Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projeto Fusca Fafa 80' - German look

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Projeto Fusca Fafa 80' - German look

    Amigos, sei que é um assunto bem polido, encerado, mas todo dono de projeto se sente mais confiante diante de opiniões diretas sobre o seu projeto.
    Então, sintan-se a vontade de comentar, criticar.
    Segue dados da atual plataforma/fusca que recebera as atualizações;
    Fusca Fafa 1300L 80'
    Assoalhos novos, estrutura perfeita, suspensão toda nova, sistema de freios novos, parte elétrica refeita e sem emaranhados/gambiarras.

    Meta: German Look

    Hoje estou trocando os pneus originais tripinha por 185/60/15 na dianteira 195 ou 205/65/15 na traseira - radiais. (A Definir ainda)

    Motor atualmente é um 1300 carburação simples, vi varias receitas aqui de troca de comando, aumento de ponto de ignição (tutoriais bem explicativos) entre outros comentários ricos em informação.

    Oque me da a entender que seu quiser dar uma esticada ate uns 160kmh pra dar aquela zuada na galera na BR kkk
    O certo seria por um 1600 tork certo?
    A duvida² é caso queira implementar injeção eletrônica, e um kit T2 básico o mais recomendável seria com carburação simples ou dupla?.
    A Caixa pelo que li, o certo sera implementar a do SP2. Ou Itamar,
    Sistema de exaustão; 4x1

    PS¹: Vi umas rodas da Binno Aranha B850 Stock Car que seria o mais próximo aos Cargraphic 18 que calçam os Porsches 911/966 turbo .. curti elas pro Fusca!

    PS²: em relação ao projeto de um fusca German look que faz minha cabeça é este aqui abaixo! vejam vocês e opinem do mesmo
    http://www.volksworld.com/wallpaper/...k-beetle-30825

    Então é isso.
    Abraço Galera

  • #2
    Bem vindo! Blz?!

    Sendo curto e grosseiro: tem quanto pra INVESTIR?

    O(s) caminho(s) para seu projeto dependem da sua resposta à questão acima hehe!

    Obs1: só um jogo de rodas bacanas custam 3200 mais ou menos..

    Obs2: + freios... $$$$$$$

    Obs3: + suspensão...$$$$$$$$$$

    Obs4: + motor..$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Eu gosto do visual original, então não tenho a pitaquear quando à isso.
      Já no motor, tem que ver o que você quer dele, urbano ou estradeiro ? Qual o nível de potência e torque você quer atingir ? Te incomoda consumo maior ou num tá nem ai prá isso ? Quer um motor dócil ou pode ser extremamente nervosinho ? Essas são perguntas que você tem que se fazer, e só você pode responder, mais ninguém. Pode incluir outras, que o primeiro passo é esse, definir o que quer para o motor.
      A caixa de marchas, de cara, você tem uma relação coroa/pinhão muito curta. A forma que for preparar o motor é também quem ditará isso. Temos duas relações coroa/pinhão mais longas que a sua, e isso é função do que você determinará, quando definir o nível de preparação do seu motor, e o uso que quer para o carro.
      Quanto à colocar futuramente injeção eletrônica, ai sim, no momento eu ficaria com a carburação simples. Isso é só pelo fato que colocando injeção vai ter que tirar tudo, e comprar uma dupla prá tirar logo em seguida não faz sentido.
      No meu projeto usarei carburador simples. Isso me respondi na pergunta: "O que eu quero ?". O como fazer o que eu quero é que está sendo objeto de estudos. E o bacana é que mesmo mexendo com carros há muito, subindo em montes de sucata desde 1967, menino pequeno enchendo o saco dos mecânicos para me explicarem o que é e como funciona aquela peça, continuo aprendendo, e muito.
      Last edited by WalterJunior; 29-08-2016, 02:19 PM.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
        Bem vindo! Blz?!
        Sendo curto e grosseiro: tem quanto pra INVESTIR?
        O(s) caminho(s) para seu projeto dependem da sua resposta à questão acima hehe!
        Obs1: só um jogo de rodas bacanas custam 3200 mais ou menos..
        Obs2: + freios... $$$$$$$
        Obs3: + suspensão...$$$$$$$$$$
        Obs4: + motor..$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
        Abraço!
        Bão Delrio ?
        Iniciei a montagem do filtro de óleo do Fuscão, aquele que te falei há uns dois meses que tinha idéia de colocar. Demorei para digerir a inclusão dele no cofre do motor, mas não aguentei e vou instalar. Tentarei fazer ele o mais discreto possível. Já comprei o filtro, já fiz a furação no carro e coloquei a fixação. Comprei hoje conexões e mangueira, e amanhã devo começar a tirar as peças para pintar o motor e o filtro (não vou fazer serviço pela metade, né ?). Tenho também que ver como farei o retorno do óleo, mas isso só desmontando para confirmar.
        Como meus serviços não tem pressa, devo ficar o resto da semana com o carro parado. Ai vou matar as saudades do Jeep, da Rural e da Kombi, que passarão a ser meus carros de uso no lugar do Fuscão.
        Estou fotografando tudo, e terminando vou fazer uma página para isso. Inclusive vou contar a doideira, que deu extremamente certo, que faço nos filtros do Jeep e da Rural há muito.
        Last edited by WalterJunior; 29-08-2016, 02:30 PM.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment


