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Qual coletor de admissão usar??

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  • #16
    Postado originalmente por Master Vader
    Neste caso, realmente se for para usá-los originais, o mais curto é a melhor saída.

    Dê uma olhada no gráfico a seguir em que mostro aproximadamente o resultado que o dimensionamento (ca´lculo do comprimento do duto principalmente) de um coletor de admissão gera.
    Esta é a situação menos eficiente que temos, pois é uma curva típica de 3ª harmônica em que o ganho chega a ser de até 5% na faixa útil do coletor.

    Neste gráfico, temos o comparativo de um coletor original bem curto de boa qualidade e outro com comprimento calculado para a rotação util do motor (torque máximo à potência máxima de faixa útil em geral).
    O primeiro em vermelho e o segundo em verde.
    Para rotações muito baixas, ambos tem a mesma eficiência, ou seja não ajudam e nem atrapalham (lembrem que falei que ambos são de boa qualidade, portanto com rugosidade baixa).
    Isto funciona até a rotação N1.
    O coletor de admissão dimensionado foi calculado para gerar ganho na faixa de rotação N2 até a rotação N3 (normalmente N2 é torque máximo e N3 é potência máxima.
    O dimensionado tanto no trecho de N1 até N2 como acima de N2 chega a gerar perda de eficiência (+- 3%).
    Assim conclui-se que o coletor dimensionado de admissão de 3% ordem gera ganho de potência de até 5%.

    Quando conseguimos fazer um coletor de admissão de 1ª ordem chegamos a ter ganhos de mais de 10% nesta faixa, além da faixa ficar mais larga.

    O tipo de gráfico é exatamente o mesmo que conseguimos com escapes dimensionados, portanto a título de curiosidade o escape dimensionado faz a mesma coisa, ou seja ajuda em rotações entre N2 e N3 e atrapalha de N1 até N2 , assim como acima de N3.

    Ufa...
    OK mestre!!! Vou usar os curtos então. Só vou ter que dar um jeito de tampar aquele furo onde ia a mangueira do freio a vácuo.

    Uma curiosidade, porque a VW passou a usar os coletores +curtos?, sendo que ela nunca pretendia colocar altas potencias no motor torque, pelo contrário, queria + torque em baixa. Seria então melhor se reduzisse a rugozidade dos coletores + longos.

    VALEU MESTRE!!!!!
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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    • #17
      existem 3 modelos de coletores para dupla carburação, entrada dupla, certo?!
      WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

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      • #18
        Postado originalmente por DanielRS
        OK mestre!!! Vou usar os curtos então. Só vou ter que dar um jeito de tampar aquele furo onde ia a mangueira do freio a vácuo.

        Uma curiosidade, porque a VW passou a usar os coletores +curtos?, sendo que ela nunca pretendia colocar altas potencias no motor torque, pelo contrário, queria + torque em baixa. Seria então melhor se reduzisse a rugozidade dos coletores + longos.

        VALEU MESTRE!!!!!

        Pelo fato de um processo de produção não permitir grandes cuidados com as peças, tais como procedimentos manuais (caríssimos), a Engenharia avalia sempre a melhor relção custo benefício.
        Neste aspecto , mantendo os coletores com a rugosidade original, o mais curto é menos ruim ! hehehe!!!

        Assim coletores sem retrabalho, ou seja com alta rugosidade normal do processo de fundição, seguem a regra de : quanto mais curto menor perda de carga distribuida, portanto melhor.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

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        • #19
          Postado originalmente por matheusbat
          existem 3 modelos de coletores para dupla carburação, entrada dupla, certo?!
          Sim:

          Os bem baixos que eram utilizados nos SP2, Variant, e demais motores planos, Os médios do Fusca e os altos da Brasília.
          Algusn já foram utilizados em outras situações, mas basicamente são estes 3.
          O de entrada simples para dupla carburação existe o de Fusca e Brasília 1300 a álcool e o de saveiro Gol 1600 a álcool (este c/ aquecimento).
          "Master Vader"
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          • #20
            Postado originalmente por DanielRS
            OK mestre!!! Vou usar os curtos então. Só vou ter que dar um jeito de tampar aquele furo onde ia a mangueira do freio a vácuo.

