Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Ao considerar o intervalo de troca devemos considerar tambem o tipo de oleo a ser usado, uma coisa está ligada a outra e não pode ser tratada separadamente. Intervalos muito grandes preveem uso de oleos sintéticos, cujo preço é exorbitante, eu prefiro trocar mais vezes e usar oleo comum, é bem mais em conta.
    Last edited by ricardo groetaers; 05-12-2007, 05:59 PM.

    Comment


    • #17
      Óleos de moto??!!

      A grande maioria das motos usa o mesmo óleo para motor e cambio, isto força os óleos de moto não utilizarem redutores de atrito, sob pena da embreagem em banho de óleo patinar.
      Isto é uma limitação qualitativa deste tipo de óleo.
      O fato de um óleo de moto ser 20W50, apenas diz que sua viscosidade é razoavelmente adequada para condições um pouco mais severas que um 20W40 (quando consideramos o Fusca).

      Agora usar um óleo sem redutor de atrito quando temos tantos outros com redutor de atrito....

      O óleo para moto era realmente escolha adequada na década de 80 pois não tinhamos opções melhores para uso automobilístico aqui no Brasil. Também usei muito, afinal tinhamos 20W40 SD ou SE, ou pior ainda SAE 40SC (monoviscoso).

      Porém a tecnologia existe e os produtos evoluem.

      Usar hoje um óleo de motos num motor (preparado então...), é ser bem saudosista...

      Só falta colocar um comando AP2, um kit de carburação Kadron (solex 40), Um jogo de rodas mexerica, vidros Raiban, vidros bolha, escape Kadron lateral, gasolina azul, pneus Wide Oval, Neblin nos faróis, e desfilar na Rua Augusta com o Besouro ouvindo no Toca fitas TKR o som de "...Descia a Rua Augusta a 120 por hora..."

      Senti saudades do meu pai...
      Ele tinha um 68 bege nilo mais ou menos assim...

      Ele gostava destas coisas no Fusca.

      Bom voltando ao que interessa.

      Este tipo de modificação no Fusca bem como o uso de óleos de moto deveria ser postado num Tópico chamado "Naftalina".

      Desculpem, mas sou sincero.

      Hoje em dia usar óleos para moto não é a melhor opção.
      Se não quebra, é pelo fato do motor VW a ar ser extremamente confiável, mas ele poderia ser melhor tratado com por exemplo um 20W50SL automotivo por exemplo
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #18
        Pô vader, assim vc me faz arrepender de nao ter colocado o Mobil 20w50 SM..

        Mas vou continuar usando pois o chico tb tem bagagem hehe...
        Abraço!
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por Gump-GTI
          Pô vader, assim vc me faz arrepender de nao ter colocado o Mobil 20w50 SM..

          Mas vou continuar usando pois o chico tb tem bagagem hehe...
          Abraço!
          Cada um sabe o que faz...
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #20
            na proxima troca eu coloco... mas acabei de por... hehe
            1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

            Comment


            • #21
              Já foi lançado o SM ? Lançaram tão depressa que eu nem ví.

              Comment


              • #22
                Já sim.. na embalagem vem escrito "O inimigo da borra."

                Ja achei por aqui por 15 reais...
                1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Já foi lançado o SM ? Lançaram tão depressa que eu nem ví.
                  O meu está com 5W30SM e mais uma carga de teflon e Ditiofosfato de Zinco...
                  Um verdadeiro coquetel Molotov... hehehe!!!

                  Pelo menos eu tenho onde testar estas tranqueiras antes de colocar no meu motorzinho. hehehe!!!
                  Dinos da GM!!
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #24
                    Vader, vc ta devendo fotos e videos do little!!! heheh, bem lembrado!
                    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                    Comment


                    • #25
                      concordo com o vader na parte do oleo de moto 4 tempo.
                      porém, o oleo da mato mais o molicote ja corrige o "defeito" desse oleo e ai sim na minha opiniao fica a escolha perfeita.
                      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                      Comment


                      • #26
                        Vader, qual a diferença entre os óleos 20w50, 20w40, SL, SM? Desculpe, mas sou completamente leigo nisso!!! hehehehe

                        Abraços!