        • #5
          Fala Walter! Até que enfim hehe!!

          Qual a bitola das mangueiras que vai usar? Vai ser com terminal prensado ou niple+abraçadeira?

          Manda uma foto ae!

          Abraço!

          Comment


          • #6
            Mangueira hidráulica, terminal prensado. 3.200 e qualquer coisa de lb/pol2. Um lado fixo, outro lado louco (móvel). Os dois lados loucos vão no filtro, facilitando desconectar ele para uma necessidade de se retirar o motor, já que o filtro vai preso à carroceria. Mangueira de 1/4" já daria, e eu até preferiria por ser mais fina e fácil de fazer as curvas, além de ser mais discreta, como minha chatura exige. Mas só achei de 3/16", o que não está de todo ruim.
            Só que cheguei agora e vi dois pacotinhos xing-ling em cima da mesa. Um deles são os termostatos que comprei para a minha nova chocadeira. Como um vizinho voltou da roça ontem, e me trouxe uma dúzia de ovo caipira galado azul, vou montar a chocadeira o mais rapidamente que conseguir dai volto ao Fuscão. Os ovos podem ficar até uma semana na geladeira, mas quanto mais rápido, maior a possibilidade de desenvolver um embrião. Eu pensei que teria que comer eles, mas agora o material completou-se, e vai faltar só uma mão de obra para montar tudo.
            Quando fizer tudo do filtro, dou o caminho das pedras conforme já te falei que vou inserir na minha página.
            Já estou com a carroceria furada e os parafusos de fixação instalados , o que foi dificílimo de fazer, pois traçar aquilo com a forração e isolamento termo-acústico por cima não foi fácil. E olhe que o Fuscão é 71, época que esses ítens eram melhores. Ia começar a tirar carburador, gerador, e a torre amanhã pela manhã, mas já adiei. Adiei por causa de pinto. Imagine !...
            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
            www.waltergjunior.com

            Comment


            • #7
              Heheheh! Tá certo!

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                Bem vindo! Blz?!

                Sendo curto e grosseiro: tem quanto pra INVESTIR?

                O(s) caminho(s) para seu projeto dependem da sua resposta à questão acima hehe!

                Obs1: só um jogo de rodas bacanas custam 3200 mais ou menos..

                Obs2: + freios... $$$$$$$

                Obs3: + suspensão...$$$$$$$$$$

                Obs4: + motor..$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

                Abraço!
                E ai Brother! blz Delriobr Tenho muito tempo e vou racionar o investimento; tipo casas Bahia kkkk
                vamos la;

                Obs1: vou pegar por ultima, e provavelmente vou importar-las (Depois explico esta parte)¹

                Obs2: Seriam as primeiras implementações - Freios a disco pelo que vi tenho duas vertentes usar, as do golf ou um kit de freios com discos perfurados/ventilados (achei barato ate as pinças da wilwood, não sei da qualidade só) - Pelas pesquisas da pra investir de boa.

                Obs3: Suspensão traseira da variant 2, dianteira irs. - Pelas pesquisas da pra investir tbm.

                Obs4: Ai que ta a duvida cruel, eu queria uns 180/200cv o mecânico da minha cidade pediu uns 5mil para fazer o motor virar 1500 diz que anda mais e mais econômico (bom, a ideia e preparação então consumo deveria de esquecer kkk) Isso sem kit turbo, seria um aspirado médio que ele iria fazer, se eu gastar 5mil ... sei la mas, eu achei um motor de subaru aqui na fronteira (Foz de Iguaçu PR/ Cidade do Leste PY) por 7mil, claro vou ter que comprar uma fueltech tbm ne, mais uns 2500,00 mais ou menos (não sei quanto custa hoje). Mas a ideia inicial era de manter o motor boxer do fusca, entendo que o limite é meu limite bancário tbm kkk mas pra chegar aos 150cv ou 180cv no motor boxer do fusca seria tão complicado assim?

