Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ventilação do Cofre do Motor

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ventilação do Cofre do Motor

    Bom dia Pessoal,

    Ainda sou novo na turma, mas já compartilho da mesma paixão pelo besouro de vocês...
    Bom, estou reformando um 1300L 1983, que ao final de toda a resteuração receberá um 2300, mas até ainda tenho muito chão..

    Minha dúvida é a respeito da ventilação do cofre do motor, estive verificando e gostaria de saber se alguém já alterou ou retirou parte da lata que fica abaixo da "dentadura de baiano" na traseira.

    Minha ideia é rebaixar a temperatura dentro do cofre, mas tenho medo de criar um "túnel de vento" próximo a tampa que prejudique a refrigeração do motor por criar uma zona de baixa pressão atráz da capela.
    Baixando a temperatura no local acredito que melhorarei a temperatura do ar admitido, melhorando um ou outro cv.

    A questão de água também me preocupa um pouco, mas é mais fácil de resolver, assim como a fixação da tampa do motor.

    Não gosto da ideia da tampa afastada na parte superior, fica com cara de ap....
    1300L... Pois potência não é nada sem estilo

  • #2
    Re: Ventilação do Cofre do Motor

    Se você olhar os German Looks, verá que eles costumam recortar ou fazer furos atras da placa com o intuito de retirar ar quente do cofre. Outra coisa que um amigo nosso ai do sul está fazendo é colocar uma grelha na saia abaixo do capô para extrair ar quente gerado pelo sistema de escapamento. E tem também as entradas de ar na lateral, fabricadas aqui por nosso amigo Luiz da http://germanlook.com.br/ em Brasília.
    Arquivos Anexos
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Re: Ventilação do Cofre do Motor

      Bom dia, a respeito da ventilação colocando uma abertura na região da placa ví que existe um post aqui no forum ( que não localizei agora) citando que funciona. Da abertura na lateral tenho ideia de colocar uma pequena no para lamas traseiro com um tudo até o cofre, utilizando a grade que existia para frente do 1200 ( acho que era na região da buzina), assim fica mais "escondida", pois quero um sleeper ou algo partecido.
      1300L... Pois potência não é nada sem estilo

      Comment


      • #4
        Re: Ventilação do Cofre do Motor

        os furos da saia ficam muito féra

        Comment


        • #5
          Re: Ventilação do Cofre do Motor

          se abrir aquele rombo atras da placa não dá pra colocar a capela do gol bx?

          Comment


          • #6
            Re: Ventilação do Cofre do Motor

            Postado originalmente por tiago 74 Ver Post
            se abrir aquele rombo atras da placa não dá pra colocar a capela do gol bx?
            Capela de Gol, é para Gol. No Fusca sempre vai dar falta de refrigeração e vai ter apenas um visual. Caso queira algo eficiente ou use original ou as modelos estilo Porsche Bergmann ou Crestana que é cópia da Bergmann.
            Digo porque o Gol recebe ar frontal e a ventoinha é para os momentos em que esta quantidade é reduzida, no caso do Fusca isto não acontece e o volume de ar não é suficiente.
            Augusto Cesar Nunes

            Pesquisador
            Mecânico Entusiasta
            Analista em Informática
            gutocesa@hotmail.com
            gutocesa@terra.com.br

            Comment


            • #7
              Re: Ventilação do Cofre do Motor

              Concordo com o Augusto,

              A capela do Gol nasceu com outra finalidade, tanto que Gol BX e Fusca eram produzidos na mesma época e a VW não usava nos dois.

              Já ví sendo usada no fusca mas o resultado não é bom ou teve de ser toda modificada.

              A respeito do post, para refrigeração do motor ( cilindros, cabeçotes...) vou usar um sistema porsche ( cretana, sportsystens ou rojão) mas minha dúvida é a respeito do ar que "circula" dentro do cofre, que se aquece, prejudica a eficiência da ventoinha e ´´e admitido quente pelo motor.
              Este ar que queria saber se consigo melhorar
              1300L... Pois potência não é nada sem estilo

              Comment


              • #8
                Re: Ventilação do Cofre do Motor

                Postado originalmente por rafaellanzarini Ver Post
                Concordo com o Augusto,

                A capela do Gol nasceu com outra finalidade, tanto que Gol BX e Fusca eram produzidos na mesma época e a VW não usava nos dois.

                Já ví sendo usada no fusca mas o resultado não é bom ou teve de ser toda modificada.

