Mantive no 62 e acho que está ok.
                      Agora meu maior problema está em um pequeno buraco na aceleração (bem no começo mesmo, quando começa a abertura da borboleta) que não sai nem com reza brava! Já coloquei várias medidas do giclê de ar e, em todas, o buraco continua.

                      Quando começo a acelerar e "acontece o buraco" o hallmeter vai direto para o extremo da mistura pobre, quase apaga mesmo... aí acelero um pouco mais e tudo passa... Em 1ª e 2ª marchas é perceptível, em 3ª e 4ª quase não se sente. Acelerando parado este buraco não existe, só com carga.

                      Ontem resolvi fazer outro teste e coloquei gasolina Podium, por não conter álcool, ela acaba enriquecendo a mistura. E o buraco continua a mesma coisa...
                      Será que isso é uma característica dos venturis grandes que estão no carburador??? O que estou fazendo de errado?

                      Obs.: com Podium o carro fica com mais torque e chega em giros altos roncando mais forte.
                      Variant 1972 - Branco Lótus
                      São Paulo/SP

                      Comment


                      • #12
                        Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                        A gasolina Podium também tem álcool:

                        http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...bras%20Podium/

                        http://www.omecanico.com.br/modules/....php?recid=186

                        O buraco pode estar acontecendo, porque cada carburador ou até do mesmo modelo, mas em motores de anos diferentes a Brosol alterava o alvo do jato do injetor de rápida. Se você verificar na tabela verá que eles especificam alvos diferentes. Pode ser este seu problema, além de ter um volume que este injetor despeja quando acelera rapidamente e com carga no motor. Todas estas informações tem na tabela de regulagem.
                        Verificar além do volume de injeção, se a membrana do injetor de rápida é nova ou não isto também influi no volume injetado.
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                          Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                          A gasolina Podium também tem álcool:

                          http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...bras%20Podium/

                          http://www.omecanico.com.br/modules/....php?recid=186

                          O buraco pode estar acontecendo, porque cada carburador ou até do mesmo modelo, mas em motores de anos diferentes a Brosol alterava o alvo do jato do injetor de rápida. Se você verificar na tabela verá que eles especificam alvos diferentes. Pode ser este seu problema, além de ter um volume que este injetor despeja quando acelera rapidamente e com carga no motor. Todas estas informações tem na tabela de regulagem.
                          Verificar além do volume de injeção, se a membrana do injetor de rápida é nova ou não isto também influi no volume injetado.
                          Não sabia dessa... Sempre achei que ela não tivesse álcool, mas, pelo menos, a octanagem dela é melhor.

                          Deixei o alvo do jato na fresta da borboleta, vou alterar para a borboleta e ver como fica, além de trocar a membrana e aferir o volume injetado.

                          Valeu pelo toque Augusto!
                          Abraço.
                          Variant 1972 - Branco Lótus
                          São Paulo/SP

                          Comment


                          • #14
                            Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                            Ainda não consegui mexer nos injetores, mas encontrei 2 problemas no motor ontem.

                            Como tenho outros distribuidores em casa, estava vendo a carga da mola de cada um e percebi que em um deles a carga era menor. Resolvi ir até o carro para saber qual era a carga do distribuidor que está instalado, vi que a carga era maior do que o outro que tinha em casa, então resolvi tirar o distribuidor para trocar a mola, mas antes de tirar, verifiquei quanto o avanço do vácuo estava puxando e, para minha surpresa, nada! O vácuo estava furado...
                            Troquei o vácuo do distribuidor e problema resolvido, não mexi nas molas por enquanto.

                            Quando fui recolocar, resolvi desativar uma tubulação que existe entre os coletores de admissão, que une um com o outro através de uma mangueira, pois, quando tinha meu fusca, nunca usei isso e conseguia carburar o motor direito.

                            Depois de tudo instalado dei partida e o carro pegou normalmente, o giro está subindo mais fácil (o distribuidor agora avança quando existe vácuo na admissão) e o buraco que tanto me incomoda diminuiu muito! Mas muito mesmo!

                            Agora só resta fazer mais alguns testes mudando a giclagem (lenta ou ar) e deixar o motor redondo.

                            Alguém sabe qual a função desta comunicação entre os coletores de admissão??? Porque, no meu caso, só atrapalhou...
                            Variant 1972 - Branco Lótus
                            São Paulo/SP

                            Comment


                            • #15
                              Re: Motor 1600 cc + W120 + Solex base 34 + Venturi 27 mm

                              Que roda e pneu você está utilizando? Pelo avatar não dá pra ver o modelo da roda.
                              Augusto Cesar Nunes

                              Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

                              Comment

                              Working...
                              X