                Abraços

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
                  Eu gosto do visual original, então não tenho a pitaquear quando à isso.
                  Já no motor, tem que ver o que você quer dele, urbano ou estradeiro ? Qual o nível de potência e torque você quer atingir ? Te incomoda consumo maior ou num tá nem ai prá isso ? Quer um motor dócil ou pode ser extremamente nervosinho ? Essas são perguntas que você tem que se fazer, e só você pode responder, mais ninguém. Pode incluir outras, que o primeiro passo é esse, definir o que quer para o motor.
                  A caixa de marchas, de cara, você tem uma relação coroa/pinhão muito curta. A forma que for preparar o motor é também quem ditará isso. Temos duas relações coroa/pinhão mais longas que a sua, e isso é função do que você determinará, quando definir o nível de preparação do seu motor, e o uso que quer para o carro.
                  Quanto à colocar futuramente injeção eletrônica, ai sim, no momento eu ficaria com a carburação simples. Isso é só pelo fato que colocando injeção vai ter que tirar tudo, e comprar uma dupla prá tirar logo em seguida não faz sentido.
                  No meu projeto usarei carburador simples. Isso me respondi na pergunta: "O que eu quero ?". O como fazer o que eu quero é que está sendo objeto de estudos. E o bacana é que mesmo mexendo com carros há muito, subindo em montes de sucata desde 1967, menino pequeno enchendo o saco dos mecânicos para me explicarem o que é e como funciona aquela peça, continuo aprendendo, e muito.
                  Oi WalterJunior tudo bem amigo, então eu fiquei no muro bem no começo da compra do meu fusca.. pois adoro os originais e me fascinam os preparados kkk! Apos procurar analisar e conversar com mecânicos vi que transformar meu Fafá em placa preta seria uma dificuldade só.. parti para a ideia da preparação; tive experiencias com preparação de vw gol encaixado na categoria DT-B Tração dianteira Turbo ate 900cv sem nitro. O meu tinha 400cv...mas depois de virar Papai vendi tudo e comprei um sedan original .
                  Então na mesma ideia, se eu preparar um motor o consumo posso esquecer do termo economia kkk, mas desta vez eu queria algo que pudesse usar na cidade sem ficar brincando, e na estrada/br onde possa dar umas puxadas mais interessantes...

                  Abraço irmão, li seu blog muito bacana por sinal!

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por estebanruiz Ver Post

                    E ai Brother! blz Delriobr Tenho muito tempo e vou racionar o investimento; tipo casas Bahia kkkk
                    vamos la;

                    Obs1: vou pegar por ultima, e provavelmente vou importar-las (Depois explico esta parte)¹
                    Obs2: Seriam as primeiras implementações - Freios a disco pelo que vi tenho duas vertentes usar, as do golf ou um kit de freios com discos perfurados/ventilados (achei barato ate as pinças da wilwood, não sei da qualidade só) - Pelas pesquisas da pra investir de boa.
                    Obs3: Suspensão traseira da variant 2, dianteira irs. - Pelas pesquisas da pra investir tbm.
                    Obs4: Ai que ta a duvida cruel, eu queria uns 180/200cv o mecânico da minha cidade pediu uns 5mil para fazer o motor virar 1500 diz que anda mais e mais econômico (bom, a ideia e preparação então consumo deveria de esquecer kkk) Isso sem kit turbo, seria um aspirado médio que ele iria fazer, se eu gastar 5mil ... sei la mas, eu achei um motor de subaru aqui na fronteira (Foz de Iguaçu PR/ Cidade do Leste PY) por 7mil, claro vou ter que comprar uma fueltech tbm ne, mais uns 2500,00 mais ou menos (não sei quanto custa hoje). Mas a ideia inicial era de manter o motor boxer do fusca, entendo que o limite é meu limite bancário tbm kkk mas pra chegar aos 150cv ou 180cv no motor boxer do fusca seria tão complicado assim?

                    Abraços
                    Nó ! Suas pretensões são motivo de papo lá no Dark Side. Tem doidão prá tudo lá, só não tem para andar devagar.
                    Só te falo uma coisa: Para chegar nos 150/180cv como quer, terá obrigatoriamente que usar um comando mais bravo. Terá um carro com consumo mais elevado, e muito nervosinho para rodar na cidade.
                    Isso só para comentar o efeito. Já a causa, terá que usar peças forjadas, mais caras, e é perigoso a sua carcaça nem servir. Resumindo, um motor todo novo é o melhor para isso.

