Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Postado originalmente por DanielRS
    Realmente, ainda mais que costumo rodar pequenas distancias (menos q 5km), o que não deve esquentar o óleo + que uns 70°, aí um 15W40 deve ser melhor msm.
    Eu deveria ter colocado a especificação de outros dois que tambem achei que poderiam ser bons, que é o Castro GTX Compact 15W40, que se diz proprio para carros 1000, que segue abaixo sua especificação:

    ANÁLISES TÍPICASCastrol GTX Compact 15W40 SL
    GRAU SAE 15W40 SL
    Densidade a 20/4°C - 0,883
    Ponto de Fulgor (VA) (°C) - ----- ?
    Ponto de Fluidez (°C) - ----- ?
    Viscosidade a 40°C (cSt) - 101,0
    Viscosidade a 100°C (cSt) - 13,75
    Índice de Viscosidade - 137

    O que acha desse? Será muito fino?

    Tem também o GTX Special que tem especificação no arquivo que anexei.

    Valeu Mestre!!
    Isso q é um curso de lubrificação!!! Tudo em prol dos VW a ar!!

    O melhor é este 15W40SL que você digitou. Aguenta bem eventuais aumentos de temperaturas e é bem fino a frio para facilirtar as partidas elubrificar rápido evitando partidas a seco (sem óleo).
    Se voc~e monitorou a temperatura de óleo e viu que nunca ela passou de 100º Celsius, qualquer um deles pode ser utilizado sem problemas, porém os que possuem maior IV ajudam no funcionamento a frio. Se passar dos 100º celsius... aí os de IV maior são praticamente obrigatórios para a boa vida util do motor.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #47
      Vader,
      Desculpe a bagunça que ficou o texto da minha última msg, não sei como parte de meu texto apareceu como "citação" e aquilo que deveria estar em "citação" foi misturado ao texto, mas como a sequencia não se modificou deixei assim mesmo. Mas vamos ao que interessa.
      Muito bem lembrado o IV, esse aspecto me passou completamente desapercebido (faz parte de um passado a muito tempo abandonado) e me fez perceber uma falha que cometi na última compra de oleo. Uso e sempre tenho em estoque o comum 20W50 SJ ou SL, qq marca conhecida e preço mais em contra (questão de padronização e praticidade), e aplico indiferentemente em carro ou moto, nunca houve problemas de patinação da embreagem. Vi um 25W50, verão chegando, temperatura subindo, e comprei. Coloquei esse oleo na moto e no híbrido e notei com o uso um pequeno vazamento na junção do cilindro com o carter no primeiro e na junta da tampa de válvulas no segundo. Isso confirma a sua explicação, maior indice SAE de viscosidade em clima frio (25W) e mesmo índice em clima quente (50) representa um decaimento mais acentuado da curva de viscosidade do 25W50 em relação ao 20W50. O que em temperaturas ambiente elevadas, como as que estão ocorrendo agora, pode fazer com que a viscosidade do 25W50 fique menor que a do 20W50 se o oleo no motor atingir grande temperatura. Não estou afirmando que isso é a causa desses pequenos vazamentos, mas a coincidência existe. Quanto as dúvidas e comentários sobre os gráficos e aditivos deixo para a próxima msg para este texto não ficar muito longo.
      Last edited by ricardo groetaers; 10-12-2007, 04:09 AM.

      Comment


      • #48
        Postado originalmente por DanielRS

        Valeu Mestre!!
        Isso q é um curso de lubrificação!!! TUDO EM PROL DOS WV A AR !!
        Não somente !
        Last edited by ricardo groetaers; 10-12-2007, 01:49 AM.

        Comment


        • #49
          Dúvidas continuação....

          Vader,
          Que eu me lembre,(não tenho aqui e agora os valores exatos, ainda estou buscando em meus alfarrapos) as temperaturas padrão onde são definidas as faixas de viscosidade que compõem os índices SAE são -15°C (por aí), para os oleos de clima frio (número seguido da letra W) e 100°C (por aí) para os oleos de clima quente (número puro sem o W). Dessa forma um oleo SAE30, seja mono ou multiviscoso, não pode apresentar a 100°C viscosidade maior que um oleo SAE40 (mono ou multiviscoso),quase encostando num SAE50, como sugere o gráfico que foi postado, sua viscosidade, nessa temperatura, deve obrigatoriamente ser menor, ou no máximo quase igual a de um oleo SAE40 (sob pena de sua classificação como SAE30 estar errada). Por outro lado as curvas de viscosidade dos SAE20W40 e 20W50 mostradas não podem manter sua subida de viscosidade com essa inclinação conforme a temperatura diminui, pois os oleos se tornariam uma geléia em temperaturas negativas e os multiviscosos devem manter suas propriedades lubrificantes em temperaturas ambientes na faixa de -10°C. Suas classificações como 20W estariam erradas. O comportamento da curva de viscosidade de um oleo na faixa dos 40° a 100°C, não pode desta forma, ser simplesmente extrapolada para valores fora desta faixa de temperatura. Deve existir algum fator que até o momento ainda não foi considerado.
          Last edited by ricardo groetaers; 10-12-2007, 04:52 AM.