            Uma curiosidade, porque a VW passou a usar os coletores +curtos?, sendo que ela nunca pretendia colocar altas potencias no motor torque, pelo contrário, queria + torque em baixa. Seria então melhor se reduzisse a rugozidade dos coletores + longos.

            VALEU MESTRE!!!!!
            blz pessoal
            bom eu li no regulamento da copa fusca que poderia se eliminar a mangueira do equalizador dos coletores da dupla carburação.Será que haveria algum ganho com isso?alguém já experimentou?curiosidade os meus coletores eram de uma kombi e são curtos,porém eu dei um polimentinho nas rugosidades que ficam da fundição por causa dos safados e mais baratos moldes de areia .Se alguém puder e tirar essa dúvida desde já agradeço.abraços
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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            • #21
              Postado originalmente por Master Vader
              Pelo fato de um processo de produção não permitir grandes cuidados com as peças, tais como procedimentos manuais (caríssimos), a Engenharia avalia sempre a melhor relção custo benefício.
              Neste aspecto , mantendo os coletores com a rugosidade original, o mais curto é menos ruim ! hehehe!!!

              Assim coletores sem retrabalho, ou seja com alta rugosidade normal do processo de fundição, seguem a regra de : quanto mais curto menor perda de carga distribuida, portanto melhor.
              Valeu mestre!!!!! Vai ser esses mesmo então.
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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              • #22
                Postado originalmente por Antonio carlos
                blz pessoal
                bom eu li no regulamento da copa fusca que poderia se eliminar a mangueira do equalizador dos coletores da dupla carburação.Será que haveria algum ganho com isso?alguém já experimentou?curiosidade os meus coletores eram de uma kombi e são curtos,porém eu dei um polimentinho nas rugosidades que ficam da fundição por causa dos safados e mais baratos moldes de areia .Se alguém puder e tirar essa dúvida desde já agradeço.abraços
                pelo que sei a eliminação dos tubos e equalização ajudam a mascarar algumas diferenças de regulagems e entradas falsas de ar nos carburadores. voce tampando eles, vo faz que o "unico" lugar que deveria entrar o ar seja pela boca dos carburadores, ai vc usando o equalizador pode ter maio precisao no acerto...

                acredito que seja isso... no meu esta tapado.

                t+
                WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

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                • #23
                  Postado originalmente por matheusbat
                  pelo que sei a eliminação dos tubos e equalização ajudam a mascarar algumas diferenças de regulagems e entradas falsas de ar nos carburadores. voce tampando eles, vo faz que o "unico" lugar que deveria entrar o ar seja pela boca dos carburadores, ai vc usando o equalizador pode ter maio precisao no acerto...

                  acredito que seja isso... no meu esta tapado.

                  t+
                  realmente o tubo de equalização mascara variações. Assim ele pode ser ruim e bom ao mesmo tempo.
                  Ruim para quem quer um ajuste mais fino do motor (ideal).
                  Bom para mecânicos que tem pouca ou nenhuma aptidão para regular uma dupla carburação.

                  Boa lembrança Matheusbat.

                  Valeu.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
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                  • #24
                    mateus e vader valeu pelas dicas.vou rodar sem o equalizador pra ver como reage.Se bem que só não tô com uma marcha lenta redondinha porque estou usando borboletas já bem usadas .Como vou ver se mando vir da giba umas borboletas de 34mm eu vou levando como dá até eu poder comprar.abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                    • #25
                      a experiência sem o equalizador foi muito boa.A lenta ficou mais suave e a erformace deu uma leve melhoria.fiz isso sem deixando a lenta como estava,auterando a curva de avanço inicial,pois como o vácuo num único coletor o avanço só iria ser suficiente pra mover a mesa com plena carga ,e com o equalizador se o avanço fosse avançado o carro ficava fraco.Deixei um astra colar na traseira e quando ele foi me ultrapassar coloquei o pé na tábua e o fusca sumiu na frente dele.O cara ficou revoltado tentando me pegar.Nunca mais ele vai duvidar de um fusca.Ainda mais o meu que tá bem hood ride deixa qualquer um pirado da vida.abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                      • #26
                        PRIMEIRAMENTE PARABENS A TODOS QUE POSTAM SEMPRE AQUI NO FORUM E PRINCIPALMENTE AO GRANDE VADER PELA FORÇA QUE DA A TODA A GALERA.