                    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                    www.waltergjunior.com

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por estebanruiz Ver Post

                      Oi WalterJunior tudo bem amigo, então eu fiquei no muro bem no começo da compra do meu fusca.. pois adoro os originais e me fascinam os preparados kkk! Apos procurar analisar e conversar com mecânicos vi que transformar meu Fafá em placa preta seria uma dificuldade só.. parti para a ideia da preparação; tive experiencias com preparação de vw gol encaixado na categoria DT-B Tração dianteira Turbo ate 900cv sem nitro. O meu tinha 400cv...mas depois de virar Papai vendi tudo e comprei um sedan original .
                      Então na mesma ideia, se eu preparar um motor o consumo posso esquecer do termo economia kkk, mas desta vez eu queria algo que pudesse usar na cidade sem ficar brincando, e na estrada/br onde possa dar umas puxadas mais interessantes...

                      Abraço irmão, li seu blog muito bacana por sinal!

                      Minhas pretensões para motor é algo entre 70 e 80cv, com um bom torque. No caso do seu carro, eu arrumaria o motor do Fusca para deixar ele mais esperto, e até econômico, porque não. Reformaria corretamente, independentemente da preferência de estilo, e usaria muito. E re-reformaria se necessário. No final deixava de herança para o fiote. Mas o que quer só você pode responder. Faça como quer, na medida do possível. Não se fruste.
                      A página anda meio parada, mas instalando o filtro de óleo no Fuscão vou escrever sobre ele. Sobre o filtro dos Willys e sobre a instalação do filtro Fram no Fusca. Só animei instalar o filtro de óleo no Fuscão por causa de uma doideira que inventei em fazer nos filtros do Jeep e da Rural, e que deu muito certo. O óleo é trocado e descartado limpinho, dá até dó de jogar fora. Na verdade, há umas três semanas, troquei o óleo da Rural, e guardei 4,5 litros dele, para colocar nos filtros de ar. Tenho três carros que usam filtro de ar à banho de óleo, e agora tenho óleo prá dar de pau. Tenho também que escrever sobre o desfecho da válvula termostática da Faustina. Agora que o motor dela amaciou, ou quase, terminei a novela da termostática dela.
                      Já a placa preta, num gosto muito. Já vi tanta porcaria com placa preta, que acho que ela nem é distinção de carro merecedor para o restante mais. O meu carro para placa preta é só ir lá, aguentar a amolação e chatice de vistorias e papos desinteressantes. No final terei o mesmo carro, e economizarei 53,14 Réis de IPVA. De mais a mais, gosto do carro para uso, e não para demonstração. O Fuscão é meu carro de uso, sempre foi, nunca tive outro.
                      Last edited by WalterJunior; 13-09-2016, 08:12 PM.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por estebanruiz Ver Post

                        E ai Brother! blz Delriobr Tenho muito tempo e vou racionar o investimento; tipo casas Bahia kkkk
                        vamos la;

                        Obs1: vou pegar por ultima, e provavelmente vou importar-las (Depois explico esta parte)¹

                        Obs2: Seriam as primeiras implementações - Freios a disco pelo que vi tenho duas vertentes usar, as do golf ou um kit de freios com discos perfurados/ventilados (achei barato ate as pinças da wilwood, não sei da qualidade só) - Pelas pesquisas da pra investir de boa.

                        Obs3: Suspensão traseira da variant 2, dianteira irs. - Pelas pesquisas da pra investir tbm.

                        Obs4: Ai que ta a duvida cruel, eu queria uns 180/200cv o mecânico da minha cidade pediu uns 5mil para fazer o motor virar 1500 diz que anda mais e mais econômico (bom, a ideia e preparação então consumo deveria de esquecer kkk) Isso sem kit turbo, seria um aspirado médio que ele iria fazer, se eu gastar 5mil ... sei la mas, eu achei um motor de subaru aqui na fronteira (Foz de Iguaçu PR/ Cidade do Leste PY) por 7mil, claro vou ter que comprar uma fueltech tbm ne, mais uns 2500,00 mais ou menos (não sei quanto custa hoje). Mas a ideia inicial era de manter o motor boxer do fusca, entendo que o limite é meu limite bancário tbm kkk mas pra chegar aos 150cv ou 180cv no motor boxer do fusca seria tão complicado assim?