          Comment


          • #50
            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Vader,
            Que eu me lembre,(não tenho aqui e agora os valores exatos, ainda estou buscando em meus alfarrapos) as temperaturas padrão onde são definidas as faixas de viscosidade que compõem os índices SAE são -15°C (por aí), para os oleos de clima frio (número seguido da letra W) e 100°C (por aí) para os oleos de clima quente (número puro sem o W). Dessa forma um oleo SAE30, seja mono ou multiviscoso, não pode apresentar a 100°C viscosidade maior que um oleo SAE40 (mono ou multiviscoso),quase encostando num SAE50, como sugere o gráfico que foi postado, sua viscosidade, nessa temperatura, deve obrigatoriamente ser menor, ou no máximo quase igual a de um oleo SAE40 (sob pena de sua classificação como SAE30 estar errada). Por outro lado as curvas de viscosidade dos SAE20W40 e 20W50 mostradas não podem manter sua subida de viscosidade com essa inclinação conforme a temperatura diminui, pois os oleos se tornariam uma geléia em temperaturas negativas e os multiviscosos devem manter suas propriedades lubrificantes em temperaturas ambientes na faixa de -10°C. Suas classificações como 20W estariam erradas. O comportamento da curva de viscosidade de um oleo na faixa dos 40° a 100°C, não pode desta forma, ser simplesmente extrapolada para valores fora desta faixa de temperatura. Deve existir algum fator que até o momento ainda não foi considerado.

            ??!!
            Letras grandes hein!

            Digo... normais.... hehehe!! pelo menos desde ontém... hehehe!!


            Basta ver os dados dos óleos que nossos amigos trouxeram.
            Não fui eu quem criou os dados Ricardo!
            Que a característica de viscosidade não é obrigatoriamente uma reta eu concordo, e realmente não é, porém entre os valores citados de 40 e 100 º Celsius ela praticamente se comporta assim daí se define um coeficiente de inclinação da mesma, que gera o IV.
            Quanto mais alto o IV menos inclinada ela é.

            Compare o gráfico que eu plotei (em cima dos dados passados pelo nosso amigo). Não criei informações, mas apenas é possível analizar o efeito de que os óleos com alto IV tem menor variação deviscosidade cinemática.

            Se você entende existirem outros fatores que estamos deixando de lado, (discordo disto, mas...) apresente sua teoria!

            Ninhuem aqui é dono da verdade.

            Óleo sempre foi e sempre será um tema polêmico...
            daí nossas discussões podem trazer alguma informação interessante.

            Setiver algum detalhamento melhor, divida com a gente.

            Obrigado.
            Last edited by Master Vader; 11-12-2007, 12:29 PM.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #51
              Ola galera tudo bem?
              Uso pouco aqui o forum,mas vou começar a usar com mais frequencia e tentar ajudar os amigos e aprender bastante com voceis aqui.
              Tirei varias duvidas a respeito deste topico e tb gostaria de tirar a minha agora.
              Em respeito ao oleo eu uso o oleo da marca VALVOLINE - SUPER COMPETITION - 20W50 SL.
              Usava antes o SJ e agora estou usando este nova especificaçao SL.
              Eu nao manjo nada de oleo,mas gosto de usar este pq e uma marca conheçida mundialmente e costumo ler na parte de tras da embalagem e neste oleo indica q posso usa-lo nas mais condiçoes severas de uso do carro e altas temperaturas.
              Nao sei se estou certo,mas e o q eu uso e penso.Meu motor e um 1600 a alcool e pelo fato de nao ter filtro de oleo eu troco pontulamente quando atingo 2.500 km rodados,sendo q esta troca esta na tabela da VALVOLINE para motores a AR.
              Gostaria de saber se estou agindo bem com meu motor,nao q eu ando rasgando sempre,mas ja q o oleo indica para condiçoes severas do motor eu optei pelo mesmo.
              Gostaria de saber se este oleo q eu uso e bom mesmo ou deveria usar utilizar outra marca,mas com a mesma especificaçao ou se todos as marcas conheçidas com a mesma especificaçao sao todas iguais?
              Um abraço a todos e obrigado!

