Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marcha lenta com W110

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Marcha lenta com W110

    Achei esses vídeos no Youtube de um motor no qual o cara diz que tem um W110. No vídeo, o tacômetro chega a dar menos de 600 rpm na lenta, salvo algum errinho de paralaxe. A dúvida é se o W110 dá uma lenta tão baixa assim.
    Seguem os links dos vídeos:


    https://www.youtube.com/watch?v=_VDClcIslFU

    https://www.youtube.com/watch?v=sakl62g_GSw
    Last edited by WalterJunior; 10-10-2016, 12:14 PM.
    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

  • #2
    Fala Walter! Duvido desta marcha lenta com w110. Pode ser comando feito sob medida tipo os da SOBE..

    É o mesmo motor no teco teco e na kombi?!?!

    Comment


    • #3
      É a mesma Kombi nos dois vídeos. O que achou ser um Teco-Teco, provavelmente no vídeo que mostra os instrumentos, é a mesma Kombi. Prestenção, sô !
      Minha experiência com comandos além do 2AG é nula. Sei das características de cada um, o que cada vai dar de diferença para o outro, ou pelo menos tento saber. Mas tudo teórico, e a marcha lenta a gente não se vê em teoria. E como é sempre um item que fica prá lá, pois a turma que enfia comando no motor normalmente num esquenta com lenta. E é sempre a minha dúvida maior. Não vou usar W110. Fico sempre entre o 266 e o W100, mas já pensei em VZ14 também. Como sou de libra, balanceado, acabo ficando com o do meio.
      Falando em sígno, Salve 16 de outubro. Dia de Santa Edwiges protetora dos endividados. E minha protetora particular também ! Acho que é por isso que, mesmo aos trancos e barrancos, saldo minhas dívidas.

      PS: Acabei de instalar e ligar o filtro de óleo. Me bateu demais a vedação dele, pois eu tinha que ter ajustado tudo com o filtro na mão, sem pintura. Ficou parado um tempão e não me dei ao trabalho. Tive que ajustar a tampa e a vedação com tudo montado, muito mais difícil.

      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Hehehehehehe! Desculpe ae o deslize!!! Vi o parabrisa bi partido e o painel diferente.. parecia mesmo um painel de avião heheh!

        Mano, eu gostei mesmo do w100! Versátil demais o bixo! Foi de boa no 1600 com solex 30 central e depois mostrou seu potencial quando montei dupla carburação! Gostei tanto do w100 que mesmo agora que aumentei o kit camisa-pistão pra 90,5mm (1776cc), continuo firme e forte com ele! No 1600 solex 30 e dupla, conseguia marcha lenta a 780 rpm com motor frio.. :P

        Deixa eu ver de perto seu projeto! Estou em Sabará novamente!

        Abraço!

        Comment


        • #5
          Meu projeto é só projeto. Só estou juntando informações, pois meu motor, apesar de rodar um bom tanto ainda e não bater nada, já dá uma passagem nos segmentos. E não vou fazer meio serviço quando for fazer, mesmo porque trocando segmentos, aumento pressões e as forças nos mancais, que não são novos. Ai em pouco tempo arruína tudo. Então espero mais e faço tudo. Por enquanto vou rodando com ele do jeito que está. Anda bem, bebe pouco. Naquela viagem que fiz em junho, comemorando os 45 anos do Fuscão, ele deu 14,43 Km/l, e abaixou 50ml de óleo. Meio pentelhésimo de anus de grilo na vareta. Num demora vou ter que ir lá, levar uma TV novinha para deixar na roça do meu primo, ou seja, essa é a melhor desculpa que arrumei para ir tomar uma com meu primo. Vou no Fuscão, e como devo ir sozinho, vou andando mais na boa, na mansidão entre 70 e 90, só prá ver se bebe até menos. Os 14,43 foi rodando entre 80 e 110.
          Estou namorando o 266,W100 e o VZ14. Esse último acho mais difícil de eu usar, pois além de ser difícil encontrar a ponto de ter que importar (dá perto de 1.000 réis importando), não encaixa tão bem no meu projeto. O que a gente baba é o levante dos VZ, mas acho que com o VZ14 não terei uma lenta decente com o 30PIC.
          O 30PIC é o gargalo do meu projeto. É o desafio, pois é o ponto inicial a manutenção dele no lugar que está. Ele vai me limitar rotação lá pelos 4.500rpm, mas essa rotação não costumo atingir. Só se dirigir mais esportivamente. Mas apesar de eu saber fazer todo tipo de cabeludagem com um volante nas mãos, já não estou para isso mais. E como costumo mudar marcha um tico acima da rotação de torque máximo, e como no W100 isso dá 3.800 rpm, acho que o motor vai ficar mais esperto que espero, mesmo que com o 30PIC. As pretensões é algo perto de 70CV e 15 Kgm, além de econômico. Isso COM as limitações do projeto.
          Ah ! O meu distribuidor é irmão do carburador, e fica também. É o Bosch de avanço a vácuo somente. Vi um gringo comentando que ele dá 42º de avanço final, mas não informou qual rotação. Como o 1904 (Lembro que era um 74x90.5) dele usava comando original, acredito que 42º de avanço do distribuidor sejá lá pelos 4.200rpm. Se bem que esse avanço tem que ser comparado usando a depressão no avanço, pois o carburador que ele usava acho que é um 34PICT, diferente do meu 30PIC. O objetivo dele era baixas emissões e baixos consumos. Gringo gosta de carburador maior, né ? Mas já vi eles usarem flanges para instalar o 30PIC. Vou procurar o link do gringo, é um vídeo no Youtube. Achando passo para apreciação.