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por Peppers
                          Vader, qual a diferença entre os óleos 20w50, 20w40, SL, SM? Desculpe, mas sou completamente leigo nisso!!! hehehehe

                          Abraços!
                          A viscosidade de um óleo, é erroneamente avaliada pelo índice SAE, pois aparentemente as pessoas acham que um óleo 20W50 é mais viscoso que um 5W30.
                          Até pode ser em baixas temperaturas, porém em temperaturas normais de funcionamento (temperatura de óleo por volta de 110 a 120 º Celsius), eles são parecidos, chegando o 5W30 ser mais viscoso. Num caso de uma sobre carga térmica, o 5W30 chega a ser mais viscoso que o 20W50.

                          A viscosidade sempre cai com o aumento da temperatura, porém óleos mais modernos (alguns sintéticos outros minerais hidrocraqueados), tem a queda de viscosidade bem mais lenta em função da temperatura. Desta forma se escolhemos um sistema de lubrificação com o sistema trabalhando com baixa temperatura (temp de óleo menor que 100º Celsius), o óleo 20W50 é a melhor escolha. Para conjuntos mais eficientes termicamente em que se aprovita para fazêr o sistema trabalhar até 120º celsius, o 5W30.
                          O 20W40... é lixo hoje em dia.

                          Quanto à aditivação, quanto maior a sigla API (SA, SB, SC...SJ, SL, SM), melores as características de aditivação, ou seja óleos mais resistentes À oxidação, estabilidade ao cisalhamento, depósitos nas câmaras, depósitos no sistema de lubrificação, oxidação do óleo, ferrugemn e desgaste.

                          Assim dá para ter uma ídéia de que a viscosidade não é exatamente o índice SAE (20W40, 20W50, 5W30, 10W40, etc), ma sim será necessário conhecer um pouco mais a fundo o comportamento do óleo em função da temperatura.


                          Para ver melhor estes detalhes, vejam as figuras anexas.
                          A primeira mostra como varia a viscosidade de 3 óleos. o 20W40, o 20W50 e o 5W30 em função da temperatura. as demais mostram como a aditivação (índice API), gera mais ou m,enos proteção ao motor. Por exemplo um óleo SF protege mais que o SE, portanto sua a´rea na figura é a do SE (vermelha)mais a do SF(laranja).

                          Um pouco da minha bagagem com óleo.

                          hehe!!
                          Arquivos Anexos
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #28
                            Não sei se o Master Vader simpatiza muito com o Sr. chico Biela, mas eu considero os dois da mesma forma.
                            Vou lhes contar a minha situação para que tenham uma idéia sobre lubrificantes:
                            ... Estou em Boa Vista - RR, extremo norte do Brasil, quase na linha do Equador em um clima tropical onde temos picos de 42*C à sombra.
                            ... Minha Maneira de guiar é com o pé na lata, 5000RPM parace marcha lenta!!! Eu uso o 25w50 BR Petrobras, indicado para motores com mais de 100mil rodados (meu motor só tem 9mil). Uso este óleo desde a montagem.
                            Não quero dizer que ele é o melhor óleo do mundo, mas eu nunca tive dor de cabeça com ele.
                            Agora imagine aí para vcs onde o clima é mais frio, será que o motor não trabalha com um ar refrigerante melhor??? (o ar daí é mais frio, não é???)
                            O que eu quero dizer é que temos que adequar o lubrificante à nossa maneira de guiar, seja ela "standart-drive" ou "dark-drive", hehehe.
                            Quanto a troca de óleo: eu troco com 2000-2500km, pois acho que o filtro de óleo faz falta sim!!! seja SL, SF, SJ ou SM ou Squalquer coisa.
                            Uma troca de óleo é tão barata que não dá para arriscar um motor de 4mil (no meu caso) por causa de 45 reais.
                            espero ter ajudado...