              Comment


              • #52
                Postado originalmente por PEDRO ALEX
                Ola galera tudo bem?
                Uso pouco aqui o forum,mas vou começar a usar com mais frequencia e tentar ajudar os amigos e aprender bastante com voceis aqui.
                Tirei varias duvidas a respeito deste topico e tb gostaria de tirar a minha agora.
                Em respeito ao oleo eu uso o oleo da marca VALVOLINE - SUPER COMPETITION - 20W50 SL.
                Usava antes o SJ e agora estou usando este nova especificaçao SL.
                Eu nao manjo nada de oleo,mas gosto de usar este pq e uma marca conheçida mundialmente e costumo ler na parte de tras da embalagem e neste oleo indica q posso usa-lo nas mais condiçoes severas de uso do carro e altas temperaturas.
                Nao sei se estou certo,mas e o q eu uso e penso.Meu motor e um 1600 a alcool e pelo fato de nao ter filtro de oleo eu troco pontulamente quando atingo 2.500 km rodados,sendo q esta troca esta na tabela da VALVOLINE para motores a AR.
                Gostaria de saber se estou agindo bem com meu motor,nao q eu ando rasgando sempre,mas ja q o oleo indica para condiçoes severas do motor eu optei pelo mesmo.
                Gostaria de saber se este oleo q eu uso e bom mesmo ou deveria usar utilizar outra marca,mas com a mesma especificaçao ou se todos as marcas conheçidas com a mesma especificaçao sao todas iguais?
                Um abraço a todos e obrigado!

                Pedrão,

                Primeiro quero dizer que fico feliz de ver você postando aqui de novo.

                Mais um membro de santo André prestigiando a Fusca 4ever>

                O óleo que você usa é um bom óleo sem dúvida
                O que a gente tá discutindo aqui, é como avaliar melhor um óleo.

                Porém em geral marcas conceituadas (Valvoline, Shell, Havoline, Castrol, etc) podem sempre ser utilizadas sem medo.
                Po´rem sempre vale olhar a classificação API que demonstra a aditivação do óleo (veja as figuras que anexei). Assim
                Fuja de óleos SF, SGe SH. Utilize sempre óleos SJ, Sl ou SM.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • #53
                  Postado originalmente por Master Vader
                  Pedrão,

                  Primeiro quero dizer que fico feliz de ver você postando aqui de novo.

                  Mais um membro de santo André prestigiando a Fusca 4ever>

                  O óleo que você usa é um bom óleo sem dúvida
                  O que a gente tá discutindo aqui, é como avaliar melhor um óleo.

                  Porém em geral marcas conceituadas (Valvoline, Shell, Havoline, Castrol, etc) podem sempre ser utilizadas sem medo.
                  Po´rem sempre vale olhar a classificação API que demonstra a aditivação do óleo (veja as figuras que anexei). Assim
                  Fuja de óleos SF, SGe SH. Utilize sempre óleos SJ, Sl ou SM.
                  Obrigado VADER pelo retorno.

                  Dessas marcas q vc disse,sendo 20W50 SL elas soa todas iguais ou variam de acordo a marca do fabricante?
                  Se eu usar um VALVOLINE ou um HAVOLINE e tudo igual?
                  Ou tem diferenças tipo duraçao do oleo e etc.....?
                  Seu adesivo ja esta pronto heim!
                  Preciso mandar para vc.
                  Um abraço!

                  Comment


                  • #54
                    Concordo com o VADER.
                    Também acho que não podemos escolher o óleo somente pela classificação SAE, que não é muito precisa só com os dados dela. Deve-se analisar bem os descritivos técnicos dos lubrificantes, pois ele informa a fluidez em diferentes temperaturas (40° e 100° normalmente) e também o IV, que mostra a variação da viscosidade conforme o aumento da temeratura, que quanto maior melhor, e essas informações não constam nas embalagem. Perguntar mecânico então..............
                    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                    Comment


                    • #55
                      Postado originalmente por Master Vader
                      O melhor é este 15W40SL que você digitou. Aguenta bem eventuais aumentos de temperaturas e é bem fino a frio para facilirtar as partidas elubrificar rápido evitando partidas a seco (sem óleo).
                      Se voc~e monitorou a temperatura de óleo e viu que nunca ela passou de 100º Celsius, qualquer um deles pode ser utilizado sem problemas, porém os que possuem maior IV ajudam no funcionamento a frio. Se passar dos 100º celsius... aí os de IV maior são praticamente obrigatórios para a boa vida util do motor.
                      BLZ. Vou experimentar usar o 15W40 compact.
                      Assim que puder, quero instalar um marcador de temperatura para o óleo, acho q pode ser importante.

                      Valeu mestre pelos ensinamentos!!!!!!!
                      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                      Comment


                      • #56
                        sabia que geraria polêmica... Ótimo... HEHEHE!!!!!!!!!!!