                        VAMOS LÁ... EU SOU MEIO NOVATO NO RAMO E ESTOU MONTANDO UM PROJETO PARA REFORMAR O MEU PUMA (UM GTS 1973) MOTOR TENHO UM 1600 COM UM CARBURADOR SÓ ... UM SOLEX PEQUENO E SEM VERGONHA...

                        TENHO ANDADO COM O PROJETO SEM MUITA PRESSA MAS APARECEU UMA OPORTUNIDADE NA MINHA FAMILIA PARA QUE EU TRAGA ALGUMAS PECINHAS DOS E.U.A. PELO QUE ACHEI NA INTERNET ESTÁ MUITOO MAIS BARATO.

                        VOU TRAZER UM KIT DE DUPLA CARB. WEBER 40 MAS ESTOU COM MEDO DE COMPRAR ERRADO. ALGUÉM PODERIA CONFIRMAR PRA MIM EM QUAL CASO O MOTOR É TIPO 1 , 2 , 3 OU 4 ??

                        ESSE É O VW Type II TYPE 4 2 X 40 IDF



                        E ESSE É O VW Type I Bug 2 X 40 IDF


                        ACHO QUE DA PRA VER COMO OS COLETORES SÃO DIFERENTES ...

                        OUTRA PERGUNTA IDIOTA ... QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS MODELOS IDF, ICT ... E ETC???

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                        • #27
                          Postado originalmente por DanielRS
                          Como não tenho ferramenta para reduzir a rugozidade dos coletores e não tenho a noção certa do quanto devo retirar neles e nem conheço ninguem que tenha capacidade de fazer pra mim (puxa que pobreza!!!), acho que será melhor deixá-los originais.
                          Sendo assim, seria + recomendável usar os curtos certo??

                          Abraços.


                          Eu uso uma vareta de valvula de fusca mesmo, com uma das pontas cortada (sem a ogiva), serrada mais ou menos uns 3cm (como um pão de cachorro-quente. Daí pego lixas, corto-as em "tiras", encaixo uma das pontas da tira nesse "corte", deixando-a enrolada, a conecto em uma furadeira doméstica (não tenho retífica) como se fosse uma broca normal. E faço eu mesmo o trabalho interno nos dutos tanto de coletores como cabeçotes.
                          Apenas uma dica doméstica.
                          Se vc precisar te posto fotos, abraço.
                          Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                          www.floripaboxer.blogspot.com

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                          • #28
                            Postado originalmente por gustavo.nit
                            PRIMEIRAMENTE PARABENS A TODOS QUE POSTAM SEMPRE AQUI NO FORUM E PRINCIPALMENTE AO GRANDE VADER PELA FORÇA QUE DA A TODA A GALERA.

                            VAMOS LÁ... EU SOU MEIO NOVATO NO RAMO E ESTOU MONTANDO UM PROJETO PARA REFORMAR O MEU PUMA (UM GTS 1973) MOTOR TENHO UM 1600 COM UM CARBURADOR SÓ ... UM SOLEX PEQUENO E SEM VERGONHA...

                            TENHO ANDADO COM O PROJETO SEM MUITA PRESSA MAS APARECEU UMA OPORTUNIDADE NA MINHA FAMILIA PARA QUE EU TRAGA ALGUMAS PECINHAS DOS E.U.A. PELO QUE ACHEI NA INTERNET ESTÁ MUITOO MAIS BARATO.

                            VOU TRAZER UM KIT DE DUPLA CARB. WEBER 40 MAS ESTOU COM MEDO DE COMPRAR ERRADO. ALGUÉM PODERIA CONFIRMAR PRA MIM EM QUAL CASO O MOTOR É TIPO 1 , 2 , 3 OU 4 ??