                A respeito do post, para refrigeração do motor ( cilindros, cabeçotes...) vou usar um sistema porsche ( cretana, sportsystens ou rojão) mas minha dúvida é a respeito do ar que "circula" dentro do cofre, que se aquece, prejudica a eficiência da ventoinha e ´´e admitido quente pelo motor.
                Este ar que queria saber se consigo melhorar

                A ventoinha da Crestana é cópia da Bergmann que é vendida pela Sportsystem sob representação oficial da Bergmann. Já a do Rojão foi feita em cima da do Gol, usando uma hélice de radiador, só reparar nos detalhes.
                Estando todas as latas no lugar, o aquecimento é controlado, pois o ar é direcionado para a ventoinha. Caso falte por exemplo a lata frontal que cobre o escapamento, o aquecimento dentro do cofre é muito alto.
                Veja esta tabela do teste feito com e sem esta lata:

                Arquivos Anexos
                Augusto Cesar Nunes

                Pesquisador
                Mecânico Entusiasta
                Analista em Informática
                gutocesa@hotmail.com
                gutocesa@terra.com.br

                Comment


                • #9
                  Re: Ventilação do Cofre do Motor

                  mas que tipo de escape você vai usar ?? se for um tipo original que não avança para dentro do cofre é só vedar vem colocando aquela saia frontal "aquela lata que fica na frente da polia" que não subirá ar quente para a ventoinha sugar.. Já se for fazer turbo terá que fazer um escape diferenciado do coletor convencional aquele que sobe para dentro do cofre.. no meu projeto iremos usar dutos nos paralamas e por baixo tbém para expulsar o máximo de ar quente, mas dependendo do tamanho do motor e escape que você irá utilizar, as vezes não tem que ter tanta preocupação.. é só vedar bem.
                  Fernando / German Look 74
                  2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                  Comment


                  • #10
                    Re: Ventilação do Cofre do Motor

                    É só cortar a lataria pra passar o escape e o coletor:
                    Arquivos Anexos
                    Augusto Cesar Nunes

                    Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Ventilação do Cofre do Motor

                      o topico da tampa é meu,fiz no meu fusca pra baixar a temperatura no cofre mesmo,ajudando o sistema de carter seco que uso .vou estudar esse sistema na saia traseira,vou desenvolver algo que fique bonito aqui
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                      Comment


                      • #12
                        Re: Ventilação do Cofre do Motor

                        Bom dia,
                        A respeito da tampa, quero aproveitar que estou com o carro na funilaria e vou pegar um capo traseiro velho e recortar uma das tomadas de ar e colocar atrás da placa. Assim fica no mesmo padrão das de mais aberturas e ao mesmo tempo refrigera melhor, seguindo as ideias dadas aqui.

                        Na saia também vou fazer alguma coisa mas tenho de pensar um pouco mais c
                        omo fazer para ficar legal.
                        1300L... Pois potência não é nada sem estilo

                        Comment


                        • #13
                          Re: Ventilação do Cofre do Motor

                          Postado originalmente por rafaellanzarini Ver Post
                          Bom dia,
                          A respeito da tampa, quero aproveitar que estou com o carro na funilaria e vou pegar um capo traseiro velho e recortar uma das tomadas de ar e colocar atrás da placa. Assim fica no mesmo padrão das de mais aberturas e ao mesmo tempo refrigera melhor, seguindo as ideias dadas aqui.

                          Na saia também vou fazer alguma coisa mas tenho de pensar um pouco mais c
                          omo fazer para ficar legal.
                          Acho é graça!

                          Olhe esse tópico ai...
                          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...revista/page23

                          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                          Comment


                          • #14
                            Re: Ventilação do Cofre do Motor

                            Postado originalmente por luismj Ver Post
                            Acho é graça!

                            Olhe esse tópico ai...
                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...revista/page23


                            Pois é Luis, é tanta informação que fica difícil lembrar de todos os projetos. Bem lembrado este do Ranniere!
                            Augusto Cesar Nunes

                            Pesquisador
                            Mecânico Entusiasta
                            Analista em Informática
                            gutocesa@hotmail.com
                            gutocesa@terra.com.br

                            Comment


                            • #15
                              Re: Ventilação do Cofre do Motor

                              É, minha ideia não foi tão original assim...
                              mas ficou muito legal neste projeto e deve ficar agora novamente.

                              Talvez uma ópção seja colocar a tomada do 1500 ( aquela mais larag)na saia, tem que medir para ver se cabe
                              1300L... Pois potência não é nada sem estilo

                              Comment

                              Working...
                              X