                        Amigos.

                        Com certeza muitas dúvidas aparecem.
                        Inclusive pelo fato de avaliando as curvas que apresentei voc~es serem levados a concluir que o óleo pode virar uma graxa em baixas temperaturas e seforme no sentido das altas temperaturas aparaceerm viscosidades negativas (hehehe!!).

                        O fato é que para efeitos práticos o motor somente funciona em temperaturas relativamente altas.
                        Tudo bem que o ambiente pode estar a -30º Celsius (ou até menos), porém o motor funcionará em temperaturas bem mais altas. daí define-se um intervalo conveniente de temperaturas e a ele estabelece-se a condição que a viscosidade varia de forma linear, pura mentira, mas facilita para a avaliação.

                        Outro ponto:

                        Quando analisamos óleos monoviscosos ( a base de todo estudo de óleos está neles), a viscosidade de um óleo SAE 50 sempre será superior a qualquer óleo Sae menor que 50 em qualquer temperatura. Sempre!!
                        O fato é que ao avaliarmos óleos multiviscosos, pegamos sempre a viscosidade a 40º Celsius da Classificação SAE mais baixa e a viscosidade a 100º Celsius da Classificação SAE mais alta.
                        Como exemplo, vamos considerar um óleo 20W50.
                        Na teoria pelos valores da própria SAE, a viscosidade do óleo SAE 20 a 40º Celsius é de 89,9cSt e a viscosidade do óleo SAE 50 a 100º Celsius é de 18,3.
                        Na prática devido à aditivação com melhoradores de Índice de viscosidade, redutores de atrito, etc e etc, a viscosidade costuma ser modificada em alguns ou até todos os pontos de viscosidade. Assim os valores teóricos pouco ou nada servem para definirmos exatamente qual será a viscosidade do óleo em função da temperatura.
                        Prova disto é que um óleo 20W50, por exemplo, o Castrol GTX 20W50 SL possui Viscosidade de 175,9 cSt a 40º Celsius e 18,87 cSt a 100º Celsius.
                        Notem que a quente quase não existe diferença, mas a frio...

                        As tabelas / gráficos anexos mostram esta informação. Notem que podemos considerar praticamente lineares as viscosidades entre 40 e 100º Celsius, mas abaixo e acima disto isto não é verdadeiro pois a escala é logarítmica.
                        Agora o fato do óleo virar uma graxa em baixas temeparaturas (0º Celsius) é até verdade para os monoviscosos 50 60 e 70 SAE, porém viscosidade negativa não existe. hehehehe!!!

                        Desta forma o correto é escolherem um óleo conforme dados do próprio fabricante.

                        Seguem as tabelas com gráficos da viscosidade dos óleos monoviscosos de SAE 5 até SAE 70, tanto em SSU (segundos Saybolt Universal) vide o link http://www.solotest.com/fotos/1284127.htm e em centi Stokes.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by Master Vader; 10-12-2007, 07:12 PM.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #57
                          aproveitei hoje o estande da bardal na loja onde compro o óleo e pedi algumas sugestões .escolhi o óleo 5w30s da petrobrás com meia garrafa de bardal b12(pois só tinha 2l na prateleira mas depois vai ser renovado o estoque).Baseado na manuntenção e performace que gosto no fusca,o técnico da bardal é que sugeriu a quantidade de bardal b12.Experimentarei e posto os resultados,pois já usei este óleo sem o adtivo.abraços
                          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                          Comment


                          • #58
                            concluindo os testes com o óleo que citei acima a performace foi ótima e comparando com o óleo sem bardal houve um ganho de mais um cavalo com esa mistura mais os tres que ganho com o 0w30s.Pegava bem mas o ruido do motor não alterou ,ponto pro técnico da bardal que calculou que deu a receita certa sendo assim o óleo não ficou muito viscoso ,não deixou o motor pesado na subida de giros.A temperatura manteve-se normal,a pesar de hoje estar 40°c.Se notar algo mais relatarei aqui .abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment


                            • #59
                              Tá bom, depois de tudo isso...

                              Bom pessoal, depois de tanta discursão, IV para lá, Cst para cá, fico com uma dúvida:
                              Aqui na minha região onde faz 42* na sombra e como eu ando com o pé na lata o tempo todo, gosto de pegar a estrada de vez em quando, devo mudar de lubrificante??? O que eu uso atualmente é o 25W50 Petrobras de especificação SJ. O que vcs me recomendam??? Vader, o que vc Acha??? Havoline 20W40??
                              Havoline 10W40??

                              SJ ou SL???

                              HELP-ME!!

                              Comment


                              • #60
                                eu ia de havoline 10w40s.
                                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                                Comment

                                Working...
                                X