                            ESSE É O VW Type II TYPE 4 2 X 40 IDF



                            E ESSE É O VW Type I Bug 2 X 40 IDF


                            ACHO QUE DA PRA VER COMO OS COLETORES SÃO DIFERENTES ...

                            OUTRA PERGUNTA IDIOTA ... QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS MODELOS IDF, ICT ... E ETC???
                            O nosso motor do fusca é type I

                            no meu eu uso 40 IDF
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

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                            • #29
                              Re: Qual coletor de admissão usar??

                              Postado originalmente por Master Vader
                              Pergunta:
                              Um preparador me disse que essa rugosidade em carros carburados deve sim ser minimizada, porém, não tanto quanto em um motor injetado, pois quando carburado, caso as paredes sejam lisas por demais, o combustível acaba meio que condensando, fazendo com que além de gastão, perca potencia etc.
                              Quando injetado, a palavra já diz, o combustível é injetado não ocorrendo contato com as paredes do coletor, por isso até os carros atuais tem saído com coletores de plastico por exemplo. Algo mais ou menos assim.
                              Qual seu comentário Vader ? Abraço.
                              Por isto falei em minimizar rugosidade e não em polimento.
                              O polimento ajuda, porém só em rotações altas. Em baixas existirá "escorrimento" do combustível condensado nas paredes e portanto variações da relação ar combustível em função do tempo. na média ficará igual, mas em determinados momentos mais pobre e em outros mais rica (somente em baixas rpm é bom lembrar). Condensação ocorre sempre, porém com rugosidade o combustível condensado não escorre sendo apenas arrastado pelo fluxo de ar e mantendo a relação ar combustível praticamente constante.

                              Até agora não havia falado em polimento.

                              Deve-se ter em mente que para carros que andam na rua rugosidade controlada é interessante nos coletores, pois assim o "escorregamento" do combustível por condensação continua pequeno e deixamos de ter o excesso de turbulência em baixos regimes de rotação que reduz potência por queda de rendimento volumétrico.

                              Como já disse antes.

                              Coletores mais curtos sem retrabalho de diminuição de rugosidade, comparados com coletores mais longos (também originais), podem dar uma condição melhor por terem menor perda de carga.
                              Agora se fizerem o retrabalho de reduzir as rugosidades em ambos, desde que o motor tenha algum comando a partir do W100, verão que o mais longo dará um pouco mais de fôlego em rotações acima de 5000rpm sem prejuízo em baixas e médias.
                              O prinípio é o mesmo do dimensionamento de escape, aplicado a coletores de admissão onde o comprimento do tubo de admissão depende da rotação escolhida.

                              Quando fazemos o dimensionamento de coletor de admissão (poucos fazem isto), chegamos a conclusão que cada tubo deve ter aproximadamente 50 a 60cm de comprimento!!!
                              Como em geral isto fica inviável no aspecto construtivo, passamos a calculá-lo na segunda ou até na terceira harmônica da frequencia relativa a rotação escolhida.
                              Com isto chegamos a coletores de aproximadamente 15cm para rotações médias de 5000rpm.
                              ou seja mais próximos aos mais longos.

                              Motores injetados podem sim ser sempre polidos, pois o combustível é injetado após o coletor quase na cara dá válvula, portanto o combustível não passa pelo duto.

                              Motores que não tem pretensões de andar na rua também podem ter seus dutos polidos mesmo sendo carburados pois em alta o efeito de combustível escorrendo é eliminado pela alta velocidade do ar no seu interior.[/quote]



                              Resgatando o tópico...


                              Este tópico é de grande valia para mim, pois verifiquei que pode se aplicar ao meu caso.
                              Ocorre que estamos tendo dificuldade para regular o giglê de baixa justamente por causa deste efeito de escorrimento do combustível, pois meu carro roda com álcool e está com coletores curtos polidos tal como um espelho... OU seja, ora o carro fica pobre, ora rico, engasgando horrores em lenta. Pensei até que fosse o W110...

                              Li o que o Mestre acima escreveu e vou optar pelo curto com rugosidade original. Se bem que o longo com polimento modesto seja até melhor...
                              "May the force be with you!"

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