          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

          Comment


          • #6
            Demorou!!!

            Parece que o comando mais apropriado para seu perfil é o 266 mesmo! Já viu o tal solex 31 pict, o tal modelo exportação? Seria uma boa! Só não sei quanto a facilidade de se achar peças.. Cheguei a comprar e montar um coletor para solex 35 alfa1 de monza 1.6a gasolina.. encaixa perfeito em qualquer projeto que se queira manter carburador central! Nunca tive a chance se testar... hehe! Ele tem venturi 26 e borboleta 35..

            Uma boa opção seria o solex 32 DIS de fiat 147!!! Já viu?!

            Ou tem que ser mesmo o solex 30 normal?

            Abraço!

            Comment


            • #7
              A tendência é manter o 30PIC. E o original de Fábrica, que está parado há uns 30 anos. Mas mexo com ele só depois que montar o motor.
              No caso de uma troca do carburador, a única opção que me agrada é o 32PCI. É difícil peça também, principalmente a flauta. Mas juntas servem a do 28PCI, o do 1200. Mas na Argentina se fabrica dele novo, só não achei as peças pela internet. Olha só que boa desculpa de se ir lá. Vou de Rural...

              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #8
                Acompanhando!
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

                São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                ++++++++++++++++++++

                RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                Comment


                • #9
                  Acompanha só não. Pitaqueia.
                  Meu dilema é o seguinte. Vou manter o 30PIC, é ponto. O visual do motor vai ser o mesmo de sempre. Vou ter lenta boa com o W100, mesmo aliviando o volante em 1 Kg aproximadamente ? Ou o 266 nesse caso cai melhor nesse caso ? O 266 me dará 0,8 Kgm de torque máximo à mais que o W100. Em contra-partida o W100 me dará uns 10 cv à mais que o 266, na rotação que o 30PIC abre o bico. O torque máximo do W100 é muito próximo ao do 266, e a curva de torque do W100 me deixará o carro melhor, com torque máximo mais alto, e bom torque nas rotações abaixo, como já é conhecido. Isso faz do W100 o canditato de maior peso.
                  A dúvida maior é a lenta que terei com os dois comandos. Estou preferindo ser mais conservador e usar o 266, que certamente me dará uma lenta absolutamente original, perto dos 600 rpm, passando completamente despercebido, mesmo aliviando o volante em 1 Kg. E tem o agravante que o 266 da SamCams tem LC de 109º, contra 108º do W100 original, ou 107º de uma cópia. O cruzamento menor do 266º vai me ajudar na lenta.
                  Meu carro é careta, original ao extremo. Placa preta é só ir lá, mas não gosto dela, pois prá mim não difere em nada. Já vi muita titica com placa preta, muita mesmo. E de mais a mais meu carro é de uso diário, sempre foi, nunca tive outro. Eu gosto é de andar nele, e de fazer desaforos, deve dar prá notar. Já faço muito desaforo com meu 1600 que acho ter comando Tork e não sei a medida das camisas dele. Mesmo já rodado, com 151.000 Km, continua fazendo desaforos. Com 74 mm e um comando melhor que o Tork, ou mesmo que o do SP2, vai ficar muito topetudo.
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

                  Comment


                  • #10
                    Eu uso comando W110 cópia da Federal Mogul e tenho lenta estável, não deixo com 500rpm porque é prejudicial para o motor, mas segura essa lenta normalmente. E ainda estou usando Solex 32 preparadas. Já usei Solex 40 e mantinha a lenta perfeitamente em 700rpm, até menos se eu quisesse . Resumindo, comando W110 dá lenta perfeita, conheço gente que usou W120 e tinha a lenta perfeita também . Tudo isso em motores 1600.
                    Bruce Angelo
                    Manaus, AM