                        Abraços
                        Fala Esteban! Projeto bacana pra vc, sem dor de cabeça, seria um 1600 turbo. Motor aspirado gasta muito pra montar e toma pau de 1.6 turbo hehe! Andei de carona num passat turbo e te digo.. rola gastar dinheiro com aspirado não! Turbo é outro nível! :P

                        Mete uma relação longa na caixa, rodas 205/45/17, turbinho de leve rodando com 0,6 a 1 kg de pressão, e fica sossegado com o 1.6 turbo injetado. Pronto!

                        Seu câmbio vai quebrar direto hehe! Com motor de subaru original, ap original, vw ar turbo leve ou mesmo um aspirado forte.. o câmbio vai quebrar! FATO! Dizem que aguenta no máximo uns 90 cv (no limite já...).

                        Seu projeto é coisa de 10 anos e muitos milhares de reais hehe! Dá pra ter coisa boa rodando em menor tempo e menor custo! Um mero 1.6 turbo injetado com rodas grandes e disco nas 4... já era!

                        PS: 5000 reais pra passar um motor de 1300 pra 1500cc... tá beeeeeeeeeeeem caro!

                        Comment


                        • #13
                          Ô Delrio ! Vamos aproveitar o assunto do Esteban, e bater papo.
                          Tô acabando a instalação do filtro, digo, pintura daquela lataiada toda junto com instalação do filtro de óleo. É que tinha um pulverizado de azul no isolamento termo-acústico do corta fogo. Eu ia pintar, e já com a pistola suja de tinta, pinta tudo. Desmontei o arranjo do motor todo, e para montar é aquela nojeira de sempre: Limpa tudo, limpa parafuso, coloca os certos no lugar certo, e com isso o serviço sai devagar. (O mecânico não é essas coisa, né, mas o preço é ótimo. E junta que num tenho pressa mesmo, pois estou adorando rodar de Kombi. Estava... Ontem ela rateou, e eu sei que era cabeçote bambo. Mandei para a oficina e estou batendo de Jeep). Se bem que nesse serviço o gerador e o suporte era obrigatório eu tirar para fazer a rosca da mangueira de retorno do filtro. Falando no gerador, com ele na mão, levei para o eletrecista para uma limpeza e troca de rolamentos. Tinham mais de 25 anos que eu não trocava aqueles rolamentos, e se travam, dá titica.
                          Amanhã, se der, coloco o filtro de óleo e o carburador no lugar, ai acaba. Se bem que, com o carburador na mão não custa nada uma limpezinha por fora, já que não tem muito que limpei ele todo. Ai vem que, com o carburador limpinho na mão, num custa nada abrir, tirar a flauta, e dar uma escariada nos furos, que nem que o Marcelo Vader ensinou.
                          Mas o filtro de óleo só vai funcionar daqui uns 10/15 dias, depois que eu trocar o óleo do motor. Tá vendo ? Uma coisa puxa outra e num sou de ver serviço por fazer e ir largando prá depois. Ai demora... Azar !
                          Me fala ai: Já mudou para a Vila Real de Sua Majestade de Sabarabuçu ?
                          Tenho um mecânico de confiança, muito bom e chato. Antigamente só mexia com VW a ar, mais nenhum. Num regulava nem platinado se não fosse um VW a ar. Só que ele tá que nem nóis, ficando velho a cada dia...
                          Last edited by WalterJunior; 26-09-2016, 09:47 AM.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Fala Walter! Passa o endereço da oficina do cara via mensagem privada!!

                            Quem mexe no meu fusca é só eu hehehe! Já me aventurei até na pintura! Ficou ruim pois foi a primeira vez. Da próxima ficará melhor pois já sei onde errei e como corrigir! :P

                            Cansei de gastar dinheiro com neguinho porco.. porcaria por porcaria, eu mesmo faço hehehehheheeh!

                            Acabou que não mudei, apesar de quase todas as minhas coisas estarem na casa do pai.. consegui um estágio numa oficina aqui em Mariana. Por enquanto está ruim de grana e continuo aberto a novas oportunidades. Gostaria de fazer estágio com o senhor que você comentou! Quero me aprofundar mais na mecânica do volks..

                            Abração!

                            Comment


                            • #15
                              A oficina dele hoje mexe com qualquer carro, não é só os VW a ar mais. As ferramentas específicas ele vendeu muitas. Uma hora para, é o normal. Ele disse que quer se aposentar. Mas isso eu também quero...
                              Last edited by WalterJunior; 26-09-2016, 09:54 AM.
                              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                              www.waltergjunior.com

                              Comment

                              Working...
                              X