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por Sedan1971
                              Não sei se o Master Vader simpatiza muito com o Sr. chico Biela, mas eu considero os dois da mesma forma.
                              Vou lhes contar a minha situação para que tenham uma idéia sobre lubrificantes:
                              ... Estou em Boa Vista - RR, extremo norte do Brasil, quase na linha do Equador em um clima tropical onde temos picos de 42*C à sombra.
                              ... Minha Maneira de guiar é com o pé na lata, 5000RPM parace marcha lenta!!! Eu uso o 25w50 BR Petrobras, indicado para motores com mais de 100mil rodados (meu motor só tem 9mil). Uso este óleo desde a montagem.
                              Não quero dizer que ele é o melhor óleo do mundo, mas eu nunca tive dor de cabeça com ele.
                              Agora imagine aí para vcs onde o clima é mais frio, será que o motor não trabalha com um ar refrigerante melhor??? (o ar daí é mais frio, não é???)
                              O que eu quero dizer é que temos que adequar o lubrificante à nossa maneira de guiar, seja ela "standart-drive" ou "dark-drive", hehehe.
                              Quanto a troca de óleo: eu troco com 2000-2500km, pois acho que o filtro de óleo faz falta sim!!! seja SL, SF, SJ ou SM ou Squalquer coisa.
                              Uma troca de óleo é tão barata que não dá para arriscar um motor de 4mil (no meu caso) por causa de 45 reais.
                              espero ter ajudado...
                              Como não conheço pessoalmente o Chico Biela e tivemos poucas oportunidades de trocar "figurinhas", não posso me considerar amigo dele, pelo menos por enquanto.
                              Quem sabe em alguma próxima oportunidade, encontro de Fuscas tenhamos esta chance...
                              Admiro o conhecimento dele, a sua experiência e respeito profundamente as opiniões dele.
                              Em primeiro lugar por ser uma pessoa educada e coerente em seus comentários.
                              Não concordamos em tudo logicamente, até por que a linha dele é mais conservadora que a minha, mas até aí... Temos ao menos uma mesma paixão pelos Fuscas e pelos motores a ar.

                              Quanto a opinião dele a respeito de determinados assuntos dos quais discordo, não digo que está errado, mas apemnas exponho minha opinião.

                              Ninguém é dono da verdade nem ele, nem eu e nem ninguém, apenas tentamos cada um de nós à sua maneira expor seu ponto de vista, argumentar da melhor forma possível e poder passar adiante um pouco da nossa paixão. Neste ponto somos irmãos gêmeos!

                              A própósito deixo aqui um abraço a ele e a todos que o admiram também.

                              Só para ilustrar o respeito que tenho por ele, as bronzinas furadas para melhorar o fluxo de óleo, foi ele que sugeriu a algum tempo atrás.
                              Somente define no caso que apresentei para o nosso grupo, as dimensões dos furos e posições dos mesmos.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por Master Vader
                                O meu está com 5W30SM e mais uma carga de teflon e Ditiofosfato de Zinco...
                                Um verdadeiro coquetel Molotov... hehehe!!!

                                Pelo menos eu tenho onde testar estas tranqueiras antes de colocar no meu motorzinho. hehehe!!!
                                Dinos da GM!!
                                Estou prestes a motar meu motor (o mecanico tá apertado) e gostaria de saber como vc faz esse tratamento do motor com teflon. Vc monta todas as peças com teflon e mistura uma certa quantidade deste com o óleo no carter? E isso só se faz com o primeiro óleo ou se deve colocar esse teflon no óleo em todas as trocas? E quando se mistura ele no carter pode rodar normalmente até a próxima troca ou deve-se trocar antes??

                                Outra coisa q não entendi, porque diz que o óleo 20W40 é lixo??

                                Abraços.
                                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                                Comment

                                Working...
                                X