                    Comment


                    • #11
                      Então pelo que falou os vídeos da Kombi no início do tópico são verdadeiros.
                      Costumo usar a lenta baixa. O Fuscão e a Kombi estão com 570/580 rpm. O Fuscão com 30PIC e a Kombi com a dupla 32 original. É claro que se a pressão do óleo passar abaixo do mínimo, tem que aumentar a rotação. Em viagens, quando o óleo aquece mais, aumento um pouco a lenta do Fuscão, pois o motor está mais gasto, com a passagem do óleo mais fácil. Nas banguelas a pressão do óleo não pode cair abaixo do mínimo. Não tenho manômetro, mas a cebolinha me dá uma leitura boa disso.
                      No motor do Fuscão vou usar um virabrequim de 74mm, o que não altera a lenta significativamente. Pelo que relatou posso usar o W100 sem medo, mesmo com carburador simples. Minha opção é o EMPI, que tem preço mais em conta, e tem um cruzamento menor que as cópias brasileiras. É 1º só, mas sinto que meu projeto trabalha com limites pelas limitações do carburador e do distribuidor com avanço à vácuo somente. Muito mais difícil que tirar 150cv do motor do Fusca, que tem receitas testadas. O meu caso estou dando tiro no escuro, no que não conheço à fundo. E toda ajuda e experiências nessa hora ajuda muito.
                      O que posso fazer à esse respeito de comprar um comando mais barato, é ligar para a SamCams e Sobe, e ver se fazem um 276º com LC de 108/110º sob encomenda. No meu caso acredito que fica melhor.
                      Agora fica outra dúvida, a do alívio do volante. Minha intenção é tirar 1 Kg no máximo. Você usa o volante aliviado ?
                      Last edited by WalterJunior; 09-11-2016, 09:36 AM.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

                      Comment


                      • #12
                        A pergunta foi pra ele mas eu posso falar do meu 1600.. era com dupla 30 pic e volante aliviado e eu gostava de deixar em 780 rpm. Dava pra deixar com 700 ou 750 mas o motor balança muito e não gosto disso.

                        Volante aliviado é pra quem gosta de puxar giro. Ele ganha rotação rápido mas perde rápido também. (eu gosto assim)
                        Mas como o motor tem bom torque no geral, dá pra rodar macio.. hoje na estrada meu carro fica igual a um automático hehe! :P

                        Visual de carburador simples? Tenta o solex 31 ou 34 da empi! Tem kit com coletor e tudo mais..

                        Do seu jeitão de andar eu acho bobeira meter um virabrequim de 74mm e andar de solex 30 hehe! Faz parecido com o Madai lá do FFB. Virabrequim maior e weber central. FICA TOP!!!

                        Pergunta se o pai dele acha ruim?!?!?!
                        (o pai é quem mais anda no carro)

                        Abraço!

                        Comment


                        • #13
                          O 30PIC fica. Para dar o que eu quero tem que ser 74mm. E também quero o 74mm, independente de mais nada, pois sempre quis um 1700, e vai ser esse. E, além do mais, a numerologia falou que tem que ser 1700, pois minha inscrição no Forum Fusca4Ever é de número 17.000, amém.
                          Sei que o mesmo motor daria muito mais com outro arranjo, com outra configuração, mas tem uns pontos que não abro mão. Depois em outro motor, em outro carro, invento mais moda, sem tanta limitação que nem esse. Uma dupla, novinha, que ganhei e foi retirada de um Puma está aqui, guardadinha.
                          Já quanto ao alívio, quero fazer, mas se fizer vou ser bastante conservador. O volante armazena energia sim, num tem que discutir, mas acho que ele influencia mais na lenta que na alta. Na alta, subindo uma serra, quem vai segurar giro é o torque do motor. Não tem energia armazenada em volante nenhum que segure giro como nos 9Km da serra em São Domingos do Prata, na BR262.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Opa! Vai trabalhar as canetas e instalar venturi secundário?

                            Comment


                            • #15
                              Não vou inventar muito com venturi não. Acho isso trabalhoso demais, e se fosse fazer seria melhor colocar um 32PCI. Além do mais não estou incomodando com rotações acima de 4500/4600. Nessas rotações, mesmo com um W100, já passou da hora de trocar marcha, e quanto à final, nessas rotações e em 4ª, já passou e muito da velocidade máxima que quero chegar. Não vou mexer de jeito algum em pneu, suspensão e freio, então não é carro para abuso. Eu gosto é do desaforo, que depois de feito o caboquinho pode ir embora com o motor esgoelado e bufando de raiva. Com meu motorzinho véio deixei outro dia um arrogante com um Corolla 2.0 bufando de raiva. Ele quis me passar pela direita enquanto pulavamos uns caroços que o Marcio Quebra-Molas Lacerda plantou pela cidade inteira, só porque deixei a filinha de carros uns 15 mts à frente. Passo normalmente de 3ª, e na hora que ví um vulto branco do lado direito, sentei uma segunda e deixei ele escutar o estralo. Num vai ser motorzinho sem torque em baixa, com injeção desobediente eletrônica e caixa automática que vai descambar na arrogância não. Enverméia ele, que é melhor. Só depois que vi que era um Corolla 2.0.
                              A flauta eu já dei uma escariada nos furos. Não notei melhora de potência com isso, pois meu motor já está mais gasto e as molas de válvulas já mais fadigadas. Mas o torque melhorou um pouquinho.
                              No resto, no carburador, uma polida por dentro, onde der vem bem. O triste é que o 30PIC é difícil de mexer nisso, muito apertadinho. Tem gente que dá polimento por fora, prá ficar bonito. Eu prefiro por dentro, prá ficar bão.
                              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                              www.waltergjunior.com

                              Comment

                              Working...
                              X